domingo, 23 de setembro de 2007

Deus tem um novo tempo para você - sua sorte vai mudar




Gen 28: 10. Jacó, partindo de Bersabéia, tomou o caminho de Harã.11. Chegou a um lugar, e ali passou a noite, porque o sol já se tinha posto. Serviu-se como travesseiro de uma das pedras que ali se encontravam, e dormiu naquele mesmo lugar.12. E teve um sonho: via uma escada, que, apoiando-se na terra, tocava com o cimo o céu; e anjos de Deus subiam e desciam pela escada. No alto estava o Senhor,13. que lhe dizia: “Eu sou o Senhor, o Deus de Abraão, teu pai e o Deus de Isaac; darei a ti e à tua descendência a terra em que estás deitado.14. Tua posteridade será tão numerosa como os grãos de poeira no solo; tu te estenderás, para o ocidente e para o oriente, para o norte e para o meio-dia, e todas as famílias da terra serão benditas em ti e em tua posteridade.15. Estou contigo, para te guardar onde quer que fores, e te reconduzirei a esta terra, e não te abandonarei sem ter cumprido o que te prometi.”16. Jacó, despertando de seu sono, exclamou: “Em verdade, o Senhor está neste lugar, e eu não o sabia!”17. E, cheio de pavor, ajuntou: “Quão terrível é este lugar! É nada menos que a casa de Deus; é aqui, a porta do céu.”18. No dia seguinte, pela manhã, tomou Jacó a pedra: sobre a qual repousara a cabeça e a erigiu em estela, derramando óleo sobre ela.19. Deu o nome de Betel a este lugar, que antes se chamava Luz.20. Jacó fez então este voto: “Se Deus for comigo, se ele me guardar durante esta viagem que empreendi, e me der pão para comer e roupa para vestir,21. e me fizer voltar em paz casa paterna, então o Senhor será o meu Deus.22.Esta pedra da qual fiz uma estela será uma casa de Deus, e pagarei o dízimo de tudo o que me derdes.”
Jacó teve ali no deserto o início das suas experiências com Deus , diante do deserto e do desconhecido só tinha uma pedra para repousar a cabeça e um pouco de azeite, que deitou como sacríficio ao Senhor sobre a pedra (simbologia de Jesus Cristo a pedra angular), estar no deserto acompanhado de Cristo é certeza de sobrevivência e futuro. Ali Jacó fez uma oferta especial e um voto: Gen. 28: 20. Jacó fez então este voto: “Se Deus for comigo, se ele me guardar durante esta viagem que empreendi, e me der pão para comer e roupa para vestir, 21. e me fizer voltar em paz casa paterna, então o Senhor será o meu Deus.Esta pedra da qual fiz uma estela será uma casa de Deus, e pagarei o dízimo de tudo o que me derdes.”

Quem confia a Deus seu futuro não é decepcionado, realmente Jacó recebeu o favor de Deus, quando no deserto recorremos a Deus e não ao mal que nos ameaça, realmente vivemos grandes livramentos e Jacó não somente teve roupa e comida mas enriqueceu muito.
Gen 31:40 Jacó punha-os à parte, e voltava a face dos animais para o que era malhado e negro no rebanho de Labão. Constituiu assim rebanhos para si, que não se misturaram aos de Labão.43.Este homem tornou-se assim extremamente rico, e teve muitos rebanhos, escravas e escravos,camelos e jumentos.
Após toda a provisão com desgostos houve um amadurecimento e no val de Jaboque realmente Deus transformou a Jacó e mudou-lhe o nome, Jacó não seria mais o suplantador que viveria as consequências de perdas e dor em decorrência das suas deformidades de caráter, mas agora Deus o fizera Israel um homem próspero e de extensa visão , que passou a entender que a avareza, o engano o roubo não significavam mais nada na vida dele pois a experiência e benção adquirida de Deus o tornou um homem pronto para o mover de Deus.
Perceba a mudança, Jacó suplicando para dar, para entregar ele que faria tudo para ajuntar, obter agora já abria a mão e dava:
Gen 33: 10. “Oh, suplico-te, replicou Jacó, se ganhei teu favor, aceita este presente de minhas mãos; porque te contemplei como se contempla Deus, e me fizeste bom acolhimento.11.Aceita o presente que te ofereço; pois Deus cumulou-me de seus favores, e nada me falta.”
E tanto insistiu que Esaú aceitou. Diante de tal transformação e amadurecimento Deus o envia para Betel o lugar da sua maior dor , porém agora Jacó iria em honra para ali receber a palavra da colheita em sua vida:
Gen 351.Deus disse a Jacó: “Vamos, sobe a Betel e fica ali, e levanta um altar nesse lugar ao Deus que se manifestou a ti, quando fugias diante de teu irmão Esaú.”3.Vamos subir a Betel, onde levantarei um altar ao Deus que me ouviu no dia de minha aflição, e que esteve comigo durante minha viagem.”6. Chegou, portanto, Jacó com toda a sua gente à Luz, na terra de Canaã, hoje Betel.7.Levantou aí um altar e deu a esse lugar o nome de El-Betel, porque foi aí que Deus lhe aparecera, quando fugia diante de seu irmão.
Na primeira experiência em Betel , Jacó teve visões de anjos subindo e descendo, no vau de Jaboque Deus luta com ele , Deus se manifesta para vencê-lo definitivamente , porém agora Deus aparece a Jacó para abençoa-lo e liberar a palavra que lhe garantiria uma grande colheita depois de tudo que ele viveu:Gen 35:9.
Quando Jacó voltou de Padã-Arã, Deus apareceu-lhe novamente e o abençoou.10. “Teu nome, disse-lhe ele, é Jacó. Tu não te chamarás mais assim, mas Israel.”
E chamou-o Israel.11. Deus disse-lhe: “Eu sou o Deus todo-poderoso. Sê fecundo e multiplica-te. De ti nascerão um povo e uma assembléia de povos; e de teus rins sairão reis.12. A terra que dei a Abraão e a Isaac, eu ta darei e à tua posteridade.”13. Depois, Deus retirou-se de junto dele.14. No mesmo lugar onde Deus lhe falou, Jacó erigiu uma estela sobre a qual fez uma libação, e derramou óleo.15. E deu o nome de Betel ao lugar onde Deus lhe tinha falado.
Deus fez questão de salientar que o nome de Jacó mudará e que agora ele viveria frutificação e multiplicação.
Deus mudou o teu nome se até o ano passado você era o incapaz, o mal administrador, o inconpetente, e todos te julgavam merecedor de passar pelos desgostos e perdas que tinhas e vivias as consequencias dos erros contínuos , Deus mudou o teu nome e lhe diz apresenta os frutos e multiplica a 100 por 1.
Deus faz novas todas as coisas na tua vida, derrama agora o teu óleo pela palavra que Deus te dá pois serás próspero, abençoado e viverás a expansão plena, pois tens sobre ti a benção de Abraão, Isaque e Jacó.

Nenhum comentário: