quinta-feira, 18 de junho de 2009

Perguntas e Repostas sobre o Fim do mundo


Diante de todas as situações que estão ocorrendo neste mundo, as pessoas atônitas perguntam, estará próximo o fim do mundo???

Este mundo realmente vai acabar?

O que Deus nos ensina na bíblia acerca destas coisas:

Para entendermos sobre o fim, precisamos compreender o meio, pois antes do fim do mundo acontecerá um grande evento na terra:

O fim do mundo não está tão próximo, ainda durará mais de mil anos.
A certeza de que este mundo ainda durará 1000 anos, vem do fato, que a contagem dos mil anos, iniciará só depois do arrebatamento, que ainda não ocorreu.
O arrebatamento é o “grande rapto”, onde Cristo resgatará para si os seus, neste dia todos os que morreram crendo em Jesus Cristo ressuscitarão e todos os vivos fiéis a Cristo, serão levados pelo Senhor e glorificados.
No dia do arrebatamento, desaparecerão milhares de filhos de Deus em toda a terra, de todas as nações, tribos e línguas, desaparecerão sem deixar senão as vestes e tudo o que tem, pois encontrar-se-ão com Cristo nos ares, não ficará nem rastro destas pessoas.

Cristo prometeu vir buscar os que crêem n'Ele:

João 14:1-4
Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. E para onde eu vou vós conheceis o caminho

Os que morreram crendo em Cristo e os que viverem na fé, pela graça, com Ele subirão:

I Tessalonicenses 4:13-18Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança.Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele.Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem.Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.

Um conhecido hino cristão diz:

“As trombetas tocaram
um grande alarido se ouviu
ninguém encontra um crente
porque todo crente subiu
Grandes trevas pairam sobre o mundo
que imerso no sono está
e não viram que Cristo voltou
Para sua igreja levar
Os Crentes subiram alegres com Cristo para Jerusalém
Sepulcros abertos
O s templos desertos
Não se vê ninguém
A bíblia é lida mas não entendida
Jesus já voltou
Agora é tarde o tempo da graça já se acabou”

Este dia será um dia de grande espanto e muitos serão pegos de surpresa, pois aonde houver um fiel servo de Jesus Cristo, este desaparecerá e as crianças também serão tomadas da Terra.

Marcos 13:27
E ele enviará os seus anjos, e ajuntará os seus escolhidos, desde os quatro ventos, da extremidade da terra até a extremidade do céu.

A bíblia fala que este “rapto” será muito rápido, repentino:

I Coríntios 15:52Num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados.Mateus 24:27Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até o ocidente, assim será também a vinda do filho do homem.

Lucas 17:24 pois, assim como o relâmpago, fuzilando em uma extremidade do céu, ilumina até a outra extremidade, assim será também o Filho do homem no seu dia.

Todo ser humano deve estar pronto, e deve preparar-se para este dia:

Lucas 21:34-36
Olhai por vós mesmos; não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e aquele dia vos sobrevenha de improviso como um laço.Porque há de vir sobre todos os que habitam na face da terra.Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que hão de acontecer, e estar em pé na presença do Filho do homem.

Ninguém sabe o dia que acontecerá o arrebatamento:

Marcos 13:32-37
Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão.
Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai.
Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo.
E como se um homem, partindo para fora da terra, deixasse a sua casa, e desse autoridade aos seus servos, e a cada um a sua obra, e mandasse ao porteiro que vigiasse.
Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã,Para que, vindo de improviso, não vos ache dormindo.
E as coisas que vos digo, digo-as a todos: Vigiai.

Neste momento do arrebatamento os que forem tomados da terra, serão transformados:

I Coríntios 15:50-58Mas digo isto, irmãos, que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus; nem a corrupção herda a incorrupção.Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados.Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade.Mas, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrito: Tragada foi a morte na vitória.Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.Mas graça a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.

Esta será a situação dos crentes, que crêem e praticam a Palavra de Deus, refere-se não aos religiosos, mas aos obedientes a Deus:

Mateus 7:21-23
Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.
Aqui na terra ainda ficarão milhares de pessoas, religiosos, ateus, crentes desviados e um governo se levantará aparentemente muito sábio e entendido.

Depois do arrebatamento 7 anos se passarão:

Para os que subiram: 7 anos nas bodas do Cordeiro para os que foram arrebatados.
Apocalipse 19:7-9Regozijemo-nos, e exultemos, e demos-lhe a glória; porque são chegadas as bodas do Cordeiro, e já a sua noiva se preparou, e foi-lhe permitido vestir-se de linho fino, resplandecente e puro; pois o linho fino são as obras justas dos santos.E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. Disse-me ainda: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.
Para os que ficaram: 7 anos subjugados ao governo do Anticristo para os que ficarem na Terra: 3 anos e meio de aparente paz e depois 3 anos e meio de grande tribulação para estes mesmos habitantes da terra que estarão sendo governados pelo anticristo.

1 Tessalonicenses 5:3
Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobre-virá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão.

Sofonias 1:15 Aquele dia é dia de indignação, dia de tribulação e de angústia, dia de alvoroço e de assolação, dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de densas trevas,Apocalipse 9:6 Naqueles dias os homens buscarão a morte, e de modo algum a acharão; e desejarão morrer, e a morte fugirá deles.
Este anti-Cristo é um governante que dominará sobre os homens, e estabelecerá uma marca sobre todos, assegurando domínio total sobre a raça humana, ninguém poderá comprar ou vender se não aceitar esta marca que ele imporá, provavelmente é um microchip que será implantado na mão ou na testa.

Apocalipse 13:16-18E fez que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, lhes fosse posto um sinal na mão direita, ou na fronte, para que ninguém pudesse comprar ou vender, senão aquele que tivesse o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome.

O Anti- Cristo tem como deus a Satanás e o serve, fazendo uma imagem dele, mas como o diabo não é onipresente como o Único e Verdadeiro Deus, Satanás usará desde microchip para rastrear, dominar e governar sobre os homens, rastreando cada passo e punirá com morte severamente quem ousar não se curvar a ele, enganando a muitos pois fará sinais tentando convencer que ele é deus:

Apocalipse 13:14-15e, por meio dos sinais que lhe foi permitido fazer na presença da besta, enganava os que habitavam sobre a terra e lhes dizia que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia.Foi-lhe concedido também dar fôlego à imagem da besta, para que a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta.

A humanidade enganada adorará ao próprio Satanás, que em arrogâncias blasfemará de Deus, e chegará a seduzir a muitos com um falso poder, ele falará contra o nome do Senhor, contra o Trono de Deus, contra os anjos de Deus, contra os crentes arrebatados e ainda perseguirá abertamente e matará todos os que buscarem ao Senhor e nada lhe acontecerá, por três anos e meio:

Apocalipse 13:4-8
e adoraram o dragão, porque deu à besta a sua autoridade; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? quem poderá batalhar contra ela?Foi-lhe dada uma boca que proferia arrogâncias e blasfêmias; e deu-se-lhe autoridade para atuar por quarenta e dois meses.E abriu a boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome e do seu tabernáculo e dos que habitam no céu.Também lhe foi permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe autoridade sobre toda tribo, e povo, e língua e nação.

Muitos cristãos desviados e conhecedores da Palavra que ficaram, porque não eram praticantes mas só ouvintes, neste tempo serão usados para ensinar as pessoas acerca de toda atuação de Satanás, e serão mortos, pagando com a própria vida, pois não se converteram verdadeiramente ao Senhor no tempo da graça:

Daniel 11:33
Os entendidos entre o povo ensinarão a muitos; todavia por muitos dias cairão pela espada e pelo fogo, pelo cativeiro e pelo despojo.

O Anti-Cristo beneficiará e atenderá a todos os que quebrarem a aliança com Deus, ele adulará a todos os desviados e forças malignas profanarão os templos, mas os crentes que se posicionarem com Deus , serão determinados e farão coisas tremendas:

Daniel 11:30c -32Voltará e atenderá aos que tiverem abandonado o santo pacto.E estarão ao lado dele forças que profanarão o santuário, isto é, a fortaleza, e tirarão o holocausto contínuo, estabelecendo a abominação desoladora.Ainda aos violadores do pacto ele perverterá com lisonjas; mas o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte, e fará proezas.

Estes três anos e meio Satanás se exaltará na Terra, ele julgará que é forte, mas Cristo esta nos céus com os crentes salvos, em festa, só esperando o tempo certo chegar, a hora e tempo determinado para acabar com a alegria de Satanás:

Daniel 11:36e o rei fará conforme lhe aprouver; exaltar-se-á, e se engrandecerá sobre todo deus, e contra o Deus dos deuses falará coisas espantosas; e será próspero, até que se cumpra a indignação: pois aquilo que está determinado será feito.

Cumprido o tempo dos 7 anos, o anti cristo será derrubado e vencido só com o sopro da boca de Jesus, Cristo depois de toda esta Anarquia, volta a Terra, seguido de todos os seus servos fiéis que subiram no arrebatamento, e alem de aniquilar e destituir o governo do Anticristo aprisiona a Satanás por 1000 anos:

Mateus 24:30 Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.

II Tessalonicenses 2:8 e então será revelado esse iníquo, a quem o Senhor Jesus matará como o sopro de sua boca e destruirá com a manifestação da sua vinda;Apocalipse 19:11-16E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava montado nele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga a peleja com justiça.Os seus olhos eram como chama de fogo; sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia sabia senão ele mesmo.Estava vestido de um manto salpicado de sangue; e o nome pelo qual se chama é o Verbo de Deus.Seguiam-no os exércitos que estão no céu, em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro.Da sua boca saía uma espada afiada, para ferir com ela as nações; ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso.No manto, sobre a sua coxa tem escrito o nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores.
Apocalipse 17:14 Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os que estão com ele, os chamados, e eleitos, e fiéis.

Cristo reinará nesta terra por Mil anos, e todos os que ressuscitaram e os que foram arrebatados já em corpo glorificado, serão sacerdotes, ministros neste novo Reino, sobre toda a terra:

Apocalipse 20:6
Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos.

Jesus Cristo juntamente com seus servos reinarão por mil anos na terra, enquanto isso Satanás permanece detido num abismo, até que se cumpra os mil anos:

Apocalipse 20:1-3
E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão.
Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.
E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo.

O mundo então acabará quando?

O mundo acabará em fogo, depois deste reinado de Cristo por mil anos na terra, diz a bíblia sagrada, que Satanás será solto novamente e seduzirá povos da terra , para rebelarem-se contra o reino de Cristo, quando eles cercarem Jerusalém, Deus interferirá definitivamente e fogo do céu vai cair sobre estes soberbos e a terra será lambida pelas chamas, que consumirá todo inimigo de Deuse a perversidade que nela há, e o próprio Satanás será lançado no lago de fogo e enxofre, e será atormentado para todo o sempre:

Apocalipse 20:7-10
E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão,
E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha.
E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou.
E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.

Neste momento chegará o fim deste mundo, que será destruído pelo fogo:

Apocalipse 6:13-17
E as estrelas do céu caíram sobre a terra, como quando a figueira lança de si os seus figos verdes, abalada por um vento forte.
E o céu retirou-se como um pergaminho que se enrola; e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares.
E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo o servo, e todo o livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas;
E diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro;

Porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir?

II Pedro 3:7-14
Mas os céus e a terra de agora, pela mesma palavra, têm sido guardados para o fogo, sendo reservados para o dia do juízo e da perdição dos homens ímpios.Mas vós, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se.Virá, pois, como ladrão o dia do Senhor, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se dissolverão, e a terra, e as obras que nela há, serão descobertas.Ora, uma vez que todas estas coisas hão de ser assim dissolvidas, que pessoas não deveis ser em santidade e piedade, aguardando, e desejando ardentemente a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se dissolverão, e os elementos, ardendo, se fundirão?Nós, porém, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e uma nova terra, nos quais habita a justiça.

Cristo e aqueles que estão ao seu lado, como ficarão ?

Cristo tem um corpo glorificado, incorruptível, assim como todos aqueles que foram arrebatados antes do milênio e das bodas, no momento do arrebatamento todos os que foram “levados” por Cristo, foram transformados, deixaram seu corpo mortal e receberam um corpo imortal, logo quando voltam e reinam com Cristo já voltam nesta condição, neste momento do Armagedom Satanás vem contra Cristo e seu reino, com homens carnais e Cristo tem ao seu lado um grande exército glorificado, invencível.

Todos aqueles que morrerem no momento em que o mundo for queimado pelo fogo, deixarão de existir?

Não pois neste momento, desce do céu o grande trono de Deus, um trono branco e todos aqueles que morreram serão julgados pelas suas obras. Todos sem exceção, independente de onde estiverem seus corpos, quer estejam no fundo do mar, quer estejam no mais profundo abismo ou decomposto normalmente na terra, todos se levantarão, ressuscitarão para darem conta de si mesmos a Deus.

Neste momento todos grandes e pequenos, que morreram desde o início dos séculos, ressuscitarão, lembre-se que os que morreram crendo em Cristo já ressuscitaram antes no dia do arrebatamento, estes que agora se levantam são os que morreram sem serem feitos filhos de Deus, pelo perdão resgatador de Jesus Cristo, são os que morreram também na grande tribulação por rejeitarem a marca do anti-cristo, ou os que lutaram no Armagedom, os que nasceram e morreram no tempo do milênio, todos agora comparecem diante do Juiz.

Apocalipse 20: 11-15
E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiram a terra e o céu; e não foi achado lugar para eles.E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; e abriram-se uns livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.O mar entregou os mortos que nele havia; e a morte e o hades entregaram os mortos que neles havia; e foram julgados, cada um segundo as suas obras.E a morte e o hades foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo.

Daniel 12:2 E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.João 5:28-29 Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.
Apocalipse 11:18Iraram-se, na verdade, as nações; então veio a tua ira, e o tempo de serem julgados os mortos, e o tempo de dares recompensa aos teus servos, os profetas, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra.

Serão julgados e viverão aonde?

O julgamento é claro, a separação das ovelhas dos bodes, do joio e do trigo, do bem e do mal. A sentença é definitiva Deus deu muito tempo e muita oportunidade ao homem e chegou a hora de todos serem julgados e avaliados se o nome constar no livro da vida, e se no livro das obras constatar uma vida íntegra serão abençoados.

Cristo já tem um lugar preparado, e está preparado por Deus este novo céu e nova terra, onde não haverá dores, tristezas, choro e nem noite, os que tiverem seus nomes escritos no Livro da vida, e no Livro das obras constarem boas atitudes, pessoas terão acesso a este novo e santo lugar.

Mas aqueles que não tem o seu nome escrito no livro da vida e sua vida tiver sido iníqua, receberão a condenação por toda a eternidade, serão lançados no lago de fogo e enxofre, que é a segunda morte, pelo que consta na bíblia ali haverá choro e ranger de dentes.

Apocalipse 21:1-8vi um novo céu e uma nova terra. Porque já se foram o primeiro céu e a primeira terra, e o mar já não existe.E vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus, adereçada como uma noiva ataviada para o seu noivo.E ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia: Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles.Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve; porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.Aquele que vencer herdará estas coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte.