domingo, 23 de setembro de 2007

Minha conversão



Rios da Babilônia

Assentei-me a chorar as margens do rio da babilônia
não podia imaginar uma injustiça tamanha
porém Deus dos altos céus me assistia em poder
e já havia determinado a hora de me socorrer

As lágrimas corriam todos viram eu me calar
um cântico novo eu já não podia entoar
Mas Deus me ungiu
e me pôs a falar
a Palavra profética
dos meus lábios ouvirás.

Ninguém calará a voz do Senhor
que se proclamará por mim
Verdades sagradas, poder e unção
é isto o que Deus tem para Mim

Eu me erguerei e toda a babilônia
tremerá diante de Mim
pois haverá poder e sinais celestiais
que se manifestarão sim.

Acordem! Acordem!
Ouçam a voz do Senhor
Despertem! Despertem!
E Vejam os estrondos e tremor.

Deus se levantou!
Deus se levantou!
O cálice da ira transbordou!

Calado estava, assistiu minha dor
Agora, Levanta Senhor!
Erguido estás com glória e poder
Manisfestas justiça e mover
Anulas sentenças, destrói Satanás
Ensina ao mundo como é que se faz.

Deus se levantou!
Deus se levantou!
O cálice da ira transbordou!
Calado ficara, ouviu meu clamor
Agora, exalta-me com honra e amor.

Vença a si mesmo e ao que te impede de vencer...



Caim estava enfrentando um conflito interior muito grande, sentimentos ruins o rondavam e sua mente passou a ser torturada e massacrada pelo mal, neste instante Deus lhe trouxe uma palavra: O Senhor disse-lhe: Por que estás irado? E por que está abatido o teu semblante?Se praticares o bem, sem dúvida alguma poderás reabilitar-te. Mas se precederes mal, o pecado estará à tua porta, expreitando-te; mas, tu deverás dominá-lo.

O mal que estava impregnado na sua mente e coração estavam alterando até o seu humor, maus pensamentos o sufocavam, seduziam e embriagavam, cabia a ele dominar aquilo que estava a porta da consumação, cabia a Caim deter aquela malignidade que estava prestes a acontecer se ele dominasse ele seria aceito , reabilitado a nuvem demoníaca iria se dissipar como um pesadelo da mente, porém o pecado estava a porta...

Queridos acautelai-vos a muitos que tem chocado ovos de serpente como disse Isaías o mal que era um apequena semente está crescendo e vai nascer uma víbora, teve um pequeno começo???Pois é você deve dominar agora, agir agora , levantar-se para dar um basta hoje nesta situação ou sentimento pois o diabo está ao derredor buscando a quem possa tragar.

Vigie, quer brincar com fogo e não se queimar????

Não brinque, escapa-te por tua vida

Introdução



Jonas tem um lugar especial no respeito e no ritual dos judeus.
Nenhum outro livro do A.T. busca de maneira tão enfática a extensão da misericórdia divina às nações gentias. Essa perspectiva mundial da Missão de Israel tem sido muitas vezes esquecida pela nação no decurso das suas muitas apostasias.
Nesse ponto central da história, Jonas foi usado para conclamar a nação e refletir sobre o programa divino do julgamento universal dos malfeitores e sua oferta universal de misericórdia para o arrependimento e fé.

Seu objetivo histórico era declarar a universalidade do julgamento quanto da graça divina. Deus julga a iniquidade em todas as esferas e, do mesmo modo, reage ao arrependimento de todas as nações. A história também retrata a verdade de que, quando o povo de Deus deixa de ter interesse pelos perdidos perde a visão do objetivo do programa divino no mundo.

Em Jonas, a misericórdia divina é oferecida aos pagãos, que se arrependem e reagem favoravelmente ao Deus de Israel.

Nenhum profeta foi tão conciso em sua mensagem . Sua profecia continha apenas sete palavras ( cinco no Hebraico): Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida. Até mesmo sua curta profecia deixou de realizar-se (o que muito o aborreceu).Todavia, sua experiência foi uma importante mensagem para Nínive , Israel e até mesmo para Igreja de hoje.

O Livro de Jonas contém o relato do maior reavivamento registrado na Bíblia; toda a cidade de Nínive abandonou os seus caminhos iníquos e voltou-se para Deus. Jonas foi também usado como instrumento de arrependimento para os marinheiros, fazendo com que eles se voltassem para o Senhor depois de o profeta ter sido jogado ao mar, aquietando-o. Parece que ele obteve mais resultados por acaso do que a maioria dos profetas obtiveram intencionalmente.



Nínive



O termo hebraico nineweh é uma tradução do assírio Ninua (em babilônico antigo, Ninuwa), que por sua vez é transliteração do nome sumério mais antigo ainda, Nina nome da deusa Istar, escrito com um sinal representando um peixe dentro de um ventre.Conforme Gen 10:11 Nínive era uma das cidades do Norte fundada por Ninrode ou Assur depois de ter partido da Babilônia. Uma cidade principal e última capital da Assíria.

Em 2003 a. C. O templo da deusa Istar em Nínive foi fundado por Manishtisu, filho de Sargom. Situação em Nínive



Geograficamente: Nínive estava localizada a leste do Setentrional rio Tigre, e distante aproximadamente 960 Km de Israel, uma viagem de três meses nos tempos antigos. Era uma das cidades mais antigas no mundo, estabelecida por Ninrode (Genêsis 10:11). Calcula-se que sua população era de 600.000 habitantes, incluindo 120.000 crianças e muitos animais. aproximadamente. Calá, capital do império Assírio, e outras cidades ficavam na circunvizinhança. Embora o muro interno da cidade tivesse menos de cinco quilômetros de diamêtro, suas aldeias e subúrbios espalhavam-se numa circunferência de mais de 32 quilômetros. Perímetro da cidade (incluindo terras adjacentes) = cerca de 96 Km .O muro externo tinha 96 Km de extensão, 30 metros de altura e uma largura suficiente para três carroças conduzidas lado a lado. A intervalos, por todo o muro, havia 50 torres de 60 metros de altura para o serviço de vigilância realizado pelas sentinelas.



Religiosamente: A assíria tinha um povo idólatra politeísta. Foi iniciada uma tendência para o monoteísmo na Assíria sob o governo de Adad-nirari, devido à sua monolatria. Ele recomendava: ? Ponha sua confiança em Nebo; não confie em outro deus.? Todavia, diversos cataclismas ocorreram durante esses anos, que podem ter sido usados para preparar o povo. Em 765 e 759 grandes calamidades caíram sobre a cidade, e em 15 de junho de 763 houve um eclipse solar total. Naquele tempo o culto dos sentidos era um serviço aos deuses, os templos ocupavam o lugar dos bordéis, os amantes de ambos os sexos eram consagrados ao serviço do templo e os donativos por seus serviços iam para as caixas do templo como oferendas para a divindade.

Os mitos e costumes do povo assírio espelham o mais horrendo barbarismo, transbordam de cultos mágicos, de sensualidade, primitiva e grosseira, a deuses a semi-deuses. Tinham particular significação os ritos relacionados com as deusas da fecundidade.



Politicamente: A Assíria estava em declínio nessa época. Essa decadência havia começado com a morte de Adad-nirari III em 782, e se estendeu até a vinda de Tiglate-Pileser III em 745. Depois de Adad-nirari reinaram Salmanasar IV (782-773) e Asurdan III (773-754). A visita de Jonas foi provavelmente durante o reinado deste último.O arrependimento de Nínive, diante da pregação de Jonas, ocorreu no reinado de um destes dois monarcas assírios:Durante o reinado de Adade Nirari III ( 810-783), houve um movimento em direção ao monoteísmo que poderia ter sido o resultado ( ou futura ajuda) da pregação de Jonas.Durante o reinado de Assur-Dan III ( 771-754 a.C). em cuja administração ocorreu uma epidemia em 765 a.C., o eclipse do sol em 763a.C. E uma segunda epidemia em 759 a.C. Foram eventos considerado pelos antigos como indícios do juízo divino, e poderiam, por isso, ter preparado o povo da capital assíria para a mensagem de Jonas e o possível avivamento.



Moralmente: Os habitantes de Nínive eram conhecidos como uma raça sensual e cruel . Viviam de saques e orgulhavam-se dos montes de cabeças humanas que traziam de violentas pilhagens de outras cidades. Fortificaram-se com um muro interno e outro externo.

A malícia condenada em 1:1 incluía idolatria e extrema crueldade contra os prisioneiros de guerra.

Depois de atacarem uma cidade, passavam a chacinar implacavelmente os habitantes, deportando o restante da população a outras partes do Império. Muitas pessoas morriam como resultado das marchas forçadas ao exílio. Os líderes das nações conquistadas eram torturados sem misericórdia, e executados.

A brutalidade, crueldade e atrocidade dos ninivitas eram conhecidas. Conhecida como cidade ensanguentada pois havia massacrado vários povos e nações , cidade cheia de mentiras, rapina e roubo ... Os assírios eram, não somente cruéis, mas também extremamente imorais. Externamente, Nínive parecia atraente, mas internamente achava-se repleta de prostituição ritual e imoralidades. A cidade também estava entregue a feitiçaria.



Cultura:Os nínivitas eram cultos.

Embora o Império Assírio sob Assurbanípal foi somente em 660 a.C... e este criou a Biblioteca, este utilizou o que existia na Assíria de conteúdo histórico e acrescentou o necessário para efetivar a intelectualidade do povo assírio.

Após longa série de tiranos sanguinários, deve-se ao assírio Assurbanipal um inapreciável serviço, este mandou copiar as obras da literatura acádica, mandou compilar dicionários e gramáticas nas diferentes línguas faladas no gigantesco império.

A biblioteca de Nínive, fundada por ele, era a maior e mais importante do Antigo Oriente trazendo-nos conhecimento sobre o pensamento e a poesia do Crescente Fértil até os tempos mais remotos.

Apesar de sofisticados e pecaminosos, seus habitantes deram ouvidos à advertência do profeta.Língua comercial e política dos povos da época era o aramaico e o acadiano.



Conclusão: Jonas foi comissionado para ir a Nínive uma tarefa desagradável para um israelita, As atrocidades dos assírios que mais tarde aterrorizaram as nações, submetendo-as a Tiglate-Pileses III, talvez já vinham sendo praticados por esse tempo. Do ponto de vista humano, a Assíria era o último lugar onde um israelita gostaria de dirigir-se, em aventura missionária. Jonas conhecia bem os sofrimentos que haviam sobrevindo à Síria, ao repetir os recentes ataques assírios.

A Assíria era uma ameaça para Israel desde o tempo de Onri (cerca de 880 a.C.) e tinha forçado os israelitas a pagarem tributos nos últimos cinquenta anos até Jeroboão II tornar-se rei. Jeroboão sacudiu esse jugo mais ou menos em 790 e estendeu o reino do Norte ao seu maior limite desde Salomão. No tempo de Jonas, Israel sentia-se seguro e estava em ascensão, enquanto a Assíria achava-se em declínio.



Os Assírios eram conhecidos no mundo antigo pela extrema crueldade com que tratavam os povos subjugados por isto questiona-se as vezes se o arrependimento de Nínive foi sincero.

A resposta do Livro de Jonas é que Deus o consideou sincero, pois suspende o julgamento que lhes tinha sido notificado (3:10). Jesus também testificou que se arrependeram com a pregação de Jonas (Mt. 12:41). O que Israel deixou de fazer com a pregação do Messias.

Embora o Livro registre o arrependimento inesperado de um dos maiores tiranos da história antiga, sua ênfase maior está no arrependimento ou mudança de Jonas. O arrependimento de Nínive ocupa um capítulo, mas a história da preparação de Jonas e seu subsequente treinamento são apresentados em 3 capítulos (1,2 e 4) parece que Deus teve mais dificuldade em aperfeiçoar Jonas do que todo o povo de Nínive.

Quando o profeta foi conduzido ao ponto de obediência, o reavivamento ocorreu naturalmente. A preparação de Jonas foi realizada em etapas. A experiência do peixe preparou-o para Nínive, mas ele precisou de mais treinamento para voltar a Israel. Se o arrependimento da cidade no capítulo 3 surpreende a todos, o profeta desapontado do capítulo 4 causa-nos um choque. Ele parece estar mais interessado em que sua profecia se cumpra, como um crédito à sua profissão, do que a cidade de Nínive seja poupada do julgamento divino. É desse modo que termina a história deixando o leitor inteiramente desapontado diante da atitude do profeta. Jonas parece ser irremediavelmente egoísta e fanático, até lembrarmos que ele escreveu sem dourar a sua própria imagem no final. Essa imagem foi óbviamente destinada a impressionar e humilhar a Israel, pois a atitude do profeta foi um reflexo da atitude do povo.

Os judeus estavam tão envolvidos com os seus próprios afazeres e prosperidade do período áureo de Jeroboão II, que tinham perdido de vista a sua missão como povo da aliança. A queda da grande cidade Nínive, conforme predito pelos profetas Naum e Sofonias, ocorreu em agosto de 612 a.C.



Bibliografia:

1.Bíblia de Estudo PentecostalARC CPAD

2.A Bíblia tinha razão...Werner KellerMelhoramentos

3.O Novo Comentário da BíbliaOrganizado por F. DavidsonEditora Vida Nova

4.O Novo Dicionário da BíbliaOrganizado por J. D. Douglas - Editora Vida Nova

5.A História de Israel no Antigo TestamentoSamuel J. Schultz Editora Vida Nova

6.Introdução ao Antigo TestamentoWilliam S. Lasor, David A. Hubbard e Frederic W. Bush - Editora Vida Nova

Homens da bíblia





Adão: Deixa de fazer o que Deus manda para atender a mulher.

Saul: Homem frágil que se esconde atrás das bagagens acumuladas pelas pessoas, não reconhece o seu potencial.

Salomão: Homem que diante da abundância se corrompe e perde seus verdadeiros valores.

Acabe: Homem magoado, desgostoso, sem ação que na hora da adversidade e contrariedade se entrega ou fica lamentando para mulher ao invés de buscar a Deus ou as autoridades.

Nabal: Homem rude que embriagado pelos deleites da vida não percebe o inimigo opressor.


Homens ideais:

Abraão: Que baseado no que Deus lhe falou foi capaz de agir contrariando a razão humana e até família.

Isaque: Homem que diante das dificuldades e opressões é resistente, paciente e perseverante. (poços)

Jacó: Homem que ciente das deformações pessoais e das impossibilidades ousa e recebe direcionamento de Deus recebendo a libertação.

José: Homem que independente dos desafetos, traições, calúnias e dores emocionais não é marcado pela dor mas tem convicção, poder de conquista, ousadia, santidade e perdão.

Jó: Homem que supera as perdas familiares, emocionais, físicas e materiais pois confia em Deus.

Que tipo de mulher você é?


http://www.webservos.com.br/gospel/estudos/estudos_show.asp?id=2100


Mulheres Parábola das 10 noivas (virgens) pode-se escolher 5 prudentes e 5 imprudentes :

Algumas mulheres que perderam o mover apostólico por imprudência.

1.Eva: Ouve a serpente, fala com a serpente vê conforme a serpente quer que veja e tenta induzir e incitar o homem a não praticar a Palavra que Deus lhe ordenou.

2.Sarai: descrê da promessa (ri das coisas de Deus) e têm atitudes precipitadas que geram problemas permanentes.

3.Mulher de Ló: vive olhando para trás (nostálgica presa ao passado) e paralisa.

4.Mulher de Jó: nos momentos de dificuldade acusa e condena, retira as esperanças pois é incrédula.

5.Zeres - Mulher de Hamã: Incita e planta no coração do homem a crueldade, frieza e malignidade e colhe a destruição da própria casa. (Ester 5:14 e 7:9-10) A forca que ela incentivou-o a fazer para os outros enforcou-o. Mulheres que pelo seu ódio contaminam marido ou filhos a ponto de torná-los irreconhecíveis, cruéis, amargos, odiosos e violentos.

6.Atalia diante das perdas destrói toda a descendência, só pensa em si mesma.(II Reis 11:1) (mulher amargurada que diante do sofrimento amargura e destrói e atinge todos os que estão ao seu redor)

7.Tamar: filha do rei vestida de vestes coloridas (símbolo da alegria e santidade) foi seduzida, molestada e suas vestes de festas foram rasgadas e hoje vive em amargura e vestes de cinzas. (jovem que foi usada por rapazes que confiou e hoje vive só tristeza) - incentivo a virgindade

8.Raquel: mulher que diante do novo proposto por Deus insisti em carregar as bagagens do passado e ídolos encobertos ... morre antes do nascimento dos sonhos.

9.Jezabel: Mulher aversa a Deus que persegue e odeia tudo o que é de Deus, manipuladora, odiosa, morre comida pelos cães. (entidades destruidoras corroem-na a vida inteira).

Algumas mulheres que alcançaram e mantiveram o mover apostólico em suas vidas:

1.Ana: Busca no altar com choro a cura para sua vida e o fim da sua desonra.

2.Abigail: sábia e prudente move-se sem causar contendas. Mulher de Nabal mas é sensata e prudente.

3.Débora: Recebe a Palavra e libera a Palavra, independente das circunstâncias crê.

4.Agar: Mulher que foi deixada só no deserto e tem vencido o desprezo e choro pela Palavra (mãe solteira)

5.Jael: mulher que não permiti que o inimigo fique encoberto dentro de sua casa mas finca a estaca (estabelece o propósito de Deus )
Juízes 4.
6.Maria Madalena: Mulher que se derrama sem preconceitos aos pés de Jesus independente dos falatórios contrários.
7.Mulher encurvada: Anos carregou um grande fardo sobre si mas se habilita a abrir mão de todo o peso e legalidade vivendo a cura.

Não ceda diante das 4 propostas de Satanás


http://www.webservos.com.br/gospel/estudos/estudos_show.asp?id=1402



Quando o povo recebeu a promessa e o chamado de Deus para partirem rumo a terra prometida, Deus queria atitude deles, porém o inimigo fez propostas a eles a fim de que eles desistissem e hoje o Faraó continua agindo , tentando paralisar as pessoas a fim de que não entrem na Canaã celestial e na Terra prometida.

O Senhor disse a Moisés: Vai procurar o faraó e dize-lhe: eis o que diz o Senhor, Deus dos hebreus: deixa ir o meu povo, para que ele me preste um culto.

Deus chamava o povo para Ele para que estes vivessem a promessa, porém Faraó tentou envolver o povo e a Moisés com "pratos de lentilhas", chantagens e manjares que seriam 4 propostas que o diabo tem feito até este dia aos cristãos:

Faraó disse a Moisés:

1ª proposta de Faraó (símbolo do diabo): 25. Mandou então o Faraó chamar Moisés e Aarão: Ide, disse-lhes ele, oferecer sacrifícios ao vosso Deus, (mas) no país.

Faraó propôs que o povo oferecesse sacrificios a Deus mas permanecesses no Reino dele, subjugado por ele e hoje em dia satanás tem este interesse também "vá na igreja, mas permaneça no mundo" , vá mas não se desligue do meu reino , do mundanismo e muitos tem cedido diante desta proposta.

Porém Moisés respondeu:26. Moisés respondeu: Não convém que seja assim.

2ª Proposta de Faraó (símbolo do diabo):Consinto, replicou o Faraó, em vos deixar partir: oferecereis sacrifícios ao Senhor, vosso Deus, no deserto; somente não ireis muito longe. Rogai por mim.

Já que Moisés estava decidido ele não poderia segurá-lo , então ele propôs para que o povo fosse mas não fosse muito longe ao contrário do que a Bíblia diz: "Conheça ao Senhor e Prossiga em conheçe-lo", Faraó propos ao povo superficialidade e retrocesso depois de um certo tempo, pessoas hoje em dia que vão as igrejas até participam de campanha, cultos abandonando por um tempo sua vida antiga...porém não vão muito longe, desistem logo, param no caminho e isto é ceder diante da proposta de satanás.Moisés respondeu não será assim nós sairemos a caminho de 3 dias e ofereceremos sacrificios como o Senhor quer.


3ª Proposta de Faraó (símbolo do diabo)Mandaram então vir Moisés e Aarão a presença do rei que lhes disse: Ide fazer vossas devoções ao Senhor, vosso Deus. Quem são os que hão de partir

9. Iremos, respondeu Moisés, com nossos jovens e nossos velhos, nossos filhos e nossas filhas. Iremos com nossas ovelhas e nossos bois, porque temos de celebrar uma festa em honra do Senhor.10. O faraó replicou: O Senhor esteja convosco, do mesmo modo como vos deixarei partir com vossos filhos! Tomai cuidado, porque tendes más intenções.11. Não há de ser assim. Ide vós, os homens, e prestai o vosso culto ao Senhor, pois é isso o que desejais.? E foram expulsos da presença do Faraó.Faraó não podia deter aquele povo pois eles estavam debaixo da Palavra e da benção de Deus então ele fez a

3ª proposta, o diabo não pode te segurar se você for determinado e crer que você caminhará e sairá desta prisão, mas Faraó propôs para que aqueles homens fossem mas deixassem as crianças, mulheres e velhos...Faraó propôs que eles fossem sozinhos e não levassem mais ninguém com eles, e hoje em dia satanás não pode segurar pessoas de se salvarem mas tenta paralisá-las a fim de que se tornem egoístas, egocêntricas a fim de que não atendam ao ide do Senhor Jesus e não preguem e não levem e não lutem pela salvação dos mais fracos, porém

Moisés disse:9. Iremos, respondeu Moisés, com nossos jovens e nossos velhos, nossos filhos e nossas filhas. Iremos com nossas ovelhas e nossos bois, porque temos de celebrar uma festa em honra do Senhor.?Você e sua casa serão salvos pelo poder do nome de Jesus.

4º Faraó não podia deter, assim como satanás não pode te deter...mas ele tenta a ultima proposta:24. O Faraó mandou chamar Moisés e disse-lhe: Ide fazer vossas devoções ao Senhor. Somente vossas ovelhas e vossos bois ficarão neste lugar; podeis levar convosco vossos filhinhos.

Propõe que eles mantenham seus bens , suas vidas financeiras nas mãos e no domínio dele, porém 25. Moisés respondeu: Tu mesmo nos porás nas mãos o que precisamos para oferecermos sacrifícios e holocaustos ao Senhor, nosso Deus.26. Além disso, nossos animais virão conosco; nem uma unha ficará, porque é deles que devemos tomar o que precisamos para fazer nosso culto ao Senhor, nosso Deus. Enquanto não tivermos chegado lá, não sabemos de que nos serviremos para prestar nosso culto ao Senhor.Satanás quer te impedir de ofertar, dizimar e oferecer os teus bens ao Senhor porém ele não tem poder para isto, e como Moisés você não vai deixar nem uma unha tua sobre o domínio dele pois estás rumando para a Terra Prometida.

TUDO SOBRE O AMOR




I Coríntios 13:06 -1306 - Não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; O amor jamais se rejubila quando outros cometem a maldade, o erro; também não se regozija com a queda alheia; não se regozija com a fraqueza de outros, resultado do pecado, a fim de exaltar-se em sua própria suposta retidão. Nem se regozija ante o ciúme, a inveja, qualidades negativas essas que se deleitam ante a ruína alheia.

A atitude de nossa mente, para com o pecado, é o grande teste de verdade de nosso sentimento religioso. (Shore, in loc.)

O amor não se regozija quando o mal é praticado por outros, conforme é hábito deste mundo odioso. (Alford, in loc.)

Existem pessoas tão vis que sua alegria verdadeira depende do triunfo do mal. (Robertson, in loc.)

Não é comum as pessoas interessadas se regozijarem no sucesso de uma guerra injusta e sanguinária, no saque e no incêndio de cidades e aldeias; e não é comum que a alegria seja proporcional a matança que tem sido feita entre as fileiras inimigas. No entanto, muitos daqueles que têm essa atitude a si mesmo se chamam ´cristãos`. Assim sendo, podemos esperar que Moloque e seus demônios não estejam muito distantes dessa descrição de certos cristãos, a ponto de seu caso tornar-se totalmente desesperador. Se tais cristãos podem ser salvos, os próprios demônios não precisam desesperar-se. (Adam Clarke, in loc.)

O amor se regozija ante a verdade. Está aqui em foco a verdade inteira de Deus; e isso deve incluir a verdade trazida até nós por Jesus Cristo, expressa no Evangelho. O amor cristão, pois, não deriva qualquer satisfação dos pecados alheios; pelo contrário, encontra sua plena satisfação na verdade de Deus. A qual é pura, imaculada, benigna e salutar. A verdade, neste ponto faz oposição especial à maldade; portanto, está em vista, particularmente, a verdade ,moral, a bondade para com os nossos semelhantes. Nisso é que o amor cristão se regozija, embora a declaração do apóstolo dos gentios não se limite a cobrir esse aspecto.Assim é que o amor, em contraste com o espírito odioso da bisbilhotice, algra-se por ouvir acerca do bem feito a outrem, o seu progresso espiritual, a sua pureza moral. Nessas coisas é que o amor se regozija, porquanto o amor sempre se manifesta na forma de ação moral purificadora. Sim, o amor se alegra ante o triunfo do bem, e onde quer que esse triunfo se possa encontrar. Portanto essa expressão de amor é uma edificação e um encorajamento para com os outros.

O verdadeiro amor não se alegra com a destruição, queda, ruína, vergonha do próximo, não sente satisfação quando ouve da frustração do cônjuge, familiar, amigos ou conhecidos antes o verdadeiro e único amor fica feliz e se alegra quando vê a verdade e justiça sendo manifestada em pról dos que o cercam, tem prazer em ver os injustiçados justificados, os abatidos serem exaltados, os humilhados serem erguidos da prostração e queda, pois sabe reconhecer as fraquezas e dotes do seu próximo e têm fome e sede de justiça e busca a verdade independente que sofra o dano.

O amor se alegra com a expansão da justiça de Deus e a Verdade que é Cristo por toda a terra, enquanto aqueles que não amam se alegram com o erro, engano, injustiça e escândalos no mundo.
07 - Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.O amor tudo sofre.
A palavra « sofre» se deriva de um termo grego que significa « telhado ». Um telhado cobre, protege, « suporta» a tempestade, conservando no bem-estar os que estão no interior da casa. Por isso é que se pode dizer que o amor « cobre», «protege», «sustenta» todo o sofrimento e assédio...Esse mesmo vocábulo é usado em I Ped 4:8, onde se lê que «o amor cobre multidões de pecados». O amos lança um véu sobre os sentimentos, os pecados, as fraquezas e os abusos dos outros.

O amor concede em um momento o que o trabalho dificilmente pode conseguir em uma era. ( Goethe, Torquato Tasso)

O amor sofre tudo, mesmo em meio ao desprezo, rejeição, desrespeito, contendas, calúnias, desobediência, perseguições, difamações, ao mal que receba em troca do bem que faz, o amor permanece ele supera a dor e a aflição e consegue perdoar, aceitar e permanecer vivo.O amor crê em tudo. « tudo crê» Essas palavras não significam que o crente deve ser crédulo, a ponto de ser enganado por qualquer charlatão. No entanto, o amor acredita no lado melhor das pessoas e não procura expandir os seus defeitos, conforme costumam fazer os bisbilhoteiros e simpatizantes...Quando a evidência é ao contrário,mesmo assim o amor continua esperando pelo melhor, encorajando o que há de melhor em outra pessoa.

O amor permanece como amigo, e ama a despeito do que sabe a seu respeito; vê o seu potencial, encoraja-o a cumprir os seus ideais.

O amor demonstra a disposição de confiar, ao invés de suspeitar malignamente, a imaginar e desmascarar supostas faltas, sempre inclinado a supor a existência de um bem invísivel; e , nas falhas, sempre inclinando a presumir a existência de uma correta intenção. ( Kling, in loc.)

O amor sempre espera que tudo vai dar certo, sempre crê, sabe que vai melhorar a situação, sabe que vai passar a dificuldade, sabe que vai viver momentos maravilhosos e de paz e compreensão, o amor acredita no bam e tem certeza de que mudanças benéficas e repostas esclarecedoras sempre virá.

O amor tudo espera. As esperanças, quando se fixam nos homens, são repetidamente esboroadas, e todos os ideais meramente humanos se reduzem a nada. Mas o amor continua esperando e olhando para o que de melhor há nos homens. A esperança em deus pode estar em foco, secundáriamente; mas a esperança nos homens é que está em foco primariamente aqui.
O amor vê o lado brilhante das coisas; não se desespera. ( Robertson, in loc. )
O amor antecipa o arrependimento do transgressão, bem como a sua restauração à boa opinião da sociedade e de seu lugar na igreja de Deus, de onde o transgressor caíra. ( Adam Clarke, in loc.)

Naturalmente, essa forma de esperança nos homens é uma forma de esperança em Deus, confiando em grande expectação que a vitória divina, esperança em Deus, confiando em grande expectação que a vitória divina, no homem, finalmente prevalecerá, e que o plano remidor será um sucesso, e que a boa vontade finalmente triunfará sobre a maldade dos homens.

O amor tem paciência, espera a tempestade passar, independente do momento sombrio que sobre ele venha, ele espera, não têm atitudes precipitadas, nem age por entusiasmo ou desespero, aguarda o quanto for preciso e o faz com o mesmo vigor e força pois é permanente é eterno.

O amor tudo suporta. Tolera os abusos alheios; os fracassos dos outros, bem como os seus retrocessos. Tolera as perseguições por amor a Cristo. Jamais culpa a Deus em face da adversidade, mas busca propósito para todas as coisas; em suma, confia na providência de Deus.

o verbo ´upomenein`, conforme esclarece Hodge, é realmente uma palavra de origem militar. Por isso é que é usado no N.T. A fim de expressar a idéais de resistir aos assédios do sofrimento ou das perseguições, no sentido de tolerá-los, de suportar tudo pacientemente... ( Philip Schaff, no comentário de Lange)

O amor é como uma madeira madura; nunca cede (George Herbert).

...o curso do verdadeiro amor nunca é suave? (Shakespeare, Much Ado about Nothing)

As muitas águas não poderiam apagar o amor, nem os rios afogá-lo... (Cant. 8:7)

...limites de pedra não podem conter o amor, E o que o amor pode fazer, isso o amor ousa tentar. (Shakespeare, Romeu e Julieta, II)

...o amor suporta silenciosamente tudo quanto precisa sofrer. (Shore, in loc.)

O amor tudo suporta, ele suporta os leventes e contrariedade e permanece forte e firme, não diminui, não esfria, não cede suporta passar pelas chamas ardentes e permanece puro como o ouro refinado, amadurece, se fortalece.

O amor suporta todo tipo de circunstância e situação, desde restrições a renúncias pela crença de que estará junto para sempre , a certeza de que aquilo que espera vai acontecer e que não demora para alcançar este momento, está disposto a tudo a esperar quanto tempo for necessário a vida inteira e até depois da morte no caso do amor a Jesus até ver cumprido o desejo de estar com ele para sempre, e , está disposto a suportar tudo, aflições, perseguições, angústias, perigos, presente, porvir o verdadeiro amor está disposto a suportar tudo para ver seu desejo e certeza realizada, estarei junto para sempre.
08 - O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas cessarão; havendo ciência, desaparecerá;

O amor jamais chega ao fim. O amor é eterno, em contraste com a expressão terrena dos dons espirituais, E bastaria isso para percerbermos que o amor é maior do que todos os dons espirituais. Além disso, fluindo o amor por entre os dons espirituais, como um manancial fresco de água, nisso consiste a vida dos mesmos. Por outro lado, sem o amor, todos os dons espirituais são mortos, para todos os efeitos práticos.

O amor jamais diminui, porquanto é uma fonte perenemente a fluir, que tem profundezas que nunca podem ser drenadas. Todos os dons são imperfeitos e transitórios, pelo menos em suas expressões terrenas. Mas o amor é perfeito, bem como o aperfeiçoador dos dons espirituais. Quando aquilo que é « perfeito» vier, então se instaurará o dia luminoso de Deus, o estado etern, a comunhão direta com Deus, a fruição da salvação, e tudo quanto é imperfeito, como os dons espirituais terrenos, passará de vez. ..Ao falar sobre a natureza interminável do amor, o apóstoloPaulo dá a entender aos crentes de Corinto como o orgulho deles, como a exaltação de « heróis», como a sua sabedoria terrena, como as suas facções terminariam enfim, e como, na realidade, eram coisas que conduziam à autodestruição. Mas a vida cristã, inspirada pelo amor, tem uma «qualidade eterna» a seu respeito, devendo ser buscada e prezada acima de tudo o mais.

O amor permanecerá até e para além da crise do último dia. (Robertson e Plummer)

Essa é a glória coroadora do amor ? que o amor é imperecível. (Stanley, in loc.)

Os dons espirituais só cessarão quando todas as coisas ocultas forem finalmente reveladas, quando todos os remidos estiverem perfeitamente ensinados no Senhor. Enquanto isso não se verificar, necessitaremos de todos eles. ( Jer. 31:34).

Os dons espirituais « serão suspensos quando da vinda do Senhor, ultrapassados por seus análogos mais perfeitos, como, por exemplo, o conhecimento por intuição.? (Faucett, )

...havendo profecias, desaparecerão..., isto é, chegarão ao fim, e não falharão, no sentido das predições não se cumprirem. Está aqui em foco o «falharão», no sentido das predições não se cumprirem. Está aqui em foco o dom da profecia, e não a predição do futuro, necessariamente. o amor não é escravo do tempo, embora lábios e faces rosadasApareçam dentro da encurvada foice;

O amor não se altera com as horas e semanas, Mas resiste até mesmo à beira da condenação;Se isso labora em erro, e for provado contra mim,Nunca escrevi, e nenhum homem jamais amou. (William Shakespeare)

Os intelectuais de Corinto faziam uma idéia exagerada da grandiosidade de seu conhecimento. Foi necessário que Paulo lhes lembrasse que, quando muito, o que sabiam era parcial.? O conhecimento e a profecia, pois, conforme os conhecemos e podemos conhecer, serão sempre indiretos, parciais e fragmentários; e disso participam os tipos exatos de descrição que a moderna epistemologia atribui a todo o conhecimento, incluindo o conhecimento científico. Existe uma realidade permanente e perfeita; porém, agora nos dirigimos nessa direção e finalmente chegará o tempo quando o que é « perfeito» virá substituir o que é imperfeito, quando o incompleto cederá lugar ao que é completo. O amor nunca acaba ele é eterno, ele é perpétuo, permanente. Mesmo os dons mais supremos, dom da palavra e dons de línguas entre outros, e todo o conhecimento assimilado pelo homem também findará, porém o amor é eterno, e tudo que o homem adquiriu e experimentou julgando explêndido e firme passará, mas o amor nunca acabará, nunca mudará0

9 Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;? Muitos dos chamados hereges teriam sido salvos de perseguições impróprias do cristianismo, se essa imperfeição e caráter indireto do conhecimento cristão houvesse sido mais geralmente percebido e reconhecido. Com grande frequência os hereges têm sido apenas pioneiros quanto a grande verdades. O próprio Jesus foi um herege aos olhos dos judeus ortodoxos de seu dia. Não havia qualquer necessidade de fazer assertivas dogmáticas sobre qualquer ponto de vista pessoal, na igreja de Corinto; mas havia toda a necessidade de um espírito de tolerância e fraternidade, capaz de perceber que a luz branca do conhecimento e da profecia se compõe de muitas cores tornando-se ainda mais rica em face disso. E essa verdade continua de pé até hoje; ela convida aqueles que se chamam pelo nome de Cristo a praticarem tudo de mente aberta, percebemos que ainda há mais e mais luz que provém da Palavra de Deus. (John Short, in loc.)

O bispo Butler tem demonstrado que neste mundo, o conhecimento completo ao menos de uma parte, é algo impossível; pois não podemos dispor disso enquanto não conhecermos sua plena relação para com o todo; e, a fim de fazer isso, precisamos ter conhecimento completo do todo, o que é impossível.(Robertson e Plummer, in loc.)

Conhecimento e pregação são ambos incompletos;portanto, quando esta dispensação terminar, e a dispensação completa for inaugurada, então esses dons inperfeitos cessarão. Os dons espirituais são apenas os implementos da lavoura divina; as graças são as próprias sementes. Quando chegar o tempo da grande colheita, os instrumentos, ainda que úteis, serão inteiramente postos de lado; e as sementes em face do próprio processo da morte, serão transformadas em inflorescências e frutos, e, nessa forma aperfeiçoada, permanecerão para sempre. (Shore, in loc.)

O argumento usado por Paulo é que aquilo que é «parcial» e «imperfeito», em face dessas mesmas características, não pode ser permanente. O amor por outro lado, sendo perfeito, é permanente. Um conhecimento mais elevado, um conhecimento perfeito, é possível; mas isso somente quando da inauguração do estado eterno. Em parte conhecemos a Deus e o seu poder, só parcialmente mediante ao que ele realmente é e faz, porém de outra parte profetizamos com mais ousadia ainda a respeito dele, tentando expressar um pouco de sua Excelência e Grandiosidade, porém não alcançamos a plenitude do seu poder, pois estamos aquém do Seu Poderio e no momento é inatingível para nós.

10 Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. A imperfeição é temporária. A perfeição é permanente. Um conhecimento continuamente torna obsoleto o conhecimento anterior. A profecia, similarmente, jamais poderá atingir qualquer alto pináculo de perfeição. Mesmo assim ela é útil em sua forma imperfeita, a despeito de sujeita a eliminação. O conhecimento e a profecia, embora imperfeitos e temporais, não podem ser desconsiderados; mas nossa esperança se eleva acima disso. A perfeição nos será conferida na forma da parousia ou segundo advento de Cristo, acontecimento ao qual Paulo faz alusão aqui ; ou, pelo menos,isso representará para nós um notável salto para a frente, pois, ficando então libertos do corpo mortal, nossos espíritos se elevarão mais rapidamente na direção de sua origem , o Senhor Deus. Nessa elevação para Deus, no estado eterno que haverá nos lugares celestiais, é que os dons espirituais que conhecemos agora na terra, serão eliminados; mas isso somente para nos tornarmos capazes de contemplar diretamente as grandes realidades celestiais. Finalmente a perfeição nos envolverá completamente, visto que complartilharemos, de modo perfeito, tudo aquilo que Cristo é e tem, em sua natureza moral, em sua natureza metafísica ( e, portanto em sua herança perfeita), e também em sua herança.

O que é imperfeito não desaparecerá enquanto não vier o que é o perfeito... nesta perfeição « conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido» v.12 vs.8 mostra que não é só a s línguas que cessarão. O nosso «conhecimento» (como agora existe, i.e. Bastante parcial) também cessará... Paulo está antecipando a perfeição que a segunda vinda de Cristo tratá...

Quando Jesus voltar e manifestar aos seus escolhidos a sua perfeição tudo o que é incompleto, imperfeito, será aniquilado, tudo cairá por terra diante de sua presença perfeita e pura, e a imagem do homem caído e pecador será aniquilada pois seremos transformados e o corpo corruptível se transformará em um corpo incorruptível. Toda Limitação, será eliminado diante do explendor da sua glória.

11 Quando eu era menino falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Haverá uma grande transição de uma dispensação para outra, da era presente para o estado eterno, em razão do segundo advento de Cristo. Essa transição é pintada pelo apóstolo Paulo mediante aquilo que tem lugar entre a meninice e a vida adulta. A «meninice», neste caso, representa a era inteira da imperfeição, a nossa era presente. Não importa quão grandemente os dons sejam desenvolvidos, não importa grandemente os dons sejam desenvolvidos, não importa quão elevada se torne a nossa sabedoria e o nosso conhecimento, e não importa quão eloquentes se tornem a profecia e as línguas em comparação com o que haverá eventualmente , tudo quanto obtivermos agora é apenas brinquedo de crianças, sentimentos infantis, coisas próprias de meninos. Paulo fez voluntariamente a admissão de imaturidade, algo que os altivos intelectuais da Igreja de Corinto teriam grande dificuldade em fazer, e algo a que se negam a fazer muitos dos crentes de hoje em dia, os quais, bem pelo contrário, preferindo seguir o exemplo dos antigos coríntios, exaltam o seu próprio conhecimento e tratam-no como se fora algo completo e perfeito.Esta vida, portanto, consiste em uma «infância espiritual», e a era vindoura, ou melhor, a eternidade, será a «idade adulta espiritual». Isso é muito encorajador, pelo progresso dos séculos, o que, para nós, indica um progresso de natureza espiritual, o abandono de todas as imperfeições, o aprendizado da perfeição...falava como menino... A expressão verbal de uma criança, aqui aludida, tem por finalidade apresentar o uso das «línguas», da « profecia» e do «ensino», porquanto são modos pelos quais expressamos o nosso conhecimento. Quão humilhante deve ter sido para os coríntios essa ilustração, visto que muitos se ufanavam de sua eloquência, especialmente de suas declarações místicas, proferidas em estado de êxtase arrebatado, em línguas, e até mesmo nas línguas dos anjos, conforme pensavam. No entanto, assim faziam, porque eram infantes....sentia como menino... O original grego não se refere aqui à s «emoções», conforme poderíamos compreender pela tradução. A palavra grega «phroneo» se refere antes à « maneira de pensar». Significa «formar opinião». Assim sendo, o que é indicado é ...pensava como menino... . Também poderíamos traduzira frase por tinha atitudes de menino...pensava como menino... No grego temos o vocábulo «logidzomai» que significa «raciocinar», «considerar», «calcular». Estão aqui em foco os «poderes do raciocínio desenvolvido», graduação acima do simples processo do pensamento. Porém, até mesmo nesse estágio mais alto do pensamento, enquanto estivermo nesta era, seremos simples crianças. Paulo atacava a suposta «sabedoria» daqueles crentes de Corinto. Nem mesmo suas capacidades intelectuais mais bem desenvolvidas faziam deles mais do que crianças espirituais; pois nem mesmo o recebimento de dons espirituais, como o da sabedoria e do conhecimento, podem alterar isso...quando cheguei a ser homem... Paulo não quis dizer com isso que ele mesmo chegara à posição de «maturidade espiritual»...Somente quando a parousia tiver lugar é que um crente atingirá o estado de maturidade espiritual. No sentido físico, porém, Paulo já chegara à idade adulta; e esse estado ele compara com a inauguração da perfeição, quando então será eliminado aquilo que é «imperfeito», isto é, os dons espirituais segundo eles são conhecidos por nós, levando-os a serem ultrapassados por uma elevada expressão espiritual de conhecimento e poder, nos lugares celestiais. (Ef. 2:6)
Há certo desenvolvimento infantil, da criança, indicado aqui. Primeiramente a criança balbucia, então pensa, então começa a raciocinar; no entanto, continua sendo uma criança o tempo todo. Outro tanto sucede no caso do exercício dos dons espirituais, conforme os conhecemos agora. Um deles pode ser melhor um pouco do que o outro, mas todos fazem parte de nossa infância espiritual quantos pontos de vista estreitos, quantas noções indistintas das coisas, têm as crianças, em comparação com os adultos! E quão naturalmente os homens, quando a razão se lhes amadurece, desprezam e dispensam os seus pensamentos infantis, pondo-os de lado, rejeitando-os considerando-os como nada! Assim é que pensaremos sobre nossos dons mais valiosos e aquisições deste mundo, quando chegarmos ao céu. ( Matthew Henry, in loc.)

« ...desisti... No grego encontramos o termo «katargeo» - no aoristo, ação ocorrida de uma vez para sempre) Essa palavra significa abolir, enxugar, pôr de lado, dar fim, remover, fazer cessar. Está em foco o abandono completo de tudo quanto é «infantil», sua eliminação ainda que, na qualidade de sementes, tudo isso venha a florescer no estado eterno, em formas fantastícamente mais elevadas do que aquelas que agora conhecemos e usamos; e isso significará a eliminação real das formas de dons espirituais conforme agora os conhecemos. A «infãncia», nas Escrituras, é sempre usada para falar sobre a imaturidade espiritual nesta vida, ao passo que a «vida adulta» indica a maturida de espiritual. (Ver ef. 4:14; Rom.2:20; I Cor. 3:1) Mas não é esse caso o sentido dessas palavras, no presente capítulo.Enquanto somos crianças espirituais, agimos diante de Deus como crianças e somos tratados conforme a nossa imaturidade, até nosso modo de o adorarmos é de acordo com nosso limite e sentimentos de imaturos espirituais.mas quando alcançarmos a maturidade espiritual, quando o conhecermos face a face agiremos como maturos espirituais, falaremos e o adoraremos de uma forma superior a todos os métodos e meios de expressão infantil que usamos até hoje.
12 Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido....em espelho, obscuramente... Os antigos não faziam espelhos de vidro, mediante o que, nos tempos modernos, imagens claras e quase perfeitas são obtidas. Antes, usavam metais e pedras polidas. Esses espelhos precisavam de polimento e renovação constantes; assim é que eram acompanhados de uma esponja com pedra-pomes, ou havia um receptáculo separado para esse abrasivo, que deveria ser usado constantemente. Corinto se tornara a cidade famosa devido a manufatura desses espelhos; mas até mesmo os melhores espelhos dessa natureza produzem um reflexo obscuro.O espelho ilustra o presente «estado de infantilidade», ainda que sob uma figura simbólica diferente; em outras palavras, a era presente, antes da vinda de Cristo, o período do exercício dos dons espirituais nesta terra, indicando os limites da sabedoria e do conhecimento, inerentes a este nosso período da mortalidade.«...obscuramente...» literalmente traduzida do grego, essa palavra diria, «como um enigma», « como um quebra-cabeças», indicando como nos são dadas as revelações. Mas essa palavra grega indica também apenas uma «imagem indistinta». De fato, este mundo, com seus pecados e ais, nos fornece um quadro extremamente distorcido sobre Deus, que é o objeto de todo o conhecimento espiritual. E esse quadro é tão distorcido que o ateísmo geralmente se fundamenta sobre o mesmo. Em outras palavras o que é apenas natural. Quem não tiver chegado a perfeição não poderá ficar de pé na presença de Deus, e nem poderá vê-lo face a face. Por isso mesmo, conhecer a Deus não fala meramente de alguma visão física de sua aparência, mas antes , da transmissão de certo elevado nível espiritual, que põe o homem em contacto com a realidade de Deus.O íntimo é tomado por tal transmissão, havendo a transformação do ser espiritual inteiro, em que o indíviduo é levado à perfeição. Nisso é que consiste a «visão beatífica», aqui referida. A visão beatífica é transformadora,e, ao vermos a Cristo como ele é, seremos transformados na sua própria imagem. Essas são verdades elevadíssimas...O que Paulo queria dizer é que até mesmo os dons espirituais, como o da profecia, o das línguas, o do ensino, o da sabedoria e o do conhecimento, não nos podem prestar a visão beatífica, ainda que, por meio desses dons, possamos aprender bastante o que nos convém esperar. Somente a eternidade poderá nos conferir a visão beatífica.« ...conhecerei como também sou conhecido...» Ser « conhecido por Deus » é o que está em foco aqui. Portanto, esse conhecimento deve ser «pleno» e «perfeito», em contraste» com o conhecimento «parcial» que possuímos na era presente. Esta expressão também dá a entender o «objeto» desse conhecimento; pois, assim como Deus nos conhecem também conheceremos a Deus. Todo outro conhecimento espiritual e toda outra experiência espiritual estão incorporados nesse conhecimento; porque assim como Deus é a fonte da vida inteira, assim também ele é o alvo da mesma...Dessa maneira se cumprirá a promessa de Jesus: «Bem aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus»(Mat.5:8). Não está em foco alguma «visão física» da imagem ou da aparência de Deus...Antes, o reconhecimento mútuo, por intuição, nos é aqui garantido; porquanto o conhecimento, em sentido espiritual altamente exaltado, não pdoeria mesmo omitir essa intuição. Certamente que se conhecermos plenamente a Deus também haveremos de conhecer bem aos nossos irmaõs.« agora conheço em parte» a palavra grega aqui traduzida por «...conheço...» não é composta, mas simples; portanto, está em vista um conhecimento não necessariamente profundo, mas comum. Porém quando se refere a Deus, a palavra é composta com uma preposição, o que lhe sentido de «pleno conhecimento» . A forma composta nem sempre tem uma indicação «intensiva», entretanto; mas certamente esse é o seu intuíto por figurar logo depois da forma simples.« ...como em espelho...» É possível que o vocábulo grego «dia», cujo sentido primário é, «através» , indique aqui, «por meio de», o que também era um sentido comum dessa palavra. Mas, mui provavelmente, Paulo, refletiu aqui o ponto de vista popular referente ao objeto como algo «por detrás» do espelho, quando se contemplava o objeto. Agora temos somente idéia do seu poderio, glória, santidade e amor mas quando nos encontrarmos com ele no dia da sua vinda, nós o conheceremos face a face e diante de toda a plenitude de sua glória veremos o que realmente significamos aos olhos de Deus e quem somos baseado no amor que ele tem para conosco, os temores findarão, os anseios, as dúvidas cessarão pois o veremos em toda a sua glória e saberemos quem realmente para ele, somos amados, queridos isto nos curará imediatamente. Atualmente temos somente uma imagem de quem Ele é, mas quando o vermos entenderemos todas as coisas...13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.Paulo expõe aqui uma tríada favorita das virtudes cristã, que são elevadas como características eternas do homem redimido. Paulo percebia que existem grandes valores morais e espirituais, e que certamente todos eles são aspectos do fruto do Espírito Santo.

1.«...fé...» Não está aqui em foco «o dom da fé», em relação a esta esfera terrena; porquanto, `a semelhança de todos os dons espirituais, esse dom também será ultrapassado por seus paralelos espirituais. A fé -salvação está aqui em foco, aquela fé da qual se origina a justificação; mas até mesmo esse aspecto da fé se manifesta na vida como fruto do Espírito de Deus. A verdadeira fé existe no nível da alma, e não apenas no nível emocional e intelectual. Na realidade a fé é a entrega da alma a Deus, para ser e receber tudo quanto é planejado para os remidos, na forma de transformação segundo a imagem de Cristo...a começar pelo nascimento físico, torna-se capaz de conhecer a Cristo, de perceber o que ele é, de recebe-lo ou de rejeitá-lo, numa atitude de entrega e de recusa.No entanto, a alma toma a sua decisão com base naquilo que reconhece em Jesus Cristo, e segundo o seu desejo de assemelhar-se a Cristo ou de rejeitar o seu senhoria. Portanto, a alma escolhe. Se ela preferir a transformação em Cristo, o que significa o abandono do próprio eu, no nível da vida e do ser finais, então estarão exercendo «fé». Em caso contrário, nisso é que consiste a « incredulidade» ou «desobediência». Portanto, está envolvida uma entrega, e não mera aceitação de certas verdades sobre Deus, sobre Cristo. Esse tipo de fé é operação do Espírito Santo, porquanto na realidade, é o primeiro passo da conversão e da regeneração...A fé consiste na ação da alma com base naquilo que ela sabe sobre Cristo e sobre suas exigências relativas ao homem, juntamente com a aceitação dessas exigências, desde o íntimo.

A fé é a graça pela qual um homem vê a Cristo, vai até ele, se vale dele, recebe-o, depende dele e vive por meio dele. (John Gill, in loc.)

Esse «viver» por intermédio de Cristo deve necessariamente incluir a nossa transformação segundo a sua imagem, visto que esse é o alvo mesmo de toda a existência humana.

2.«...a esperança...» A esperança prosseguirá para sempre, mesmo depois de ser obtido o grande objetivo da fé. A esperança permanecerá para sempre porque sempre haverá novas alturas a serem atingidas. Outro tanto sucede no caso da esperança. E «expectação» da esperança poderá vir a ser atingida...Jamais chegaremos a explorar até ao fim tudo quanto Deus, tem para nós fazermos; e outro tanto pode ser dito acerca de Jesus Cristo, o qual é o nosso Deus. Ora, visto que sempre haverá novos campos para a esperança, o princípio da esperança terá de permanecer; e essa é a razão pela qual a esperança recebe tanta importância neste texto; pois, à semelhança do amor, a esperança é eterna.Mediante a esperança é que contemplamos e esperamos a bem-aventurança eterna. Nessa felicidade eterna, continuaremos a contemplar e a esperar alturas mais e mais elevadas, porquanto haveremos de nos manter em exploração e desenvolvimento contínuo, segundo a personalidade de Cristo, a qual é infinita; pois nele é que participaremos da própria natureza divina (ver II Pedro 1:4). A eternidade por conseguinte, pode ser comparada como um contínuo desenvolvimento na estatura de Cristo.A esperança tal como a fé, é sustentada pelo amor de Deus, que possibilita esta inquirição e que nos sustenta em tudo.

3.«...o amor...» O amor figura nas Escrituras como a maior das virtudes cristãs, pelos seguintes motivos:Porque Deus é amor, que é a maior característica do seu ser.( I João 4:8,16)
Os dons espirituais desacompanhados do amor, nada são; pois é através do amor que eles são conduzidos à sua expressão mais perfeita. Assim sendo, o amor é a energia da fé, agora e na eternidade, bem como da esperança, posto que assegura a conquista do grande alvo. Confiamos em um Deus amoroso, no sentido de que as coisas que ele nos confere, como a fé e a esperança são realidades.Amor é a maior das virtudes cristãs, devido à sua utilidade superior.
O amor é finalmente altruísta, e não egoísta. O amor é a base de toda ação moral. O amor cumpre a lei inteira (ver. Rom. 13:9)Em si mesmo o amor é a maior das virtudes espirituais. (ver Gal. 5.22) a raiz de todas as demais virtudes.Também é comprovação de espiritualidade, baseado como está o amor sobre o novo nascimento. (ver I João 4:7-8)

O amor ... é o símbolo da eternidade. Apaga todo o senso do tempo, destruindo toda a memória de um começo, e sem qualquer temor de um fim. (Madame de Stael, em Corina)

Retire alguém o amor da vida, e será retirado todo o seu prazer (Moliére, em Cavalheiro Burguês).

O amor se assemelha ao resta da vida. Sem amor, a vida perde o seu sabor.O amor ocupa uma posição suprema; de fato, tanto a fé como a esperança pereceriam sem o amor. (Shore, in loc.)

Agora neste mundo o que permanece é a fé, a esperança e o amor isto vence tudo até nos encontrarmos com ele no grande dia da sua vinda, a fé nos dá certeza de que nós o veremos e estaremos com ele para sempre aonde não haverá mais choro, nem haverá morte em uma cidade de ouro puro, a esperança nos da resistência e nos fortalece na espera até o cumprimento, esperança sem espera não é esperança e o amor com o qual o amamos nos dá força para tudo sofrer, continuar crendo em tudo o que ele disse, tudo esperar ainda que aparente que demora a sua vinda e tudo suportar, tribulação , angústia, decepção, fome, perigo, espada, morte, vida, presente ou porvir, nada pode nos separar do amor de Deus por Cristo Jesus e é o amor por ele que levaremos por toda a eternidade pois o amor nosso para com ele e o amor dele para conosco jamais acaba, todos os dons e conhecimentos humanos findarão, mas o amor permanece para sempre.


CONCLUSÃO O amor é eterno, e nada pode superar este sentimento. O amor tem compromisso não é pueril ou irreponsável mas é dotado de atitudes e doação plena. Independente dos transtornos, aflições e reveses da vida o amor permanece, ele é apto para superar, suportar e sofrer quaisquer situações, nem os dons espirituais ou o conhecimento adquirido durante a vida tem a permanência que o amor têm, antes se tornarão em nada. Hoje conhecemos a Cristo parcialmente, uma parte do que conhecimentos a partir das Escrituras e outra parte que que pregamos d´Ele pelo Espírito Santo, porém quando Jesus voltar na parousia então o conheceremos e o veremos face a face e o contemplaremos em toda beleza de Sua Santidade e Explendor e então o nosso conhecimento a respeito d´Ele será aniquilado e as nossas palavras a respeito do Seu Poder e Glória tornar-se-ão em nada, pois a nossa visão é simplória, é infantil somos imaturos espirituais temos uma simples noção de quem realmente Ele é, mas quando nós estivermos com Ele e O contemplarmos entenderemos e maduros espirituais o adoraremos e o conheceremos como Ele é, não por palavras, comentários ou deduções mas veremos a Sua Glória e Magnitude Eterna e entenderemos tudo, e nossos temores, ansiedades, egoísmos, incredulidades, dúvidas e indagações serão anuladas pois ao vermos quem Ele é entenderemos o que significamos para ele, o quanto fomos amados, quanta graça recebemos, embora sejamos menores que os anjos, Ele nos ama e honra, e todos os complexos e dores serão imediatemente sanados pois saberemos da nossa real importância aos olhos do Pai de Amor... o conheceremos como também somos conhecidos conheceremos Ele tão plenamente assim como ele nos conhece, O entenderemos e decifraremos tudo que para nós é um enigma. Para isto, para alcançarmos este dia, sem termos nada do que se envergonhar, precisamos de fé, esperança e amor. Fé para crer n´Ele e ter certeza da sua volta e ter certeza daquilo que esperamos, esperança para esperar aguardar a sua vinda e amor para :sofrer por Ele,ser benigno auxiliar o próximo, não ter inveja do próximo, não tratar com leviandade,não se ensoberbecer e orgulhosamente agir com Ele ou com o próximo,não ser indecente, imoral e impuro,não se irritar ou ficar batendo de frente com Ele ou com o próximo, Não suspeitar mal como se sempre aguardasse o mal d´Ele ou do próximo,Não se alegrar com a injustiça, erro ou queda do próximo, ou escândalos no Reino,Tudo sofrer por ele,Tudo crer do que ele falou.Tudo esperar até ver cumprido a palavra d´Ele na sua vida.tudo suportar por Ele mesmo que seja a tribulação, a angústia, a perseguição, e fome, o perigo, a espada, o presente, o porvir, a vida e até a morte...e tudo suportar em sua vida diáriaPois a certeza de que o amor nunca falha te dará forças para caminhar e prosseguir.

Sem amor você será simplesmente um sino que retine: Existe um povo que me honra com os lábios mas o coração está longe de mim, Que fazes tu em recitar os meus estatutos, e em tomar a minha aliança na tua boca Visto que odeias a correção, e lanças as minhas palavras para detrás de ti. (Sl. 51: 16-17) E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria e embriaguez, e dos cuidados da vida , e venha sobre vós de improviso aquele dia. Vigiais, pois em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hã de acontecer e de estar em pé diante do Filho do Homem. ( Luc. 21:34,36).

Jacó e Raquel - Jesus e a Igreja sofredora


Genêsis29:2. Olhando em torno de si, viu no campo um poço junto do qual estavam deitados três rebanhos de ovelhas. Este poço servia de bebedouro para os rebanhos. Mas, sendo grande a pedra que cobria a abertura do poço 3.somente a removiam de cima quando todos os rebanhos fossem recolhidos. Davam então de beber aos animais e recolocavam a pedra no seu lugar. Vemos a situação de comodidade que envolvia os pastores da terra, não obstante à necessidade das ovelhas saciarem-se eles não faziam o menos esforço ou sacrificio por elas, havia uma pedra que impedia o acesso à agua para as ovelhas, e além dessa pedra ser grande os pastores eram apáticos e negligentes.

Jacó viu toda aquela situação três rebanhos deitados agonizantes por água que não lhes era dada, por preguiça e comodismo dos pastores. A situação de Deus era esta antes de enviar a Jesus, enxergava suas ovelhas perecendo sem cuidados pois os sacerdotes e pastores haviam abandonado o rebanho ou egoistamente pensando só em seus deleites não moviam a pedra e as ovelhas estavam perecendo sem cuidado e sem água e eles pereciam porquanto rejeitavam o conhecimento:Oséias 46 O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.7 Quanto mais eles se multiplicaram tanto mais contra mim pecaram: eu mudarei a sua honra em vergonha.8 Alimentavam-se do pecado do meu povo, e de coração desejam a iniqüidade dele.9 Por isso, como é o povo, assim será o sacerdote; e castigá-lo-ei conforme os seus caminhos, e lhe darei a recompensa das suas obras.10 Comerão, mas não se fartarão; entregar-se-ão à luxúria, mas não se multiplicarão; porque deixaram de atentar para o Senhor.11 A incontinência, e o vinho, e o mosto tiram o entendimento.12 O meu povo consulta ao seu pau, e a sua vara lhe dá respostas, porque o espírito de luxúria os enganou, e eles, prostituindo-se, abandonam o seu Deus.13 Sacrificam sobre os cumes dos montes; e queimam incenso sobre os outeiros, debaixo do carvalho, do álamo, e do terebinto, porque é boa a sua sombra; por isso vossas filhas se prostituem, e as vossas noras adulteram.14 Eu não castigarei vossas filhas, quando se prostituem, nem vossas noras, quando adulteram; porque os homens mesmos com as prostitutas se desviam, e com as meretrizes sacrificam; pois o povo que não tem entendimento será transtornado.15 Ainda que tu, ó Israel, te queiras prostituir contudo não se faça culpado Judá; não venhais a Gilgal, e não subais a Bete-Ávem nem jureis, dizendo: Vive o Senhor.16 Porque como novilha obstinada se rebelou Israel; agora o Senhor os apascentará como a um cordeiro num lugar espaçoso.

Pastores e sacerdotes haviam sido considerados indignos do rebanho:"Eis o que diz o Senhor Javé: vou castigar esses pastores, vou reclamar deles as minhas ovelhas, vou tirar deles a guarda do rebanho, de modo que não mais possam fartar a si mesmos; arrancarei minhas ovelhas da sua goela, de modo que não mais poderá devorá-las". (Ez 34,10)"Ai dos pastores que deixam perder-se e dispersar-se o rebanho miúdo de minha pastagem! - oráculo do Senhor". (Jr 23,1)

Pastores que não observavam a necessidade das ovelhas:"são cães vorazes e insaciáveis (são pastores que nada observam), cada qual segue seu caminho em busca de seu interesse". (Is 56,11)"Na verdade, são néscios os pastores; não procuram mais o Senhor. Por isso não logram êxito e dispersaram-se os seus rebanhos". (Jr 10,21)

Jacó só olhava a atitude deles por horas, assim como Deus via o posicionamento dos sacerdotes e pastores do seu rebanho , até o momento que Jacó indignado interviu:Gen. 29:7. “É ainda pleno dia, tornou Jacó, e não é hora de se recolherem os rebanhos. Dai de beber às ovelhas e levai-as de novo ao pasto.”

O sol causticante definhava as ovelhas e os pastores totalmente alheios, paralisados devido ao hábito menosprezavam qualquer zelo e preocupação com as ovelhas e negaram qualquer exaustão pelo rebanho, qualquer esforço maior ou sacríficio, pois não se importavam com a situação das ovelhas mas sim consigo, a fim de que não se cansassem com a remoção da pedra, já que não estavam dispostos a fazer nada por elas, ainda que morressem de sede , aniquiladas e doentes.8.“Não o podemos, responderam eles, antes que todos os rebanhos estejam reunidos. Tiramos então a pedra de cima do poço e damos de beber aos animais.”Esta era a situação antes de enviar a Cristo, vejamos:"por minha vida - oráculo do Senhor Javé -, já que por falta de pastor foram minhas ovelhas entregues à pilhagem, e serviram de pasto às feras, pois os meus pastores não têm o mínimo cuidado com elas, e que, em vez de pastoreá-las, só têm procurado se fartar eles próprios," (Ez 34,8)"Por isso, assim fala o Senhor, Deus de Israel, acerca dos pastores que apascentam o meu povo: Dispersastes o meu rebanho e o afugentastes, sem dele vos ocupar. Eu, porém, vou ocupar-me à vossa custa da malícia de tal procedimento - oráculo do Senhor". (Jr 23,2)"Teus pastores dormem, ó rei de Assur, teus heróis estão inertes. Teu povo está disperso pelas montanhas sem que ninguém o ajunte". (Na 3,18)Gen. 29: 9. Falava ainda com eles, quando chegou Raquel com o rebanho do seu pai, porque era pastora.10. Logo que Jacó viu Raquel, filha de Labão, irmão de sua mãe, aproximou-se, rolou a pedra de cima da boca do poço e deu de beber às ovelhas de Labão.11.Depois beijou Raquel e pôs-se a chorar.

Jacó estava indignado, com o desmazelo, destrato e descuido com as ovelhas, simbologia de Jesus, mas então vemos quando ele enxerga a Raquel (ovelha) – ele a ama e sozinho remove a pedra e dá de beber às ovelhas, depois beija-a e chora.Perceba :Zac.11: 7 Eu pois apascentei as ovelhas destinadas para a matança, as pobres ovelhas do rebanho. E tomei para mim duas varas: a uma chamei Graça, e à outra chamei União; e apascentei as ovelhas.8 E destruí os três pastores num mês; porque me enfadei deles, e também eles se enfastiaram de mim. "Escolherei para elas pastores que as apascentarão, de sorte que não tenham receios nem temores, e já nenhuma delas se extravie - oráculo do Senhor". (Jr 23,4)

Haviam três rebanhos automaticamente três pastores, e em Zacarias Deus promete que vai destruir os três pastores porque se enfadou deles e eles também tinham se enfastiado de Deus e apascentará com a vara da Graça e da União, Jacó cansado do descaso dos pastores diante da visão de Raquel (Igreja Apostólica) se ergue e remove a Pedra, ao contrário dos pastores inúteis, Jesus. "Vendo a multidão, ficou tomado de compaixão, porque estava enfraquecida e abatida como ovelhas sem pastor". (Mt 9,6)"como um pastor, vai apascentar seu rebanho, reunir os animais dispersos, carregar os cordeiros nas dobras de seu manto, conduzir lentamente as ovelhas que amamentam". (Is 40,11) Jacó pela visão de Raquel (ovelha) uma pastora (simbolizando uma igreja sem preconceitos) ele se levanta para dar um fim a toda prostração, apatia e humilhação, remove a pedra com própria força e sacia as ovelhas."Viu que aí não existia pessoa alguma, e admirou-se de que ninguém interviesse. Então foi seu próprio braço que lhe veio em auxílio, e sua justiça que lhe serviu de apoio". (Is 59,16)"Olhei então, e não houve pessoa alguma para me ajudar; estranhei que ninguém me viesse amparar; então apelei para meu braço e achei forças na minha indignação". (Is 63,5) Jacó se submete a pagar o preço para ter a Pra. Raquel, pois era o fim da apatia e frieza dos pastores desleixados , assim como Jesus paga o preço caro para ter sua Igreja (Igreja Apostólica) a fim de não ver suas ovelhas mais submetidas à pastores inúteis e apáticos (Religiosidade).

Não obstante ao preço pago, não obstante ao sacríficio exercido no momento em que Jacó ia receber sua noiva Raquel (Pra e ovelha) , Labão lhe entrega Lia.07-Gênesis 29.17 Léia tinha os olhos enfermos, enquanto que Raquel era formosa de porte e de semblante.18. Jacó, que amava Raquel, disse a Labão: “Eu te servirei sete anos por Raquel tua filha mais nova.”19. “E melhor, respondeu Labão, dá-la a ti que a outro: fica comigo.”20. Assim, Jacó serviu por Raquel sete anos, que lhe pareceram dias, tão grande era o amor que lhe tinha.21. Disse, pois, a Labão: “Dá-me minha mulher, porque está completo o meu tempo e quero desposá-la.”22. Labão reuniu. todos os habitantes do lugar e deu um banquete.23. Mas, à noite, conduziu, Lia a Jacó, que se uniu com ela.24. E deu à sua filha Lia, sua escrava Zelfa.25.Pela manhã, viu Jacó que tinha ficado com Lia. E disse a Labão: “Que me fizeste? Não foi por Raquel que te servi? Por que me enganaste?”

O preço foi pago por Cristo na cruz, o preço para remir e resgatar a Igreja Apostólica, uma noiva amada, forte, visionária, pastora, determinada, limpa, forte, formosa porém Labão (símbolo do diabo) tem corrompido e o que Cristo tem recebido por seu sacrificio é Lia (visão enferma, doente e fraca).3-Jeremias 2.2121 Todavia eu mesmo te plantei como vide excelente, uma semente inteiramente fiel; como, pois, te tornaste para mim uma planta degenerada, de vida estranha?"Que se poderia fazer por minha vinha, que eu não tenha feito? Por que, quando eu esperava vê-la produzir uvas, só deu agraço?" (Is 5,4)

Porque ao invés de colher frutos bons Cristo tem colhido frutos maus, porque ao invés de colher uma igreja forte, formosa que pastoreia tem colhido religiosidade, visão fraca e enferma, porque ao invés de Cristo colher Raquel (ovelha) tem colhido bodes???

O que Ele poderia ter feito que não fez???? Afinal pagou o preço, tem regado, tem alimentado, tem ensinado, tem consolado....porque ??????"A vinha do Senhor dos exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá são a planta de sua predileção. Esperei deles a prática da justiça, e eis o sangue derramado; esperei a retidão, e eis os gritos de socorro". (Is 5,7)"Eu, o Senhor, sou o vinhateiro; no momento oportuno eu a rego, a fim de que seus sarmentos não murchem. Dia e noite eu a vigio," (Is 27,3) Porque Deus tem acompanhado pessoas desde o seu nascimento e tem cuidado tanto, porém quando se fortalecem , prosperam, se sentem fortes viram as costas, julgando-se poderosos para seguirem sem Deus????Ezequiel 16:44. E, quanto ao teu nascimento, no dia em que nasceste não te foi cortado o umbigo, nem foste lavada com água, para te alimpar; nem tampouco foste esfregada com sal, nem envolta em faixas;5 ninguém se apiedou de ti para te fazer alguma destas coisas, compadecido de ti; porém foste lançada fora no campo, pelo nojo de ti, no dia em que nasceste.6 E, passando eu por ti, vi-te banhada no teu sangue, e disse-te: Ainda que estás no teu sangue, vive; sim, disse-te: Ainda que estás no teu sangue, vive.7 Eu te fiz multiplicar como o renovo do campo. E cresceste, e te engrandeceste, e alcançaste grande formosura. Formaram-se os teus seios e cresceu o teu cabelo; contudo estavas nua e descoberta.8 Então, passando eu por ti, vi-te, e eis que o teu tempo era tempo de amores; e estendi sobre ti a minha aba, e cobri a tua nudez; e dei-te juramento, e entrei num pacto contigo, diz o Senhor Deus, e tu ficaste sendo minha.9 Então te lavei com água, alimpei-te do teu sangue e te ungi com óleo.10 Também te vesti de bordados, e te calcei com pele de dugongo, cingi-te de linho fino, e te cobri de seda.11 Também te ornei de enfeites, e te pus braceletes nas mãos e um colar ao pescoço.12 E te pus um pendente no nariz, e arrecadas nas orelhas, e uma linda coroa na cabeça.13 Assim foste ornada de ouro e prata, e o teu vestido foi de linho fino, de seda e de bordados; de flor de farinha te nutriste, e de mel e azeite; e chegaste a ser formosa em extremo, e subiste até a realeza.14 Correu a tua fama entre as nações, por causa da tua formosura, pois era perfeita, graças ao esplendor que eu tinha posto sobre ti, diz o Senhor Deus.15 Mas confiaste na tua formosura, e te corrompeste por causa da tua fama; e derramavas as tuas prostituições sobre todo o que passava, para seres dele.16 E tomaste dos teus vestidos e fizeste lugares altos adornados de diversas cores, e te prostituíste sobre eles, como nunca sucedera, nem sucederá.17 Também tomaste as tuas belas jóias feitas do meu ouro e da minha prata que eu te havia dado, e te fizeste imagens de homens, e te prostituíste com elas;18 e tomaste os teus vestidos bordados, e as cobriste; e puseste diante delas o meu azeite e o meu incenso.19 E o meu pão que te dei, a flor de farinha, e o azeite e o mel, com que eu te sustentava, também puseste diante delas em cheiro suave, diz o Senhor Deus.Oséias 111. Israel era ainda criança, e já eu o amava, e do Egito chamei meu filho.2. Mas, quanto mais os chamei, mais se afastaram; ofereceram sacrifícios aos Baal e queimaram ofertas aos ídolos.3. Eu, entretanto, ensinava Efraim a andar, tomava-o nos meus braços, mas não compreenderam que eu cuidava deles.4. Segurava-os com laços humanos, com laços de amor; fui para eles como o que tira da boca uma rédea, e lhes dei alimento.Jer. 2: 3. Era, então, Israel propriedade sagrada do Senhor. As primícias de sua colheita, todos quantos dela comiam, carregavam-lhe a culpa, e o mal lhes advinha - oráculo do Senhor.4. Escutai a palavra do Senhor, casa de Jacó, e vós, famílias todas que sois da casa de Israel -5. oráculo do Senhor: Que injustiça em mim encontraram vossos pais para que de mim se afastassem correndo após o que é nada, e tornando-se a si mesmos vãos;6. por haverem cessado de dizer: Onde está o Senhor que nos fez sair do Egito, guiando-nos através do deserto, terra de desolação e de abismos, terra de aridez e de trevas, terra por onde nenhum homem atravessa, onde homem algum habita?7.Encaminhei-vos a uma terra de vergéis, para lhe comerdes os frutos e saborear-lhe os bens; tão logo chegastes, maculastes-me a terra; e transformastes minha herança em lugar que me causa horror.35 Portanto, assim diz o Senhor Deus: Como te esqueceste de mim, e me lançaste para trás das tuas costas, também carregarás com a tua luxúria e as tuas devassidões."Eles, porém, não quiseram escutar: voltaram-me as costas, revoltados, e taparam os ouvidos para nada ouvir". (Zc 7,11)


JACÓ SOZINHO REMOVEU A PEDRA E DEU DE BEBER À TODAS AS OVELHAS DO PASTOREIO DE RAQUEL : JESUS REMOVEU PARA SEMPRE A PEDRA, O SEU SACRÍFICIO DEU-NOS ACESSO A DEUS, AOS MANANCIAIS DE ÁGUAS VIVAS, TUDO ISSO ELE FEZ VISANDO A SUA NOIVA NÃO COM VISÃO ENFERMA, NÃO DOENTE MAS UMA NOIVA FORTE E FORMOSA UMA IGREJA APOSTÓLICA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO, NÃO ABANDONE O MOVER, POIS O PREÇO JÁ FOI PAGO, ELE DESTRUIU OS 3 PASTORES QUE NÃO PASTOREAVAM E NÃO SACIAVAM, OS FARISEUS, OS HIPÓCRITAS E OS RELIGIOSOS IMUNDOS PARA QUE ELE TE CONDUZA À TERRA DA PROMESSA.

Jer. 2:12 Espantai-vos disto, ó céus, e horrorizai-vos! ficai verdadeiramente desolados, diz o Senhor.13 Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram para si cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas.

A colheita conforme a semente




SER ABENÇOADO PARA SEMPRE - PERPETUAÇÃO


"Mas Deus respondeu-lhe: “Não, é Sara, tua mulher que dará à luz um filho, ao qual chamarás Isaac. Farei aliança com ele, uma aliança que será perpétua para sua posteridade depois dele". (Gn 17,19)O projeto de Deus para Isaac era pérpétuo, para sempre a benção acompanharia a toda a sua descendência, não se ausentaria de sobre sua casa, família e herança .Hoje Deus estabelece esta aliança perpétua, você terá colheita contínua do favor do Senhor não será esporádica a presença de Deus pois ele prometeu:"Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos". (Mt 28,20)A


COLHEITA SERÁ ETERNA:


1 – DEUS NÃO PODE NEGAR A SI MESMO:Jer. 33:20. Eis o que disse o Senhor: se puderdes romper o meu pacto com o dia e a noite, de sorte que dia e noite não surjam no devido tempo,21.então poderá ser rompido o pacto que fiz com Davi, meu servo, e não terá ele filho que lhe ocupe o trono, e com os sacerdotes e levitas, meus ministros.Mat: 1. Genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.2. Abraão gerou Isaac. Isaac gerou Jacó. Jacó gerou Judá e seus irmãos.3. Judá gerou, de Tamar, Farés e Zara. Farés gerou Esron. Esron gerou Arão.4. Arão gerou Aminadab. Aminadab gerou Naasson. Naasson gerou Salmon.5.Salmon gerou Booz, de Raab. Booz gerou Obed, de Rute. Obed gerou Jessé. Jessé gerou o rei Davi.Davi era continuidade da promessa feita e a demonstração que nada do que Deus falou se invalidaria,mas perpetuava-se a palavra, Deus falou ele não é homem para mentir, antes zela pela palavra "assim acontece à palavra que minha boca profere: não volta sem ter produzido seu efeito, sem ter executado minha vontade e cumprido sua missão". (Is 55,11)A palavra de Deus permanece para sempre , ele não muda é o mesmo de ontem de hoje e eternamente.


2 -TUA COLHEITA NÃO DEPENDE DO TEMPOJER: 33: 25. Eis o que diz o Senhor: se não firmei pacto com o dia e a noite, nem regulei as leis do céu e da terra,26.então poderei rejeitar a raça de Jacó e de Davi, meu servo, e abster-me de escolher da sua descendência os chefes para a raça de Abraão, de Isaac e de Jacó! Pois hei de lhes melhorar a sorte, e deles me apiedarei. As leis físicas e naturais foram instituídas por Deus, não há motivos para temer o tempo, pois ele trabalha ao teu favor, o tempo de Deus é diferente do tempo dos homens ( kairós e kronos), ele se move de maneira poderosa das tuas limitações."Enquanto durar a terra, não mais cessarão a sementeira e a colheita, o frio e o calor, o verão e o inverno, o dia e a noite.”" (Gn 8,22) Quer esteja favorável o clima ou haja tempestades, quer haja frio na tua alma ou escuridão no teu caminho Deus garante que enquanto durar a terra você terá colheita, você vai colher e nem uma das suas sementes serão vãs."Quanto a vós, sede fortes, não vos acovardeis, pois vosso labor terá sua recompensa".
(2Cr 15,7)Não temas o mau tempo (situações desfavoráveis pois ainda cantarás e jubilarás na presença do Senhor.:"Eis que o inverno passou, cessaram e desapareceram as chuvas".
(Ct 2,11)12. Apareceram as flores na nossa terra, voltou o tempo das canções. Em nossas terras já se ouve a voz da rola.13.A figueira já começa a dar os seus figos, e a vinha em flor exala o seu perfume; levanta-te, minha amada, formosa minha, e vem.


CHAMAMENTO:Deus que te dar uma colheita contínua, independente da situação o Senhor quer dar-lhe a benção da sua presença, chega de altos e baixos, casuais encontros com a graça, raros momentos de paz ou excepcionais alegrias, conquistas, vitórias, risos...Deus hoje te chama para uma aliança eterna.

Não retroceda, avance




"Nomeie também o faraó administradores no país, que recolham a quinta parte das colheitas do Egito, durante os sete anos de abundância". (Gn 41,34)2. O Senhor apareceu-lhe e disse-lhe: “Não desças ao Egito; fica na terra que eu te indico.3. Habita nela; eu estou contigo e te abençoarei, porque é a ti e à tua posteridade que darei toda esta terra, e cumprirei o juramento que fiz ao teu pai Abraão.4. Multiplicarei tua posteridade como as estrelas do céu, dar-lhe-ei todas estas regiões, e nela serão benditas todas as nações da terra,5. porque Abraão obedeceu à minha voz e observou os meus preceitos, meus mandamentos e minhas leis.”6. Isaac ficou, pois, em Gerara. (Gen. 26) Era tempo de fome na terra e Isaque recebeu a ordem de Deus para que não descesse ao Egito, Egito era o símbolo da fartura e mantimento, no Egito Abraão descera quando se vira em aperto e escassez "Sobreveio, porém, uma fome na região; e sendo grande a miséria, Abrão desceu ao Egito para aí viver algum tempo". (Gn 12,10).

O Egito era dominado por um Rei soberbo e opressor (simbologia do Diabo), Deus queria ensinar a Isaque que para prosperar e viver a plenitude não precisaria jamais se submeter a este domínio, pois o Egito simboliza o mundo e suas riquezas mas Deus poderia enriquecê-lo com as mesmas farturas e riquezas do Egito se ele simplesmente obedecesse.

José recolheu a colheita do Egito no Egito e isto mais tarde trouxe dores para a sua descendência,que se tornou escrava, pois o “mundo” simbologia do Egito engana ele pode dar uma bela colheita porém depois traz dor e sofrimento, Deus queria livrar Isaque de situações sacrificiais pois ele já tinha se colocado no altar como sacrifício e agora usufruiria das mesmas provisões e prosperidade que o Egito tinha sem precisar se submeter a ele.


PORQUE DEUS FALA PARA QUE NÃO DESÇAS AO EGITO:


1. NO EGITO A COLHEITA SE DAVA UNICAMENTE PELO ESFORÇO PESSOAL :Deut. 11:10. Com efeito, a terra em que vais entrar para possuí-la, não é como o Egito de onde saíste, onde, depois de lançada a semente, devias regar a terra com a força de teus pés, como se rega uma horta.


COMO APOSTÓLICO A GRANDE COLHEITA SE DÁRÁ POR CONSEQUENCIA DA OBEDIÊNCIA: Deut. 11: 11. A terra que ides ocupar é uma terra de montes e vales, que bebe as chuvas do céu.12. É uma terra de que o Senhor, teu Deus, toma cuidado, e para a qual os seus olhos estão continuamente voltados do começo ao fim do ano.13. Se obedecerdes aos mandamentos que hoje vos prescrevo, se amardes o Senhor, servindo-o de todo o vosso coração e de toda a vossa alma,14. derramarei sobre a vossa terra a chuva em seu tempo, a chuva do outono e a da primavera, e recolherás o teu trigo, o teu vinho e o teu óleo;15. darei erva aos teus campos para os teus animais, e te alimentarás até ficares saciado.16.Tende cuidado para que o vosso coração não seja seduzido e vos desvieis do Senhor para servir deuses estranhos, rendendo-lhes culto e prostrando-vos diante deles.


2. NO EGITO HÁ OPRESSÃO E SOFRIMENTO:"O Senhor disse: “Eu vi, eu vi a aflição de meu povo que está no Egito, e ouvi os seus clamores por causa de seus opressores. Sim, eu conheço seus sofrimentos". (Ex 3,7)


COMO APOSTÓLICO A TUA COLHEITA SERÁ DOCE COMO O MEL: "E desci para livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir do Egito para uma terra fértil e espaçosa, uma terra que mana leite e mel, lá onde habitam os cananeus, os hiteus, os amorreus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus". (Ex 3,8)


3 . NO EGITO HÁ APOSTASIA E COLHEITA DE AMARGURA PELO PECADO:Jer. 2: 17. Não te aconteceu tudo isso por haveres abandonado o Senhor teu Deus, quando te guiava pelo caminho?18. E agora, por que tomas a rota do Egito para ir beber a água do Nilo? Para que tomas o caminho da Assíria a fim de beber a água do Eufrates?19. Valeu-te este castigo tua malícia, e tuas infidelidades atraíram sobre ti a punição. Sabe, portanto, e vê quanto te foi funesto e amargo abandonar o Senhor teu Deus e não ter tido mais temor algum de mim - oráculo do Senhor JAVÉ dos exércitos.


COMO APOSTÓLICO COLHERÁS UNIÃO , RECONCILIAÇÃO E DELÍCIAS DE HERANÇA:Jer. 3:18-19. Naqueles dias, a casa de Judá unir-se-á à de Israel, e das regiões do norte voltarão juntas à terra, cuja posse concedi a seus pais.Que lugar, dissera eu, vou conceder-te entre meus filhos, que terra de delícias vou dar-te como herança, a mais bela jóia das nações! E eu acrescentara: Chamar-me-ás: meu pai, e não te desviarás de mim.


4. NO EGITO HÁ HUMILHAÇÃO, MALDIÇÃO E OPRÓBRIO: "Porquanto, eis o que diz o Senhor dos exércitos, Deus de Israel: assim como o furor de minha cólera se lançou sobre os habitantes de Jerusalém, também contra vós se lançará, se fordes para o Egito. Servireis de exemplo de execração, sereis objeto de horror, de maldição e vergonha, e jamais tornareis a ver esses lugares". (Jr 42,18)


COMO APOSTÓLICO COLHERÁS RESTAURAÇÃO E ESTABILIDADE:(Jr 42:10). se quiserdes permanecer nesta terra, nela vos restaurarei, e não vos destruirei. Plantar-vos-ei e dela não vos arrancarei. Pesa-me o mal que vos fiz.19. Eis o que vos diz o Senhor, sobreviventes de Judá: não entreis no Egito, e sabei que hoje vos dou solene aviso.


CHAMAMENTO: A opressão da terra, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida tem arrastado muitos para o Egito (mundo), muitos tem se submetido aos costumes da terra, ao domínio do mal em busca daquilo que são suas realizações pessoais, José usufruiu no Egito da colheita do Egito porém depois houve escravidão e tormento para sua geração.
Deus impediu Isaque de descer para o egito pois ele como um dos precursores da promessa seria o exemplo para nós, não precisas te submeter ao mundo nem ao que domina sobre o mundo para seres e alcançares um bom futuro.
Deus te habilita e como Isaque prosperarás na terra da tua promessa e colherás grandes vitórias, gozarás do melhor desta terra, jubilarás com a colheita do Egito, pois Deus te entregará os despojos e o melhor nas suas mãos. Isaque não precisou ir ao Egito para ter uma colheita melhor do que no Egito, pois a prosperidade, riqueza que havia no Egito veio por determinação de Deus para a terra desértica que Isaque estava e ele foi abençoado.(Gen. 26:12. Isaac semeou naquela terra, e colheu o cêntuplo naquele mesmo ano; o Senhor o abençoava.13. E este homem cresceu, e seus bens foram aumentando cada vez mais; tornou-se extremamente rico.)