quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Perseguição x resistencia:
Porém eu disse: Um homem como eu fugiria?...De maneira nenhuma...

Mentira e corrupção:
E percebi que não era Deus quem o enviara; mas esta profecia falou contra mim, porquanto Tobias e Sambalate o subornaram.

Ameaças e armação:
Para isto o subornaram, para me atemorizar, e para que assim fizesse, e pecasse, para que tivessem alguma causa para me infamarem, e assim me humilhassem.

Clamor contra a opressão:
Lembra-te, meu Deus, de Tobias e de Sambalate, conforme a estas suas obras, e também da profetisa Noadia, e dos mais profetas que procuraram atemorizar-me.

Concretização do projeto :
Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco do mês de Elul; em cinqüenta e dois dias.

Auxílio de Deus:
E sucedeu que, ouvindo-o todos os nossos inimigos, todos os povos que havia em redor de nós temeram, e abateram-se muito a seus próprios olhos; porque reconheceram que o nosso Deus fizera esta obra.

Manipulação e esquemas:
Também naqueles dias alguns nobres de Judá escreveram muitas cartas que iam para Tobias; e as cartas de Tobias vinham para eles.
Porque muitos em Judá lhe eram ajuramentados, porque era genro de Secanias filho de Ará; e seu filho Joanã se casara com a filha de Mesulão, filho de Berequias.
Também as suas boas ações contavam perante mim, e as minhas palavras transmitiam a ele; portanto Tobias escrevia cartas para me atemorizar.

Neemias 6:11-19

Mesmo com toda oposição Deus honrou Neemias, 
Mesmo com toda perseguição Deus auxiliou Neemias
Mesmo com todo odio Deus cuidou de Neemias
Mesmo com toda fraqueza Deus animou de Neemias