sábado, 16 de fevereiro de 2013

Papa Bento XVI renuncia ao papado a Profecia se cumpre o Próximo Papa é a besta que virá

Profecia Assustadora...

O fim dos tempos e a Profecia sobre o Vaticano e o Papa Bento XVI

O novo Papa e a Profecia de São Malaquias de 1139


Por Mateus Fornazari

A notícia que mais chamou a atenção neste carnaval 2013 foi o anúncio da renúncia do Papa Bento XVI, que será concretizada no dia 28/02/2013. Ninguém estava esperando que isto acontecesse e é algo tão raro, que a última vez que aconteceu foi em 1415, com o Papa Gregório XII.

Após saber disto, em minha mente logo veio as famosas Profecias de São Malaquias. Fiz uma matéria na Sobrenatural.Org em 2003, 10 anos atrás, quando o Papa ainda era João Paulo II.

Segundo a Wikipédia, São Malaquias nasceu em 1094 na Irlanda. Ainda na adolescência tornou-se abade de Armagh. As suas visões começaram em 1139 na sua primeira viagem a Roma. Foi canonizado em 1199 pelo Papa Clemente III.

A obra prevê que o próximo Papa vai ser o último antes da destruição de Roma e do fim da Igreja Católica. A profecia foi publicada em 1595 pelo histórico beneditino Arnold de Wyon, dentro da sua obra "'Lignum Vitae, Ornamentum et decus Ecclesiae".
O problema é que o Papa Bento XVI foi o 111ª visão de São Malaquias, descrito como: De Gloria Olivae - Da Glória da Oliveira.

Bento XVI é o último Papa da lista de São Malaquias. Depois dele, segundo Malaquias, vem o fim da Igreja Católica e do mundo.
Depois do Papa Bento XVI, São Malaquias descreve o novo Papa como: Petrus Romanus - Pedro Romano e complementa com as palavras abaixo:

In persecutione extrema S.R.E. sedebit Petrus Romanus,
qui pascet oves in multis tribulationibus,
quibus transactis civitas septicollis diruetur,
et Iudex tremêndus iudicabit populum suum.
Finis.


Tradução:

então Na perseguição final à sagrada Igreja Romana reinará Pedro Romano,
que alimentará o seu rebanho entre muitas turbulências,
sendo que então, a cidade das sete colinas (Roma) será destruída
e o formidável juíz julgará o seu povo.
Fim.
 

Será que São Malaquias estará certo, ou suas visões são falsas, como muita gente acredita, incluindo os redatores da última edição da Enciclopédia Católica. Para ele, as "profecias" teriam sido elaboradas por um falsário italiano, Alfonso Ceccarelli, para tentar influenciar, sem sucesso, os cardeais no conclave de setembro 1590, que elegeu o papa Urbano VIII.
Extraído do Site: Sobrenatural.org
Publicado no site por: Ana Paula Lazarini Fornazari

Profecias bíblicas que apontam que o próximo Papa será o último antes do fim do Catolicismo Romano


Conheças a famosa lista de Papas. Muitos de nós poderemos saber se sua profecia ira se realizar, saiba porque!

Quando se trata de profecias bíblicas, as pessoas tendem a ficar confusas, imaginando que a interpretação é difícil e tudo mais. Porém, é tudo questão de se observar o contexto no qual estão inseridas. Ao contrário do que muitos pensam, as profecias sobre o fim não se encontram somente no famoso livro de Apocalipse, mas também em outros como Daniel (velho testamento), Mateus (novo) e Tessalonicenses (novo). E ao contrário do que alguns falam, as profecias não se contradizem, mas se encaixam perfeitamente, e são confirmadas em Apocalipse.

Agora você deve estar se perguntando: quais profecias ainda faltam ser cumpridas? Talvez seja melhor perguntar-se: quais estão prestes a ser cumpridas? Sim, prestes a ser cumpridas. Comecemos então a análise dos fatos.

Mas antes, quero me isentar de qualquer proseletismo, isto é, não defendo nenhuma igreja (no sentido de instituição). Então, espero que entendam a ligação dos fatos e que antes de atirarem pedras, meditem sobre isso. Não sou eu que digo, é a Bíblia.

Profecia: O aparecimento do anticristo.

Textos bíblicos: Apocalipse 13:1-10, Apocalipse 17:9-11.

“E vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças um nome de blasfêmia. E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés como os de urso, e a sua boca como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio. E vi uma das suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou após a besta. E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela? E foi-lhe dada uma boca, para proferir grandes coisas e blasfêmias; e deu-se-lhe poder para agir por quarenta e dois meses. E abriu a sua boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome, e do seu tabernáculo, e dos que habitam no céu. E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação. E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. Se alguém tem ouvidos, ouça.”

“Aqui o sentido, que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada. E são também sete reis; cinco já caíram, e um existe; outro ainda não é vindo; e, quando vier, convém que dure um pouco de tempo. E a besta que era e já não é, é ela também o oitavo, e é dos sete, e vai à perdição.”


Agora vamos analisar a profecia. A besta que emerge do mar é o anticristo, isto já é certo. No sentido das cabeças, já há uma prévia explicação. “As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada.” Quando a palavra “mulher” é citada na Bíblia de forma simbólica, significa a igreja. Por isso que muitas vezes se fala em “Noiva de Cristo”, isso representa uma igreja sem mácula, sem pecado, esperando seu noivo. Quando se fala em “Meretriz”, isso significa uma igreja que se manchou, que se corrompeu. Um meretriz nasce mulher, pura, mas torna-se impura. Então, essa mulher (a meretriz), está assentada sobre 7 montes. Agora vamos aos fatos
concretos: você sabia que a cidade de Roma foi construída sobre 7 montes? Agora pense um pouco mais, e tente lembrar qual igreja tem sua sede em Roma. Sim... a igreja católica.

Agora, antes que eu seja apedrejado por uma multidão de pessoas defendendo a igreja católica, lembro vocês que isso é fato. E tenho até um católico a meu favor... explico mais além.

A profecia, diz que além de 7 montes, as 7 cabeças também são 7 reis (cinco já caíram, e um existe; outro ainda não é vindo; e, quando vier, convém que dure um pouco de tempo). Agora você me pergunta, quando a igreja católica teve algum rei? À partir de 11 de Fevereiro de 1929, quando foi assinado o Tratado de Latrão, que tornou o Vaticano um Estado independente. À partir daquele momento, o Papa passou ser a autoridade máxima do Vaticano. E caso você não sabia, o Vaticano também tem presidente (mas ele é nomeado pelo Papa, assim como o 1º ministro é nomeado na Inglaterra.) Ok... o Papa é o rei, e agora? Notem a contagem: 5 caíram, 1 existe, outro ainda não veio. 7 Reis, ou Papas, certo? Pois bem, desde que o Vaticano é Estado independente, já teve 7 Papas, contando com o atual Bento XVI.

Se quiserem uma melhor análise, vamos lá. “Cinco já caíram, um existe...”, esse ‘um’ que existe é João Paulo II e mostra a sua importância. Um Papa que É quando os outros não existem mais é um Papa que é muito mais importante do que os seus antecessores, como de fato João Paulo II foi. Continuando, “outro ainda não é vindo; e, quando vier, convém que dure um pouco de tempo”. Esse que ainda ‘não veio’ na profecia é o atual Bento XVI. Notem que ‘convém que dure pouco tempo’. Bento XVI chegou ao cargo máximo da igreja católica quando tinha 78 anos, diferente de João Paulo II, que começou o seu papado aos 58 anos. Hoje Bento XVI tem 80 anos. Você acha que ele vai viver muito ainda? “Convém que dure um pouco de tempo”.
Agora vamos para a parte mais importante do texto: “E a besta que era e já não é, é ela também o oitavo, e é dos sete, e vai à perdição.” Pasmem, a besta (o anticristo) é o 8º Rei. Ou seja, quando Bento XVI morrer, segundo a profecia bíblica, o seu sucessor será o anticristo. Agora me diga, você acha que isto está perto de acontecer? Para alguém suceder Bento XVI no papado, essa pessoa já deve ser um homem feito a essa altura. Sim, o anticristo já está entre nós, porém ainda não foi revelado. Mas há um grande porém: O anticristo não virá diretamente do meio religioso/católico, mas aparecerá com grande poder primeiramente na política.

Ok. Agora lembram que eu disse que tinha um católico do meu lado? Pois bem, quero apresentar pra vocês São Malaquias. Ele foi um abade católico, que durante uma visita a Roma, teve uma visão onde viu 112 papas, em ordem, desde sua época, até o último, quando aconteceria o FIM. Para descrever cada papa, ele usou palavras em latim, que se encaixavam com características do papado da pessoa, ou características pessoais. Eu falei 112 lembram? Pois ele acertou TODOS até agora. Vamos dar 2 pequenos exemplos:

110 – “De Labore Solis”. Significa “Do trabalho do Sol”. De acordo com a ordem, esse é o título de João Paulo II. O que tem a ver “Sol”? João Paulo II nasceu durante um eclipse, e como se isso só não bastasse, também foi enterrado durante um eclipse. Sem contar que foi o primeiro papa a realmente viajar ao redor do globo, e a visitar dezenas de países... assim como o sol faz todos os dias. No caso de João Paulo II, o seu título em latim não só
caracterizava-o pessoalmente, mas também caracterizava seu papado.

111 – “De Gloria Olivae” – Significa “Da Glória da Oliveira”. Como vem após João Paulo II, este só poderia ser Bento XVI. Mas o que tem a ver “Oliveira”? O símbolo da ordem de São Bento é a Oliveira. Isso é característica pessoal. Se tratar-se também de característica de papado, a oliveira significa paz, então enquanto ele estiver no poder, seria um período de relativa paz.

Ok!!! Agora lembrem o que eu disse antes sobre os 7 reis, sendo Bento XVI o último. O próximo “papa” será o anticristo, lembram? Vamos então ao 112º.

112 – “Petrus Romanus” – Esse é o único título em toda a lista que há diretamente o nome do papa. Significa “Pedro, o Romano”, ou Pedro II, pra ficar mais bonitinho. Vejam o que São Malaquias escreve a respeito de Pedro II:

"Na última perseguição à sagrada Igreja Romana reinará Pedro, o Romano, que apacentará as suas ovelhas no meio de tribulações, passadas as quais a cidade das sete colinas será destruída e o juíz terrível julgará o seu povo. Fim." "Na suprema desolação do mundo, reinará Pedro, o Romano, último Pontífice do Deus Verdadeiro. Roma criminosa será destruída e o Juiz tremendo julgará, triunfante, todos os povos."

Agora vejam o paradoxo das profecias. Segundo a Bíblia, esse último papa será o anticristo, segundo a profecia de São Malaquias, ele será o “último pontífice do Deus Verdadeiro”. A questão é que a Bíblia já confirmava aquilo que São Malaquias disse mais de 1000 anos mais tarde: Bento XVI é o último papa antes daquele que estará à frente do mundo durante a grande tribulação.

 2) Profecia: A destruição do Vaticano.

Textos bíblicos: Apocalipse 17:6,16, Apocalipse 18.

“E os dez chifres que viste na besta são os que odiarão a prostituta, e a colocarão desolada e nua, e comerão a sua carne, e a queimarão no fogo.”

Lembrando a análise anterior, uma prostituta é uma mulher (igreja) que se corrompe.

“E vi que a mulher estava embriagada do sangue dos santos, e do sangue das testemunhas de Jesus. E, vendo-a eu, maravilhei-me com grande admiração.”

Mulher embriagada com sangue dos santos? Igreja embriagada com sangue dos santos! Lembrem da terrível inquisição, quando a igreja católica ordenou a execução de milhões de pessoas, acusadas de feitiçaria, paganismo, e
ainda, blasfêmia por lerem a Bíblia e falarem contra suas ações. Em Apocalipse 18:24 diz: “E nela se achou sangue de profetas, de santos e de todos os que foram mortos sobre a terra”.

Em Apocalipse 18:7 diz: “O quanto a si mesma se glorificou e viveu em luxúria, dai-lhe em igual medida tormento e pranto, porque diz consigo mesma: Estou sentada como rainha. Viúva, não sou.” Uma coisa que sempre me
chama atenção, é que uma grande parte dos católicos insistem em dizer que Jesus fundou a igreja católica, e que é a única igreja verdadeira, que todas as outras são seitas. Realmente, soa como uma Rainha falando mal das criadas. Quando Jesus fala para Pedro que “sobre essa pedra” edificaria a sua igreja, a igreja não seria uma instituição, uma potência política como é o vaticano, mas a “Noiva de Cristo”, sem mácula. Em Hebreus, Paulo fala que devemos ser como peregrinos nessa terra. Um peregrino não tem reino, está de passagem, o seu reino, neste caso, não as coisas que se vêem, mas sim as que não se vêem. A grande ordenança de Jesus é pregar o seu evangelho a toda criatura. Ele pregava o amor, e não a morte a quem não cresce nele. Jesus nunca queimou ninguém numa fogueira por não crer nele. Ele dizia que se uma pessoa recebesse um tapa no rosto, deveria dar também a outra face.

Ok, então segundo a profecia Bíblica, o vaticano será destruído. Mas o que diz São Malaquias, um abade católico? Lembrando na descrição de Pedro II:

"Na última perseguição à sagrada Igreja Romana reinará Pedro, o Romano, que apascentará as suas ovelhas no meio de tribulações, passadas as quais a cidade das sete colinas será destruída e o juíz terrível julgará o seu povo. Fim." "Na suprema desolação do mundo, reinará Pedro, o Romano, último Pontífice do Deus Verdadeiro. Roma criminosa será destruída e o Juiz tremendo julgará, triunfante, todos os povos."

Pronto. A Bíblia diz, São Malaquias também. Isso está bem claro, ele inclusive cita Roma, pra não ficar margem nehuma pra dúvidas.
TExto completo extraído de: Sobrenatural.org
Copiei até esta parte pois está fiel á bíblia e concordo plenamente, até com a importância das profecias de São Malaquias.

São Malaquias e suas Profecias: sobre os Papas, Irlanda, etc.

Veja este site sobre as profecias de São Malaquias:

São Malaquias e suas Profecias: sobre os Papas, Irlanda, etc.

São Malaquias chega em sua profecia ao papa 111, como o último vaticinando. Depois deste último ocorrerá a chegada do Anticristo,


A hipocrisia no seio da Igreja


O Pecado da Hipocrisia At 4.32-5.11

Os crentes, movidos por amor cristão, vendiam seus imóveis espontaneamente. Faziam isto para distribuírem a importância apurada conforme a necessidade de cada um. Provavelmente, o dinheiro era trazido aos apóstolos num culto especial como ato de consagração. Barnabé, que era decerto um homem de bens e de influência, vendeu um campo e publicamente depositou seu valor em dinheiro aos pés dos apóstolos. Este ato de consagração despertou a admiração dos crentes. Talvez tenha havido durante aquele culto um derramamento poderoso do Espírito Santo. No meio daquele entusiasmo, Ananias e Safira venderam uma propriedade. Ananias entrou em acordo com sua mulher e reteve parte do preço, depositando o restante aos pés dos apóstolos.

Até ali, tudo havia sido glorioso na vida da igreja. Suas características típicas eram o amor fraternal, a bondade altruísta, a coragem heroica e a real devoção a Cristo. Não era, no entanto, nenhum Milênio espiritual. Satanás, longe de estar amarrado, trabalhava com vigor! Não conseguiu destruir a Igreja através das perseguições vindas de fora. Procurou, então, estragá-la por dentro, seduzindo alguns dos seus membros. Não conseguindo destruir o trigo, semeou seu joio (Mt 13.24-30). Suas primeiras vítimas, aliás indesculpáveis, foram Ananias e Safira. Daquele tempo para cá, a hipocrisia sempre tem seguido a realidade da religião como uma sombra negra.

I - Manifestada a Hipocrisia

Provavelmente os elementos principais do pecado de Ananias e Safira eram:

1. CobiçaComo no caso de Judas, o amor ao dinheiro foi a raiz do seu pecado, "porque o amor do dinheiro é a raiz de toda a espécie de males" (1 Tm 6.10). Cobiçavam honra e glória na igreja e ao mesmo tempo o dinheiro. Planejavam um meio termo: dariam parte do dinheiro para obter a glória de terem dado tudo, e ao mesmo tempo, guardariam parte para desfrutar dela em particular.

2. Falta de fé. A falta de fé está por detrás de quase todos os pecados do crente. Ananias pensava, decerto, que valia a pena fazer uma boa contribuição para o gloriosoreavivamento espiritual, uma obra contínua e sólida. Mas, o que aconteceria se o movimento chegasse ao fim? Já não haveria "fundo de garantia". Precisava evitar o fanatismo e garantir o dia de amanhã.

3. Desejo de honraO casal admirava o caráter genero­so de Barnabé. Mas passaram a cobiçar o alto conceito e louvor recebidos por ele, devido seu ato de abnegação. Os dois queriam receber o louvor que se dá aos heróis da fé, porém, sem esforços nem sacrifícios.

4. A hipocrisiaO desejo de parecer virtuoso sem pagar preço de ser - esta é a essência da hipocrisia. Literalmente, a palavra "hipócrita" originalmente queria dizer "ator". O hipócrita está sempre representando um papel que nada tem a ver com sua verdadeira personalidade. Quando Ananias trouxe o dinheiro, estava encenando uma mentira. Fingia estar contribuindo com a renda total da sua venda.

II - Detectada a Hipocrisia

1. Desmascarado o pecadoO Espírito Santo, habitan­do no meio da Igreja, detecta todo o pecado. Ananias es­colheu um lugar muito perigoso e uma época desfavorávelà pratica da hipocrisia. O divino Espírito de pureza, since­ridade e verdade tinha sido derramado em abundância. Portanto, era imediatamente reconhecido o espírito da falsidade e hipocrisia que, em tais circunstâncias, era ainda mais imperdoável. Num ambiente de tanta espiritualidade, havia pessoas dispostas à hipocrisia. O que aconteceria, então, em tempos mais difíceis se não condenassem este pecado? Pedro, mediante o dom do discernimento de espí­ritos, viu o que havia em Ananias. Ele não pertencia àquele ambiente espiritual. Pela inspiração divina, Pedro disse: "Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus". Notamos aqui o seguinte:

2. A origem do pecado"Por que encheu Satanás o teu coração?" Como na situação do cobiçoso Judas, Satanás derramava suas pecaminosas sugestões no coração de Ananias (cf. Jo 13.2). O diabo, no entanto, não pode entrar em nossa vida a não ser mediante permissão nossa. Por isso Pedro indagou: "Por quê?" - "Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós" (Tg 4.7). Por isso, a responsabilidade do homem permanece: "Por que formaste este desígnio em teu coração?"

3. A falta de desculpas para o pecadoNão havia a obrigação de os crentes venderem suas propriedades e tra­zerem aos apóstolos os montantes apurados. Não fora abo­lido o direito da posse individual de bens. Ananias não teria violado nenhum preceito se tivesse conservado sua propri­edade. O ato de vender era da exclusiva responsabilidade do dono, bem como o ato de entregar aos apóstolos o di­nheiro recebido. Os apóstolos não possuíam autoridade sobre o dinheiro, a não ser quando o recebiam para o fundo de assistência. "Guardando-a não ficava para ti? E, vendi­da, não estava em teu poder? Por que formaste este desíg­nio em teu coração?" Ananias não podia alegar a existên­cia de alguma necessidade urgente, forçando-o a enganar, retendo parte da soma dedicada à igreja.

4. A natureza do pecado"Não mentiste aos homens, mas a Deus." Provavelmente, imaginava que estivesse lo­grando a Pedro, líder da igreja. Não entendia que o verda­deiro líder da igreja é o Espírito Santo, onisciente, que a tudo perscruta. A Igreja Primitiva se constituía de um gru­po sob a liderança do Espírito Santo (cf. At 8.29,39; 10.19; 13.2; 16.6,7).

III - Castigada a Hipocrisia

"E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou, e um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram".

1. O autor do julgamentoPedro, como porta-voz do Espírito Santo, denunciou o pecado que lhe fora revelado de modo sobrenatural. O Espírito Santo, doador da vida, confirmando as palavras de Pedro, retirou seu apoio do corpo de Ananias, que expirou.

2. A natureza do julgamentoPela narrativa, o casti­go parece ter sido apenas a morte física. O que se pode dizer, no entanto, do destino eterno de Ananias e Safira? A Palavra não o declara aqui, mas, outros trechos podem lançar luz sobre o assunto: 1 Co 11.30-32; 5.4,5; 3.15; 1 Jo 5.16,17.

3. A severidade do julgamentoEra severo. No entan­to, devemos considerar que o pecado foi cometido no meio de uma grande luz espiritual. Os dois tinham en­trado em contato com as mais extraordinárias manifes­tações do Espírito Santo. Estavam conscientes da pre­sença de um grande poder sobrenatural no seu meio. Embora Deus nem sempre castigue este pecado de uma forma tão imediata, severa e pública, fez deste casal um exemplo. Demonstrava que não seria tolerável a repetição da hipocrisia dos fariseus no meio dos cristãos. O registro deste incidente deveria ser suficiente para todos os séculos da história da Igreja.

4. O propósito do julgamento. "houve um grande temor em toda a igreja e em todos os que ouviram estas Coisas". Na tenra infância do Cristianismo, era necessário que toda a corrupção fosse afastada do seu meio. O terrível castigo sobre Ananias e Safira ensinou a todos ser a Igreja uma instituição sagrada. Não seria tolerada a desonestidade em seu meio. Muitos dos que souberam do acontecimento tinham admiração pelo Cristianismo sem ousar se filiar a ele (v. 13). Ninguém, a não ser mediante conversão e trans­formação, iria se ajuntar a uma organização em que os hipócritas caíam mortos.

IV - Ensinamentos Práticos

1. Mentiras encenadas"Por que é que entre vós vos Concertastes...?" (v. 9) sugere que o pecado não era fruto de algum súbito impulso. Fora premeditado. Pior ainda, o pecado fora "encenado em palco", como uma peça teatral. Fizeram de conta que estavam dando tudo, quando, na realidade, entregavam apenas uma parte. Planejar e deliberadamente dar uma falsa impressão, por atos ou gestos, representa um mal maior do que a mentira falada.

2. Evite que o pecado germineTomás Kempis escre­veu: "Em primeiro lugar, chega à mente um simples pen­samento sobre o mal, então chega à mente uma forte im­pressão do mesmo, e, depois, o deleite no mal com o im­pulso de praticá-lo, e finalmente, o consentimento". Estas palavras descrevem o caráter gradual do pecado. Talvez um impulso generoso tenha levado Ananias e Safira a ven­der a propriedade. Ao verem o dinheiro em mãos, porém, é que o tentador conseguiu fazer seus corações encherem-se de ganância. Fazendo-a depois dominar seus pensamen­tos e atos. Ananias e Safira se deixaram encantar por Satanás. Deixaram seu amor a Deus ceder lugar à concupis­cência pelo ouro.

Houve, no entanto, um tempo em que tinham a possibi­lidade de resistir à tentação. E a lição que tiramos é: evite que o pecado germine. O pecado começa com um pensamento. É nesta altura que se trava a batalha decisiva contra o pecado. Devemos nos apegar firmemente à doutrina bí­blica de que o diabo pode ser resistido (Tg 4.7).

3. "Filho da exortação(ou "da consolação" - a pala­vra grega tem estes dois sentidos também no nome do Consolador). Em alto mar empregam-se dois tipos de fa­róis: um para advertir dos perigos e outro para mostrar o caminho certo. Ananias é farol de advertência; Barnabé, farol de orientação. Contrastam-se os dois tipos de "pleni­tude" em Atos 5.3 e 11.24.

Barnabé, após sua conversão, recebeu o nome de "filho da consolação". Seu novo nome evidenciava seu apoio generoso aos que estavam em dificuldades. Como ficou ilustrado nos casos de Saulo (At 9.26, 27) e de Marcos (At 15.39). Ao entregar seu dinheiro aos apóstolos, dava mais uma prova da sua disposição em dar seu tempo e talentos para ajudar aos irmãos. Utilizando seu dom de pregação, soube expressar em palavras a generosidade do seu cora­ção para exortar e consolar os crentes. Chegando em Antioquia, após o início do despertamento ali, "exortou a todos a que permanecessem no Senhor com propósito do coração. Porque era homem de bem, e cheio do Espírito Santo e de fé" (At 11.23,24).

Barnabé deve servir de exemplo para todos nós. Muitas coisas acontecem para levar os outros à derrota e ao desâ­nimo. Precisamos agir e falar em tais circunstâncias para sermos uma consolação e exortação ao nosso próximo.

4. Trigo e palhaSempre sobra alguma palha no meio do trigo. Mesmo após a debulha mais severa. Mesmo nas melhores igrejas ainda haverá crentes hipócritas e sem consagração. No Estado de Oklahoma, EUA, criaram uma sociedade secreta a fim de combater os ladrões de cavalos. Queriam proteger os cavalos e levar os ladrões à justiça mediante um esforço conjunto. Fracassou. Em pouco tem­po todo ladrão de cavalos daquela região se filiou à soci­edade!

Não se justifica a desculpa dos que não querem ir à igreja dizendo: "Há muitos hipócritas na igreja". A fé cris­tã condena a hipocrisia. Todavia, a presença de crentes espúrios não é motivo para se rejeitar a fé cristã. Como a existência de uma nota falsificada não é motivo para al­guém jogar no lixo todo o dinheiro que recebe.

5. A vida cristã tem suas próprias riquezasAnanias e Safira eram seres humanos comuns, como todos nós. E eram crentes em Jesus Cristo. Entendemos seu pecado pois, num período de grande fervor espiritual, é possível alguém co­mover-se profundamente sem, contudo, progredir no cami­nho de verdade, retidão, justiça e pureza. Pode ter certeza quanto àquilo que crê, demonstrar zelo em propagar a fé e ainda fracassar quanto à distinção entre o certo e o errado (cf. Hb 5.11-14; 1 Co 3.1-3). Esta falha, nesse tipo de cren­te, torna-se uma pedra de tropeço para os de fora. A ten­tação que surge em muitos convertidos é permitir que as bênçãos transcendentes e gloriosas sejam procuradas mais do que o viver à altura da Palavra de Deus. Desta maneira sentir-se bem fica sendo sinônimo de praticar o bem.

Um membro contava ao seu pastor sobre a viagem marcada para a Terra Santa. Dizia entusiasticamente que, chegando ali, leria os Dez Mandamentos em voz alta, em pé no monte Sinai. "Não, irmão", disse o pregador com sinceridade. "Aceite meu conselho. Não precisa lê-los em voz alta. Fique em casa e guarde-os". O pregador tinha razão. O sentimentalismo não é substituto da justiça. A vida abençoada e santificada formam uma só vida cristã, com grandes riquezas espirituais, "porque esta é a caridade de Deus que guardemos os seus mandamentos..." (1 Jo 5.3).

6. O pecado estraga os melhores sistemasNa Igreja Primitiva, havia uma esplêndida vida em conjunto. A co­munhão de bens era a expressão de corações inflamados pela comunhão com Deus. Era a demonstração do amor divino que nutriam uns pelos outros. Hoje, o "comunis­mo", nome dado à falsificação feita pelo diabo, finge ter algo a ver com esta vida em comum. Mas é inspirado pelo ódio e não pelo amor. E este ódio é expressado em toda a sua fúria contra tudo quanto é de Deus.

A grande necessidade é a transformação dos corações humanos. Porque é do coração que procedem as coisas que arruínam qualquer sistema de economia. A história bíblica mostra que Israel, pela dureza de coração, não conseguia fazer as leis de Deus atingirem seu alvo.

7. A honestidade é a melhor políticaO pecado de Ananias e Safira não é raridade. Dr. W. B. Riley escreveu: "Ouço mais mentiras com respeito às contribuições que as pessoas dão à igreja do que com respeito a qualquer outro assunto de conversação cristã. Comete-se mais fraude com respeito à proporção da renda que está sendo colocada no altar do Senhor do que em qualquer outro assunto na vida da igreja". Pessoas que vivem com duplicidade e falsidade por fim chegam a uma situação impossível. Seria muito mais fácil serem sinceras. Se empreendessem tanto esforço na fidelidade a Deus quanto dedicam a tramar falsidades, seriam exemplos de santidade! A honestidade é a melhor política em todo o nosso relacionamento com Deus e com os homens.

Bibliografia: M. Pearlman