terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Não se entregue ao vazio da sua alma, reacenda a chama e viva !


Como Vencer os opressores, e domínios antigos.


Considero a passagem de Gideão na Bíblia um ensino muito forte para todo aquele que quer ter uma boa qualidade de vida, liberto de toda pressão, dominação, etc


O povo de Israel estava subjugado, totalmente limitado e retido pela interferência e domínio dos midianitas, Deus vê um rapaz escondido trabalhando e chamando-o pelo nome diz que é com ele, e que vai fortalece-lo para vencer, ele realmente cheio de temores e dúvidas se sente inapto, infeliz, incapacitado e frustrado por estar naquela subcondição , porém Deus o envia para lutar pois só assim poderia por todo aquele passado de dor, choro e exploração para correr.

Depois de muita relutância, Gideão foi, mas no momento da batalha ele estabelece algumas atitudes espirituais , proféticas ou simbólicas representando o fim de uma era dominadora e enferma na vida daqueles homens.

Ele fala para aqueles homens no caminho da batalha levarem cântaros vazios e tochas nas mãos, e no momento decisivo , quebrarem aquele cântaro vazio e permanecerem com a tocha acesa na mão, eu achei isso muito significativo, pois ali Gideão estava determinando o fim da fragilidade, da vida oca e vazia na vida daquele povo, é interessante isso, mas as pessoas subjugadas e dominadas geralmente o são pela falta de essência e vigor na sua alma, cântaros vazios, vazios de fé, de esperança. De desejos, de amor próprio....ocos intelectualmente, emocionalmente dominados pelo vazio que sentem em sua alma, nula de projetos, visões, metas e propósitos...
Godeão ordena quebrem o cântaro vazio e ergam a tocha, a tocha é sinal de vida, esperança, renovo, vitória, sim a quebra daquela disposição de passividade e letargia daqueles homens que agora seriam homens com uma chama poderosa no coração, uma chama de inquietação, vontade, anseios, determinação....

Quando o ser humano perde esta chama, ele precisa reacendê-la, pois a pessoa oca não consegue nada mais do que peso e dominação sobre a sua vida, mas a pessoa que tem a chama do seu coração acesa , esta é forte, varonil, inabalável, resistente, perseverante....

Não perca a fé, se estás perdendo toda a sua essência, todos os teus valores e anseios, volte o teu coração para Deus, reacenda a tua chama de viver, restaure o seu ânimo pois como a Gideão Deus te diz: - Eu sou contigo homem valente !E tu vencerás.

Levanta Depressa do leito de depressão, opressão e traumas !

Boa sorte !

Deus é contigo ! Vencerás


Juízes 6:1 ¶ Fizeram os filhos de Israel o que era mau perante o SENHOR; por isso, o SENHOR os entregou nas mãos dos midianitas por sete anos.
12 Então, o Anjo do SENHOR lhe apareceu e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valente.
13 Respondeu-lhe Gideão: Ai, senhor meu! Se o SENHOR é conosco, por que nos sobreveio tudo isto? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o SENHOR subir do Egito? Porém, agora, o SENHOR nos desamparou e nos entregou nas mãos dos midianitas.
14 Então, se virou o SENHOR para ele e disse: Vai nessa tua força e livra Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu?
15 E ele lhe disse: Ai, Senhor meu! Com que livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai.
16 Tornou-lhe o SENHOR: Já que eu estou contigo, ferirás os midianitas como se fossem um só homem.
17 Ele respondeu: Se, agora, achei mercê diante dos teus olhos, dá-me um sinal de que és tu, SENHOR, que me falas.

Juízes 7: 9 ¶ Sucedeu que, naquela mesma noite, o SENHOR lhe disse: Levanta-te e desce contra o arraial, porque o entreguei nas tuas mãos.
Levantai-vos, porque o SENHOR entregou o arraial dos midianitas nas vossas mãos.
16 ¶ Então, repartiu os trezentos homens em três companhias e deu-lhes, a cada um nas suas mãos, trombetas e cântaros vazios, com tochas neles.
17 E disse-lhes: Olhai para mim e fazei como eu fizer. Chegando eu às imediações do arraial, como fizer eu, assim fareis.
18 Quando eu tocar a trombeta, e todos os que comigo estiverem, então, vós também tocareis a vossa ao redor de todo o arraial e direis: Pelo SENHOR e por Gideão!
19 Chegou, pois, Gideão e os cem homens que com ele iam às imediações do arraial, ao princípio da vigília média, havendo-se pouco tempo antes trocado as guardas; e tocaram as trombetas e quebraram os cântaros que traziam nas mãos.
20 Assim, tocaram as três companhias as trombetas e despedaçaram os cântaros; e seguravam na mão esquerda as tochas e na mão direita, as trombetas que tocavam; e exclamaram: Espada pelo SENHOR e por Gideão!
21 E permaneceu cada um no seu lugar ao redor do arraial, que todo deitou a correr, e a gritar, e a fugir.