quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Se posicione na presença de Deus


Moisés e Elias dois referenciais de unção e poder, dois referenciais de prodígios e maravilhas, diante do momento decisivo no ministério reagiram diferente e tiveram o retorno das suas flexibilidades e durezas, das suas entregas e retenções:
Moisés um servo do Senhor diante da oposição e decepção com o gênero humano, com misericórdia clama diante de Deus pela necessidade da Sua presença e pela impossibilidade de prosseguirem sem o perdão e graça .
Ex. 33:13 Agora, pois, se achei graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber neste momento o teu caminho, para que eu te conheça e ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é teu povo.14 Respondeu-lhe: A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso.15 Então, lhe disse Moisés: Se a tua presença não vai comigo, não nos faças subir deste lugar.
O argumento de Moisés era firme, queria prosseguir e verdadeiramente libertar aquele povo e não obstante a desobediência e dureza de coração ele em nada se afetava porém clama ousadamente pela Glória de Deus, quer ver a face de Deus, o Senhor gosta desta ousadia e fé porém revela que será impossível isso ocorrer plenamente.
Ex. 33:18 Então, ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória.19 Respondeu-lhe: Farei passar toda a minha bondade diante de ti e te proclamarei o nome do SENHOR; terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia e me compadecerei de quem eu me compadecer.20 E acrescentou: Não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá.
Deus então o alimenta com a força para que no dia seguinte Moisés suba ao monte para presenciar este grande momento de intimidade.
Ex. 34:2 E prepara-te para amanhã, para que subas, pela manhã, ao monte Sinai e ali te apresentes a mim no cimo do monte.
Moisés no Monte Horebe ou Sinai presencia a Glória do Senhor e quando O Todo Poderoso passa ele clama, glorifica e curvando-se adora-O, o argumento do sermão de Moisés muda ele reconhece erros e falhas, pede perdão e recebe uma liberação poderosa ; Deus confirma o pacto e declara que um mover de maravilhas começará acontecer, um mover que nunca houve na terra e nenhum povo vivenciou pois Moisés e todo o povo no meio do qual ele habitava veriam a obra Poderosa e terível que Deus faria através dele, pois teve fé , ousadia, verdade e entrega.
Ex. 34:5 ¶ Tendo o SENHOR descido na nuvem, ali esteve junto dele e proclamou o nome do SENHOR.6 E, passando o SENHOR por diante dele, clamou: SENHOR, SENHOR Deus compassivo, clemente e longânimo e grande em misericórdia e fidelidade;7 que guarda a misericórdia em mil gerações, que perdoa a iniqüidade, a transgressão e o pecado, ainda que não inocenta o culpado, e visita a iniqüidade dos pais nos filhos e nos filhos dos filhos, até à terceira e quarta geração!8 E, imediatamente, curvando-se Moisés para a terra, o adorou;9 e disse: Senhor, se, agora, achei graça aos teus olhos, segue em nosso meio conosco; porque este povo é de dura cerviz. Perdoa a nossa iniqüidade e o nosso pecado e toma-nos por tua herança.10 ¶ Então, disse: Eis que faço uma aliança; diante de todo o teu povo farei maravilhas que nunca se fizeram em toda a terra, nem entre nação alguma, de maneira que todo este povo, em cujo meio tu estás, veja a obra do SENHOR; porque coisa terrível é o que faço contigo.
Vitórias pela obediência e abertura de Moisés:Deus limparia de diante da face deles o poderio do inimigo.
11 Guarda o que eu te ordeno hoje: eis que lançarei fora da sua presença os amorreus, os cananeus, os heteus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus.Deus renova o poder e unção de destituir toda a idolatria:12 Abstém-te de fazer aliança com os moradores da terra para onde vais, para que te não sejam por cilada.13 Mas derribareis os seus altares, quebrareis as suas colunas e cortareis os seus postes-ídolos14 (porque não adorarás outro deus; pois o nome do SENHOR é Zeloso; sim, Deus zeloso é ele);
Moisés no Monte Horebe, independente das situações que presenciara com o povo, independente das questões que carregava em sua alma e todos os seus intentos, se abriu para ver a glória de Deus e reconhecendo tal soberania tal experiência mudou seu sermão que era imperativo e o transforma em um adorador cheio da glória do Senhor e o estabelecimento de um pacto de prodigíos e maravilhas que cercaria sua vida e testificaria de tal vitória em Deus.
Porém vemos ELias, tomado pelas mesmas oposições e decepções humanas que após receber o alimento (pão e água) que o fortaleceria para subir ao Horebe ali no monte de Deus busca uma caverna para si e apático, distante, desacreditado não entende todo este pleno mover, que acontecera diante de si.
I Rs 19:8 Levantou-se, pois, comeu e bebeu; e, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.
Elias homem de poder que assemelha-se a Moisés em feitos , Elias homem de fé de sinais e prodígios fastigado com a idolatria, perversidade e fugido da opressora Jezabel, sobe ao monte Horebe o monte da aliança onde Moisés recebera a liberação do Senhor.
Dt 5:2 O SENHOR, nosso Deus, fez aliança conosco em Horebe.
Moisés subira ao monte com o coração disposto a buscar a glória do Senhor e mesmo com os ressentimentos e decepções com os homens dispunha-se a fortalecer-se , porém Elias sobe ao monte de Deus e entra numa caverna.
I Rs. 19:9a ¶ Ali, entrou numa caverna, onde passou a noite...Deus vendo que Elias fora ao monte Santo deseja levar Elias a mesma experiência que Moisés, Deus anseia por glorificá-lo, restaurá-lo e reanimá-lo porém quando o Senhor o vê dentro da caverna indaga o que ele faz ali.
I Rs. 19:9 ¶ Ali, entrou numa caverna, onde passou a noite; e eis que lhe veio a palavra do SENHOR e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?
Elias começa o seu sermão de decepção,frustração, auto comiseração e revela que a aliança que fora feita ali no monte havia sido deixada e desrespeitada por todos menos por ele.
I Rs.19:10 Ele respondeu: Tenho sido zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida.
Deus então vê naquele momento o momento ideal para dar a Elias a mesma experiência que dera a Moisés, sim quando o povo de Moisés quebrara o pacto ali naquele monte Deus renovara o Pacto, o Senhor chama Elias para fora da caverna e como foi com Moisés o Senhor passou diante de Elias com toda a Sua Glória, Explendor e majestade porém Elias não se apercebeu pois ao contrário de Moisés que saiu adorou, jubilou e glorificou Elias na caverna permaneceu.
I Rs.19:11 Disse-lhe Deus: Sai e põe-te neste monte perante o SENHOR. Eis que passava o SENHOR; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do SENHOR, porém o SENHOR não estava no vento; depois do vento, um terremoto, mas o SENHOR não estava no terremoto;12 depois do terremoto, um fogo, mas o SENHOR não estava no fogo; e, depois do fogo, um cicio tranqüilo e suave.
Perceba Moisés quando viu Deus passar clamou:
Ex. 34:5 ¶ Tendo o SENHOR descido na nuvem, ali esteve junto dele e proclamou o nome do SENHOR.6 E, passando o SENHOR por diante dele, clamou: SENHOR, SENHOR Deus compassivo, clemente e longânimo e grande em misericórdia e fidelidade;Glorificou:7 que guarda a misericórdia em mil gerações, que perdoa a iniqüidade, a transgressão e o pecado, ainda que não inocenta o culpado, e visita a iniqüidade dos pais nos filhos e nos filhos dos filhos, até à terceira e quarta geração!Prostrando-se adorou:8 E, imediatamente, curvando-se Moisés para a terra, o adorou;E esta atitude diante da Glória de Deus removeu dele toda a amargura e dor e o levou a uma interceção poderosa por aquele povo que tanto o desmotivou:9 e disse: Senhor, se, agora, achei graça aos teus olhos, segue em nosso meio conosco; porque este povo é de dura cerviz. Perdoa a nossa iniqüidade e o nosso pecado e toma-nos por tua herança.
Tal conduta gerou a renovação e liberação de um grande milagre e a confirmação de um ministério profético poderoso em milagres e maravilhas:
10 ¶ Então, disse: Eis que faço uma aliança; diante de todo o teu povo farei maravilhas que nunca se fizeram em toda a terra, nem entre nação alguma, de maneira que todo este povo, em cujo meio tu estás, veja a obra do SENHOR; porque coisa terrível é o que faço contigo.
Porém Elias diante da mesma manifestação gloriosa que Deus quisera fazê-lo presenciar por abatimento na caverna ficou e Deus o indaga novamente o que ele faz ainda ali na caverna:
O palavreado de Elias não mudou, seu sermão era o mesmo contaminado por desilusão, frustração, decepção e auto- comiseração, Elias não se abrira para a Glória de Deus, não entendera o novo do Senhor diante dos seus olhos, Deus havia mostrado a sua glória porém ele não se apercebeu pois estava envolto em sua amargura e permaneceu no fundo da caverna e só saira por insistência de Deus, porém se colocara a porta, assegurando que não se exporia muito afinal ele estava cansado de tanta desilusão.
I Rs 19:13 Ouvindo-o Elias, envolveu o rosto no seu manto e, saindo, pôs-se à entrada da caverna. Eis que lhe veio uma voz e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?
I Rs.19:14 Ele respondeu: Tenho sido em extremo zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida.
O servo de Deus pode ser um grande profeta e aliado do Senhor, porém no monte Santo se permanecer em cavernas, se refugiar em dores, traumas, sofrimentos, sofismas, ressentimentos, amarguras dificilmente verá a glória de Deus manifesta diante dos seus olhos, Deus chamou Elias no primeiro momento venha para fora , porém ele não reagiu, não se abriu e toda a plenitude de Deus manifesta lhe foi vedada pois seus espírito estava trancafiado em suas justificativas e decisões pessoais.
A glória de Deus quando manifesta a Moisés mudou seu sermão:
Antes decididamente decidira deixar de prossegui:
Ex. 33:15 Então, lhe disse Moisés: Se a tua presença não vai comigo, não nos faças subir deste lugar.
Após presenciar a Glória pedira perdão e entregara a vida de todos para Deus:
Ex. 34:9 e disse: Senhor, se, agora, achei graça aos teus olhos, segue em nosso meio conosco; porque este povo é de dura cerviz. Perdoa a nossa iniqüidade e o nosso pecado e toma-nos por tua herança.
Elias continuara o mesmo, pois não deixara atingir o seu coração endurecido pela decepção, e se pegava a pequenez , como a Moisés Deus poderia renovar a aliança, restaurar o vigor, confirmar a herança e uma vida , um ministério de sinais e maravilhas porém ele nada viu.Saia da caverna, mova-se urgentemente, não fique apático, fechado em si mesmo, saia da escuridão e sombra de morte, saia do negativismo e paralisia espiritual...mova-se saia para fora, vença estes bloqueios emocionais e psicológicos, deixa as tuas razões...a glória de Deus está disponível à você, esta manifestação lhe restaura as forças, o ânimo e muda tua história.Elias falava de uma aliança que fora quebrada, mas no monte Santo Deus queria falar-lhe de uma aliança que seria renovada, aliança superior uma revificação do seu ministério com maravilhas.
Ex.34:10 ¶ Então, disse: Eis que faço uma aliança; diante de todo o teu povo farei maravilhas que nunca se fizeram em toda a terra, nem entre nação alguma, de maneira que todo este povo, em cujo meio tu estás, veja a obra do SENHOR; porque coisa terrível é o que faço contigo.
Elias falara que todos haviam seguido após outros deuses , mas no monte Santo pelo manifestar da Sua glória como a Moisés Deus queria dizer-lhe que os inimigos seriam vencidos e os altares seriam derribados mas os falsos deuses não prevaleceriam:
Ex.34:11 Guarda o que eu te ordeno hoje: eis que lançarei fora da sua presença os amorreus, os cananeus, os heteus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus.12 Abstém-te de fazer aliança com os moradores da terra para onde vais, para que te não sejam por cilada.13 Mas derribareis os seus altares, quebrareis as suas colunas e cortareis os seus postes-ídolos14 (porque não adorarás outro deus; pois o nome do SENHOR é Zeloso; sim, Deus zeloso é ele);
Elias não viu e não ouviu e saiu cabisbaixo do monte santo do Senhor, Moisés ouviu e se abriu e viveu a liberação...Saia da caverna Elias ! Deus tem o grande para sua vida, chegaste ao Monte Santo do Senhor já superaste o deserto da vida para viveres a glorificação. Abra-se!

Chega de culpa e acusação. Não dê lugar ao diabo


I Reis 18:38 Então, caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e a terra, e ainda lambeu a água que estava no rego.39 O que vendo todo o povo, caiu de rosto em terra e disse: O SENHOR é Deus! O SENHOR é Deus!40 Disse-lhes Elias: Lançai mão dos profetas de Baal, que nem um deles escape. Lançaram mão deles; e Elias os fez descer ao ribeiro de Quisom e ali os matou.
I Reis 19: 1 ¶ Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito e como matara todos os profetas à espada.2 Então, Jezabel mandou um mensageiro a Elias a dizer-lhe: Façam-me os deuses como lhes aprouver se amanhã a estas horas não fizer eu à tua vida como fizeste a cada um deles.3 Temendo, pois, Elias, levantou-se, e, para salvar sua vida, se foi, e chegou a Berseba, que pertence a Judá; e ali deixou o seu moço.
Elias profeta de Deus, até então usava o poder de Deus para trazer justiça e ordem, porém diante do grande sinal de Deus e glória manifesta, resolve por si , ordenar uma matança...Após esta atitude, precipitada ou não, carnal ou movida pelo emocional ele desenvolve em seu coração um grande temor e dúvida se acertara ou não , uma incerteza apodera-se dele, afinal fogo do céu sempre consumiu seus inimigos, Deus trazia a pena sem que ele precisasse manchar suas mãos de sangue...Mas neste episódio, ele ordenara, ele fora responsabilizado pela morte, na visão dos homens e das pessoas Elias matou, percebam que Jezabel conta como 'Elias matou todos os profetas de baal a espada”.
Neste momento em que a dúvida se instalou no coração de Elias, o sentimento de culpa misturado com a incerteza se Deus o apoiara ou não, se errara ou não, então ele teme, já não havia a cobertura do amor em si, havia temor, não havia convicção do apoio e amor incondicional de Deus, afinal ele via-se como culpado...se houvesse amor o amor lançaria por terra todo medo.
Quantas vezes o diabo faz isso, determina uma sentença de dor, libera um mal e as pessoas por estarem com o coração duvidoso, ou sentindo-se culpado com alguma coisa acaba aceitando o golpe, Elias quando ouviu daquela mulher a palavra de que iria ser morto, por sentir dúvida de uma possível culpa, assimila a sentença e teme que Jezabel possa tirar a sua vida.
O diabo age assim, ele que pressionar com um mal, alegando que na verdade a pessoa viverá pro merecimento, alega que a culpa é que traz a sentença enquanto na verdade Deus não está cobrando nada e não está a acusar de nada, e nem pretende fazê-lo, pois olhou a situação com outros olhos, e sondou e vê a verdade dos fatos, mas ao invés da pessoa erguer a cabeça e continuar realizando para o Senhor faz como Elias, teme, e ao se olhar como humano sempre achará mesmo uma possível falha que julgue ser suficiente para garantir que mereça tal condenação ou sentença, mas isso não provém de Deus.
O rei Senaqueribe usou a mesma estratégia contra Ezequias, um servo de Deus:
Is. 36:10 Acaso, subi eu agora sem o SENHOR contra esta terra, para a destruir? Pois o SENHOR mesmo me disse: Sobe contra a terra e destrói-a.
Ele queria implantar e fascinar Ezequias com a idéia de que o mal que lhe sobreviria era resultado de uma sentença de Deus, porém Ezequias não aceitou tal condenação e foi diante do altar de Deus, rogar o livramento e glória...e realmente viveu uma grande libertação e vitória diante dos inimigos , a ponto de Deus honrá-lo sobremaneira.
Isaias 37:33 Pelo que assim diz o SENHOR acerca do rei da Assíria: Não entrará nesta cidade, nem lançará nela flecha alguma, não virá perante ela com escudo, nem há de levantar tranqueiras contra ela.34 Pelo caminho por onde vier, por esse voltará; mas nesta cidade não entrará, diz o SENHOR.35 Porque eu defenderei esta cidade, para a livrar, por amor de mim e por amor do meu servo Davi.36 Então, saiu o Anjo do SENHOR e feriu no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil; e, quando se levantaram os restantes pela manhã, eis que todos estes eram cadáveres.
Deus honrou Ezequias, colocou-se ao lado dele porque ele clamou e confiou, o diabo tem mantido fracassado e paralisado muitos servos de Deus, pois inculte nestes culpa e indignidade, esquecidos do poder da cruz e da graça, assimilam o destrato, julgando ser de Deus, ser pena de Deus, afinal ''são culpados', grande engano pois enquanto Deus te olha com amor e espera o melhor de ti, tu te entregas ao mal, te entregas a escuridão de um calabouço espiritual, pois ficas culpando a si mesmo, tens dúvida diante de Deus das suas ações e no fundo te achas digno de ser condenado pelo que cometeu, mas não é isso que Deus pensa e nem o que Deus vê a respeito de ti.
Deus olhava para Elias como um ser vo seu, em nada Deus o acusara e nem mencionara tal situação, o povo o fazia ,as vozes balbuciavam e assim diziam: Culpado! Ele errou! Elias matou!, mas Deus não mencionou isso nem por um instante, Deus nem o acusara disso, e não foi desta forma que tudo interpretou, mas Deus tinha uma palavra para falar para Elias naquele momento de dúvida, culpa e temor:
1Rs 19:5b Levanta-te e come.
1Rs 19:7 Voltou segunda vez o anjo do SENHOR, tocou-o e lhe disse: Levanta-te e come, porque o caminho te será sobremodo longo.
Deus queria ver Elias andando, Deus queria ver Elias pregando, Deus queria ver Elias anunciando a Glória de Deus e nada mais interferiria nesta visão, pois Ele não estava envolvido nas línguas contaminadas e nos maus juízos que se levantavam...a proposta de Deus era outra para Elias.
Deus tem esta palavra para os servos seus:
Isaias 54
13 Todos os teus filhos serão ensinados do SENHOR; e será grande a paz de teus filhos.14 Serás estabelecida em justiça, longe da opressão, porque já não temerás, e também do espanto, porque não chegará a ti.15 Eis que poderão suscitar contendas, mas não procederá de mim; quem conspira contra ti cairá diante de ti.17 Toda arma forjada contra ti não prosperará; toda língua que ousar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do SENHOR e o seu direito que de mim procede, diz o SENHOR.
Então se hoje o diabo veio com ameaças e por trás destas palavras ele traz a certeza de que te vencerá, usando de acusação, lembrando-te aonde errou, ou falhou e com isso quer justificar o modo que pretende te assolar e desfazer, rejeite isso em nome de Jesus, pois Deus em nenhum momento tinha outro plano para Elias, a não ser plano de liberdade e paz, independente da dúvida no coração dele, e até a aparente culpa aos olhos de todos, independente das acusações Deus queria Elias em pé, Deus queria Elias fazendo fogo cair do céu e confrontando todos os principados.
Ainda que todas as vozes, gritem >culpado! Culpado e a multidão frenética confabule várias versões do episódio final, Elias tinha que manter a cabeça erguida o coração limpo e sem temor de Deus, não havia dúvida, nem acusação ou sentença, mas sim a versão de Deus sobre todas estas coisas e ela era uma só: Quero Elias meu ungido livre!
Não aceite dores, traumas, assolações, tormentos, destruição,angústias e problemas como retorno para as suas ações, pois Deus te conhece muito bem e não te julga como os homens, mas com misericórdia consola o teu coração.
Chega de “Eu sei que eu mereço isso!”Eu reconheço!Chega pois enquanto tiveres isso no seu coração, a dúvida do amor incondicional e da misericórdia de Deus, não conseguirás expulsar os temores, não conseguirás levantar a cabeça e enfrentar o mundo que luta contra ti.
Enquanto Elias aceitava a condição que lhe era imposta, o nome e acusação que lhe era determinada, ele não conseguia andar e nem se imaginar vivo para o amanhã, porém Deus em nada o culpava, pois não o via daquela forma suja que os homens o viam.
Is 55:8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR,Is 55:9 porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos. Se o diabo ameaçou você de perder o emprego, o casamento, a felicidade, a estabilidade usando da artimanha de se apropriar de alguma coisa em que você aos olhos de todos falhou,
-Você errou, você atrasou, você errou...agora você vai colher...
não aceite o golpe, negue estas sentenças, rejeite estas palavras, você vai é voltar o seu coração para Deus e se firmar mais e mais nEle, e lembre-se de Elias, Deus não o acusava em nada, mas ele se acusou pelo que ouviu dos seus acusadores e se entregou e se culpou, mas se você não aceitar o golpe e repudiar as palavras contrárias e declarar que independente das falhas e tropeções que cometeu Deus é na sua vida e sempre te amou , e que Ele te dá sempre a oportunidade de melhorar aperfeiçoar-se e o diabo não pode te tocar, tenho certeza de que não te abaterás mas levantarás a cabeça para enfrentar a batalha e vencerás...resiste ao teu inimigo e ele fugirá de ti.
Não baixe a guarde, não aceite a acusação e as palavras e sentenças...pois Deus tem outra coisa totalmente para dizer para você...estas palavras todas não procedem de Deus e nem da visão que Ele te deu, a caminhada é longa...se levante e vá.
Rm 8:1 Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.