domingo, 31 de maio de 2009

Conecete a Ti mismo...


"CONOCETE A TI MISMO"


Salim Efendi Deaibes, en una noche lluviosa de Beirut, meditaba sobre la base de Sócrates: "Conócete a ti mismo".
-Sí -decía-, esta es la llave y la base de todo el saber. Necesito conocerme a mi mismo. -Y levantándose, se paró frente a un enorme espejo y, después de contemplarse larga­mente, comenzó a enumerar sus características:
-Soy de baja estatura. Así eran Napoleón y Víctor Hugo.
-Tengo la frente estrecha. Así era la de Sócrates y Spi­noza.
-Soy calvo. Así era Shakespeare.
-Tengo una nariz grande y aguileña. Así era la de Savona­rola y Voltaire y George Washington.
-Tengo los ojos melancólicos. Así eran los de Pablo el Apóstol y Nietzsche.
-Tengo los labios gruesos. Así eran los de Aníbal y Marco Antonio.
Después de enumerar decenas de características semejan­tes, Salim concluyó:
-Es mi personalidad. Es mi verdad. Soy un conjunto de cualidades que distinguieron a los grandes hombres desde el comienzo de la Historia. ¿Puede un hombre así dotado dejar de realizar algo grande en este mundo?
Una hora más tarde, nuestro héroe estaba durmiendo vestido, sobre la cama deshecha y sus ronquidos, más que la respiración de un ser humano, semejaban el ruido de un molino.


Autor: Gibran Khalil Gibran


Não se entregue mas lute até o fim...



1 Samuel 11:1
Então, subiu Naás, amonita, e sitiou a Jabes-Gileade; e disseram todos os homens de
Jabes a Naás: Faze aliança conosco, e te serviremos.

1 Samuel 11:2
Porém Naás, amonita, lhes respondeu: Farei aliança convosco sob a condição de vos serem vazados os olhos direitos, trazendo assim eu vergonha sobre todo o Israel.


Muitas vezes queremos acalmar a fúria do inimigo, e nos dispomos consciente ou inconscientemente à alianças, no intuito de acalmar a dor que nos aperta, temos atitudes a fim de impedir que prossiga a opressão, mas que estejamos novamente em tranqüilidade e repouso.
Mas neste momento o inimigo feroz que mais do que nosso comprometimento com ele, ele quer tirar a nossa visão, quer cegar os nossos olhos, a fim de que nunca mais vejamos a luz, e contemplemos a face de Deus.
Pois só assim ele sabe que poderá manter esta pessoa nas trevas para sempre, pois enqto pudermos enxergar a luz, haverá escape e livramento para as nossas vidas, pois em Deus sempre há superação.

Esteja atento! Como tens se portado na luta? Tens recorrido a que? Tens agido de que forma?
Parece que enqto não quebras a aliança com Deus, as coisas não sossegam??
Parece que enqto não te aliancias com o espírito de murmuração, com o blasfemador, o vingador, o amargurador, o odiador, o incrédulo as coisas não acalmam????
Então avalie a partir de hoje, pois ele não quer somente que recorras aos meios dele para acalmar seu tormento, mas ele quer tirar a sua visão, tirar a sua paz sempre é o comçeo para gerar em você a atitude que te leva desesperado aos braços dele. Quantos tem se entregado nos braços da depressão, do terror noturno, da angústia, da imoralidade, da devassidão, do adultério, do alcoolismo, do vício, tabagismo, drogas, da pornografia, do consumismo, tudo visando acalmar-se do tormento, abafar a tristeza ou a preocupação...
Deus não está neste negócio, não é assim que vencerás teus opressores, não permita que ele tire sua fé, esperança, ânimo, pureza, fidelidade, força...não seja precipitado no meio da tempestade, não se desespere...em Deus sempre haverá socorro para sua vida...ele te ajudará a superar...

Samuel perfeito em serviço...


Reconhecemos que Samuel realmente foi um grande homem de Deus, desde seu chamado Deus deixou bem claro que ele seria um servo limpo, pois “antes que a lâmpada de Deus se apagasse” Deus o chamou, impedindo que a ruína espiritual tomasse conta de Israel por conseqüência da passividade e letargia espiritual de Eli.
Porém é impressionante o caminho limpo e íntegro que Samuel trilhou, no fim da vida, na velhice ele pode se colocar em pé diante das pessoas e dizer estas palavras:

1 Samuel 12:2
Agora, pois, eis que tendes o
rei à vossa frente. Já envelheci e estou cheio de cãs, e meus filhos estão convosco; o meu procedimento esteve diante de vós desde a minha mocidade até ao dia de hoje.

1 Samuel 12:3
Eis-me aqui, testemunhai contra mim perante o
SENHOR e perante o seu ungido: de quem tomei o boi? De quem tomei o jumento? A quem defraudei? A quem oprimi? E das mãos de quem aceitei suborno para encobrir com ele os meus olhos? E vo-lo restituirei.

Que vida integra que ele teve, todo o percurso santificado e limpo, sem causar danos a ninguém:

1 Samuel 12:4
Então, responderam: Em nada nos defraudaste, nem nos oprimiste, nem tomaste coisa alguma das mãos de ninguém.


Samuel nunca lesou ninguém, nunca defraudou (roubou, desfalcou), nunca oprimiu, nunca julgou injustamente visando benefícios pessoais, nunca privilegiou ninguém em troca de favores...

Quão íntegro foi Samuel...
Quantos poderão erguer a cabeça e dizer isto, no fim da sua vida...
Quantos estarão cercados por seus opositores, requisitores e vingadores, que gritando clamarão pelo sangue que lhes derramou, ou pelos bens que lhes tomou indevidamente.

Baseado nisso posso entender , aquele versículo que Jesus diz:

Mateus 5:25
Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão.


Poderemos nós, chegar ao fim da vida e perguntar assim???
Deus queira que sim!

És Saul ou Davi?


ÉS DAVI OU SAUL

Avaliemos os dois primeiros reis de Israel, um aparentemente superior ao outro, porém um sucumbe no decorrer dos tempos, por seu interior ser contaminado, vejamos as características de Saul e de Davi:

Saul tinha aparência:

Tinha ele um filho cujo
nome era Saul, moço e tão belo, que entre os filhos de Israel não havia outro mais belo do que ele; desde os ombros para cima, sobressaía a todo o povo. (1 Samuel 9:1 )

Davi tinha essência:

Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O
homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração. ..Perguntou Samuel a Jessé: Acabaram-se os teus filhos? Ele respondeu: Ainda falta o mais moço, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, pois não nos assentaremos à mesa sem que ele venha. Então, mandou chamá-lo e fê-lo entrar. Era ele ruivo, de belos olhos e boa aparência. Disse o SENHOR: Levanta-te e unge-o, pois este é ele. ( I Sm.16)


Saul tinha riqueza material:


Havia um homem de Benjamim, cujo nome era Quis, filho de Abiel, filho de Zeror, filho de Becorate, filho de Afias, benjamita, homem de bens. Tinha ele um filho cujo nome era Saul...(1 Samuel 9:1-2 )


Davi tinha riqueza espiritual:


Ouvindo-o Eliabe, seu irmão mais velho, falar àqueles homens, acendeu-se-lhe a ira contra Davi, e disse: Por que desceste aqui? E a quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção e a tua maldade; desceste apenas para ver a peleja. (1 Samuel 17:28 )
Já agora não subsistirá o teu reino. O SENHOR buscou para si um
homem que lhe agrada e já lhe ordenou que seja príncipe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou. (I Samuel 13:14)


Saul se colocava atrás de bagagens diante de desafios:


Então, tornaram a perguntar ao SENHOR se aquele homem viera ali. Respondeu o SENHOR: Está aí escondido entre a bagagem. (1 Samuel 10:22 )


Davi deixava todas as bagagens para viver desafios:


Davi, deixando o que trouxera aos cuidados do guarda da bagagem, correu à batalha; e, chegando, perguntou a seus irmãos se estavam bem. (1 Samuel 17:22 )


Saul buscava honra própria:


Então, disse Saul: Pequei; honra-me, porém, agora, diante dos anciãos do meu povo e diante de Israel; e volta comigo, para que adore o SENHOR, teu Deus. (1 Samuel 15:30 )


Davi buscava a honra ao nome de Deus:


Então, falou Davi aos homens que estavam consigo, dizendo: Que farão àquele homem que ferir a este filisteu e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, esse incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo? (1 Samuel 17:26 )


Saul arrumava desculpas e buscava culpados diante dos seus erros:


Por que, pois, não atentaste à voz do SENHOR, mas te lançaste ao despojo e fizeste o que era mau aos olhos do SENHOR? Então, disse Saul a Samuel: Pelo contrário, dei ouvidos à voz do SENHOR e segui o caminho pelo qual o SENHOR me enviou; e trouxe a Agague, rei de Amaleque, e os amalequitas, os destruí totalmente; mas o povo tomou do despojo ovelhas e bois, o melhor do designado à destruição para oferecer ao SENHOR, teu Deus, em Gilgal. (1 Samuel 15:19-21)


Davi se arrependia diante do pecado a assumia suas culpas:


Então disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. E disse Natã a Davi: Também o SENHOR perdoou o teu pecado; não morrerás.(2 Samuel 12:13)


E pesou o coração de Davi, depois de haver numerado o povo: e disse ao Senhor: Muito pequei no que fiz; porém agora ó Senhor, peço-te que perdoes a iniquidade do teu servo; porque tenho procedido loucamente. (2 Samuel 24:10)


E, vendo Davi ao anjo que feria o povo, falou ao SENHOR, dizendo: Eis que eu sou o que pequei, e eu que iniqüamente procedi; porém estas ovelhas que fizeram? Seja, pois, a tua mão contra mim, e contra a casa de meu pai. (2 Samuel 24:17)


E disse Davi a Deus: Não sou eu o que disse que se contasse o povo? E eu mesmo sou o que pequei, e fiz muito mal; mas estas ovelhas que fizeram? Ah! SENHOR, meu Deus, seja a tua mão contra mim, e contra a casa de meu pai, e não para castigo de teu povo. (I Crônicas 21:17)


Saul agia influenciado por palavras de homens:


Então, disse Saul a Samuel: Pequei, pois transgredi o mandamento do SENHOR e as tuas palavras; porque temi o povo e dei ouvidos à sua voz. (1 Samuel 15:24 )


Disse Davi a Saul: Por que dás tu ouvidos às palavras dos homens que dizem: Davi procura fazer-te mal? (1 Samuel 24:9)


Davi agia influenciado pela palavra de Deus:


Os teus próprios olhos viram, hoje, que o SENHOR te pôs em minhas mãos nesta caverna, e alguns disseram que eu te matasse; porém a minha mão te poupou; porque disse: Não estenderei a mão contra o meu senhor, pois é o ungido de Deus. (1 Samuel 24:10)


Saul não tinha intimidade com Deus:


Respondeu Saul: De Amaleque os trouxeram; porque o povo poupou o melhor das ovelhas e dos bois, para os sacrificar ao SENHOR, teu Deus; o resto, porém, destruímos totalmente. (1 Samuel 15:15 )


Davi queria ser amigo de Deus:


Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus! (Salmos 42:1)


Saul foi rejeitado por Deus:


Porém Samuel disse a Saul: Não tornarei contigo; visto que rejeitaste a palavra do SENHOR, já ele te rejeitou a ti, para que não sejas rei sobre Israel. (1 Samuel 15:26 )
Disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás pena de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? (1 Samuel 16:1 )


Davi foi escolhido:


Agora, pois, assim dirás ao meu servo Davi: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eu te tomei da malhada, de detrás das ovelhas, para que fosses o soberano sobre o meu povo, sobre Israel.
E fui contigo, por onde quer que foste, e destruí a teus inimigos diante de ti; e fiz grande o teu nome, como o nome dos grandes que há na terra.
E prepararei lugar para o meu povo, para Israel, e o plantarei, para que habite no seu lugar, e não mais seja removido, e nunca mais os filhos da perversidade o aflijam, como dantes,
E desde o dia em que mandei que houvesse juízes sobre o meu povo Israel; a ti, porém, te dei descanso de todos os teus inimigos; também o SENHOR te faz saber que te fará casa.
Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, o qual sairá das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino. ( II Samuel 17:8-21)