segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Tudo sobre a queda do homem e a perda dos privilégios que tinha!

Desobediência:

Após a formação e criação foi delegado ao ser humano administrar, cuidar, manter, dominar e multiplicar-se sobre a terra, ao homem fora dado total autonomia e autoridade , como um ser a imagem de Deus, estava totalmente qualificado para ser bem sucedido se mantivesse sua comunhão com Deus e aceitasse a direção que lhe era dada pessoalmente pelo Senhor.

“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.” (Gen. 1:26)

Observemos que no momento da formação Deus dera toda a direção e envio ao homem e à mulher, os dois ouviram juntamente a delegação ficando conscientes de como deveriam agir, porém quando formados no plano físico eles não mantiveram-se fiéis à voz de Deus e cederam diante da estranha voz da serpente, que Deus lhe avisara antecipadamente que deveriam dominar.

“E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. “(Gen. 1:27-28)

A ordem foi clara “domine sobre todo o animal que se movia sobre a terra”, Deus falou isso no mundo espiritual, e mais como a cobra é um réptil, a ordenança foi superior, se alimente delas, comendo-as:

“E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.
E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.”(Gen.1:29)

Quando pensamos em João Batista comendo gafanhotos (Mc.1:6),podemos imaginar o que Deus, esperava de Adão e Eva, bem como de toda a raça humana, Deus queria o governo total, quando a serpente aproximou-se de Eva, Eva deveria olhar para ela e dizer, estou com vontade de preparar um belo prato, assim destruiria a tentativa astuciosa de Satanás, porém o homem e a mulher foram omissos no cumprimento dessa direção.

"Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo." (II Coríntios 11 : 3)


Adão e Eva se tivessem obedecido a Deus, teriam permanecido na mesma condição de domínio e bonança, porém Eva deu ouvido à serpente e ao invés de exercer domínio teve comunhão e aceitou o direcionamento que levou-os á queda.

Resultados da desobediência pela queda:

1 O homem passou a ser dominado!

“Então o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.” (Gen.3:14)

A serpente recebe a sentença de rastejar e se alimentar do pó e o homem por sua vez recebe a sentença de como pó que era retornar ao pó da terra, logo todo o homem que se mantivesse morto espiritualmente tonar-se-ia alimento de Serpente, já que o corpo nada é e o espírito morto, sem comunhão com Deus, morto está, logo Satanás iria sugá-lo e se alimentar dia a dia da sua vida terrena, porém quando o homem se colocasse em pé espiritualmente, reatando sua vida com Deus, poderia pisar sobre a serpente pois como ela rasteja, está restrita em seu poder de ação.
Na criação e formação do homem, Deus delega a este autonomia para se alimentar da serpente, porém por não cumprir sua vocação, mas ceder a tentação, agora o homem que é pó torna-se alimento da serpente e só Deus restaurados na comunhão com Deus poderiam restaurar a condição de erguidos.
Por isso quando Cristo envia os seus discípulos sobre a terra, volta a falar desta autoridade delegada aos homens, e menciona primeiramente o poder de dominá-la e por fim o poder de pisar sobre ela, e neutralizar seu domínio, logo em Cristo Satanás volta a ser totalmente dominado e Deus volta a constituir seus filhos deste poder:

"Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão." (Marcos 16 : 18)

"Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum." (Lucas 10 : 19)


2. A mullher passou a ter sofrimento multiplicado no parto!

“E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.” (Gen.3:16)

A concepção e parto que ocorreria dezenas até centenas de vezes em Eva seria com muito sofrimento, independente da dor terrível que ela seria submetida, Eva iria procriar, primeiro porque não época não havia nenhum tipo de concepção e segundo porque estava nas mãos dela o multiplicar de toda a humanidade, considerando que aos 130 anos Adão teve o filho chamado Sete, sabendo que desde que Adão fora criado ele tinha vida fértil pois foi criado como homem adulto, e viveu até os 800 anos gerando filhos e filhas (Gen.5:4), imaginemos quanta dor Eva foi submetida.
Os filhos que seriam a maior alegria de Eva seriam antecedidos por muito sofrimento, afastada de Deus as dores de parto proporcionariam tanta dor que cada filho traria consigo lágrimas e momentos de sofrimento inimagináveis.
Os gritos e dores submetidos simbolizavam na verdade o sofrimento por estarem afastados do Senhor, toda a dor que viria sobre as gerações nascidas de Eva, por causa do pecado que ela praticou, todo o sofrimento que ela trouxera sobre os seus, sobre a herança por causa da rebeldia.

"Como a mulher grávida, quando está próxima a sua hora, tem dores de parto, e dá gritos nas suas dores, assim fomos nós diante de ti, ó SENHOR!" (Isaías 26 : 17)

O choro e gemer de Eva vinha antes do nascer de cada criança que já vinha em um mundo de sofrer e provações, um mundo dominado pelo inimigo por causa de sua queda...o sofrer antes do parto seria um manifestar de dor da mãe, como uma intercessão pela criança pura, que ela mesmo havia submetido a ter que nascer em um mundo de trevas, por causa da sua rebelião.

Por isso Salomão escreveu:

“DEPOIS voltei-me, e atentei para todas as opressões que se fazem debaixo do sol; e eis que vi as lágrimas dos que foram oprimidos e dos que não têm consolador, e a força estava do lado dos seus opressores; mas eles não tinham consolador.
Por isso eu louvei pelos que já morreram, mais do que os que vivem ainda.
E melhor que uns e outros é aquele que ainda não é; que não viu as más obras que se fazem debaixo do sol.” (Ec. 4:1-3)

Todo o gemido de Eva e dor antes dos partos, não impediram que seus filhos fossem afetados e destruídos em um mundo contaminado pelo “veneno da serpente”, depois da queda o nascer neste mundo realmente envolvia sofrer, adoecer e até morrer. E Eva sabia que diretamente foi a responsável por aquilo, já que com Deus usufruía de segurança, proteção e fartura. Agora via seu filho Abel sendo morto, Caim saindo fugido e todos os demais que lhe nasceram, filhos e filhas perdidos, netos, bisnetos e tataranetos desviados e atordoados, até chegar na época de Noé, 1.056 anos depois, Noé era a 9º geração dela (Gen.5) veio da linhagem de Sete o filho que eles tiveram aos 130 anos, Adão viveu até os 930 anos, logo muita coisa triste presenciou.

"E chamou Adão o nome de sua mulher Eva; porquanto era a mãe de todos os viventes." (Gênesis 3 : 20)



3. O homem passou a sacrificar-se para se sustentar e ainda com todo esforço não tinha o retorno devido (abrolhos)!

“E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. “(Gen3:17)


Deus foi muito claro com Adão, denunciando o grave erro que ele cometera, deixara de dar ouvidos à voz de Deus para ouvir sua mulher, este é um gravíssimo erro que um homem pode cometer, deixar de cumprir uma direção ou ordenança estabelecida por Deus para agradar a esposa ou família.
Toda a conseqüência que Adão colheu, a perda do Paraíso, do bem estar, da presença de Deus, da prosperidade plena e governo, se deu por esta atitude. Homem nunca deixe um voto, compromisso com Deus por pressão ou importunação de sua esposa, nunca deixe de honrar a Deus para agradar ou acalmar a perturbação de sua esposa, pois colherás cardos e abrolhos em sua vida, estarás perdendo o paraíso, estarás correndo na direção contrária do seu sossego e sucesso isso é inevitável e questão de tempo. Por isso Cristo falou:

"E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna." (Mateus 19 : 29)

Pois entre satisfazer a vontade de um familiar em detrimento á vontade de Deus, sempre opte pela vontade e direção de Deus, pois assim estarás plantando verdadeiramente um bom futuro e tua colheita será abundante.

O homem tinha diante de si toda uma terra fértil, fecunda e próspera, seu trabalho com amor lhe renderia belíssimos frutos, porém afastado de Deus independente do esforço empenhado o homem teria uma colheita difícil, teria que sacrificar-se muito para ter a sua porção e ainda estava sujeito após esforços contínuos a colher o que não lhe é devido, ou digno pelo trabalho empenhado...após a queda ainda que o homem se sacrificasse muito estava sujeito a colher cardos ao invés de frutos doces e fartos.
O trabalho é uma benção de Deus e não uma maldição como muitos religiosos o enxergam, pois desde o início Adão iria trabalhar e administrar a terra, porém sem a presença de Deus seu fruto era penoso, seu trabalho tornara-se escravo, a terra que era um continuidade do próprio Adão não fecundaria em sua totalidade, mas começaria a dar cardos e abrolhos, na mesma medida que Adão sendo terra começou a oferecer isso ao Senhor, já que Deus esperava dele um belo e frutuoso retorno e recebeu infidelidade, desobediência e rejeição.
Muitos religiosos são omissos em seus trabalhos, desgostosos no desenvolvimento do fruto de suas mãos, porém são reprováveis aos olhos do Senhor que não criou o homem para a ociosidade, pois trabalhar com amor pela vida e família é um dos meios de regar a terra embrutecida, o suor derramado pelo esforço e desejo de sobreviver a despeito das contrariedades é o suor da resistência e perseverança humana regando a terra.

"Em todo trabalho há proveito, mas ficar só em palavras leva à pobreza." (Provérbios 14 : 23)

A bíblia é muito clara, Deus formou o homem na terra para cuidar dela e lavrá-la (Gen.2:15), Deus preparara para o homem o trabalho, logo o trabalho não é maldição, mas o comer com o suor do rosto sim, veio como consequência da queda, pois a partir daí este trabalho que teria fácil retorno e o que seria prazeroso requereria grandes esforços para quem almejasse ter resultados , já que mesmo labutando pelo melhor podia-se colher abrolhos.Por isso vemos pessoas que até hoje entitulam-se escravas, não porque não gostem de trabalhar mas devido a problemas espirituais, por causa da ganância humana e manipulação demoníaca que impedem a justa medida ou o reconhecimento devido.

"E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o SENHOR Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra." (Gên. 2:5)


O homem afastado de Deus colhe abrolhos como fruto do seu serviço, por outro lado o homem que retorna para Deus, terá a interferência de Deus em seu caminho, pois o seu clamor de injustiçado sobe aos céus e trará recompensa para a sua vida, sobre os avarentos, exploradores e escravagistas:

“O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós, e comerá como fogo a vossa carne. Entesourastes para os últimos dias.
Eis que o jornal dos trabalhadores que ceifaram as vossas terras, e que por vós foi diminuído, clama; e os clamores dos que ceifaram entraram nos ouvidos do Senhor dos exércitos.
Deliciosamente vivestes sobre a terra, e vos deleitastes; cevastes os vossos corações, como num dia de matança.
Condenastes e matastes o justo; ele não vos resistiu.
Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia.
Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima.” (Tg.5: 3-8)



4. O homem foi expulso do Paraíso:

“O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.”
(Gen. 3:23)

O ser humano que fora criado para gozar de toda a benção e herança que Deus lhe dera, agora é colocado para fora do Paraíso, pois decidira por conhecer o bem e o mal, o bem do Senhor estava disponível no todo, mas o mal não competia ao Senhor, logo Deus o vestiu de peles, arregimentando-o para tudo que iria suportar, e o enviou , como o pai envia o pródigo filho, Deus o envia para conhecer a dor, ainda que não fosse isso que Deus tivesse almejado e sonhado, seus filhos optaram por vivenciar e conhecer o mal, a maldade, a tristeza e sofrimento e seguiram só, rumo a este caminho de perdição, conduzidos pelos seus próprios instintos e sujeitos a todo tipo de malignidade, mas foi a opção deles.Porém como o filho pródigo chegará o dia de conscientes voltarem para o braço do Pai.


Adão por não dar ouvidos à voz do Senhor, mas optar por agradar sua mulher, perde o paraíso, perde tudo aquilo que envolvia estar naquele lugar, que era o centro da vontade de Deus, mas para usufruir da plenitude do paraíso era necessário ter obediência e isto lhe faltou.

"Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo." (I Coríntios 15 : 22)

Da mesma forma hoje o “paraíso” é a terra da promessa que Deus tem prometido para as nossas vidas, ali há alento, paz, prosperidade, regozijo, honra e total domínio, porém devemos honrar o nome do Senhor, dar ouvidos á sua voz a fim de não sermos envolvidos em vãs sutilezas que nos afastam da vontade de Deus e nos conduzem à um caminho de dor.




"Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;" (Colossenses 2 : 8)

Mantenha-se fiel á palavra de Deus, seja firme nos seus propósitos com o Senhor e Deus te honrará.




1 QUEDA

Como já mostramos no momento em que o homem foi Criado foi feito “à imagem de Deus” (Gen1:26-27), á semelhança em amor, glória, sabedoria, vida,etc, porém percebemos claramente que esta imagem depois da queda começou a ser degenerada e destruída no homem a ponto de ser aniquilada e o homem gerou a outros homens à sua imagem pecaminosa e doentia.

Entendemos o porquê Deus enviou para fora do Paraíso a Adão e Eva, observemos que no meio do Jardim do Eden haviam duas árvores, a árvore da vida e a árvore do bem e do mal, Deus disse de todas as árvores comereis, porém da Árvore do conhecimento do bem e do mal não comereis”, neste momento Deus colocou diante do homem a oportunidade de pela obediência fazer a escolha certa, pois se o homem comesse da árvore da vida como lhe fora permitido, ele viveria eternamente e o mal não poderia tocá-lo jamais, por isso o diabo a serpente tentou-os pois sabia que seria definitivamente o fim dele, pois seriam milhares de homens a imagem de Deus, homem com o caráter, sabedoria, amor e misericórdia divina, mas infelizmente o homem pecou, rompeu com a aliança e ao experimentar do fruto do conhecimento do bem e do mal, o homem abriu-se para a experiência com o que não precisaria ter conhecido, o sofrimento, a tristeza, a traição, e toda sorte de sentimento e maldade proveniente de Satanás, e se o homem após se abrir para o mal, permanecendo dentro do paraíso fosse e comesse da árvore da vida, teria vida eterna, uma vida eterna de tristeza, doenças psicológicas, emocionais e espirituais, sofrimentos e malignidades sem oportunidade de voltar a experimentar da vida eterna conforme Deus havia previsto em santidade limpo de toda sujeira e pleno da imagem de Deus, pois foi assim e nesse propósito que Deus criou o homem, para viver abençoadamente e o adorar por todo o bem que o Senhor pode dar.

A queda do homem trouxe implicações terríveis para seu corpo físico e espiritual, logo se ele comesse da árvore da vida eterna sofreria para todo o sempre, por isso Deus colocou um anjo para guardar a árvore da vida, afim de impedir uma eternidade de enfermidades, amarguras, violências e dor sem fim.

“Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente,
O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.
E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.” (Gen.3:22-24)

O declínio foi total na vida do ser humano, criado á imagem de Deus, moral, espiritual e emocionalmente o ser humano foi abalado e se comesse da árvore da eternidade viveria para sempre como um deficitário, um deformado e toda a sua geração prosseguiria com a destruição, pois bilhões e bilhões de seres humanos contaminados em sua alma e imortais proporcionariam um tormento maior.
A queda iniciou nas almas, que deixaram a estatura de um varão perfeito e decaíram no patamar baixo de Satanás.

Adão que foi feito á imagem de Deus agora gera filhos á sua imagem, humana e decaída:

"E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete." (Gênesis 5 : 3)

Desde o ato de desobediência Adão já sai debaixo da cobertura de Deus, a ponto de buscar folhas de árvores para se cobrir da nudez que estavam (Gen.3:10), Deus por amor ainda procura-os mas já não havia amor em seus corações mas medo, pavor daquele que os criou, medo daquele que tudo lhes proporcionou e por fim quando saem do Paraíso afastando-se definitivamente entram várias malignidades na família.

Inveja, assassinato, injustiça, violência, mentira começaram a se manifestar nos filhos de Adão, características que não procediam da imagem de Deus, mas da imagem do ser decaído Satanás que conseguia contaminá-los no distanciamento.

"Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram." (Romanos 5 : 12)

Assim ocorre o diabo leva á queda, coloca temor no coração a fim da pessoa não crer no amor e se esconder de Deus atrás de desculpas, situações e práticas a fim de tentar amenizar a dor da culpa, o amor vira medo, medo que lhes afasta do único que lhes pode salvar.



3. Conseqüências:

Identificamos todo o processo da queda, os resultados no plano físico e material, mas abordaremos agora as implicações espirituais geradas por toda esta situação:

1) Consequências na Mulher:

A mulher no momento da queda estava totalmente comprometida nos seus sentidos:

“ E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.” (Gen. 3:2-6)


Comprometida na audição: Ouvia a voz da serpente e não a voz de Deus.
Comprometida no paladar: Falava com a serpente e não com Deus e comeu do que era mal.
Comprometida na visão: Viu como a serpente queria que ela visse e não como Deus mostrou a ela. – ela viu a árvore como boa.
Comprometida no tato: Tomou do fruto que não era para tomar, deveria ter pego do fruto da vida eterna e não do conhecimento do bem e do mal.

Porque a mulher comprometeu seus sentidos no momento da queda, durante séculos, a mulher ficou como refém nos seus sentidos, habilitando o mal por esta ruína espiritual que se encontrava.

Porém trataremos neste Curso da Cura dos 5 sentidos, afim de neutralizar definitivamente toda legalidade do inferno contra a vida das mulheres.

Primeiramente vamos identificar, pois a mulher é a maior vítima nestas áreas: Grande facilidade de ouvir o que é mal, tendência a ouvir vozes e falar com vozes que ecoam em sua mente e alimentam ódio, tristezas, inimizades, amarguras, brigas, decepções e aflições; da mesma forma na visão comprometida tem uma grande facilidade de enxergar problemas e possíveis tragédias aonde necessariamente nada ocorrerá, ou pelo seu toque ser usada como instrumento de manipulação e até sedução para destruição de lares.

Consideremos que Cristo morreu e levou sobre si todas as maldições:

"Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;" (Gálatas 3 : 13)

Percebamos que Cristo assim que ressuscitou manifestou-se primeiramente à mulheres, mulheres que até aquele instante não tinham dimensão da cura alcançada, as mesmas continuavam julgando estar amarradas em seus sentidos:

“ E Maria estava chorando fora, junto ao sepulcro. Estando ela, pois, chorando, abaixou-se para o sepulcro.
E viu dois anjos vestidos de branco, assentados onde jazera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.
E disseram-lhe eles: Mulher, por que choras? Ela lhes disse: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram.
E, tendo dito isto, voltou-se para trás, e viu Jesus em pé, mas não sabia que era Jesus.
Disse-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Quem buscas? Ela, cuidando que era o hortelão, disse-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei.
Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni (que quer dizer, Mestre).
Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.
Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos que vira o Senhor, e que ele lhe dissera isto.” (Jo.20:11-18)

1) Maria chorava fora do sepulcro porque queria ver o morto , queria enxergar as coisas na visão decaída , porém quando olhou VIU dois anjos, e por fim o próprio Cristo já ressuscitado.

A libertação dada por Cristo Jesus tira o comprometimento da visão da mulher decaída e faz ela deslumbrar a glória de Deus. Agora em Cristo a mulher pode ter revelações e visões dos céus pois Deus restaurou sua visão celestial. A mulher espiritual verá o que ninguém vê, e sempre enxergará saídas nos momentos mais escuros pois ela pode ver os céus abertos.

2) Maria queria conversar de morte e dor, porém havia mensageiros de Deus e o próprio Jesus falando-lhe de milagre.

A maldição foi quebrada na cruz, a mulher não fala mais com a serpente, a mulher espiritual foi resgatada e livre de toda maldição ela fala com mensageiros de Deus (Apóstolos, Bispos, Pastores...) e com o próprio Cristo. A mulher espiritual não tem conversa com o diabo, quando precisa conversar vai direto no altar onde recebe a palavra de cura e ainda tem sobre si o envio para ir e propagar a palavra de Deus.


3) Maria queria ter notícias do morto, ouvir sobre os restos do Rei, porém não havia más notícias mas boas novas de ressurreição.

A mulher apostólica não ouve mais o que o diabo quer que ela ouça, ela dá ouvidos à Deus, pois não está aberta para más noticias, fofocas, calúnias e amarguras, mas quer ouvir sempre o que Deus tem para lhe falar pelos seus mensageiros ou pelo próprio Cristo.

4) Maria queria tocar o morto e carregar esta marca de dor, mas a própria vida estava diante dela.
A mulher livre de toda maldição por Cristo Jesus não vai tocar o morto, nem os restos de nada, mas terá diante de si a glória da segunda casa e a possibilidade de tocar o inatingível, Maria liberta quer tocar o Mestre glorificado e assim é a mulher de Deus.

2) Consequências no Homem:
O homem por sua vez, comprometeu-se quanto à sua moral e desde este instante muitos homens ficaram fragilizados em sua essência, e deixaram de enxergarem-se como seres espirituais:

“E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.
E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim.
E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?
E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.
E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses? Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.
”(Gen.3:6-12)

O diabo desde então quer descaracterizar o homem, mantendo-o nas mesmas práticas que ocorreu com Adão, porém Deus quer o resgate daquele que é sua imagem:

O homem foi desobediente a Deus e obediente á sua mulher.
O homem foi passivo diante da proposta da mulher.
O homem quis encobrir o erro que cometera afim de manter seu bem estar com a mulher.
O homem não quis assumir a responsabilidade pelo erro cometido.


1) Desobediência a Deus e obediência á mulher:

O homem estava nesta condição no momento da queda e desde então centenas de homens para não criarem “problemas” com as mulheres já deixaram a igreja, o ministério, o sacerdócio, quebraram votos, não cumpriram desafios, verdades morais, ou deixaram ordenanças divinas a fim de manterem a “paz” por não contrariarem a mulher que se encontram, e não compreendem que por não honrarem a Deus em suas casas e famílias, por não lutarem e se esforçarem por agradar a Deus estão habilitando a entrada de demônios em seu lar e por fim a perda de um verdadeiro paraíso, que vai além de uma falsa paz, mas envolve alcançar a paz que excede a todo entendimento. Cristo veio como o segundo Adão mostrar como o homem deve ser:

"Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo." (Efésios 5 : 23)

O homem não cai com a mulher, nem é levado ou guiado por suas ilusões ou manias, mas ele pensa por ela, já que mulher é sentimento puro, e assim a salva de suas tolices, deformidades e possíveis declínios. O homem não tomba com a mulher, não decai movido por suas crises ou dissensões mas ele a salva de todo emocionalismo e manipulação afim de que ambos usufruam do “paraíso” pela benção de Deus no relacionamento.

2) Passividade diante da tentação da mulher:

O homem foi passivo diante daquilo que vinha para acabar com sua vida, e este tem sido um problema gravíssimo que procura atingir os homens, o diabo levanta mulheres a fim de seduzi-los, tentá-los e desencaminhá-los e a mesma legalidade é aberta, a passividade diante da estratégia do inimigo. Homens ficam totalmente paralisados e inativos, enquanto o diabo usa ousadamente a mulher para detê-los; e muitos tem chorado lágrimas de sangue pois se aperceberam tarde demais que estavam simplesmente sendo usados, ou que eram alvo de satanás, que lhes trouxe de forma eloqüente uma mulher que tinha o intuito de parar sua jornada e trazer-lhe espinhos na caminhada.Adão não reagiu diante da proposta de Eva, nem questionou, mas cego cedeu e se entregou gerando conseqüências intermináveis para sua vida e família.
Sansão como Adão é um dos exemplos do homem que se deixa seduzir e dominar pela mulher e colhe a cegueira, escravidão e vergonha. (Juízes 16)

“ Porque os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais suave do que o azeite.
Mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes.
Os seus pés descem para a morte; os seus passos estão impregnados do inferno.
Para que não ponderes os caminhos da vida, as suas andanças são errantes: jamais os conhecerás.
Agora, pois, filhos, dai-me ouvidos, e não vos desvieis das palavras da minha boca.
Longe dela seja o teu caminho, e não te chegues à porta da sua casa;
Para que não dês a outrem a tua honra, e não entregues a cruéis os teus anos de vida;
Para que não farte a estranhos o teu esforço, e todo o fruto do teu trabalho vá parar em casa alheia;
E no fim venhas a gemer, no consumir-se da tua carne e do teu corpo.
E então digas: Como odiei a correção! e o meu coração desprezou a repreensão!
E não escutei a voz dos que me ensinavam, nem aos meus mestres inclinei o meu ouvido!”(Prov.5:3-13)

Homem esteja atento as armas que o diabo pode usar para atingir seu casamento, sua vida espiritual e relacionamento, Deus te dá governo, “não brinque com fogo, pois você pode se queimar” (Pv.6:27).

3. Homem quis ocultar o erro para manter-se com a mulher

Esta terceira legalidade tem ocorrido muito nos dias atuais, o homem havia caído e ao invés de levantar-se e procurar socorro em Deus, ele procurou meios de amenizar a situação, junto com a mulher começa a cozer folhas a fim de se encobrirem e deixarem as coisas do mesmo jeito, em nenhum momento houve arrependimento, além do homem não pensar duas vezes antes de ceder diante da proposta da mulher, ainda depois de ter feito o que ela solicitou, ainda tentou dar um amenizada nas consequências. Esta marca da queda também tenta atingir os homens de hoje, que fascinados, seduzidos tentam ocultar de boa mente os seus atos promíscuos, libidinosos, ou infiéis, sem se aperceberem do estrago que já causaram e os danos de tal queda na sua família e sobre seus filhos.
Há homens mantendo-se na mesma prática, caem com mulheres e ocultam por dias, até anos, sua vida adúltera, efeminada, prostituída, pornográfica, homens que ensandecidos não percebem o caos que chegaram e que as trevas aproximam-se, pois só querem ficar no sossego da prática ilícita, dormentes espiritualmente não vêem que tentando encobrir o erro só estão se afundando.

"Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações." (I Pedro 3 : 7)

Não permita que nada na sua vida afetiva ou sexual detenha sua vida espiritual, mantenha sempre sua comunhão com Deus, pois n’Ele está sua glória e vitória plena.

4) O homem não quis assumir a responsabilidade pelo erro cometido:

Esta quarta marca que se manifestou na vida de Adão tem sido uma tática comum hoje em dia ainda naqueles que mantêm-se debaixo da mesma legalidade. Quando induzidos cedem, tem prazer em manter-se no erro, porém não querem assumi a responsabilidade final.
Quando Adão foi indagado sobre o estado dele, logo ele acusou a Eva, lançando sobre ela o encargo de tudo o que fora feito.
Quantos homens tem agido assim na atualidade, quantas mulheres por erro se envolvem e tem que assumir sozinha a carga. Homens que tem atitudes erradas durante anos, porém depois querem se isentar de suas culpas, deixando mulheres carregando filhos sozinhas, sem sequer prestarem auxílio emocional ou financeiro, esta é uma legalidade herdada de Adão.
Homens que não assumem suas atitudes e atos mas simplesmente jogam a culpa sobre alguém , transferindo as responsabilidades que ele deveria ter, homens que jogam sobre os familiares, pais, amigos, etc

“Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,
Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,
Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.
Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.
Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja;
Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.” (Ef.5:25-30)

O homem precisa arcar com suas responsabilidades, em Cristo aprendemos como é o verdadeiro relacionamento de um homem e uma mulher, Adão falhou como homem e os filhos de Adão mantêm-se nos mesmos embaraços, mas como filhos de Cristo aprendamos a dignificar o nome do Senhor, tratando a mulher com amor, fidelidade e governo, sabendo que só santificará e limpará a vida dela através da Palavra, por isso não se silenciar quando precisar intervir em atitudes precipitadas e carnais,mas sustentá-la, alimentá-la, e se responsabilizar pelo bem estar dela, sabendo que os dois colherão juntos, as sementes que plantarem, quer boa, quer má e isso será inevitável.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original ("Citar a autoria de Raquel Camargo Fragoso e o blog raquelfragoso.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas

O diabo não é Deus, vença-o em nome de Jesus!

Libertando-se de todo Poder das Trevas

A libertação completa e eterna do ser humano foi alcançada por Cristo Jesus, devemos agradecer ao Pai que nos escolheu para herdarmos esta vitória, e por esta obra poderosa podemos alcançar vitórias em todas as áreas de nossas vidas.

Cristo nos libertou do império das trevas, estávamos dominados e pertencíamos ao príncipe deste século – Satanás, porém pelo sangue derramado, fomos comprados e transportados do reino das trevas para o reino da luz de Cristo Jesus e agora neste novo reino não somos mais subordinados ao inferno e nem ao seu senhorio e automaticamente o seu governo e hábitos já não fazem mais parte de nossas vidas.

Quem é Satanás?

Satanás foi criado por Deus era um querubim ungido , até que manifestou do seu interior iniqüidade :

Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.
Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti. (Ezequiel 28:14-15)

A soberba tomou conta do seu ser e quis rebelar-se contra Deus, tomar o lugar e trono do Senhor, o todo Poderoso o aniquilou no mundo espiritual e veio até a Terra em Jesus, consumar o fim do seu poderio de vez:

Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!
E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.
Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.
E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo. (Isaías 14.12-15)

Portanto como um ser espiritual, ele não tem um corpo físico:

Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. (Efésios 6: 11 -12)

Por ser criatura, não é Divino, embora por sua soberba ousou querer o lugar de Deus, não possui os atributos divinos:

Satanás Não é onisciente (não sabe de todas as coisas) :

Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, (Mateus 4.5)
Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. (Mateus 4.8)
Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam. (Mateus 4.11)
O diabo ficou tentando a Jesus, tentando , tentando pois não sabe nada além do que vê, não sabia que Jesus não ia aceitar.

E, acabada a ceia, tendo o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse, (João 13.2)

O diabo não tem a mente de Deus, ele não sabe de todas as coisas, embora raciocine, está muito aquém da mentalidade e sabedoria de Deus, e não sabe sobre o amanhã, pois do contrário nunca teria induzido a traição e incentivado a morte de Jesus , Satanás julgava que Jesus iria reinar nesta terra e tirar o reino dele deste mundo, porém a morte de Jesus era o projeto de Deus, pela morte libertaria para todo o sempre as pessoas do reinado das trevas e ainda destruiria definitivamente a Satanás.

Satanás Não é onipresente como só Deus é (não está em todos os lugares ao mesmo tempo) :
Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela. (Jó 1:7)
Satanás fica vagueando, rodando ao redor da Terra.

Satanás Não é onipotente (não tem todo poder):

Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. (Tiago 4: 7)
E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; (Marcos 16.17)
Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai. (Mateus 10.8 )

Todo aquele que crê em Jesus, está debaixo da cobertura de Deus, pode resisti-lo, vencê-lo e expulsá-lo do seu caminho e da vida dos outros também.

Personalidade de Satanás:

• Satanás é astuto:

Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo. (II Coríntios 11 :3)

• Faz guerra contra o ser humano que é a imagem de Deus:

E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo. (Apocalipse 12:17)

• Tem vontade de tragar e destruir o ser humano:

Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;(I Pedro 5.8)

• Semeia o mal na terra:

O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos. (Mateus 13.39)

• Satanás é mentiroso e homicida:

Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. (João 8.44)

• Dissemina a traição e infidelidade nos corações que se abrem para ele:

E, acabada a ceia, tendo o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse, (João 13.2)

• Alimenta o esfriamento do amor na terra nos últimos dias através do pecado e egoísmo:

E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará. (Mateus 24.12)

Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus. (I João 3.10)

• Alimenta o pecado, pois é um ininterrupto pecador .

Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. (I João 3: 8)

Como Satanás atua na Terra:

Na vida dos que não crêem em Cristo:

Cega o entendimento:

Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto.
Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. ( II Coríntios 4: 3-4)


Rouba a Palavra do coração:

E os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo; ( Lucas 8: 12)

Usa-os para se levantarem contra a obra do Senhor:

Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita. ( Apocalipse 2:13)

Produz doenças que não são de ordem física mas espirituais:

E, havendo-se eles retirado, trouxeram-lhe um homem mudo e endemoninhado.
E, expulso o demônio, falou o mudo; e a multidão se maravilhou, dizendo: Nunca tal se viu em Israel. (Mateus 9: 32 -33)
E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; e andava curvada, e não podia de modo algum endireitar-se.
E, vendo-a Jesus, chamou-a a si, e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade.
E pôs as mãos sobre ela, e logo se endireitou, e glorificava a Deus. (Lucas 13: 11-13)

Pode possuir o corpo destes:

E a sua fama correu por toda a Síria, e traziam-lhe todos os que padeciam, acometidos de várias enfermidades e tormentos, os endemoninhados, os lunáticos, e os paralíticos, e ele os curava. (Mateus 4:24 )

Como age Satanás na vida dos que crêem em Cristo:

Satanás procura levar o crente a tentar mentir e/ou enganar o Espírito Santo, encobrindo situações:

Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? (Atos 5: 3 )

Satanás tenta impedir a obra dos fiéis na terra:

Por isso bem quisemos uma e outra vez ir ter convosco, pelo menos eu, Paulo, mas Satanás no-lo impediu. (I Tessalonicenses 2: 18 )

Satanás semeia os filhos do maligno ao redor dos filhos de Deus para tentar desestabilizá-los e/ou enfraquecê-los :

O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno;
O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos.
Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo. (Mateus 13: 38 -40)

Satanás acusa, culpa e difama :

E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.
E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte. (Apocalipse 12:10 -11)

Satanás tenta os casamentos que tem desordem sexual:

Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência. (I Coríntios 7: 5 )
Satanás aliado com os demais demônios tenta armar ciladas e trazer dias maus contra o crente:

Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. (Efésios 6: 11 -13)

Engana e leva a apostasia pela religiosidade, seitas ou heresias, aqueles que dão ouvidos à ele, afastando-os do caminho da salvação:

MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;
Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; (I Timóteo 4 :1-2)

Satanás tenta aos fiéis, persegue e atribula se Deus o permitir:

Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte. (Apocalipse 2: 10 -11)

Satanás só vai até aonde Deus permitir que ele vá e ele só pode fazer o que Deus permitir que ele faça:

E disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR. (Jó1:12 )


Perguntas e Respostas:

O que é possessão demoníaca?

Trata-se da posse de um corpo por Satanás e/ou seus demônios, como Satanás e seus demônios não tem um corpo físico por serem seres espirituais, para realização dos seus feitos diabólicos, matar, roubar ou destruir, precisam incorporar em um corpo e sobre esta pessoa possessa ele ou seus demônios exercem total controle e influência, impossibilitando que a pessoa faça o que quer, mas neste momento o diabo pode fazer desta pessoa o que quiser.

E um da multidão, respondendo, disse: Mestre, trouxe-te o meu filho, que tem um espírito mudo; E este, onde quer que o apanha, despedaça-o, e ele espuma, e range os dentes, e vai definhando; e eu disse aos teus discípulos que o expulsassem, e não puderam.
E ele, respondendo-lhes, disse: Ó geração incrédula! até quando estarei convosco? até quando vos sofrerei ainda? Trazei-mo.
E trouxeram-lho; e quando ele o viu, logo o espírito o agitou com violência, e, caindo o endemoninhado por terra, revolvia-se, escumando.
E perguntou ao pai dele: Quanto tempo há que lhe sucede isto? E ele disse-lhe: Desde a infância.
E muitas vezes o tem lançado no fogo, e na água, para o destruir; mas, se tu podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós, e ajuda-nos.
E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê.
E logo o pai do menino, clamando, com lágrimas, disse: Eu creio, Senhor! ajuda a minha incredulidade.
E Jesus, vendo que a multidão concorria, repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai dele, e não entres mais nele.
E ele, clamando, e agitando-o com violência, saiu; e ficou o menino como morto, de tal maneira que muitos diziam que estava morto.
Mas Jesus, tomando-o pela mão, o ergueu, e ele se levantou. (Marcos 9:7,18-27)

A possessão demoníaca é igual a influência demoníaca?

Não. A possessão ocorre interiormente, na possessão o diabo se apossa literalmente do corpo da pessoa, entra dentro dela,

Ex. E, quando desceu para terra, saiu-lhe ao encontro, vindo da cidade, um homem que desde muito tempo estava possesso de demônios, e não andava vestido, nem habitava em qualquer casa, mas nos sepulcros.
E, quando viu a Jesus, prostrou-se diante dele, exclamando, e dizendo com grande voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Peço-te que não me atormentes.
Porque tinha ordenado ao espírito imundo que saísse daquele homem; pois já havia muito tempo que o arrebatava. E guardavam-no preso, com grilhões e cadeias; mas, quebrando as prisões, era impelido pelo demônio para os desertos. ( Lucas 8: 27-29 )

Enquanto a possessão opera de dentro para fora a influência demoníaca ocorre de fora para dentro. Seriam setas lançadas contra a mente e/ou coração afim de gerar expectativas falsas, atitudes precipitadas ou doentias, tristezas, ódios, agonias, ou mentiras.

Ex. Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.
Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.
Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,
Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia. (Salmo 91: 3 -6)

A possessão é a posse de um corpo por quantos demônios?

Pode ser por um específico mas pode chegar a um exército (legião).
Ex. E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? E lhe respondeu, dizendo: Legião é o meu nome, porque somos muitos.(Marcos 5.9)

E perguntou-lhe Jesus, dizendo: Qual é o teu nome? E ele disse: Legião; porque tinham entrado nele muitos demônios. (Lucas 8.30)


Quando o demônio é expulso de uma pessoa ela precisa aceitar Jesus?

Sim. Pois do contrário seu interior fica vazio, e o demônio depois de sair, vagueia longe, anda, anda, porém como precisa de um corpo para agir , depois de um tempo ele volta para ver se o corpo desta pessoa está ocupado ou não e se estiver vazio, ele volta e ainda chama mais sete demônios para vir com ele, tornando a vida daquela pessoa, sete vezes pior do que antes.

Quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares secos, buscando repouso; e, não o achando, diz: Tornarei para minha casa, de onde saí.
E, chegando, acha-a varrida e adornada.
Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e o último estado desse homem é pior do que o primeiro. (Lucas 11.24-26)

Um crente pode ser possuído por um demônio?

Não. Pois quando uma pessoa recebe a Cristo ela passa a ser habitação do Espírito Santo de Deus,Templo do Deus vivo, Deus passa a habitar dentro deste crente, o Espírito Santo que é auto- suficiente e é o próprio Todo Poderoso habitando nesta pessoa impede só pela sua presença a aproximação e entrada de qualquer demônio.

Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. (João 4.24)

Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? (I Coríntios 6.19)

E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. (II Coríntios 6.16)

Eu tenho poder de expulsar demônios?

Sim. Todo o que crê em Cristo Jesus recebeu este poder pela fé no Filho de Deus e trata-se de uma ordenança exercer este poder.

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;
Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. (Marcos 16. 15 -18)

Jesus Cristo te deu autoridade e poder para libertar, pois primeiramente ele te libertou do império da trevas e te transportou para Sua maravilhosa Luz, sede luz para os que habitam em trevas :

O ESPÍRITO do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; (Isaías 61:1)

Raquel Camargo Fragoso
Publicado no Recanto das Letras em 14/02/2011
Código do texto: T2792000


Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original ('Citar a autoria de Raquel Camargo Fragoso e o blog raquelfragoso.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas

As 7 batalhas pessoais de Davi

s batalhas pessoais do Rei Davi
As 7 batalhas de Davi


• 1) Rejeição do Pai.

Davi não era como Isaque ou José, o predileto de seu pai, se o fosse seria mais fácil ser o indicado para as altas posições ou certamente receberia privilégios de um pai que quisesse exaltá-lo. Mas com Davi era diferente, ele era o mais diferenciado entre todos os irmãos, ficava á margem da família, enquanto os irmãos eram soldados e “guerreiros” Davi ficava no campo, cuidando de ovelhas, logo não era orgulho para o pai e nem para ninguém.
Não obstante a toda rejeição e descrédito recebido, Davi tinha um coração especial, e Deus olhava para ele .
Muitos como Davi não tiveram o alento de um pai ou um “padrinho” em suas vidas, mas pelo contrário viveram o abandono ou desprezo por parte dos mesmos, porém se deixaram afetar por esta situação e tornaram-se pessoas doentias, amargas, limitadas em seus afetos e na condição de conquista, alegando que a falta de apoio lhes tolheu e impossibilitou uma vida bem sucedida, porém em Deus nenhuma situação de vitória pode ser impedida.
Davi rompeu com a visão que o pai tinha sobre ele, e aceitou a visão do Pai Celestial e visionou o grande de Deus.
Não se contamine com a pequenez e a culpa, Davi nem foi chamado para estar naquele momento tão importante de sua família, já que a visita de um sacerdote a uma casa era mais valiosa do que uma grande festa, gerava tremor até nos mais experientes e entendidos, porém isso não o abateu em nada, pois seu coração era limpo de toda contaminação e auto-piedade. Quando foi chamado sem ressentimento compareceu e foi o eleito por Deus para ocupar o reino e ser um ungido, não fique preso ao passado e aos destratos ou oportunidades perdidas por causa do homem, o que Deus tem para você ninguém poderá invalidar.

“E convidarás a Jessé ao sacrifício; e eu te farei saber o que hás de fazer, e ungir-me-ás a quem eu te disser.
Fez, pois, Samuel o que dissera o SENHOR, e veio a Belém; então os anciãos da cidade saíram ao encontro, tremendo, e disseram: De paz é a tua vinda?
E disse ele: É de paz, vim sacrificar ao SENHOR; santificai-vos, e vinde comigo ao sacrifício. E santificou ele a Jessé e a seus filhos, e os convidou ao sacrifício.
E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o SENHOR o seu ungido.
Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.
Então chamou Jessé a Abinadabe, e o fez passar diante de Samuel, o qual disse: Nem a este tem escolhido o SENHOR.
Então Jessé fez passar a Sama; porém disse: Tampouco a este tem escolhido o SENHOR.
Assim fez passar Jessé a seus sete filhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: O SENHOR não tem escolhido a estes.
Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os moços? E disse: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, porquanto não nos assentaremos até que ele venha aqui.
Então mandou chamá-lo e fê-lo entrar (e era ruivo e formoso de semblante e de boa presença); e disse o SENHOR: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo.
Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.” (I Sm.16)

O pai e família não via nele os atributos de um eleito de Deus e isso queria contribuir para impedi-lo de ter acesso à oportunidades, mas Deus prezou pelo coração de Davi e o destacou dentre os seus irmãos. Muitas vezes a situação familiar quer manter-nos aprisionados a uma sub-condição, pois julgam que não somos dignos de viver o melhor, mas aquele que tem um coração puro sempre será achado por Deus e escolhido dentre muitos, logo nenhum problema familiar ou desdém tem poder de paralisar a vida de nenhum filho de Deus.

Agora, pois, assim dirás a meu servo Davi: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eu te tirei do curral, de detrás das ovelhas, para que fosses chefe do meu povo Israel. ( I Crn. 17:7)


• 2) Desprezo dos irmãos:

Os irmãos se julgavam tão prepotentes e superiores que Davi era considerado um nada aos olhos deles, nenhum apostava em sua capacitação e nenhum o enxergava como um homem escolhido.
Mas independente de todo menosprezo e aversão que tinham contra ele, Davi permanecia puro e integro no que fazia, buscava ser o melhor naquilo que estava no poder de suas mãos, e Deus via isso em Davi, pois ele era fiel no pouco, ele valorizava o que tinha mesmo sendo pequeno e sem valor algum para toda a família, e por isso Davi foi considerado apto para viver o grande do Senhor.

“Então falou Davi aos homens que estavam com ele, dizendo: Que farão àquele homem, que ferir a este filisteu, e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?
E o povo lhe tornou a falar conforme àquela palavra dizendo: Assim farão ao homem que o ferir.
E, ouvindo Eliabe, seu irmão mais velho, falar àqueles homens, acendeu-se a ira de Eliabe contra Davi, e disse: Por que desceste aqui? Com quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção, e a maldade do teu coração, que desceste para ver a peleja.
Então disse Davi: Que fiz eu agora? Porventura não há razão para isso?” “( I Sm.17:26-28)

Os irmãos de Davi o menosprezavam, embora Davi já tivesse recebido a unção não era respeitado mas menosprezado, oprimido e ridicularizado diante das batalhas, porém habitava nele a força de Deus, que o tornava vitorioso e resistente. A afronta de conhecidos e até familiares não tem poder de fazer-te fracassar nas batalhas se tiveres uma vida com Deus.

• 3) Afronta do Gigante:

O Gigante Golias se considerava o maioral, sua presença e furor apavorava a muitos, que detinham-se na peleja, quando Golias olha para Davi nada vê, pois a essência de Davi que era poderosa na terra, a fé, firmeza de caráter que homem nenhum pode ver, quando Golias olha Davi o repudia, pois sua presença era franzina em nada o potencializava como um lutador. Mas Deus já havia ensinado Davi o poder de um coração que supera a aparência, Deus ensinara Davi sobre a essência e esse deve ser o nosso aprendizado que a aparência nunca tenha poder de te abater nas batalhas da vida.

“ E, estando ele ainda falando com eles, eis que vinha subindo do exército dos filisteus o homem guerreiro, cujo nome era Golias, o filisteu de Gate; e falou conforme àquelas palavras, e Davi as ouviu.
Porém todos os homens em Israel, vendo aquele homem, fugiram de diante dele, e temiam grandemente.
O filisteu também vinha se aproximando de Davi; e o que lhe levava o escudo ia adiante dele.
E, olhando o filisteu, e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço, ruivo, e de gentil aspecto.
Disse, pois, o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu pelos seus deuses amaldiçoou a Davi.
Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo.
Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.
Hoje mesmo o SENHOR te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel;
E saberá toda esta congregação que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão.” (I Sm.17:23-24,41-47)


Muitos dizem você precisaria ter certo perfil e arquétipo, porém quem estabelecerá e atribuirá o que é fundamental para você vencer é Deus, e Ele tem poder de surpreender as pessoas pelo que Ele vai fazer na sua vida.
Aos olhos humanos Davi não apresentava os atributos de um guerreiro, e isso gerava mais desrespeito e confronto contra ele, porém Deus sabia que espiritualmente Davi era o homem ideal para vencer pois tinha um espírito forte que o tornava bem sucedido em todas as batalhas.

Não se deixe abater por aquilo que você vê, reavalie o modo que você se enxerga, mas olhe para o seu interior e veja a força que precisas para vencer.

• 4) Perseguição de Saul:

Davi passou sua vida toda em um ambiente de confronto e rejeição, e mesmo quando recebe uma promessa e a unção sobre a sua vida, continua aparentemente vivendo os mesmos problemas, agora Saul não queria aceitá-lo e com toda o poder que julgava ter além de persegui-lo tentava constantemente matá-lo .
Humanamente falando Davi poderia ter se ressentido, poderia ter se desesperado e cansado desistir do chamado, alegando que sempre sofrera a mesma situação e que não suportava mais, porém ele não fez isso, mas tentava dia a dia mostrar que era digno de receber o que Deus tinha prometido à ele, Davi procurava de todas as formas alcançar o ideal de Deus, e independente da visão que todos tinham dele ele nunca aceitou ser diminuído, mas se preocupava em melhorar e superar-se cada vez mais.
• Davi foi perseguido ferozmente e injustamente durante anos de sua vida, porém em nada ele atribuiu ao Senhor esta dificuldade que se mantinha em sua caminhada, mas apegado a Deus suportou a perseguição e venceu o seu maligno opressor, não na força da carne mas pela mão do Deus vivo.

“Depois também Davi se levantou, e saiu da caverna, e gritou por detrás de Saul, dizendo: Rei, meu senhor! E, olhando Saul para trás, Davi se inclinou com o rosto em terra, e se prostrou.
E disse Davi a Saul: Por que dás tu ouvidos às palavras dos homens que dizem: Eis que Davi procura o teu mal?
Eis que este dia os teus olhos viram, que o SENHOR hoje te pós em minhas mãos nesta caverna, e alguns disseram que te matasse; porém a minha mão te poupou; porque disse: Não estenderei a minha mão contra o meu senhor, pois é o ungido do SENHOR.
Olha, pois, meu pai, vê aqui a orla do teu manto na minha mão; porque cortando-te eu a orla do manto, não te matei. Sabe, pois, e vê que não há na minha mão nem mal nem rebeldia alguma, e não pequei contra ti; porém tu andas à caça da minha vida, para ma tirares.
Julgue o SENHOR entre mim e ti, e vingue-me o SENHOR de ti; porém a minha mão não será contra ti.
Como diz o provérbio dos antigos: Dos ímpios procede a impiedade; porém a minha mão não será contra ti.
Após quem saiu o rei de Israel? A quem persegues? A um cão morto? A uma pulga?
O SENHOR, porém, será juiz, e julgará entre mim e ti, e verá, e advogará a minha causa, e me defenderá da tua mão.” (I Sm.24:)

Compreenda que por mais poder, ódio ou ciúmes que alguém possa ter de de você, ou por mais que alguém tente te prejudicar, ninguém tem condições de tocar em sua vida além do que podes suportar, pois Deus é superior a toda afronta do inimigo e ele delimita o poder de atuação do seu perseguidor, pense em Jó, por isso o seu coração deve ser como o de Davi, sempre confiante pois é Deus quem fará justiça na sua vida, não se encha de ódio ou ressentimentos, confie.

“Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.” (Rom.12:19)


• 5) Domínio sobre a imoralidade:

Davi conheceu na pele as consequências de ceder à sua carne, Davi em um tempo de guerra, optou pelo descanso e enviou outros para lutarem em seu lugar, neste momento ele habilitou pela passividade a entrada de um grande tormento em sua vida, acordou tarde e foi instigado a possuir uma mulher casada, inicia ai um período de grande queda e sofrimento da vida de Davi, pois depois de consumar o adultério com Beteseba, ele tem conhecimento que ela engravida, consciente da colheita, no sentimento de Adão tenta fugir das responsabilidades do erro diante do povo, e ás escuras providência a morte do esposo dela, um fiel combatente chamado Urias, após o assassinato encomendado de Urias, Davi então pensa em conviver com Beteseba sem problemas, porém um profeta de Deus traz a luz a prática que estava escondida, e ao contrário de Adão , Davi pede o perdão de Deus mas parece não estar muito consciente da queda, depois da morte do filho que está no ventre de Beteseba, ele cai em si completamente.
A legalidade promovida pelo espirito da prostituição, atingiu a família de Davi, seu filho Amonn seduziu e estuprou a irmã Tamar, a morte entra também na sua família pois o irmão Absalão indignado planeja a morte de Amonn pelo que fizera, e nas áreas que Davi habilitou o mal, há uma continuidade sobre sua família, a ponto de seu filho Absalão o mesmo que defendera a honra e moral da irmã, deita-se com todas as concubinas do seu pai, á plena luz do dia no alpendre do palácio, quando confrontava a autoridade do pai. Por isso Davi escreve o Salmo 51 onde clama pelo perdão do pecado que cometera com Bateseba e Urias, que gerou tanta habilitação em sua vida:

“Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.
Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado.
Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.
Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.
Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria.
Purifica-me com hissope, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve.
Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste.
Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades.
Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.
Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.
Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.
Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão.
Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua louvará altamente a tua justiça.” (Sl.51)
Davi conheceu o choro e a humilhação e soubera o que é se lamentar pelo pecado, a ponto de muitas vezes clamar pela misericórdia e o perdão do Eterno sabendo das consequências que colhia por causa da iniquidade na carne.
Deus perdoou Davi do seu pecado, por ter cedido para uma situação que ele não precisava ceder, é necessário aprender que temos capacidade de vencer todas as batalhas e temos força para resistir ao mal que nos rodeia, e entender que embora sejamos amados e privilegiados de Deus Ele jamais será conivente com o mal em nós, Davi tinha um coração quebrantado pois entendia que á um coração puro Deus não desprezaria, portanto a quem mais é dado mais é cobrado, Deus confia em nós, por isso elimine toda contaminação da sua vida e saiba que as consequências são inevitáveis para aquele que já conhece a Deus e opta pela desobediência.

“Então disse Natã a Davi: Tu és este homem. Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, e eu te livrei das mãos de Saul;
E te dei a casa de teu senhor, e as mulheres de teu senhor em teu seio, e também te dei a casa de Israel e de Judá, e, se isto é pouco, mais te acrescentaria tais e tais coisas.
Porque, pois, desprezaste a palavra do SENHOR, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, feriste à espada, e a sua mulher tomaste por tua mulher; e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom.
Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.
Assim diz o SENHOR: Eis que suscitarei da tua própria casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres perante este sol.
Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei este negócio perante todo o Israel e perante o sol.
Então disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. E disse Natã a Davi: Também o SENHOR perdoou o teu pecado; não morrerás.
Todavia, porquanto com este feito deste lugar sobremaneira a que os inimigos do SENHOR blasfemem, também o filho que te nasceu certamente morrerá.
Então Natã foi para sua casa; e o SENHOR feriu a criança que a mulher de Urias dera a Davi, e adoeceu gravemente.” (II Sm.12:7-15)



• 6) Destruição na família:


Pelos seu pecado Davi habilitara a contaminação e destruição no seu lar, como o apóstolo pregou Davi não conseguiu manter sua família íntegra porque ele mesmo falhou, por isso viveu conflitos e teve batalhas perdidas, a vingança de Absalão, o incesto de Ammon, a traição de Absalão, a mentira, a violência tentou instalar-se em sua vida e família visando aniquilá-los, como um bom pai muito chorou pelos seus filhos, mas não conseguiu livrar muitas vezes das mãos dos adversários, embora tenha desejado com ardor o bem de sua herança.

“Porque, pois, desprezaste a palavra do SENHOR, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, feriste à espada, e a sua mulher tomaste por tua mulher; e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom.
Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.
Assim diz o SENHOR: Eis que suscitarei da tua própria casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres perante este sol.
Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei este negócio perante todo o Israel e perante o sol.
Então disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. E disse Natã a Davi: Também o SENHOR perdoou o teu pecado; não morrerás.
Todavia, porquanto com este feito deste lugar sobremaneira a que os inimigos do SENHOR blasfemem, também o filho que te nasceu certamente morrerá.
Então Natã foi para sua casa; e o SENHOR feriu a criança que a mulher de Urias dera a Davi, e adoeceu gravemente.” (II Sm.12:7-15)

Quando Davi pecou ele trouxe vergonha ao nome do Senhor que nele atribuiu tantas benção e vitórias, da mesma forma assim o Acusador nos acusa de dia e de noite diante do Senhor a fim de buscar motivos para nos desabilitar em nossa constituição.
Porém em Cristo estas maldições herdadas são quebradas e é possível estancar a hemorragia que traz dano à parentela pela raiz de Davi, Davi não conseguiu estabelecer a paz dentro do seu próprio lar, porém em Cristo haverá bom futuro, Ele tem poder de aniquilar a sentença que está sobre nós e todo roubo que tenta estender-se de geração á geração. Davi pecou e por isso sua herança contaminou-se, mas Jesus não pecou Ele é santo e todo o que está ligado á Ele está debaixo de benção e honra, pois sua herança é santa na terra. Davi não pode na totalidade viver este mover de cura , mas hoje a geração de Cristo, que se apega não a Davi mas ao Deus de Davi, tem vida plena e cura. Pois não seremos passivos diante do mal, mas independente das ocorrências familiares nos apegamos a Deus para proteger-nos, pois só Ele tem poder de fazer parar a malignidade no seu lar e família pela nossa firmeza na rocha que é Cristo.

• 7) Sentença humana:

Sempre tentaram colocar um stigma sobre Davi, por toda a vida procuraram colocar uma marca de limitação e impossibilidade diante dele, porém ele jamais sujeitou-se a isso, mas pelo contrário buscou resultados em Deus e alcançou patamares altos.
As sentenças humanas sempre vinham, nos momentos decisivos de sua vida um parecer crítico se erguia para tentar abatê-lo, deduções humanas e carnais provenientes de homens ou mulheres enfermos de mente e coração.
Davi se movia na dimensão de Deus irredutivelmente, não diminuía a marcha em direção a estória que Deus queria escrever para ele sempre consciente das suas dores e batalhas buscava superar-se sempre, ainda que nos momentos de sofrimentos sempre se deparasse com tais afronta dos homens.


• Seus Irmãos: “Bem conheço a tua presunção, e a maldade do teu coração, que desceste para ver a peleja.” (I Sm.17:28b)

• Saul: “Porém Saul disse a Davi: Contra este filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade.” (I Sm.17:33)

• Golias: “Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu pelos seus deuses amaldiçoou a Davi.” ( I Sm. 17:43b)

• A sua esposa Mical: “Quão honrado foi o rei de Israel, descobrindo-se hoje aos olhos das servas de seus servos, como sem pejo se descobre qualquer dos vadios.” ( II Sm. 6:20c)

• Simei: “E, amaldiçoando-o Simei, assim dizia: Sai, sai, homem de sangue, e homem de Belial....Simei ia ao longo do monte, defronte dele, caminhando e amaldiçoando, e atirava pedras contra ele, e levantava poeira. ” (II Sm.16:7,13)

Não importa o que digam para você e de você, Não submeta-se a sentenças humanas, aguarde sempre um parecer de Deus sobre a sua vida, pois ele é favorável a ti, e entregará poderosas conquistas em suas mãos.
Após muitos embates e tentativas frustradas de abatimento, Davi em mais um dos momentos difíceis de sua vida, devido a uma queda, tem diante de si uma poderosa decisão e sem titubear decide:

“Então disse Davi a Gade: Estou em grande angústia; porém caiamos nas mãos do SENHOR, porque muitas são as suas misericórdias; mas nas mãos dos homens não caia eu.” (II Sm.24:14)

Davi opta cheio de convicção por estar nas mãos de Deus, e não ser entregue nas mãos dos homens que tanto o injustiçaram e acusaram indevidamente, pois sabia que Deus sempre será justo para retribuir conforme a obra real das suas mãos e o ajudaria a superar, porém os homens sempre queriam atingi-lo e destruir suas conquistas retirando sua força para lutar. Assim Davi quebra todas as sentenças humanas que pesavam sobre a sua vida e coloca-se integralmente nas mãos de Deus para ser livrado, julgado e perdoado.

Raquel Camargo Fragoso
Publicado no Recanto das Letras em 14/02/2011
Código do texto: T2791909


Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original ('Citar a autoria de Raquel Camargo Fragoso e o blog raquelfragoso.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas

As deformações na alma que Deus abomina

“ Estas seis coisas o SENHOR odeia, e a sétima a sua alma abomina:

Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente,
O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal,
A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.” (Pv.6:16-19)

Deus em sua bondade e amor, reconhece as deformações humanas e por isso abomina determinados sentimentos e ações que na verdade são o indício das alterações no coração e açao de um grande traidor e infiél espiritual, pois em Satanás iniciou da mesma forma a deformação que o levou a queda e a rebelião que o destruiu eternamente:

Portanto vamos denunciar e aprender a vencer estas 6 coisas que Deus repudia tenazmente no ser humano :


1) Vencer a Soberba

O primeiro sentimento que Deus denuncia através do sábio Salomão é a Soberba, o “olho altivo”, que significa o sentimento de superioridade que nasce no coração do presunçoso que julga inferior todos os que estão ao seu redor e por orgulho e sentimento de dominação não aceita ser igualado ou estar submetido a njnguém, pois sua empáfia não o permite, nem sequer ouvir, encarar, quanto menos conviver com as pessoas capacitadas, pois sempre quer ser o melhor, o único, e quer ser venerado por todos. Quando percebe que alguém lhe é superior simplesmente despreza esta pessoa tentando submete-la a si mesmo, já que quer ver todos rebaixados diante de si.


1)Porque devemos repudiar a Soberba:

A)A Soberba nasceu em Satanás:

Satanás elevou o seu coração, a altivez entrou em seu espírito e ele se corrompeu, sua visão de se engrandecer e desprezar ao Deus Todo Poderoso , levou-o a atitudes doentias, e sem noção da realidade, tomado pela vanglória incomodado pela posição que Deus ocupava, arquiteta destronar o Criador, mesmo sendo um ser criado, estava cego e tomado pela altivez, age, com infidelidade, rebelião, loucura e insensibilidade, pois ele até então era um ser amado por Deus.

“Já foi derrubada na sepultura a tua soberba com o som das tuas violas; os vermes debaixo de ti se estenderão, e os bichos te cobrirão.
Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!
E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.
Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.
E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo.” (Ez.14:11-15)


“ Pela tua sabedoria e pelo teu entendimento alcançaste para ti riquezas, e adquiriste ouro e prata nos teus tesouros.
Pela extensão da tua sabedoria no teu comércio aumentaste as tuas riquezas; e eleva-se o teu coração por causa das tuas riquezas;
Portanto, assim diz o Senhor DEUS: Porquanto estimas o teu coração, como se fora o coração de Deus” (Ez.28:4-6)


B) A Soberba antecede a queda:

Como vimos o que Satanás colheu tomado pela Soberba foi a sua própria ruína, e geralmente este sentimento se alimentado gerará uma cegueira espiritual que impede a pessoa de se submeter, ouvir conselhos direções ou até a Palavra de Deus e por se julgar auto-suficiente, não atende aos avisos de perigos que estão diante de si, e inevitavelmente vive uma grande queda.

"A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda." (Provérbios 16 : 18)

O soberbo como vimos vive em prol de si mesmo, das suas razões, convicções, não aceitando conselhos nem direções pois se julga conhecedor e superior a todos, logo a conseqüência é a morte primeiramente espiritual.
"O homem, pois, que se houver soberbamente, não dando ouvidos ao sacerdote, que está ali para servir ao SENHOR teu Deus, nem ao juiz, esse homem morrerá..." (Deuteronômio 17 : 12)

C) Deus resiste as orações e pedidos do soberbo:

A vida do soberbo torna-se muito difícil, pois embora ele se julgue superior nada é, e vive barrando em suas limitações, vemos o diabo que até hoje insiste em querer provar que tem poder, e todos os dias esta caindo e sendo derrotado pela mão forte de Deus, até o dia em que Deus o exterminará definitivamente.Assim é na vida do altivo, ele se julga, se eleva , se exalta , se ensoberbece, pisa nas pessoas, humilha, rejeita as pessoas deseja viver o grande porém sempre fica” nadando na praia’ , sempre fica aquém das expectativas que arquitetou para si, pois Deus não entra nas causas deles e eles tem que lutar sozinhos , confiados em sua força e capacidade pessoal, que nada podem acrescentar-lhes além do normal, pois o sobrenatural e o abrir de portas extraordinárias procede das mãos de Deus.

"Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes." (Tiago 4 : 6)

Simbolicamente o céu fica de ferro para o soberbo, as suas muitas falações não entram e sua terra se torna de cobre pois as suas muitas semeaduras, e tentativas de sussesso não dão certo e não fecundam , logo ele vive desequilibrado.

"Porque quebrarei a soberba da vossa força; e farei que os vossos céus sejam como ferro e a vossa terra como cobre." (Levítico 26 : 19)

Exemplo. Hamã passou a vida exaltando-se e pisando em Mardoqueu que era humilde de coração , porém era um grande judeu aos olhos de Deus, e acabou perdendo seu lugar para Mardoqueu e todo o mal que tramara contra ele viveu sobre sua casa e família. (Ester)


2) Consequências da humildade:

Ao contrário do olhar altivo, a pessoa humilde mesmo reconhecendo suas habilidades e potenciais, procura colocar-se sempre a serviço do próximo. O humilde não é aquele que olha com desdém para si mesmo, que não se ama ou que sofre de baixa auto-estima, mas pelo contrário pois ele mesmo sabendo quem é como filho de Deus, sempre quer potencializar ao próximo e fazer crescer aos que ele vê caído ou diminuídos em seus potenciais durante a jornada. Enquanto o olhar altivo quer ver todos abaixo de si mesmo e de todas as formas tenta despontencializar as pessoas o humilde procura elevar o próximo não só até a sua dimensão mas até acima, pois tem prazer em servir e formar pessoas e está muito bem resolvido consigo mesmo, pois como Cristo ensinou, primeiramente se ama e assim consegue amar o próximo também.


A) Deus não deixará esquecido o humilde:
Enquanto o altivo vive o céu de ferro, ele fica lutando sozinho na terra, com toda sua arrogância o humilde ao contrário não fica esquecido Deus sempre estará com os olhos sobre ele e não o desamparará no devido tempo o livrará e abençoará,

"Ainda que o SENHOR é excelso, atenta todavia para o humilde; mas ao soberbo conhece-o de longe." (Salmos 138 : 6)

B) Deus mesmo eleva o humilde:
Enquanto o soberbo se eleva, se exalta, se auto entitula e nada alcança de consistente, o humilde em sua sinceridade pela mão forte de Deus, mesmo sem enxergar as possibilidades e até sem ver em si capacidade para o grande alcançará a exaltação do Senhor.

"Assim diz o Senhor DEUS: Tira o diadema, e remove a coroa; esta não será a mesma; exalta ao humilde, e humilha ao soberbo." (Ezequiel 21 : 26)


"A soberba do homem o abaterá, mas a honra sustentará o humilde de espírito." (Provérbios 29 : 23)

C) Deus salva o humilde:
O humilde caminha pelo caminho da retidão, respeito ao próximo,e porque opta pelo caminho da respeito parece que sua jornada é mais longa, pois opta por não pisar em ninguém, em não usar das armas do soberbo porém mesmo que pareça vencido pelo tempo, Deus o salvará de suas dores e o que plantou na caminhada colherá, pois Deus não deixará o humilde ser consumido pelo mal e humilhação, pois com o coração limpo ele busca forças em deus para caminhar e deus sempre o libertará de seus opressores.

"Quando te abaterem, então tu dirás: Haja exaltação! E Deus salvará ao humilde." (Jó 22 : 29)

Exemplo: Moisés por muito tempo julgou-se apto para representar e salvar os judeus, afinal fora formado na lei e conhecimento dos egípcios era portador do mesmo conhecimento que os grandes da terra, porém enquanto se julgou superior tentou resolver as coisas na força do braço, matando um egípcio e acabou naufragando, pois em sua força e presunção não resolveria nada. Porém depois que foi enviado para o deserto, passado 40 anos já se julgava inapto até, neste momento Deus o chama e diz que ele está pronto para libertar o povo cativo das mãos de Faraó. (Exodo)


2. Vencer a Mentira.

A segunda prática denunciada pelo sábio Salomão é a “língua mentirosa” como o olhar altivo a mentira também nasceu em Satanás, a pessoa mentirosa é uma pessoa que não se submete a verdade, que cria situações ou fatos a fim de alcançar seus objetivos pessoais ou obscuros, a pessoa mentirosa é capaz de criar estórias fictícias que envolva pessoas ou até a respeito de si mesma, visando se sair bem em uma situação.


1) Porque devemos repudiar a Mentira:

A) A mentira procede de Satanás

A mentira nasceu no coração de Satanás, movido pela soberba, começou a inventar coisas e situações contra Deus e Sua Onipotência afim de tentar ocupar o Santo lugar, como Deus é perfeito em “juízo e Justiça” ele nunca teria o que falar, porém recorreu a mentiras, para tentar manchar a imagem de Deus e assim contaminar mais anjos para se rebelarem, Satanás convenceu ⅓ dos anjos de Deus que juntaram-se numa grande batalha contra Deus.Porém Deus em Sua Glória facilmente lançou-os fora do céu, e milênios depois diante da criação do ser humano Satanás do abismo se manifesta com a mesma estratégia para derrubar o ser humano, seduz com mentiras a Eva.


"Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira." (João 8 : 44)


B) A mentira cauteriza a consciência:

A pessoa mentirosa foge das consequências do seu erros, não assume suas responsabilidades e muitas chegam a acreditar na ficção que criaram visando não serem punidos, cobrados ou até mesmo serem considerados vítimas das circunstâncias. A mentira cauteriza a consciência e há pessoas que chegam a chorar tentando confirmar que as suas mentiras são verdades e ainda tentam convencer os outros disso com convicção pois o mentiroso chega em um estado de acreditar na própria mentira, mesmo que todos se oponham contando a verdade, ele insiste e até briga pois sua mente está corrompida e cauterizada:

"Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;" (I Timóteo 4 : 2)

C) A mentira aprisiona o Homem:

A mentira é como uma rede que vai aprisionando a alma, o coração e os relacionamentos da pessoa, ela se fixa de tal maneira na vida da pessoa que esta torna-se refém , tendo que viver sempre atenta para mantê-la e não cair em contradição. Logo, o mentiroso,torna-se um prisioneiro espiritual, pois se por acaso em um dia esquecer de manter a mentira que falou, todos detectarão a fraude e cobraram a verdade , e isto tem destruido casamentos, relacionamentos, vínculos empregatícios, etc pois o mentiroso é indigno de confiança, e quando por esquecimento resolve não manter a mentira que criou é exposto e denunciado pelos amigos, familiares portanto o mentiroso é aprisionado pela mentira, pois senão será descoberto e e por si só será expelido, se até na casa de Deus ele não suportará ficar, quanto mais na convivência com os mortais falhos e intolerantes, o caminho do mentiroso é incostante nunca ele estará firme, pois está sujeito sempre a descobrirem suas fraudes e ele cair.

"Pelo pecado da sua boca e pelas palavras dos seus lábios, fiquem presos na sua soberba, e pelas maldições e pelas mentiras que falam." (Salmos 59 : 12)

"O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que fala mentiras não estará firme perante os meus olhos." (Salmos 101 : 7)


4. Consequências da Verdade:

A) A verdade traz paz e tranquilidade:

Enquanto o mentiroso vive atormentado e atento e preocupado em manter suas mentiras, para que não chegue o fim sua caminhada de enganos e ele seja descoberto por uma contradição, o verdadeiro não tem do que se intimidar e nada tem a temer, tem paz nos relacionamentos e na convivência com os demais pode descansar, fica tranqüilo pois sabe que as palavras que saíram da sua boca são verdade:

"O remanescente de Israel não cometerá iniqüidade, nem proferirá mentira, e na sua boca não se achará língua enganosa; mas serão apascentados, e deitar-se-ão, e não haverá quem os espante." (Sofonias 3 : 13)


B) A verdade liberta:

Enquanto a mentira aprisiona, deixa o ser humano refém, a verdade liberta, pois a pessoa verdadeira não deve nada a ninguém, o verdadeiro está livre em sua consciência e alma, pois não está amarrado a estórias ou fábula alguma, e Deus o abençoa:

"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (João 8 : 32)


C) A verdade permite ao Homem habitar na Presença de Deus:

Jesus é a verdade, logo quem anda na verdade anda com Deus e pode manter-se debaixo desta proteção e presença sagrada, a pessoa verdadeira pode conviver com Deus sem constrangimentos, enquanto o mentiroso não consegue permanecer, o verdadeiro tudo revela ao Senhor, nada encobre mas confessa e deixa alcançando a misericórdia.

SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?
Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração. (Sl.15:1-2)


3 . Vencer a Injustiça

Deus abomina o “derramar do sangue inocente”, a injustiça no condenar o parcialismo no tratar, no julgar, há pessoas que tem matado espiritualmente as outras, simplesmente porque não lhe agradam, não correspondem a imagem ou ao molde que estabeleceram como ideal. Deus não vê a aparência Deus vê o coração, por isso nunca devemos julgar e imputar culpa a pessoas simplesmente porque não nos agradam, mas devemos ser justos com os amigos e com desconhecidos, assim não haverá parcialidade, mas um tratamento justo:

1) Porque devemos repudiar a Injustiça:


A) Porque Deus abomina a injustiça:

Deus é Justo e assim como dá a chuva sobre os ímpios e sobre os retos, permitindo as mesmas oportunidades a todos, da mesma forma quer que os seus servos sejam imparciais, neutros no julgar pois quando são partidários em suas relações podem errar e cometer injustiças:

"Porque abominação é ao SENHOR teu Deus todo aquele que faz isto, todo aquele que fizer injustiça." (Deuteronômio 25 : 16)



B) Porque Deus julga retamente e não pela aparência:

Muitos transparecem ser o que não são, e almejam assim ocupar os espaços dos verdadeiros servos de Deus, a pessoa que julga pela aparência cederá diante destes que se fazem passar por dignos mas não o são, abrindo a porta para que ocupem lugares que não são seus pelo engano, Jesus chamou de “sepulcros caiados” pois aparentam estar brancos externamente e dentro ocultam grande podridão “ossos secos” , Deus vê o coração, procure ter discernimento e não favorecer ninguém por amizade, adulação ou aparência.

"Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração." (I Samuel 16 : 7)


C) Porque na injustiça há corrupção e destruição:


A pessoa que não julga pelo que é certo, mas favorece amigos ou busca o interesse próprio constrói um grande mal, pois habilita pessoas erradas a ocuparem lugares de onde injustamente liderarão e como não valorizam osvalores de Deus, continuarão em uma cadeia de destruição, elevando pessoas conforme o seu padrão errado de ver, de ser e de julgar. Assim é erguido um castelo de pessoas interesseiras, hipócritas, bajuladoras, falsas, contaminadas, pois na cadeia de avaliação sempre optarão pelos corruptos como eles são e assim sempre perseguirão e matarão os inocentes, pois o coração sincero, a verdade, a pureza,a retidão,a justiça e a imparcialidade não lhes interessa mas lhes incomoda, Devemos combater fortemente a corrupção e toda cadeia de manipulação e hipocrisia com a verdade e justiça no julgar, tratar e decidir.

"As suas mãos fazem diligentemente o mal; assim demanda o príncipe, e o juiz julga pela recompensa, e o grande fala da corrupção da sua alma, e assim todos eles tecem o mal." (Miquéias 7 : 3)

"Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça." (João 7 : 24)

"Dar importância à aparência das pessoas não é bom, porque até por um bocado de pão um homem prevaricará." (Provérbios 28 : 21)


2) Consequências da Justiça:

A) A justiça revela os filhos de Deus:

No julgar e tratar retamente é manifestado os verdadeiros seguidores do Senhor Jesus, pois amam a verdade são dignos e sempre prezarão pela retidão e dignidade, e tudo o que for além disso não procede de Deus, pois jamais um filho de Deus optará em favorecer um maligno e contaminado em intenções pelo que ele tem ou oferece financeira ou visivelmente pois o filho de Deus prezará pela justiça e favorecerá, beneficiará ou dará oportunidades para aquele que realmente for merecedor disto:

"Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus." (I João 3 : 10)



B) A justiça traz o derramar da unção de Deus em porção dobrada:

Deus honrará aqueles que de coração puro prezam pelo que é certo, Deus reconhece e derrama sua unção sobre estes que são imparciais no tratar, julgar e relacionar pois são pessoas que não se vendem nem são compradas pelos manipuladores, bajuladores e ostentadores pois sabem que tudo que receberão virá da mão de Deus em uma porção muito maior do que um hipócrita possa oferecer, pois sabem que Deus é justo.
Deus dos altos céus só fica olhando aqueles que não se deixaram comprar que permanecem retos, pois ama a justiça.

"Porque o SENHOR é justo, e ama a justiça; o seu rosto olha para os retos." (Salmos 11 : 7)

"Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu Com óleo de alegria mais do que a teus companheiros." (Hebreus 1 : 9)


C) A Justiça traz bênçãos de Deus sobre a casa:

A pessoa que remove a injustiça do seu lar, dos seus relacionamentos familiares e casa, traz libertação sobre a sua vida, limpeza , firmeza, tranqüilidade, confiança, esperança, calma e vitória. Em todos os ambientes seja justo e nunca derrame sangue inocente, nunca lese e nem prejudique um justo do Senhor, pois quando fazes isso beneficiarás algum impostor, agindo assim em todas as áreas, prezando pelo que é certo, Deus te abençoará em tudo que colocares sua mão:

"Se há iniqüidade na tua mão, lança-a para longe de ti e não deixes habitar a injustiça nas tuas tendas
Porque então o teu rosto levantarás sem mácula; e estarás firme, e não temerás.
Porque te esquecerás do cansaço, e lembrar-te-ás dele como das águas que já passaram.
E a tua vida mais clara se levantará do que o meio dia; ainda que haja trevas, será como a manhã.
E terás confiança, porque haverá esperança; olharás em volta e repousarás seguro.
E deitar-te-ás, e ninguém te espantará; muitos suplicarão o teu favor. "(Jó 11: 5,16-19)


"Melhor é o pouco com justiça, do que a abundância de bens com injustiça." (Provérbios 16 : 8)


4. Vencer a Mente Maligna

Porque devemos repudiar Maquinação Maligna:

A) O maquinar o mal iniciou em Satanás:

Satanás antes de ousar sua tentativa falida de destronar a Deus, primeiramente maquinou todo o plano , ele era ungido andava no caminho, até que seu coração se encheu de perversidade, o interior dele se encheu de maquinações violentas e pecado, planejando a derrubada de Deus, arquitetando toda a investida contra o Trono do Rei dos reis. Antes da ação houve um planejar, logo esta é a estratégia de Satanás lançar a semente do mal no interior para que no decorrer dos tempos ele consiga levar a ação precipitada ou maligna que ele planejou:

“ Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.
Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti.
Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas.
Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.
Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem. (Ez. 28: 14-17)


B) Maus pensamentos são um ninho de serpente venenosas:

O pecado do povo vai além de práticas ilícitas, Deus abomina a pratica de “chocar ovos de serpente”, a serpente é Satanás que lança suas setas, sementes ou ovos na mente das pessoas a fim de que estas aninhem idéias doentias, pecaminosas, malignas, contaminadas e depois de chocar esses pensamentos ou ovos geram uma víbora ou seja o fruto que ele almeja e envenena mais pessoas e até a própria mente envolvida:

" EIS que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir.
Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouçaChocam ovos de basilisco, e tecem teias de aranha; o que comer dos ovos deles, morrerá; e, quebrando-os, sairá uma víbora." (Isaías 59 : 1-2,5)

"AI daqueles que nas suas camas intentam a iniqüidade, e maquinam o mal; à luz da alva o praticam, porque está no poder da sua mão!" (Miquéias 2 : 1)

"Há no seu coração perversidade, todo o tempo maquina mal; anda semeando contendas." (Provérbios 6 : 14)


c) Maus pensamentos revelam que há um coração contaminado:

A pessoa tomada por más intenções, pensamentos malignos, maquinações perversas na verdade revela que seu coração está em trevas, que o seu interior está totalmente tomado, pois o que ele exala é só má intenção, arquitetando planos de ódio, amargura, vingança, revoltas, violências, adultérios...Não alimente os maus pensamentos pois eles podem se tornar em ações:

"Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias." (Mateus 15 : 19)

"Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados." (Tito 1 : 15)


2) Consequências da Mente Sadia:

A) A mente sadia é renovada e alcança a Vontade de Deus:

A mente livre do mal e das sementes do maligno, está aberta para receber a revelação do querer de Deus, e por não estar contaminadas por maus pensamentos consegue deslumbrar a boa, a agradável e a perfeita vontade do Senhor.

"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12 : 2)


B) A mente sadia é iluminada e sabe que tem acesso à plenitude:

Porque não esta dominada pelas obras das trevas, por pensamentos perversos e imundos é iluminada e compreendendo a sua existência desenvolve projetos para o Senhor e usufrui de todas as riquezas espirituais em sabedoria como uma mente ptivilegiada e ungida pelo Senhor.
"Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos;" (Efésios 1 : 18)

C) A mente sadia tem domínio sobre a resistente mente perversa:

Um servo de Deus com a mente renovada é iluminado pela Sabedoria do Espírito Santo tendo autoridade e domínio sobre toda perversidade e malignidade humana, destruindo pela unção todo mal lançado por aqueles que aninham o mal em seu coração e mente, sendo inatingíveis pelas setas do malignos submetem a Cristo todo pensamento perverso e desobediente e adoram ao Senhor:


"Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo;" (II Coríntios 10 : 5)


5. Vencer a Apostasia

Os pés que se apressam para fazer o mal, simbolizam as pessoas que “tem pressa de sair da presença do Senhor” , pessoas que são mais inclinadas para cumprirem o desejo da sua carne e alma do que manterem-se no propósito que Deus determinou, estes tem pressa para fazer o mal, prejudicarem alguém, satisfazerem seu ego ou carne. Há muitas pessoas vivendo a apostasia, pois corriam com facilidade para satisfazerem suas vontades enquanto para ouvir a voz de Deus ou obedecer-lhe o faziam com insatisfação, descaso e murmuração.

1) Porque devemos repudiar a Apostasia:

A) Porque não devemos nos afastar do Senhor:

A pressa em correr no sentido oposto a vontade de Deus nos leva á destruição e morte, pois só em Deus há vida abundante, por isso jamais se precipite como coisa alguma, mas com confiança aguarde no Senhor que tudo fará pela sua vida e te irás bem, pois se correres ao contrário Deus por respeito ao teu livre arbítrio te deixará caminhar sozinho. Não ceda diante das vozes contrárias, não se deixe seduzir pelo mal, mas vence o mal pela fidelidade e determinação pois Deus te honrará.

"Não te apresses a sair da presença dele, nem persistas em alguma coisa má, porque ele faz tudo o que quer." (Eclesiastes 8 : 3)

"MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;" (I Timóteo 4 : 1)


"... Assim diz Deus: Por que transgredis os mandamentos do SENHOR, de modo que não possais prosperar? Porque deixastes ao SENHOR, também ele vos deixará." (II Crônicas 24 : 20)

B) Porque o caminho da apostasia é amargo e doloroso:

Ainda que por deslumbramento ou ansiedade queiras te antecipar em alguma coisa, o correr á frente só te trará decepção , pois Deus tem o tempo determinado para fazer as coisas acontecerem na sua vida, corra mas na direção que Deus te mostrar e não em direção contrária por carnalidade ou desespero, pois só te decepcionarás. Lá na frente como Sara (Gen.16 e 21) se arrependerás da atitude imponderada que tomaste e lamentarás as dores e tormentas que colheste sem precisar:


"A tua malícia te castigará, e as tuas apostasias te repreenderão; sabe, pois, e vê, que mal e quão amargo é deixares ao SENHOR teu Deus, e não teres em ti o meu temor, diz o Senhor DEUS dos Exércitos." (Jeremias 2 : 19)

C) Porque a ansiedade e precipitação cega e te afasta do querer de Deus:

Deus tem um caminho de paz preparado para os seus e quando estes se apressam julgando que sabem o que é melhor para si, por precipitação passam á frente de Deus e como o filho pródigo correm para sua própria ruína e auto-destruição. Correr para satisfazer sua carne , seu ego, suas vontades em detrimento à vontade de Deus é caminho de morte, pois há situações que aos nossos olhos são maravilhosas mas no final são ilusão e tristeza.

"Por que, pois, se desvia este povo de Jerusalém com uma apostasia tão contínua? Persiste no engano, não quer voltar.
Eu escutei e ouvi; não falam o que é reto, ninguém há que se arrependa da sua maldade, dizendo: Que fiz eu? Cada um se desvia na sua carreira, como um cavalo que arremete com ímpeto na batalha." (Jeremias 8 :2- 5)


2) Consequências de Correr para os braços do Pai:

A) Correr para o Pai é alcançar segurança:

Deus é refúgio, socorro bem presente, se na tribulação, desespero, ansiedade ou angústia corrermos para os seus braços e não para longe dele, encontraremos refúgio e proteção em meio a dor. Enquanto correr para longe do Pai, correr para fazer o mal traz desgosto e amargura correr para o querer de Deus traz segurança e vitórias sem fim.

"Torre forte é o nome do SENHOR; a ela correrá o justo, e estará em alto refúgio." (Provérbios 18 : 10)

B) Correr para o Pai é viver a honra e restauração:

Se apressar em fazer o mal e distanciar-se de deus traz ruína, porém quando o filho pródigo resolveu voltar para o pai, voltou o seu coração novamente para os propósitos então viveu a restituição, o correr para fazer o que é certo traz a benção na caminhada (novas alparcas nos pés), renovo da aliança e promessas (anel) proteção restaurada (novas roupas) e retorno do júbilo ao coração (festa) .


"E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.
E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho.
Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés;
E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos;
Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.
" (Lucas 15 : 20)

C) Corra para fazer o bem:

Não seja ansioso nem precipitado, ao invés de apressar os passos para se desviar da vontade do Senhor, ao invés de correr para satisfazer o seu ego ou seu eu, corra para fazer a vontade do Senhor na terra, corra para praticar o bem, para fazer a vontade do Pai e Deus renovará as suas forças “correrás e não te cansarás”.

Corra como Abraão para servir a trindade e adorar ao Senhor com sua oferta:

""E levantou os seus olhos, e olhou, e eis três homens em pé junto a ele. E vendo-os, correu da porta da tenda ao seu encontro e inclinou-se à terra," (Gênesis 18)


Corra como Esaú para se reconciliar com o irmão Jacó e liberar perdão sobre os que te ofenderam ou traíram:

"Então Esaú correu-lhe ao encontro, e abraçou-o, e lançou-se sobre o seu pescoço, e beijou-o; e choraram." (Gênesis 33 : 4)

Corra como Davi para o combate e para submeter os inimigos de Deus:

"E sucedeu que, levantando-se o filisteu, e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi, e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu."
"Por isso correu Davi, e pôs-se em pé sobre o filisteu, e tomou a sua espada, e tirou-a da bainha, e o matou, e lhe cortou com ela a cabeça; vendo então os filisteus, que o seu herói era morto, fugiram." (I Samuel 17 : 48,51)


Corra jovem para anunciar a Palavra do Senhor:

"E disse-lhe: Corre, fala a este jovem, dizendo: Jerusalém será habitada como as aldeias sem muros, por causa da multidão dos homens e dos animais que haverá nela." (Zacarias 2 : 4)

Corra como Paulo para alcançar a excelência e a salvação eterna:

“ Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.
E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível.
Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar.
Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.” (I Cor.9:24-27)



6. Vencer a Difamação:


Caluniar, difamar as pessoas é abominável diante do Senhor, Deus em sua justiça e verdade rejeita tal prática que não deve existir no meio do povo de Deus. Existem pessoas que distorcem e criam estórias contra as pessoas e julgam normal tal conduta, que é totalmente reprovável, pois testificar contra o irmão com mentiras traz marcas profundas no que é vítima desta maldade:


1) Porque devemos repudiar o difamar:

A) Deus não admite o difamar no meio do povo de Deus:

Deus em sua onipresença reprova o acusar falsamente e quer que o seu povo escolhido também não admita esta prática, não se envolvam em boatos e difamações pois as palavras tem poder de matar e dar vida. A infâmia só visa macular, desonrar e gerar escândalo o que deve ser combatido tenazmente:

"NÃO admitirás falso boato, e não porás a tua mão com o ímpio, para seres testemunha falsa." (Êxodo 23 : 1)

B) Quem difama é contaminado interiormente:

O difamador, caluniador é na verdade uma pessoa enferma sentimentalmente e carrega sentimentos doentios de amargura, ódio, ressentimentos ou maus pensamentos a respeito daquele que tanto aborrece por palavras, comentários ou boatos, por isso quem dá ouvidos à um caluniador está dando ouvidos para mentiras geradas por uma mente perversa e um coração amargo:

"A língua falsa odeia aos que ela fere, e a boca lisonjeira provoca a ruína." (Provérbios 26 : 28)

C) O difamador colherá o que plantou:

O caluniador será julgando na mesma medida que julga, pois esta é a lei espiritual, e colherá inevitavelmente aquilo que plantou, Deus em sua onipotência retribui a cada um conforme as suas obras, portanto o mal que planejou fazer acabará vivendo, como Hamã acabou sendo enforcado na própria forca que levantou contra Mordecai , um servo fiel do Senhor que nada tinha a dever, e por sua fidelidade a Deus viveu o livramento e o inimigo Hamã nela se enforcou.(Est.7:10)

“ E os juízes inquirirão bem; e eis que, sendo a testemunha falsa, que testificou falsamente contra seu irmão,
Far-lhe-eis como cuidou fazer a seu irmão; e assim tirarás o mal do meio de ti. (Det. 19:18-19)

"A falsa testemunha não ficará impune e o que respira mentiras não escapará." (Provérbios 19 : 5)



2) Consequências do Bendizer:

A) Quem abençoa tem comunhão com Deus:

Enquanto o difamador é tomado por infâmia e fala mal visando destruir, o abençoador não faz mal ao seu próximo, não difama com a sua língua mas fala bem pois não quer ver o próximo envergonhado e caído e por ter as características de Deus de construir a imagem das pessoas e bendizê-las sempre terá acesso aos céus.

" SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?
Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo;" (Salmos 15 : 1,3)


B) O bendizer e não difamar revela cura interior:

O fruto do Espírito Santo é o domínio próprio portanto os nosso lábios devem ser firmes no Senhor e se Deus abomina o difamar devemos rejeitar definitivamente tal prática afim de jorrar realmente fonte doce de nossas vidas, palavras aprazíveis, pois procedem de um coração limpo, perdoador, misericordioso, verdadeiro pois quem ama a verdade jamais inventará mentiras sobre alguém:

.
“ Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.
Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?
Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce.
” (Tg.3:9-12)


C) Quem bendiz será galardoado e reconhecido como filho de Deus:

O nosso comportamento diante da adversidade revelará o que existem na nossa essência, se na raiva, mágoa, tristeza, decepção com alguém nos apegamos a armas tão doentias como o difamar para se vingar, demonstramos que não renascemos espiritualmente porém se diante dos adversários demonstrarmos atitudes de cura, limpeza e pureza Deus nos recompensará e com misericórdia nos tratará como filhos seus, pois optamos por pagar o mal com o bem, amar o inimigo, fazer bem ao que nos odeiam, bendizer aos que nos maldizem e orar pelos que nos caluniam é o que Jesus nos ensinou.

“ Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam;
Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.
Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses;
E dá a qualquer que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho tornes a pedir.
E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também.
E se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam.
E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo.
E se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto.
Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus.
Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.
Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão.
” (Luc.6:27-37)



7. Vencer a fofoca e contendas:


Salomão expos esta sétima deformação como a mais abominável aos olhos do Senhor, a prática de semear contenda entre os irmãos, pois agindo assim a pessoa esta sendo uma destruidora de lares, relacionamentos, amizades e geradora de enfermidades como amargura, tristezas, dores e até lágrimas. Satanás causou divisão nos céus com seus falatórios e contaminações trouxe condenação eterna àqueles que ele conseguiu contaminar com a rebeldia, dureza e obstinação, de mesma forma o gerador de divisão entre pais e filhos, familiares, amigos, esta trazendo grande destruição e contaminação para os corações, através da fofoca, falatórios inúteis está semeando divisão e contaminando relacionamentos com a tensão , brigas, separações, inimizades, mágoas e pior falta de perdão:


1) Porque devemos repudiar a fofoca e divisões:

A) Pois o Senhor não quer que andemos como mexeriqueiros

Deus escolheu e levantou um povo para lhe serem testemunhas, testificarem dos seus feitos e poder e não para ficarem se envolvendo em assuntos que não são seus e ainda expondo famílias, relacionamentos e vínculos, muitos ao invés de serem instrumentos de Deus para semearem paz, respeito, fé entre as pessoas tem sido responsável por semear contenda entre irmãos, destruindo corações , contaminando lares e relações com esta malignidade, se depender de você tenha paz com todos, não seja responsável pela divisão, separação, destruição de ninguém:

"Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não te porás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o SENHOR." (Levítico 19 : 16)

"O mexeriqueiro revela o segredo, mas o fiel de espírito o mantém em oculto." (Provérbios 11 : 13)


B) Porque no fofocar e contender há perversidade:

O verdadeiro servo de Deus, será portador de boas novas , pois tem prazer em ver a restauração , a cura e a vitória das pessoas porém os falatórios inúteis só geram sentimentos e atitudes ímpias, malignas e promovem a separação enquanto Deus quer produzir reconciliação e comunhão a pessoa maligna usa de todos os meios para gerar a divisão, através de palavras, gestos, acusações e olhares acusadores sempre está tentando semear a confusão:

"Mas evita os falatórios profanos, porque produzirão maior impiedade." (II Timóteo 2 : 16)

“ O homem mau, o homem iníquo tem a boca pervertida.
Acena com os olhos, fala com os pés e faz sinais com os dedos.
Há no seu coração perversidade, todo o tempo maquina mal; anda semeando contendas.
Por isso a sua destruição virá repentinamente; subitamente será quebrantado, sem que haja cura. (Prov.6:12-15)


C) Porque no fofocar e contender há contaminação do coração:

A pessoa que incita a desavença entre amigos, familiares ou autoridades são pessoas contaminadas intimamente, pessoas carnais tomadas pelo ódio, intriga, transgressão, orgulho, ira, etc. Deus quer tratar profundamente as nossas dores e deformações e no confessar ao Senhor há libertação, a pessoa que tem atitudes de propagar fofocas e semear contendas oculta grandes transgressões e deformações que precisam ser tratadas:


Carnalidade:
"Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?" (I Coríntios 3 : 3)

Ódio:
"O ódio excita contendas, mas o amor cobre todos os pecados." (Provérbios 10 : 12)


Perversidade e intriga:
"O homem perverso instiga a contenda, e o intrigante separa os maiores amigos." (Provérbios 16 : 28)

Ira:
"O homem irascível levanta contendas; e o furioso multiplica as transgressões." (Provérbios 29 : 22)

Transgressão:
"O que ama a transgressão ama a contenda; o que exalta a sua porta busca a ruína." (Provérbios 17 : 19)

Orgulho:
"O orgulhoso de coração levanta contendas, mas o que confia no SENHOR prosperará." (Provérbios 28 : 25)



3) Consequências da Comunhão:

A) Na comunhão Deus ordena a benção:

Enquanto no semear da fofoca o diabo habilita toda espécie de males e divisões, no semear da paz, pureza, respeito Deus ordena a benção e derrama da sua unção, na comunhão há grandes liberações pois a “casa dividida não subsiste” na comunhão há força pois “é melhor serem dois do que um” a força é maior diante dos embates da vida, por isso o diabo quer deixar o homem só e ferido pois assim torna-se vítima fácil de coação, todos nós precisamos viver em família, firme-se na casa de Deus:


OH! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre.” (Sl.133)

"Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.
"E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa." (Eclesiastes 4 : 9,12)


B) Porque como pacificadores somos reconhecidos como filhos de Deus:

Os filhos das trevas semeiam a contenda, a confusão, a disputa, a inveja, o ciúmes, a divisão e nisso são diferenciados os filhos de Deus, pois ele tem a capacidade de promover a paz entre os irmãos, conduzir as pessoas ao perdão, reconciliar casais, filhos divididos pelo seu amor e compaixão resgatam os verdadeiros valores da família e mostram que superar as estratégias do diabo de desanimar e desgastar a relação é o melhor:

"Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;" (Mateus 5 : 9)

"Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade.
Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado." (I João 1 : 6-7)



C) Porque temos a semente da paz :

Como filhos de Deus com discernimento nunca alimentaremos sentimentos de destruição que levam a contendas e dissensões na igreja, nas famílias e relações pois o nosso objetivo é semear a Palavra e o querer de Deus nos corações e lares, tenhamos então esta atuação forte e determinada contra este mal que tanto Deus abomina, e não sejamos jamais instrumentos de contendas e divisão mas instrumento de sabedoria para expansão do reino de Deus na terra:


"E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor;" (II Timóteo 2 : 24)

“ Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria.
Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.
Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica.
Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa.
Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.
Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz.” (Tg.3:14-18)


Raquel Camargo Fragoso
Publicado no Recanto das Letras em 14/02/2011
Código do texto: T2791639


Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original ('Citar a autoria de Raquel Camargo Fragoso e o blog raquelfragoso.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra