domingo, 23 de setembro de 2007

Não retroceda, avance




"Nomeie também o faraó administradores no país, que recolham a quinta parte das colheitas do Egito, durante os sete anos de abundância". (Gn 41,34)2. O Senhor apareceu-lhe e disse-lhe: “Não desças ao Egito; fica na terra que eu te indico.3. Habita nela; eu estou contigo e te abençoarei, porque é a ti e à tua posteridade que darei toda esta terra, e cumprirei o juramento que fiz ao teu pai Abraão.4. Multiplicarei tua posteridade como as estrelas do céu, dar-lhe-ei todas estas regiões, e nela serão benditas todas as nações da terra,5. porque Abraão obedeceu à minha voz e observou os meus preceitos, meus mandamentos e minhas leis.”6. Isaac ficou, pois, em Gerara. (Gen. 26) Era tempo de fome na terra e Isaque recebeu a ordem de Deus para que não descesse ao Egito, Egito era o símbolo da fartura e mantimento, no Egito Abraão descera quando se vira em aperto e escassez "Sobreveio, porém, uma fome na região; e sendo grande a miséria, Abrão desceu ao Egito para aí viver algum tempo". (Gn 12,10).

O Egito era dominado por um Rei soberbo e opressor (simbologia do Diabo), Deus queria ensinar a Isaque que para prosperar e viver a plenitude não precisaria jamais se submeter a este domínio, pois o Egito simboliza o mundo e suas riquezas mas Deus poderia enriquecê-lo com as mesmas farturas e riquezas do Egito se ele simplesmente obedecesse.

José recolheu a colheita do Egito no Egito e isto mais tarde trouxe dores para a sua descendência,que se tornou escrava, pois o “mundo” simbologia do Egito engana ele pode dar uma bela colheita porém depois traz dor e sofrimento, Deus queria livrar Isaque de situações sacrificiais pois ele já tinha se colocado no altar como sacrifício e agora usufruiria das mesmas provisões e prosperidade que o Egito tinha sem precisar se submeter a ele.


PORQUE DEUS FALA PARA QUE NÃO DESÇAS AO EGITO:


1. NO EGITO A COLHEITA SE DAVA UNICAMENTE PELO ESFORÇO PESSOAL :Deut. 11:10. Com efeito, a terra em que vais entrar para possuí-la, não é como o Egito de onde saíste, onde, depois de lançada a semente, devias regar a terra com a força de teus pés, como se rega uma horta.


COMO APOSTÓLICO A GRANDE COLHEITA SE DÁRÁ POR CONSEQUENCIA DA OBEDIÊNCIA: Deut. 11: 11. A terra que ides ocupar é uma terra de montes e vales, que bebe as chuvas do céu.12. É uma terra de que o Senhor, teu Deus, toma cuidado, e para a qual os seus olhos estão continuamente voltados do começo ao fim do ano.13. Se obedecerdes aos mandamentos que hoje vos prescrevo, se amardes o Senhor, servindo-o de todo o vosso coração e de toda a vossa alma,14. derramarei sobre a vossa terra a chuva em seu tempo, a chuva do outono e a da primavera, e recolherás o teu trigo, o teu vinho e o teu óleo;15. darei erva aos teus campos para os teus animais, e te alimentarás até ficares saciado.16.Tende cuidado para que o vosso coração não seja seduzido e vos desvieis do Senhor para servir deuses estranhos, rendendo-lhes culto e prostrando-vos diante deles.


2. NO EGITO HÁ OPRESSÃO E SOFRIMENTO:"O Senhor disse: “Eu vi, eu vi a aflição de meu povo que está no Egito, e ouvi os seus clamores por causa de seus opressores. Sim, eu conheço seus sofrimentos". (Ex 3,7)


COMO APOSTÓLICO A TUA COLHEITA SERÁ DOCE COMO O MEL: "E desci para livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir do Egito para uma terra fértil e espaçosa, uma terra que mana leite e mel, lá onde habitam os cananeus, os hiteus, os amorreus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus". (Ex 3,8)


3 . NO EGITO HÁ APOSTASIA E COLHEITA DE AMARGURA PELO PECADO:Jer. 2: 17. Não te aconteceu tudo isso por haveres abandonado o Senhor teu Deus, quando te guiava pelo caminho?18. E agora, por que tomas a rota do Egito para ir beber a água do Nilo? Para que tomas o caminho da Assíria a fim de beber a água do Eufrates?19. Valeu-te este castigo tua malícia, e tuas infidelidades atraíram sobre ti a punição. Sabe, portanto, e vê quanto te foi funesto e amargo abandonar o Senhor teu Deus e não ter tido mais temor algum de mim - oráculo do Senhor JAVÉ dos exércitos.


COMO APOSTÓLICO COLHERÁS UNIÃO , RECONCILIAÇÃO E DELÍCIAS DE HERANÇA:Jer. 3:18-19. Naqueles dias, a casa de Judá unir-se-á à de Israel, e das regiões do norte voltarão juntas à terra, cuja posse concedi a seus pais.Que lugar, dissera eu, vou conceder-te entre meus filhos, que terra de delícias vou dar-te como herança, a mais bela jóia das nações! E eu acrescentara: Chamar-me-ás: meu pai, e não te desviarás de mim.


4. NO EGITO HÁ HUMILHAÇÃO, MALDIÇÃO E OPRÓBRIO: "Porquanto, eis o que diz o Senhor dos exércitos, Deus de Israel: assim como o furor de minha cólera se lançou sobre os habitantes de Jerusalém, também contra vós se lançará, se fordes para o Egito. Servireis de exemplo de execração, sereis objeto de horror, de maldição e vergonha, e jamais tornareis a ver esses lugares". (Jr 42,18)


COMO APOSTÓLICO COLHERÁS RESTAURAÇÃO E ESTABILIDADE:(Jr 42:10). se quiserdes permanecer nesta terra, nela vos restaurarei, e não vos destruirei. Plantar-vos-ei e dela não vos arrancarei. Pesa-me o mal que vos fiz.19. Eis o que vos diz o Senhor, sobreviventes de Judá: não entreis no Egito, e sabei que hoje vos dou solene aviso.


CHAMAMENTO: A opressão da terra, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida tem arrastado muitos para o Egito (mundo), muitos tem se submetido aos costumes da terra, ao domínio do mal em busca daquilo que são suas realizações pessoais, José usufruiu no Egito da colheita do Egito porém depois houve escravidão e tormento para sua geração.
Deus impediu Isaque de descer para o egito pois ele como um dos precursores da promessa seria o exemplo para nós, não precisas te submeter ao mundo nem ao que domina sobre o mundo para seres e alcançares um bom futuro.
Deus te habilita e como Isaque prosperarás na terra da tua promessa e colherás grandes vitórias, gozarás do melhor desta terra, jubilarás com a colheita do Egito, pois Deus te entregará os despojos e o melhor nas suas mãos. Isaque não precisou ir ao Egito para ter uma colheita melhor do que no Egito, pois a prosperidade, riqueza que havia no Egito veio por determinação de Deus para a terra desértica que Isaque estava e ele foi abençoado.(Gen. 26:12. Isaac semeou naquela terra, e colheu o cêntuplo naquele mesmo ano; o Senhor o abençoava.13. E este homem cresceu, e seus bens foram aumentando cada vez mais; tornou-se extremamente rico.)

Nenhum comentário: