quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Não se deixe vencer pelo coração como Davi


Desde o princípio  todos os meios foram usados para paralisar a vida de Davi, desanimá-lo, prostrá-lo e até mata-lo, entretanto toda sorte de perseguição, injustiça e ódio não puderam pará-lo, e ele como um valente lutou, acreditou, tudo suportou pela fé que tinha na Promessa de Deus.
O inimigo sempre quer frustrar os projetos de Deus, levando o homem ao caos, ao desespero , ao abandono da esperança e assim ao retrocesso, abandono da fé e até apostasia.
Davi venceu grandes guerras, grandes perseguições nada disso pode detê-lo, as maiores quedas não o abateram, porém agora Davi fora pego pela alma,  seu coração o amarrara a um sentimento carnal que estava prestes a fazê-lo perder toda a glória e domínio do seu próprio reino.

Davi deixou os sentimentos dominá-lo, Amou o que lhe é mortal:
"Amando tu aos teus inimigos, e odiando aos teus amigos. Porque hoje dás a entender que nada valem para contigo príncipes e servos; porque entendo hoje que se Absalão vivesse, e todos nós hoje fôssemos mortos, estarias bem contente. II Samuel 19:6

Davi fora pego pelo sentimento, as armas de guerra, espadas e estratégias bélicas não o deteram, mas o seu próprio coração agora o aprisionara, o apego humano , pelo sentimento carnal ele fora pego, de tal forma que estava prestes a perder todo o reino.

"Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!" Isaías 5:20

Amar o abominável, não envolve amar aquele que nos odeia, pois isso Jesus nos incentiva na bíblia, mas amar o que é abominável é diferente, amar o que é aborrecível á Deus, amar o que Deus repudia é perigoso é traz danos irreversíveis para as nossas vidas.

Absalão queria usurpar o reino de Davi, o reino que Deus lhe dera, o inimigo sabia que pegara Davi pelo sentimento, e este desde o primeiro momento recusa  resistir-lhe, ou defender-se dele, e isso é prejudicial, quando por causa do emocional, optamos não contratiar ou repudiar algo que pode trazer transtorno na nossa promessa, ou seja quando chega no estágio que aquilo que você tem, ou ama se torna mais importante do que aquilo que Deus te deu.

No conflito entre situações e a promessa, lutemos pelo que Deus nos deu, e não abramos mão para agradar ninguém, quando alguém se torna superior e visamos agradá-lo acima dos nossos ideais, corremos o risco de já ter perdido nosso potencial e esperança.

"Então veio um mensageiro a Davi, dizendo: O coração de cada um em Israel segue a Absalão.
Disse, pois, Davi a todos os seus servos que estavam com ele em Jerusalém: Levantai-vos, e fujamos, porque não poderíamos escapar diante de Absalão. Dai-vos pressa a caminhar, para que porventura não se apresse ele, e nos alcance, e lance sobre nós algum mal, e fira a cidade a fio de espada. (II Samuel 15:13-30)

Quando somos pegos pelo sentimento, não temos força para lutar, perdemos o foco, e acabamos abrindo mão dos nossos anseios em prol daquilo que nos apegamos, Davi nem se preocupou em lutar, não resistiu ao ataque de Absalão, mas prontamente abriu mão daquilo que lhe era mais precioso, o reino, a promessa a fim de agradar aquele seu grande amor (Absalão), muitas pessoas nos nossos dias, apegadas a algo mortal, seduzidas e envolvidas com o que lhes é prejudicial, tem aberto mão da própria vida, da própria história, promessa e futuro promissor, porque o inimigo está usando algo que lhe é próximo, o inimigo que outrora tentou todos os meios para derrubá-lo, achou o ponto-fraco e de posse desta estratégia , intentou levar Davi ao fracassso, ao abandono de seus sonhos e ideais mais perfeitos, o idomável agora estava dominado, o belicoso agora tornara-se passivo, o perseverante agora desiste de tudo e sai de cabeça baixa e chorando muito, pois não sente em si mais forças para lutar, afinal já sofrera grande decepção antes com este mesmo filho, (quando Absalão matara o irmão), Davi já tinha se machucado antes, já tinha chorado antes, já tinha se desgastado antes, com Absalão e agora depois que tudo tinha acalmado, já tinha se estabilizado as ofensas haviam sido perdoadas porque se desgastar com outra situação?

 "E saiu o rei, com toda a sua casa, a pé; deixou, porém, o rei dez mulheres concubinas, para guardarem a casa."
II Samuel 15:16

Davi, decepcionado e cansado julgou que era melhor fugir, saiu a pé, quantas vezes o inimigo tem agido assim contra as nossas vidas, Tentador este é um dos nomes de Satanás, porque ele não para de tentar, ele nunca parará ate´ser extermínado no lago de fogo, ele tentará, de dia e de noite, sem cansar , ele quer levar o ser humano ao precipício, ao desespero, a desistência e ao contrário de nossas limitações carnais, Satanás como um ser espiritual não se cansa, por isso se andarmos na carne ou deixarmos nossa carne prevalecer, nos cansamos e acabamos nos abatendo e recuando ou entregando os pontos como Davi mesmo fez.
Satanás tenta, tenta, tenta e tenta...assim será, e nós não podemos ser carnais pois do contrário nos cansaremos e desistiremos, mas devemos ser espirituais para resistirmos, e como diz a Palavra sermos renovados no espírito e relutarmos contra todas as investidas malignas:

Isaías 40:31
 Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.

Não podemos dar lugar á nossa carne, não podemos dar lugar ao enfado, a frustração pois desta forma o inimigo nos vence, precisamos buscar mudar nosso estado, ainda que você hoje, esteja cansado , pois lutou, lutou e obteve poucos resultados aos seus olhos e isto tem te incitado á se tornar um prostrado, sem sonhos, ideais ou vida, saiba que o Senhor nos fez fortes, e com mais insistência que o adversário deve ser nossa permanência e vontade assídua de viver o projeto de Deus.

Números 24:8
 Deus o tirou do Egito; as suas forças são como as do boi selvagem; consumirá as nações, seus inimigos, e quebrará seus ossos, e com as suas setas os atravessará.

Davi totalmente prostrado e alienado atribui a Deus os seus resultados:

“Então disse o rei a Zadoque: Torna a levar a arca de Deus à cidade; que, se achar graça nos olhos do SENHOR, ele me tornará a trazer para lá e me deixará ver a ela e a sua habitação.
Se, porém, disser assim: Não tenho prazer em ti; eis-me aqui, faça de mim como parecer bem aos seus olhos." II Samuel 15:25-26

Davi um homem aguerrido, que já enfrentara urso e leão pelas suas ovelhas, lutara com gigantes por causa do seu povo, vencera milhares por causa do seu reino, agora paralisado e sem disposição para lutar, lança unicamente sobre Deus a responsabilidade dele ser restituído ou esquecido para sempre.

Lógico que o reino pertencia a Davi, é claro que Deus já lhe dera, porém ele havia perdido á sua motivação e força, por deixar seu coração, suas emoções guiarem nesse momento de guerra á sua vida, o belicoso precisava despertar-se e superando as mais intimas sensações deveria levantar-se, não mais para fugir mas para enfrentar seu adversário que era na verdade alguém muito íntimo.

Esse deve ser nosso cuidado, não deixar-se dominar pelo que lhe é intimo, o que está prevalecendo sobre á sua vida? Aquilo que lhe é mais precioso, ou mais íntimo pode se não dominado ser o causador do fracasso, da falência e perda da sua vida.

Davi se negou a lutar, se negou a resistir a Absalão, e vive então um dos momentos mais difíceis, mais desgostosos e tristes de sua vida, este versículo descreve de forma clara todo o sofrimento a que foi submetido, ou submeteu-se, porque não querir ferir Absalão:

E seguiu Davi pela encosta do monte das Oliveiras, subindo e chorando, e com a cabeça coberta; e caminhava com os pés descalços; e todo o povo que ia com ele cobria cada um a sua cabeça, e subiam chorando sem cessar."
II Samuel 15:13-30

Existe uma história que diz que “havia um urso feroz que entrou em um acampamento, todos o temiam, e fugiam diante dele, até que ele viu uma panela de caramelo fervendo na fogueira, seduzido pelo cheiro e gosto, aproximou-se e agarrou aquela panela fervente. Os escoteiros assustados gritavam , e com arma de chumbinho atiravam para o alto, o urso ferozmente urrava e aos passos largos se afastava, gritando em direção aos acampantes, caminhou e caminhou aos berros e urros agarrado á panela, até que caiu ao chão não por uma bala perdida mas soltando a pelagem, cai morto pela queimadura profunda da panela de caramelo, que tão intensamente abraçava enquanto fugia dos homens.

Moral da História: Solte a panela fervendo da sua vida! Solte aquilo que lhe amarra, lhe fere, lhe mata dia a dia e nem te apercebes, pois cego e dominado não enxergas o que destrói sua vida.

Não permita que nada , nem ninguém te paralise, honre a Deus apegue-se a promessa, não a abandone por nada e ninguém, posicione sua vida, não abra mão do que Deus já te entregou por omissão.

Levante-se rapidamente, e ocupe seu lugar no reino de Deus, antes que seja tarde demais:

Levanta-te, pois, agora; sai, e fala conforme ao coração de teus servos; porque pelo SENHOR te juro que, se não saíres, nem um só homem ficará contigo esta noite; e maior mal te será isto do que todo o mal que tem vindo sobre ti desde a tua mocidade até agora.

Então o rei se levantou, e se assentou à porta; e fizeram saber a todo o povo dizendo: Eis que o rei está assentado à porta. Então todo o povo veio apresentar-se diante do rei; porém Israel havia fugido cada um para a sua tenda."
II Samuel 19:6-8

Mantenha os créditos
Autora: Raquel Camargo Fragoso