quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O número 10 na bíblia está ligado a provação humana...

O número “10” na bíblia e sua correlação:
Percebemos que toda vez que o número dez é mencionado na bíblia sagrada ele está ligado a provação, resistência, avaliação pois vemos até pela descrição dos 10 mandamentos vemos que 10 situações, ou 10 entidades lutam tenazmente contra o homem afim de afastá-los de Deus e vencê-los, porém o homem de Deus deve saber resistir aos 10 ataques que o ser humano estará sujeito a passar e vencendo-os reinará para sempre:
vejamos alguns casos na bíblia sagrada:
Rebeca a escolhida pelo Espírito Santo e pelo mordomo de Abraão para viver uma grande e permanente herança é convidada a permanecer dez dias na casa dos seus pais afim de que avaliasse a sua real disposição e vontade de seguir aquele que veio buscá-la cheio de promessas, naquele momento ela estava sendo provada e tentada a ceder, desistir e não aceitar o chamado daquele que lhe conduziria a uma nova vida, da mesma forma o Espírito Santo hoje que que rompamos com as ligaduras que nos aprisionam e vençamos o tempo da tentação, provação e apego que for da carne, para que possamos viver a Promessa de Deus.
“ Puseram-se então à mesa, ele e os seus companheiros, e passaram a noite. Levantando-se no dia seguinte, disse o servo: “Deixai-me partir para a casa do meu senhor.
Ao que o irmão e a mãe de Rebeca responderam: “Fique a jovem ainda conosco alguns dias, ao menos dez dias; depois disto partirá.”
“Não me retenhais, tornou ele: pois que o Senhor fez bem-sucedida a minha viagem, deixai-me partir e voltar para o meu senhor.”
“Chamemos a jovem, disseram eles, e perguntemos-lhe o seu parecer.”
Chamaram Rebeca e disseram-lhe: “Queres partir com este homem?” “Sim”, respondeu ela.
Deixaram-na, pois, partir juntamente com sua ama-de-leite, com o servo de Abraão e seus companheiros.
Eles abençoaram-na, dizendo: “Ó nossa irmã: possas tu tornar-te a mãe de milhares de miríades! E possua a tua posteridade a porta dos seus inimigos!” (Gn 24,54-60)
O mordomo de Abraão simboliza a ação do Espírito Santo que convida a Noiva os servos de Deus para se unirem ao Seu Senhor, porém os parentes as ligações de Rebeca da Noiva insistiam para que ela ficasse mais 10 dias, simbolizando um momento de grande provação, tentação que ela passaria ali em meio aos seus, para que não prosseguisse em rumo a nova vida, porém Rebeca não deixou-se embaraçar e crendo nas Palavras do Mordomo seguiu para encontrar-se com Seu Esposo e Senhor, tipificando a relação da Noiva Igreja e Jesus Cristo contra quem as portas do inferno não puderam nunca mais prevalecer, e os próprios familiares reconheceram isto.
Jacó era um homem extremamente deformado, seu próprio Nome revela isto, “usurpador”, “suplantador” desta forma realmente ele agiu durante a sua vida inteira, porém ele foi provado, peneirado e nas mãos de seu tio Labão por 10 vezes foi enganado, provado até as últimas consequencias quanto a sua estrutura, porém por que havia se apegado a Deus no deserto, venceu a dura provação e em honra foi restabelecido a sua condição desta forma alcançou a sua libertaçõ, paz e viveu o cumprimento da promessa.
"enquanto ele zombou de mim, mudando dez vezes o meu salário; mas Deus não lhe permitiu causar-me prejuízo". (Gn 31,7)
José, José era um homem reto, íntegro, fiel, obediente ao seu 'pai', porém teve ao seu lado 10 irmãos que o odiaram grandemente, estes lutaram fortemente contra a sua constituição e o levaram a viver as maiores provações, dores, amarguras e tristezas de sua vida, porém a fidelidade de José fez com ele superasse e sua obediência a Deus possibilitou que todo o mal humilhação, angústia, traição e perdas que sofrera contribuisse somente para sua honra, exaltação e reconhecimento, porém tudo que ele fora levado a enfrentar ocorreu pelas atitudes e ações destes irmãos malignos de corações e comprometidos com o mal e mentira.
"Seus irmãos, vendo que seu pai o preferia a eles, conceberam ódio contra ele e não podiam mais tratá-lo com bons modos". (Gn 37,4)
"E os dez irmãos de José desceram ao Egito para comprar trigo". (Gn 42,3)
A fidelidade de José a Deus, mesmo diante de tão grande pressão e trabalhar destes 10 homens contra a vida dele assegurou que ele fosse honrado no fim da história e estes tiveram que se curvar aos seus pés , tipificando a vitória que alcançamos por Cristo Jesus que submete todos os principados debaixo dos nossos pés, sejamos fiéis ao Senhor até as últimas consequências e os 10 malignos que lutam contra as nossas vidas serão submetidos debaixo dos nossos pés.
"José era o governador de toda a região, e era ele quem vendia o trigo a todo o mundo. Desde sua chegada, os irmãos de José prostraram-se diante dele com o rosto por terra". (Gn 42,6)
Noemi uma judia bem casada vai para Moabe com seus filhos e maridos , e habita ali 10 anos, quando então tem que voltar para sua terra natal, totalmente destruída pois por afastar-se do Deus de Israel não suportou a investida e perdeu tudo o que tinha seus filhos e marido, neste período de 10 anos de provação e grande tribulação, porém quando se volta novamente para Deus consegue quebrar o ciclo de derrota a atuação do maligno em sua vida e é restituída pelo Senhor.
"Estes casaram com mulheres moabitas, chamadas uma Orfa e outra Rute. Viveram lá aproximadamente dez anos". (Rt 1,4)
Deus deu a Moisés as 10 Palavras que na verdade denunciavam estas 10 malignidades que lutam contra o homem afim de derrubá-lo , afastando-os de Deus:
"Moisés ficou junto do Senhor quarenta dias e quarenta noites, sem comer pão nem beber água. E o Senhor escreveu nas tábuas o texto da aliança, as dez palavras". (Ex 34,28)
Os 10 meios de queda mais comuns do Ser humano, que Deus denunciou por Moisés determinando vigilância e repúdio total a eles, pois eles são letais:
Levantar outros deuses no coração (levantar pessoas, bens materiais, $ ou qualquer coisa acima de Deus, colocando-os em primeiro lugar);
Venerar ou cultuar imagens (figura que está nos céus, na terra, nas águas ou debaixo da terra).
Usar o Nome de Deus indevidamente ou hipócritamente, (blasfêmias ou profanação)
Não santificar não consagrar-se ao Sabath que é o descanso, que tipifica Cristo o verdadeiro descanso ao cansado e sobrecarregado (Mt.11:28). (incredulidade e insubmissão)
Desonrar pai e mãe, pois encurta os dias na terra. (Desobediências e rebelião)
Matar; (òdio e violência)
Cometer adultério; (prostituição e imoralidade)
Furtar; (roubo e corrupção)
Difamar ou acusar falsamente o próximo; (os amigos de Jó ficaram totalmente retidos por isso) (mentira e calúnias)
Cobiçar os bens, a família ou conquistas do próximo. (inveja e ingratidão)
Percebamos que estes 10 erros ou pecados conduzem o homem a queda e consequentemente ao afastamento de Deus e podem simbolizar as 10 entidades que lutam para afastar o homem, desviá-lo e mantê-lo longe da Verdade.
É interessante percebermos que embora Davi tivesse 7 irmãos, o pai deu ordem para que Davi levasse 10 pães para o acampamento , quando estavam debaixo de guerra e ameaça de Golias tipificando o alimento espiritual que pode vencer o inimigo do homem, a Palavra de Deus, porém os irmãos de Davi não a conheciam em sua alma, por isso somente Davi apropriado dela pode abater e arruinar totalmente o inimigo, pois o inimigo do homem vai além de um gigante de grande estatura , mas envolve a atuação de 10 entidades malignas que pelejam pela destruição da raça humana.
"Um dia, disse Isaí ao seu filho Davi: Toma para teus irmãos um efá de grão torrado e estes dez pães, e apressa-te a levá-los aos teus irmãos no acampamento". (1Sm 17,17)
O pai de Davi de alguma fora tinha este discernimento espiritual, pois como desejava a vitória do seu povo Israel então envia também para o chefe de mil sodados, 10 queijos, simbolizando o suprimento e fortalecimento necessário para vencer as 10 entidades que atuam por trás de cada pecado que o homem muitas vezes é levado a cometer, ficando assim desabilitado e enfraquecido se não tiver este discernimento:
"Entrega estes dez queijos ao chefe dos mil. Informa-te se teus irmãos vão bem e traze algo de sua parte como prova". (1Sm 17,18)
Percebamos o Louco e egocentrico Nabal, após levar uma vida de loucuras e banalidades, dez dias depois de afrontar a Davi, morre ferido, pois caira no primeiro pecado levantara a sua riqueza como o seu bem maior e se esquecera do Senhor, caira no primeiro mandamento e pecou contra o Senhor.
"Dez dias depois Nabal, ferido pelo Senhor, morreu". (1Sm 25,38)
Davi havia caído em adultério e o preço da sua queda foi caro, pois não vencera o espírito de prostituição que passou a agir em sua família, atuando em seus filhos e até que por fim no momento de sua maior provação, quando seu filho Absalão o perseguia em rebelião e traição, suas dez concubinas são violadas, contaminadas e abusadas, visando mostrar o domínio das 10 entidades sobre o reino de Davi, através de Absalão que deu lugar para todos os principados agirem em sua vida (matou o próprio irmão, adulterou, deitando-se com as mulheres de seu pai, desonrou o pai, roubou o coração do povo para si, cobiçou o trono e lugar de seu pai, deixou o ódio e amargura dominar seu coração, ergueu um ídolo de si mesmo, não descansou no Senhor e nem confiou nELe, mas usou o nome do Senhor para simular uma falsa reconciliação pois seu coração acumulava ressentimentos).
"O rei partiu a pé com toda a sua família, mas deixou dez concubinas para guardar o palácio". (2Sm 15,16)
"Davi, chegando ao seu palácio em Jerusalém, tomou as dez concubinas que tinha deixado para guardarem o palácio e enclausurou-as, ordenando que fossem alimentadas, mas não se uniu mais a elas; e ficaram enclausuradas, vivendo como viúvas até o dia de sua morte". (2Sm 20,3)
Absalão que quebrara praticamente todos os mandamentos e cedera diante dos 10 principados, morre depois de ser ferido por Joabe com 3 estacas, nas mãos de dez escudeiros, simbolizando que o próprio mal que o envenenou e alimentou depois é responsável pela sua ruína, como diz a Palavra de Deus , o salário do pecado é a morte, assim os mesmos demônios que habilitamos nas nossas vidas, sãos os que requerem nossa destruição definitiva, como está escrito “o acusador dos nossos irmãos nos acusa de dia e de noite diante do nosso Deus” (Apc. 12:10).
"dez jovens escudeiros de Joab cercaram-no e deram-lhe os últimos golpes". (2Sm 18,15)
Por isso vemos que como o Templo de Jerusalém é a sombra do Templo do Espírito Santo que é o homem, Deus colocou no Templo alguns ornamentos importantes:
1) 10 bases: simbolizando a estrutura espiritual que precisamos ter em nosso templo , contra cada um dos principados e malignidades do pecado que age contra a nossa vida, para cada tentação há uma Palavra a ser liberada, Cristo combateu com sua base que é a Palavra cada tentação, por isso precisamos ter base, estrutura para vencer cada um dos pecados que o inferno coloca contra a nossa vida a fim de nos roubar e destruir.
"Desse modo fez as dez bases, todas do mesmo molde, da mesma dimensão e modelo". (1Rs 7,37)
2) Dez bacias : simbolizando o poder purificador das águas purificadoras que saem do trono de Deus, ainda que o homem venha a cair em um destes pecados ou ser provado ou tentado por estes principados, em Deus há purificação, limpeza e regeneração para a raça humana, as bacias tem águas para limpar o homem da malignidade que quiser acompanhá-lo, independente qual seja a sua área de queda, adultério, desobediencia, idolatria, amor a esta terra e a este mundo mais do que a Deus, seja o que for, o Senhor já preparaou um meio de libertação, para cada queda uma bacia, para cada pecado uma purificação específica, direta da parte do Senhor.
"Fez também dez bacias de bronze, contendo cada uma quarenta batos. Cada uma tinha quatro côvados e repousava sobre um dos dez pedestais". (1Rs 7,38)
"Salomão fez também dez bacias, das quais cinco foram colocadas à direita e cinco à esquerda, para nelas fazer as abluções. Nelas era lavado tudo que se utilizava para os holocaustos; ao passo que o mar servia para as abluções dos sacerdotes". (2Cr 4,6)
3) Dez Candelabros: para cada malignidade, para cada contaminação, quebra da aliança, existe um candelabro, para colocar Luz, e assim tirar toda situação das trevas e oculto desta forma nada ficará escondido na vida de um servo de Deus, mas a luz expulsará as trevas, e a luz do Senhor esclarecerá todas as coisas e clareará a área que estava imunda para que haja cura, libertação e denúncia completa do mal.
"Fez dez candelabros de ouro, de acordo com o modelo prescrito, e colocou-os no templo, cinco à direita e cinco à esquerda". (2Cr 4,7)
4) Dez mesas: Nas mesas eram colocados os pães, desta forma para cada pecado, para cada quebra de aliança há uma Palavra de restauração e renovação espiritual, por isso dentro do templo tinha dez mesas, pois o Senhor trata particularmente a cada um dentro de sua fragilidade , pois as bacias lavam e purificam do erro cometido, o Candelabro põe luz na situação que esta enraizada na vida da pessoa e na tendência a queda mas é na mesa que especificamente a malignidade é arrancada pois a Palavra liberta e o pão que é a Palavra gera a verdadeira conversão e transformação espiritual.
"Fez dez mesas e colocou-as no templo, cinco à direita e cinco à esquerda; e cem vasos de ouro". (2Cr 4,8)
Desta forma entendemos , assim como Hamã um homem soberbo sofria da Síndrome de Lúcifer queria ser venerado e adorado sem ser Deus, e tinha seus 10 filhos, da mesma forma Satanás tem sobre sua direção agindo na terra 10 principados específicos que combatem firmemente contra o homem, visando levá-lo ao chão, e nós como Mordecai servos do Senhor devemos destroná-los definitivamente, não deixar que sua obra permaneça e nem de continuidade em nossas vidas, mas como os judeus fizeram no passado e venceram nós devemos enforcar estas entidades, isto é tirar-lhes a cabeça, ou seja não permitir que dominem sobre nós, não permitir que nos direcionem, inspirem ou manipulem as nossas vidas, pois o nosso cabeça é Cristo.
"os dez filhos de Amã, filho de Amedata, o opressor dos judeus. Mas se abstiveram de toda pilhagem". (Est 9,10-14). Se parecer bem ao rei, respondeu Ester, seja permitido ainda amanhã, aos judeus de Susa, agir conforme ao decreto de hoje, e que se suspendam numa forca os dez filhos de Amã. O rei deu ordem para que assim se fizesse. O edito foi publicado em Susa e suspenderam na forca os dez filhos de Amã.
ra," (Jr 41,2)
Toda atuação demoníaca , todo inimigo espiritual deve ser combatido objetivamente, porém somente o que procede do Senhor permanecerá diante de nós, pois o que vem de Deus para nós traz o Trigo: Palavra, Azeite: unção e Mel: Palavra profética.
"Entre as vítimas, contudo, encontravam-se dez homens que disseram a Ismael: Não nos mates. Temos no campo provisões escondidas de trigo, cevada, azeite e mel. Diante disso, suspendeu Ismael o massacre e não os matou como os demais, seus irmãos". (Jr 41,8)
Todo servo do Senhor bem sucedido suportou e venceu os 10 dias, que simboliza o tempo da provação e tentação :
Jeremias suportou os 10 dias, e então recebeu a visitação do Senhor que falou com Ele:
"Decorridos dez dias, a palavra do Senhor foi dirigida a Jeremias". (Jr 42,7)
Daniel propõs 10 dias de consagração para vencer estes 10 principados que também agiam na Babilônia, pois sabia que se os vencesse no princípio nada o abateria e venceria mais:
"Rogo-te, faze uma experiência de dez dias com teus servos: que só nos sejam dados legumes a comer e água a beber". (Dn 1,12)
Ele foi forte e firme , suportou os 10 dias e isso o habilitou, pois foi fiel na provação:
"O dispenseiro concordou com essa proposta e os submeteu à prova durante dez dias". (Dn 1,14)
Quando somos fieis na provação, quando não nos submetemos a Satanás e seus demônios nos tornamos superiores em tudo, 10 vezes melhores, pois vencemos em 10 áreas, destronamos 10 domínios, abatemos 10 malignidades e não somos mais influenciáveis:
"Em qualquer negócio que necessitasse de sabedoria e sutileza, e que o rei os consultasse, este achava-os dez vezes superiores a todos os escribas e mágicos do reino". (Dn 1,20)
Perceba que a besta tem 10 chifres:
"Quis ser informado sobre os dez chifres que tinha na cabeça, bem como a respeito desse outro chifre que havia surgido e diante do qual três chifres haviam caído, esse chifre que tinha olhos e uma boca que proferia palavras arrogantes, e parecia maior do que os outros". (Dn 7,20)
"Transportou-me, então, em espírito ao deserto. Eu vi uma mulher assentada em cima de uma fera escarlate, cheia de nomes blasfematórios, com sete cabeças e dez chifres". (Ap 17,3)
Haviam 10 noivas, mas somente 5 verdadeiramente se prepararam, as outras cinco não se habilitaram e ficaram de fora, caídas, pois assim ocorre com todo aquele que cede diante do pecado e das malignidades que querem atuar no homem.
"Então o Reino dos céus será semelhante a dez virgens, que saíram com suas lâmpadas ao encontro do esposo". (Mt 25,1)
Perceba que o ser humano tem as dez dracmas, que é o valor a riqueza maior que estas malignidades oferecidas pelo mundo, mas ele não pode desfazer-se de nenhuma delas por nenhum roubo de Satanás, mas manter o Candeeiro a luz acesa, a bacia com águas ou seja limpar a sujeira e pela Palavra perseverar em manter tudo o que é realmente valoroso espiritualmente em suas mãos, sem perder-se no caminho.
"Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas e perdendo uma delas, não acende a lâmpada, varre a casa e a busca diligentemente, até encontrá-la?" (Lc 15,8)
Perceba que a Bíblia descreve 10 leprosos, tipificando as 10 contaminações, 10 lepras, 10 malignidades do inferno que mancham a raça humana, mas de todas elas Cristo pode nos purificar, quer sejamos gratos ou não.
"Ao entrar numa aldeia, vieram-lhe ao encontro dez leprosos, que pararam ao longe e elevaram a voz, clamando:" (Lc 17,12)
Desta forma o número dez na bíblia descreve tempo de provação, tribulação e tentações para a raça humana todos vão enfrentá-las, mas quem é fiel a Deus, quem não se pactua com o mal e nem se deixa dominar por estas influências malignas e pecaminosas, vencerá e como Rebeca, José, Jeremias, Daniel, etc terão grande galardão e honra aqui na terra e nos céus.
"Nada temas ante o que hás de sofrer. Por estes dias o demônio vai lançar alguns de vós na prisão, para pôr-vos à prova. Tereis tribulações durante dez dias. Sê fiel até a morte e te darei a coroa da vida". (Ap 2,10)
Prepare-se para vencer, quando tiveres que enfrentar a batalha ou seus inimigos pessoais:
"Desse modo, cercados como estamos de uma tal nuvem de testemunhas, desvencilhemo-nos das cadeias do pecado. Corramos com perseverança ao combate proposto, com o olhar fixo no autor e consumador de nossa fé, Jesus". (Hb 12,1)