segunda-feira, 30 de julho de 2012

Vencer a religiosidade que cega e atrofia


Vencer a religião que cega e atrofia a mente e coração

"E no dia seguinte, indo eles seu caminho, e estando já perto da cidade, subiu Pedro ao terraço para orar, quase à hora sexta.
E tendo fome, quis comer; e, enquanto lho preparavam, sobreveio-lhe um arrebatamento de sentidos,
E viu o céu aberto, e que descia um vaso, como se fosse um grande lençol atado pelas quatro pontas, e vindo para a terra.
No qual havia de todos os animais quadrúpedes e répteis da terra, e aves do céu.
E foi-lhe dirigida uma voz: Levanta-te, Pedro, mata e come.
Mas Pedro disse: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda. (Atos 10)

Perceba a religiosidade que muitas vezes assola a vida daqueles que andam com Deus, o conhecem e até já viveram uma grande conversão.
Pedro primeiramente estava orando, logo deduzimos que quem ora fala com Deus e quem fala tambem espera respostas, entretanto vemos o que a religiosidade gera, um ritualismo frio que não permite sequer a intervenção de Deus em nossas vidas.

Pedro estava orando e depois que ora sente fome, mas antes que ele pudesse levantar-se para comer  desce do céu um lençol com alimento, Deus oferece para Pedro um alimento, alimento este que ele se nega a saborear, pois limitado em seu entendimento e razão não consegue alcançar a grandiosidade do projeto de Deus.

Neste instante podemos notar os malefícios da religiosidade, que exclui Deus de suas próprias vidas, quantas vezes oramos e clamamos e sentimos fome necessidades que julgamos que deverão ser saciadas de uma forma e Deus dos céus quer trazer um novo tipo de provisão ou suprimento, entretanto apegados ás nossas razões negamos simplesmente e soberbamente o favor divino, para que seja feita a nossa vontade.

Quantas vezes você orou e esperou a resposta de uma maneira e porque não a alcançou daquela forma se frustrou, porém Deus estava com muita disposição de vir a ti com uma ajuda, com uma revelação que não conseguiste valorizar.

Jesus disse de forma clara: A minha comida é fazer a vontade do meu Pai que está nos céus! (João 4:34)

E segunda vez lhe disse a voz: Não faças tu comum ao que Deus purificou. (Atos 10:14)

Muitas vezes oramos , oramos e não aceitamos o trabalhar de Deus, queremos delimitar até o que Deus fará, queremos exigir até o que julgamos ideal , porém nossa mente limitada e restrita nada pode acrescentar-nos em toda a sua sabedoria terrena.

Por três vezes Pedro negou, Pedro tinha este hábito, realmente era teimoso quanto áquilo que defendia, negou a Cristo três vezes pois queria provar para os judeus que não era um seguidor de Cristo e agora depois de todo arrependimento e dor, nega de novo 3 vezes comer daquilo que Deus lhe oferecia para se alimentar:

E aconteceu isto por três vezes; e o vaso tornou a recolher-se ao céu. (Atos 10:15)

O religioso em sua mente natural não consegue discernir o mover sobrenatural de Deus, mas antes duvida e indaga daquilo que Deus quer, tomado pela razão e convicção baseado no seu conhecimento humano acerca do que é ideal:

“E estando Pedro duvidando entre si acerca do que seria aquela visão que tinha visto, eis que os homens que foram enviados por Cornélio pararam à porta, perguntando pela casa de Simão.” (Atos 10:16)

Veremos as 4 determinações do Espírito do Senhor para superar a Religiosidade:

“E, pensando Pedro naquela visão, disse-lhe o Espírito: Eis que três homens te buscam. Levanta-te pois, desce, e vai com eles, não duvidando; porque eu os enviei.” (Atos 10:20-21)

Perceba o detalhe para vencer a religiosidade há uma ação conjunta da Trindade, pois a religiosidade está ligada á incredulidade diretamente, o racionalismo, dogmas, ritualismo doutrinas humanas sufocaram o mover e comunhão por isso para tirar Pedro daquela condição religiosa de continuar preso ao ritualismos e legalismo judaico foram necessários 3 homens, tipificando o mover trino Pai, Filho e Espírito Santo a obra completa de salvação se dá através da desenvoltura plena da Trindade.

Primeira Ordem: Levanta-te!
Levantar-se espiritualmente para entender e viver as coisas dos céus, e não ficar preso em suas limitações e legalidades.

"Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá." Efésios 5:14

Somente quando Pedro se levantasse poderia voltar a ver as coisas do alto, caído , prostrado o ser humano não consegue nada além do que olhar para baixo, ficar com uma visão terrena, pequena e cheia de dificuldades, um homem caído terá grande dificuldade de relacionar-se com a grandiosidade de Deus, o Senhor é Altíssimo, ponto fundamental levantar-se e olhar para o alto, levantar-se e não ficar preso ao terreno, ao limitado mas desejar viver o sobrenatural de Deus.

"E agora por que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor." Atos 22:16

Pedro precisava tirar os olhos do próprio umbigo e voltar novamente o seu olhar para Deus como no dia da sua conversão, que após negar a Cristo por três vezes também ve os olhos de Jesus e fitando-os cheio de arrependimento chora diante de Deus.

Segunda Ordem: Desce!

Descer expressa de forma clara ter vitória sobre a soberba da religiosidade, Pedro inchado, inflado pelas suas convicções religiosas, pelo fermento dos fariseus não conseguia enxergar a glória de Deus que haveria de se manifestar pelo alcance dos gentios, porém imbuído pela prepotência, religiosidade cega e arrogância Pedro jamais conseguiria viver na totalidade o querer de Deus, por isso a ordem expressa era desce, comparando-se a ordem que veio a Jeremias para descesse a olaria de Deus e ali visse o vaso ser quebrado e refeito para que pudesse tornar-se um instrumento de Deus.

Descer significa espiritualmente humilhar-se debaixo da potente mão de Deus, ceder diante do Senhor, quebrantar-se, render-se, abandonar a soberba e a força da razão exacerbada que se justifica e vangloria diante de Deus, mas descer do lugar de auto confiança, da posição de grandeza pessoal, descer deixando toda postura de dureza e resistência á voz do Senhor, para submeter-se totalmente ao querer daquele que é Único Deus.

Diante do lençol branco que descia do céu, da proposta de uma comida diferenciada Pedro deveria ter respondido como Jesus:

" A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra." João 4:34

A satisfação em cumprir com a vontade de Deus, de agradá-lo e se submeter á sua vontade supera qualquer dogma, ritual ou possível vínculo humano , religioso ou  adquirido.

Terceira Ordem: Vai!

O Ide é uma ordenança , e agora o Espírito Santo estava vencendo as resistências de Pedro, que se limitava a prosseguir devido ao conhecimento adquirido na religiosidade, o legalismo o barrava e colocava tropeços que o impediam de viver o envio.

"Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento." Mateus 9:13

O Espírito Santo claramente ordena > Vai! E que essa voz possa redundar em nossos corações, e possamos como ´Pedro vencer nossas barreiras humanas, informações, empecilhos que nos paralisam espiritualmente, e as vezes mesmo tendo tanta vontade, desejo, nos limitamos em nossos corações pois criamos sofismas e nos limitamos aos nossos próprios corações e razões.

"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura." Marcos 16:15

Quarta Ordem: Não duvide!

A incredulidade tem matado o chamado de muitos homens de Deus, pessoas eleitas que se encheram de descrédito das coisas de Deus, e morreram espiritualmente, a ausência, o afastamento é o maior gerador da incredulidade pois a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus.

Tomé alheio ao mover, afastado da comunhão, inerte em sua frustração e decepção religiosa se ausenta do grupo e quando Cristo aparece e renova, restaura e revifica a todos que perseveravam na busca, Tomé por sua ausência não participa e assim não recebe a Palavra e o mover que poderia restaurar a sua vida espiritual, tal apostasia gera uma frieza incrédula tão grande em seu coração que o faz desafiar do próprio Jesus, que independente da apatia manifesta pelo mesmo, se apresenta desmistificando toda religiosidade fria que habitava em Tomé e expondo o erro da sua incredulidade, o leva a confessar além do milagre da ressurreição a natureza divina de Cristo, nossa salvação.

Fuja do isolamento, da frieza, da intelectualidade seca, da letra sem espiritualidade e busque a comunhão e neste sentimento seja restaurado e creia pois “tudo é possível ao que crê!”.

Não se deixe morrer, Levante-se busque a Deus, desça, abandone o orgulho abandone este patamar de soberba, cumpra o IDE e creia incondicionalmente pois Deus fará tudo acontecer na sua vida em nome de Jesus.

"Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.
E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!" João 20:27-28

Pedro pregou para os gentios e ainda estes foram cheios do Espírito Santo pela simples ação de comer o que Deus lhe dava, um novo sentimento , disposição e visão para cumprir o chamado de Deus.
Raquel Camargo Fragoso
Enviado por Raquel Camargo Fragoso em 30/07/2012
Código do texto: T3805261
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original ('Citar a autoria de Raquel Camargo Fragoso e o blog raquelfragoso.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.