sábado, 20 de junho de 2009

Chamado por Cristo


De repente, Jesus estava junto a nós, como se ele tivesse tomado forma naquele momento, pois não O havíamos visto se aproximar.

Ele nos chamou por nossos nomes e disse: "Se me seguirem, eu os conduzirei para uma enseada onde os peixes fervilham".

E quando olhei para sua face, a rede caiu-me das mãos, pois uma chama acendeu-se dentro de mim, e eu O reconheci.

Meu irmão André falou: "Conhecemos todas as enseadas destas margens, e também sabemos que em um dia cheio de vento como este, os peixes buscam profundidades para além de nossas redes".

E Jesus respondeu: "Segui-me para enseadas de um mar maior. Eu vos farei pescadores de homens. E vossas redes nunca estarão vazias".

Abandonamos nosso barco e nossa rede e o seguimos.

Eu mesmo era arrastado por um poder invisível que caminhava a Seu lado.

Eu caminhava junto d'Ele , sem fôlego e maravilhado, e meu irmão andré nos seguia logo atrás, desnorteado e assombrado.


Personagem Simão Pedro

livro : Jesus o filho do Homem

Autor ;Gibran Khalil

Jesus e os Hipócritas


Jesus desprezava os hipócritas e Sua ira como a tempestade que os castigava. Sua voz era como trovão em seus ouvidos, e Ele os intimidava.

No medo que lhe nutriam, eles tramavam Sua morte; e como toupeiras dentro da terra escura, eles trabalhavam para minar Seus passos. Mas Ele não caía nas ciladas.

Ele ria, pois bem sabia que o espírito não seria zombado, nem apanhado em armadilhas.

Jesus apiedava-se de todos eles. E os teria mesmo erguido até Sua altura, e até carregado seus fardos. e teria convidado sua fraqueza a ase apoiar em seu vigor.

Ele não condenava totalmente o mentiroso, o ladrão ou o assassino, mas condenava antes de tudo os hipócritas, cuja face se esconde atrás da máscara e cuja mão é enluvada.

Muitas vezes ponderei sobre o coração que dá abrigo a todos que vêm do deserto para o Seu santuário, no entanto, está fechado e lacrado para os hipócritas.

Certo dia em que repousávamos com Ele no Jardim das Romãs, eu lhe disse: "Mestre, perdoas e consolas o pecador e todos os fracos e doentes, exceto os hipócritas".

E Ele respondeu: " Escolheste bem tuas palavras quando chamaste os pecadores de fracos e doentes. Eu lhes perdôo sua fraqueza do corpo e sua enfermidade de espírito, pois suas falhas foram-lhes transmitidas por seus ancestrais ou pela cobiça de seu próximo.

"Mas Eu não tolero o hipócrita, pois ele mesmo coloca um jugo sobre o homem simples e submisso.

"Os fracos a quem chamam pecadores são como pássaros jovens e implumes que caem do ninho. O hipócrita é como o abutre que espera o rochedo pela morte de sua presa.

"Os fracos são homens perdidos no deserto . Mas o hipócritas não está perdido . ele conhece o caminho e, todavia, ri entre a areia e o vento."

"Por esse motivo não o recebo"

Assim falou nosso Mestre , e eu não compreendi . Mas agora compreendo.

Então os hipócritas da terra deitaram a mão n'Ele e O julgaram ; com isso consideraram-se justificados. Citaram as Leis de Moisés no sinédrio como prova e evidência contra Ele. E aqules que infringem a lei ao surgir de cada dia , e novamente a infringem ao pôr-do-sol , respondem por Sua morte.


Livro Jesus o Filho do Homem

Autor Khalil Gibran

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Perguntas e Repostas sobre o Fim do mundo


Diante de todas as situações que estão ocorrendo neste mundo, as pessoas atônitas perguntam, estará próximo o fim do mundo???

Este mundo realmente vai acabar?

O que Deus nos ensina na bíblia acerca destas coisas:

Para entendermos sobre o fim, precisamos compreender o meio, pois antes do fim do mundo acontecerá um grande evento na terra:

O fim do mundo não está tão próximo, ainda durará mais de mil anos.
A certeza de que este mundo ainda durará 1000 anos, vem do fato, que a contagem dos mil anos, iniciará só depois do arrebatamento, que ainda não ocorreu.
O arrebatamento é o “grande rapto”, onde Cristo resgatará para si os seus, neste dia todos os que morreram crendo em Jesus Cristo ressuscitarão e todos os vivos fiéis a Cristo, serão levados pelo Senhor e glorificados.
No dia do arrebatamento, desaparecerão milhares de filhos de Deus em toda a terra, de todas as nações, tribos e línguas, desaparecerão sem deixar senão as vestes e tudo o que tem, pois encontrar-se-ão com Cristo nos ares, não ficará nem rastro destas pessoas.

Cristo prometeu vir buscar os que crêem n'Ele:

João 14:1-4
Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. E para onde eu vou vós conheceis o caminho

Os que morreram crendo em Cristo e os que viverem na fé, pela graça, com Ele subirão:

I Tessalonicenses 4:13-18Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança.Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele.Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem.Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.

Um conhecido hino cristão diz:

“As trombetas tocaram
um grande alarido se ouviu
ninguém encontra um crente
porque todo crente subiu
Grandes trevas pairam sobre o mundo
que imerso no sono está
e não viram que Cristo voltou
Para sua igreja levar
Os Crentes subiram alegres com Cristo para Jerusalém
Sepulcros abertos
O s templos desertos
Não se vê ninguém
A bíblia é lida mas não entendida
Jesus já voltou
Agora é tarde o tempo da graça já se acabou”

Este dia será um dia de grande espanto e muitos serão pegos de surpresa, pois aonde houver um fiel servo de Jesus Cristo, este desaparecerá e as crianças também serão tomadas da Terra.

Marcos 13:27
E ele enviará os seus anjos, e ajuntará os seus escolhidos, desde os quatro ventos, da extremidade da terra até a extremidade do céu.

A bíblia fala que este “rapto” será muito rápido, repentino:

I Coríntios 15:52Num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados.Mateus 24:27Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até o ocidente, assim será também a vinda do filho do homem.

Lucas 17:24 pois, assim como o relâmpago, fuzilando em uma extremidade do céu, ilumina até a outra extremidade, assim será também o Filho do homem no seu dia.

Todo ser humano deve estar pronto, e deve preparar-se para este dia:

Lucas 21:34-36
Olhai por vós mesmos; não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e aquele dia vos sobrevenha de improviso como um laço.Porque há de vir sobre todos os que habitam na face da terra.Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que hão de acontecer, e estar em pé na presença do Filho do homem.

Ninguém sabe o dia que acontecerá o arrebatamento:

Marcos 13:32-37
Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão.
Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai.
Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo.
E como se um homem, partindo para fora da terra, deixasse a sua casa, e desse autoridade aos seus servos, e a cada um a sua obra, e mandasse ao porteiro que vigiasse.
Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã,Para que, vindo de improviso, não vos ache dormindo.
E as coisas que vos digo, digo-as a todos: Vigiai.

Neste momento do arrebatamento os que forem tomados da terra, serão transformados:

I Coríntios 15:50-58Mas digo isto, irmãos, que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus; nem a corrupção herda a incorrupção.Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados.Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade.Mas, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrito: Tragada foi a morte na vitória.Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.Mas graça a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.

Esta será a situação dos crentes, que crêem e praticam a Palavra de Deus, refere-se não aos religiosos, mas aos obedientes a Deus:

Mateus 7:21-23
Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.
Aqui na terra ainda ficarão milhares de pessoas, religiosos, ateus, crentes desviados e um governo se levantará aparentemente muito sábio e entendido.

Depois do arrebatamento 7 anos se passarão:

Para os que subiram: 7 anos nas bodas do Cordeiro para os que foram arrebatados.
Apocalipse 19:7-9Regozijemo-nos, e exultemos, e demos-lhe a glória; porque são chegadas as bodas do Cordeiro, e já a sua noiva se preparou, e foi-lhe permitido vestir-se de linho fino, resplandecente e puro; pois o linho fino são as obras justas dos santos.E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. Disse-me ainda: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.
Para os que ficaram: 7 anos subjugados ao governo do Anticristo para os que ficarem na Terra: 3 anos e meio de aparente paz e depois 3 anos e meio de grande tribulação para estes mesmos habitantes da terra que estarão sendo governados pelo anticristo.

1 Tessalonicenses 5:3
Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobre-virá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão.

Sofonias 1:15 Aquele dia é dia de indignação, dia de tribulação e de angústia, dia de alvoroço e de assolação, dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de densas trevas,Apocalipse 9:6 Naqueles dias os homens buscarão a morte, e de modo algum a acharão; e desejarão morrer, e a morte fugirá deles.
Este anti-Cristo é um governante que dominará sobre os homens, e estabelecerá uma marca sobre todos, assegurando domínio total sobre a raça humana, ninguém poderá comprar ou vender se não aceitar esta marca que ele imporá, provavelmente é um microchip que será implantado na mão ou na testa.

Apocalipse 13:16-18E fez que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, lhes fosse posto um sinal na mão direita, ou na fronte, para que ninguém pudesse comprar ou vender, senão aquele que tivesse o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome.

O Anti- Cristo tem como deus a Satanás e o serve, fazendo uma imagem dele, mas como o diabo não é onipresente como o Único e Verdadeiro Deus, Satanás usará desde microchip para rastrear, dominar e governar sobre os homens, rastreando cada passo e punirá com morte severamente quem ousar não se curvar a ele, enganando a muitos pois fará sinais tentando convencer que ele é deus:

Apocalipse 13:14-15e, por meio dos sinais que lhe foi permitido fazer na presença da besta, enganava os que habitavam sobre a terra e lhes dizia que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia.Foi-lhe concedido também dar fôlego à imagem da besta, para que a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta.

A humanidade enganada adorará ao próprio Satanás, que em arrogâncias blasfemará de Deus, e chegará a seduzir a muitos com um falso poder, ele falará contra o nome do Senhor, contra o Trono de Deus, contra os anjos de Deus, contra os crentes arrebatados e ainda perseguirá abertamente e matará todos os que buscarem ao Senhor e nada lhe acontecerá, por três anos e meio:

Apocalipse 13:4-8
e adoraram o dragão, porque deu à besta a sua autoridade; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? quem poderá batalhar contra ela?Foi-lhe dada uma boca que proferia arrogâncias e blasfêmias; e deu-se-lhe autoridade para atuar por quarenta e dois meses.E abriu a boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome e do seu tabernáculo e dos que habitam no céu.Também lhe foi permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe autoridade sobre toda tribo, e povo, e língua e nação.

Muitos cristãos desviados e conhecedores da Palavra que ficaram, porque não eram praticantes mas só ouvintes, neste tempo serão usados para ensinar as pessoas acerca de toda atuação de Satanás, e serão mortos, pagando com a própria vida, pois não se converteram verdadeiramente ao Senhor no tempo da graça:

Daniel 11:33
Os entendidos entre o povo ensinarão a muitos; todavia por muitos dias cairão pela espada e pelo fogo, pelo cativeiro e pelo despojo.

O Anti-Cristo beneficiará e atenderá a todos os que quebrarem a aliança com Deus, ele adulará a todos os desviados e forças malignas profanarão os templos, mas os crentes que se posicionarem com Deus , serão determinados e farão coisas tremendas:

Daniel 11:30c -32Voltará e atenderá aos que tiverem abandonado o santo pacto.E estarão ao lado dele forças que profanarão o santuário, isto é, a fortaleza, e tirarão o holocausto contínuo, estabelecendo a abominação desoladora.Ainda aos violadores do pacto ele perverterá com lisonjas; mas o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte, e fará proezas.

Estes três anos e meio Satanás se exaltará na Terra, ele julgará que é forte, mas Cristo esta nos céus com os crentes salvos, em festa, só esperando o tempo certo chegar, a hora e tempo determinado para acabar com a alegria de Satanás:

Daniel 11:36e o rei fará conforme lhe aprouver; exaltar-se-á, e se engrandecerá sobre todo deus, e contra o Deus dos deuses falará coisas espantosas; e será próspero, até que se cumpra a indignação: pois aquilo que está determinado será feito.

Cumprido o tempo dos 7 anos, o anti cristo será derrubado e vencido só com o sopro da boca de Jesus, Cristo depois de toda esta Anarquia, volta a Terra, seguido de todos os seus servos fiéis que subiram no arrebatamento, e alem de aniquilar e destituir o governo do Anticristo aprisiona a Satanás por 1000 anos:

Mateus 24:30 Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.

II Tessalonicenses 2:8 e então será revelado esse iníquo, a quem o Senhor Jesus matará como o sopro de sua boca e destruirá com a manifestação da sua vinda;Apocalipse 19:11-16E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava montado nele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga a peleja com justiça.Os seus olhos eram como chama de fogo; sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia sabia senão ele mesmo.Estava vestido de um manto salpicado de sangue; e o nome pelo qual se chama é o Verbo de Deus.Seguiam-no os exércitos que estão no céu, em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro.Da sua boca saía uma espada afiada, para ferir com ela as nações; ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso.No manto, sobre a sua coxa tem escrito o nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores.
Apocalipse 17:14 Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os que estão com ele, os chamados, e eleitos, e fiéis.

Cristo reinará nesta terra por Mil anos, e todos os que ressuscitaram e os que foram arrebatados já em corpo glorificado, serão sacerdotes, ministros neste novo Reino, sobre toda a terra:

Apocalipse 20:6
Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos.

Jesus Cristo juntamente com seus servos reinarão por mil anos na terra, enquanto isso Satanás permanece detido num abismo, até que se cumpra os mil anos:

Apocalipse 20:1-3
E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão.
Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.
E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo.

O mundo então acabará quando?

O mundo acabará em fogo, depois deste reinado de Cristo por mil anos na terra, diz a bíblia sagrada, que Satanás será solto novamente e seduzirá povos da terra , para rebelarem-se contra o reino de Cristo, quando eles cercarem Jerusalém, Deus interferirá definitivamente e fogo do céu vai cair sobre estes soberbos e a terra será lambida pelas chamas, que consumirá todo inimigo de Deuse a perversidade que nela há, e o próprio Satanás será lançado no lago de fogo e enxofre, e será atormentado para todo o sempre:

Apocalipse 20:7-10
E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão,
E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha.
E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou.
E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.

Neste momento chegará o fim deste mundo, que será destruído pelo fogo:

Apocalipse 6:13-17
E as estrelas do céu caíram sobre a terra, como quando a figueira lança de si os seus figos verdes, abalada por um vento forte.
E o céu retirou-se como um pergaminho que se enrola; e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares.
E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo o servo, e todo o livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas;
E diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro;

Porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir?

II Pedro 3:7-14
Mas os céus e a terra de agora, pela mesma palavra, têm sido guardados para o fogo, sendo reservados para o dia do juízo e da perdição dos homens ímpios.Mas vós, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se.Virá, pois, como ladrão o dia do Senhor, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se dissolverão, e a terra, e as obras que nela há, serão descobertas.Ora, uma vez que todas estas coisas hão de ser assim dissolvidas, que pessoas não deveis ser em santidade e piedade, aguardando, e desejando ardentemente a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se dissolverão, e os elementos, ardendo, se fundirão?Nós, porém, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e uma nova terra, nos quais habita a justiça.

Cristo e aqueles que estão ao seu lado, como ficarão ?

Cristo tem um corpo glorificado, incorruptível, assim como todos aqueles que foram arrebatados antes do milênio e das bodas, no momento do arrebatamento todos os que foram “levados” por Cristo, foram transformados, deixaram seu corpo mortal e receberam um corpo imortal, logo quando voltam e reinam com Cristo já voltam nesta condição, neste momento do Armagedom Satanás vem contra Cristo e seu reino, com homens carnais e Cristo tem ao seu lado um grande exército glorificado, invencível.

Todos aqueles que morrerem no momento em que o mundo for queimado pelo fogo, deixarão de existir?

Não pois neste momento, desce do céu o grande trono de Deus, um trono branco e todos aqueles que morreram serão julgados pelas suas obras. Todos sem exceção, independente de onde estiverem seus corpos, quer estejam no fundo do mar, quer estejam no mais profundo abismo ou decomposto normalmente na terra, todos se levantarão, ressuscitarão para darem conta de si mesmos a Deus.

Neste momento todos grandes e pequenos, que morreram desde o início dos séculos, ressuscitarão, lembre-se que os que morreram crendo em Cristo já ressuscitaram antes no dia do arrebatamento, estes que agora se levantam são os que morreram sem serem feitos filhos de Deus, pelo perdão resgatador de Jesus Cristo, são os que morreram também na grande tribulação por rejeitarem a marca do anti-cristo, ou os que lutaram no Armagedom, os que nasceram e morreram no tempo do milênio, todos agora comparecem diante do Juiz.

Apocalipse 20: 11-15
E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiram a terra e o céu; e não foi achado lugar para eles.E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; e abriram-se uns livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.O mar entregou os mortos que nele havia; e a morte e o hades entregaram os mortos que neles havia; e foram julgados, cada um segundo as suas obras.E a morte e o hades foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo.

Daniel 12:2 E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.João 5:28-29 Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.
Apocalipse 11:18Iraram-se, na verdade, as nações; então veio a tua ira, e o tempo de serem julgados os mortos, e o tempo de dares recompensa aos teus servos, os profetas, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra.

Serão julgados e viverão aonde?

O julgamento é claro, a separação das ovelhas dos bodes, do joio e do trigo, do bem e do mal. A sentença é definitiva Deus deu muito tempo e muita oportunidade ao homem e chegou a hora de todos serem julgados e avaliados se o nome constar no livro da vida, e se no livro das obras constatar uma vida íntegra serão abençoados.

Cristo já tem um lugar preparado, e está preparado por Deus este novo céu e nova terra, onde não haverá dores, tristezas, choro e nem noite, os que tiverem seus nomes escritos no Livro da vida, e no Livro das obras constarem boas atitudes, pessoas terão acesso a este novo e santo lugar.

Mas aqueles que não tem o seu nome escrito no livro da vida e sua vida tiver sido iníqua, receberão a condenação por toda a eternidade, serão lançados no lago de fogo e enxofre, que é a segunda morte, pelo que consta na bíblia ali haverá choro e ranger de dentes.

Apocalipse 21:1-8vi um novo céu e uma nova terra. Porque já se foram o primeiro céu e a primeira terra, e o mar já não existe.E vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus, adereçada como uma noiva ataviada para o seu noivo.E ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia: Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles.Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve; porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.Aquele que vencer herdará estas coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Reino


"Na verdade, a terra é linda , e tudo o que há sobre ela é belo também.

Mas há um reino para além de tudo o que contemplais, e nele Eu governarei. E se assim o escolherdes, e for de fato vosso desejo, vós ireis lá comigo, e também reinará.

Meu rosto e o vosso não usarão máscaras; nossas mãos não empunharão espadas nem cetros, e nossos súditos nos amarão em paz e não nos temerão."

Assim falou Jesus, e eu fiquei cego para todos os reinos deste mundo, para todas as cidades de torres e paredes ; e senti em meu coração que queria seguir o Mestre em seu Reino."


Tiago o Filho de Zebedeu

Extraído do Livro Jesus o Filho do Homem

Autor: Khalil Gibran



Um Pastor do Sul do Líbano


"Chegada a primavera, Jesus passou outra vez por esta pastagem, e desta vez estava só.

Nesse dia eu não tocava flauta, pois tinha perdido uma ovelha e estava consternado com meu coração pesado dentro do peito.

Caminhei e fiquei diante de Deus , pois desejava ser consolado.

Ele olhou para mim e disse:"Não tocas tua flauta hoje? De onde vem a tristeza de teus olhos?".

E eu respondi: "Uma ovelha de minha grei está perdida. Procurei-a por toda a parte, mas não a encontrei . Não sei o que fazer".

Ele ficou em silêncio por um momento . Então sorriu e disse: "Espera aqui um pouco e eu encontrarei sua ovelha". Em seguida, afastou-se, desaparecendo entre as colinas.

Depois de uma hora ele voltou , e minha ovelha vinha junto, bem a seu lado. E quando ele parou à minha frente, a ovelha olhava para sua face do mesmo modo que eu olhava . Então a abracei com alegria.

Ele colocou Sua mão em meu ombro e disse: "A partir desse dia, amarás esta ovelha mais que qualquer outra de tua grei, pois ela estava perdida, e agora foi encontrada".

Novamente abracei minha ovelha com alegria, e ela encostou -se em mim. Fiquei em silêncio."


Um Pastor do Sul do Líbano

Extraído do Livro: Jesus o Filho do homem

Autor : Khalil Gibran

domingo, 31 de maio de 2009

Conecete a Ti mismo...


"CONOCETE A TI MISMO"


Salim Efendi Deaibes, en una noche lluviosa de Beirut, meditaba sobre la base de Sócrates: "Conócete a ti mismo".
-Sí -decía-, esta es la llave y la base de todo el saber. Necesito conocerme a mi mismo. -Y levantándose, se paró frente a un enorme espejo y, después de contemplarse larga­mente, comenzó a enumerar sus características:
-Soy de baja estatura. Así eran Napoleón y Víctor Hugo.
-Tengo la frente estrecha. Así era la de Sócrates y Spi­noza.
-Soy calvo. Así era Shakespeare.
-Tengo una nariz grande y aguileña. Así era la de Savona­rola y Voltaire y George Washington.
-Tengo los ojos melancólicos. Así eran los de Pablo el Apóstol y Nietzsche.
-Tengo los labios gruesos. Así eran los de Aníbal y Marco Antonio.
Después de enumerar decenas de características semejan­tes, Salim concluyó:
-Es mi personalidad. Es mi verdad. Soy un conjunto de cualidades que distinguieron a los grandes hombres desde el comienzo de la Historia. ¿Puede un hombre así dotado dejar de realizar algo grande en este mundo?
Una hora más tarde, nuestro héroe estaba durmiendo vestido, sobre la cama deshecha y sus ronquidos, más que la respiración de un ser humano, semejaban el ruido de un molino.


Autor: Gibran Khalil Gibran


Não se entregue mas lute até o fim...



1 Samuel 11:1
Então, subiu Naás, amonita, e sitiou a Jabes-Gileade; e disseram todos os homens de
Jabes a Naás: Faze aliança conosco, e te serviremos.

1 Samuel 11:2
Porém Naás, amonita, lhes respondeu: Farei aliança convosco sob a condição de vos serem vazados os olhos direitos, trazendo assim eu vergonha sobre todo o Israel.


Muitas vezes queremos acalmar a fúria do inimigo, e nos dispomos consciente ou inconscientemente à alianças, no intuito de acalmar a dor que nos aperta, temos atitudes a fim de impedir que prossiga a opressão, mas que estejamos novamente em tranqüilidade e repouso.
Mas neste momento o inimigo feroz que mais do que nosso comprometimento com ele, ele quer tirar a nossa visão, quer cegar os nossos olhos, a fim de que nunca mais vejamos a luz, e contemplemos a face de Deus.
Pois só assim ele sabe que poderá manter esta pessoa nas trevas para sempre, pois enqto pudermos enxergar a luz, haverá escape e livramento para as nossas vidas, pois em Deus sempre há superação.

Esteja atento! Como tens se portado na luta? Tens recorrido a que? Tens agido de que forma?
Parece que enqto não quebras a aliança com Deus, as coisas não sossegam??
Parece que enqto não te aliancias com o espírito de murmuração, com o blasfemador, o vingador, o amargurador, o odiador, o incrédulo as coisas não acalmam????
Então avalie a partir de hoje, pois ele não quer somente que recorras aos meios dele para acalmar seu tormento, mas ele quer tirar a sua visão, tirar a sua paz sempre é o comçeo para gerar em você a atitude que te leva desesperado aos braços dele. Quantos tem se entregado nos braços da depressão, do terror noturno, da angústia, da imoralidade, da devassidão, do adultério, do alcoolismo, do vício, tabagismo, drogas, da pornografia, do consumismo, tudo visando acalmar-se do tormento, abafar a tristeza ou a preocupação...
Deus não está neste negócio, não é assim que vencerás teus opressores, não permita que ele tire sua fé, esperança, ânimo, pureza, fidelidade, força...não seja precipitado no meio da tempestade, não se desespere...em Deus sempre haverá socorro para sua vida...ele te ajudará a superar...

Samuel perfeito em serviço...


Reconhecemos que Samuel realmente foi um grande homem de Deus, desde seu chamado Deus deixou bem claro que ele seria um servo limpo, pois “antes que a lâmpada de Deus se apagasse” Deus o chamou, impedindo que a ruína espiritual tomasse conta de Israel por conseqüência da passividade e letargia espiritual de Eli.
Porém é impressionante o caminho limpo e íntegro que Samuel trilhou, no fim da vida, na velhice ele pode se colocar em pé diante das pessoas e dizer estas palavras:

1 Samuel 12:2
Agora, pois, eis que tendes o
rei à vossa frente. Já envelheci e estou cheio de cãs, e meus filhos estão convosco; o meu procedimento esteve diante de vós desde a minha mocidade até ao dia de hoje.

1 Samuel 12:3
Eis-me aqui, testemunhai contra mim perante o
SENHOR e perante o seu ungido: de quem tomei o boi? De quem tomei o jumento? A quem defraudei? A quem oprimi? E das mãos de quem aceitei suborno para encobrir com ele os meus olhos? E vo-lo restituirei.

Que vida integra que ele teve, todo o percurso santificado e limpo, sem causar danos a ninguém:

1 Samuel 12:4
Então, responderam: Em nada nos defraudaste, nem nos oprimiste, nem tomaste coisa alguma das mãos de ninguém.


Samuel nunca lesou ninguém, nunca defraudou (roubou, desfalcou), nunca oprimiu, nunca julgou injustamente visando benefícios pessoais, nunca privilegiou ninguém em troca de favores...

Quão íntegro foi Samuel...
Quantos poderão erguer a cabeça e dizer isto, no fim da sua vida...
Quantos estarão cercados por seus opositores, requisitores e vingadores, que gritando clamarão pelo sangue que lhes derramou, ou pelos bens que lhes tomou indevidamente.

Baseado nisso posso entender , aquele versículo que Jesus diz:

Mateus 5:25
Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão.


Poderemos nós, chegar ao fim da vida e perguntar assim???
Deus queira que sim!

És Saul ou Davi?


ÉS DAVI OU SAUL

Avaliemos os dois primeiros reis de Israel, um aparentemente superior ao outro, porém um sucumbe no decorrer dos tempos, por seu interior ser contaminado, vejamos as características de Saul e de Davi:

Saul tinha aparência:

Tinha ele um filho cujo
nome era Saul, moço e tão belo, que entre os filhos de Israel não havia outro mais belo do que ele; desde os ombros para cima, sobressaía a todo o povo. (1 Samuel 9:1 )

Davi tinha essência:

Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O
homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração. ..Perguntou Samuel a Jessé: Acabaram-se os teus filhos? Ele respondeu: Ainda falta o mais moço, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, pois não nos assentaremos à mesa sem que ele venha. Então, mandou chamá-lo e fê-lo entrar. Era ele ruivo, de belos olhos e boa aparência. Disse o SENHOR: Levanta-te e unge-o, pois este é ele. ( I Sm.16)


Saul tinha riqueza material:


Havia um homem de Benjamim, cujo nome era Quis, filho de Abiel, filho de Zeror, filho de Becorate, filho de Afias, benjamita, homem de bens. Tinha ele um filho cujo nome era Saul...(1 Samuel 9:1-2 )


Davi tinha riqueza espiritual:


Ouvindo-o Eliabe, seu irmão mais velho, falar àqueles homens, acendeu-se-lhe a ira contra Davi, e disse: Por que desceste aqui? E a quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção e a tua maldade; desceste apenas para ver a peleja. (1 Samuel 17:28 )
Já agora não subsistirá o teu reino. O SENHOR buscou para si um
homem que lhe agrada e já lhe ordenou que seja príncipe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou. (I Samuel 13:14)


Saul se colocava atrás de bagagens diante de desafios:


Então, tornaram a perguntar ao SENHOR se aquele homem viera ali. Respondeu o SENHOR: Está aí escondido entre a bagagem. (1 Samuel 10:22 )


Davi deixava todas as bagagens para viver desafios:


Davi, deixando o que trouxera aos cuidados do guarda da bagagem, correu à batalha; e, chegando, perguntou a seus irmãos se estavam bem. (1 Samuel 17:22 )


Saul buscava honra própria:


Então, disse Saul: Pequei; honra-me, porém, agora, diante dos anciãos do meu povo e diante de Israel; e volta comigo, para que adore o SENHOR, teu Deus. (1 Samuel 15:30 )


Davi buscava a honra ao nome de Deus:


Então, falou Davi aos homens que estavam consigo, dizendo: Que farão àquele homem que ferir a este filisteu e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, esse incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo? (1 Samuel 17:26 )


Saul arrumava desculpas e buscava culpados diante dos seus erros:


Por que, pois, não atentaste à voz do SENHOR, mas te lançaste ao despojo e fizeste o que era mau aos olhos do SENHOR? Então, disse Saul a Samuel: Pelo contrário, dei ouvidos à voz do SENHOR e segui o caminho pelo qual o SENHOR me enviou; e trouxe a Agague, rei de Amaleque, e os amalequitas, os destruí totalmente; mas o povo tomou do despojo ovelhas e bois, o melhor do designado à destruição para oferecer ao SENHOR, teu Deus, em Gilgal. (1 Samuel 15:19-21)


Davi se arrependia diante do pecado a assumia suas culpas:


Então disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. E disse Natã a Davi: Também o SENHOR perdoou o teu pecado; não morrerás.(2 Samuel 12:13)


E pesou o coração de Davi, depois de haver numerado o povo: e disse ao Senhor: Muito pequei no que fiz; porém agora ó Senhor, peço-te que perdoes a iniquidade do teu servo; porque tenho procedido loucamente. (2 Samuel 24:10)


E, vendo Davi ao anjo que feria o povo, falou ao SENHOR, dizendo: Eis que eu sou o que pequei, e eu que iniqüamente procedi; porém estas ovelhas que fizeram? Seja, pois, a tua mão contra mim, e contra a casa de meu pai. (2 Samuel 24:17)


E disse Davi a Deus: Não sou eu o que disse que se contasse o povo? E eu mesmo sou o que pequei, e fiz muito mal; mas estas ovelhas que fizeram? Ah! SENHOR, meu Deus, seja a tua mão contra mim, e contra a casa de meu pai, e não para castigo de teu povo. (I Crônicas 21:17)


Saul agia influenciado por palavras de homens:


Então, disse Saul a Samuel: Pequei, pois transgredi o mandamento do SENHOR e as tuas palavras; porque temi o povo e dei ouvidos à sua voz. (1 Samuel 15:24 )


Disse Davi a Saul: Por que dás tu ouvidos às palavras dos homens que dizem: Davi procura fazer-te mal? (1 Samuel 24:9)


Davi agia influenciado pela palavra de Deus:


Os teus próprios olhos viram, hoje, que o SENHOR te pôs em minhas mãos nesta caverna, e alguns disseram que eu te matasse; porém a minha mão te poupou; porque disse: Não estenderei a mão contra o meu senhor, pois é o ungido de Deus. (1 Samuel 24:10)


Saul não tinha intimidade com Deus:


Respondeu Saul: De Amaleque os trouxeram; porque o povo poupou o melhor das ovelhas e dos bois, para os sacrificar ao SENHOR, teu Deus; o resto, porém, destruímos totalmente. (1 Samuel 15:15 )


Davi queria ser amigo de Deus:


Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus! (Salmos 42:1)


Saul foi rejeitado por Deus:


Porém Samuel disse a Saul: Não tornarei contigo; visto que rejeitaste a palavra do SENHOR, já ele te rejeitou a ti, para que não sejas rei sobre Israel. (1 Samuel 15:26 )
Disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás pena de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? (1 Samuel 16:1 )


Davi foi escolhido:


Agora, pois, assim dirás ao meu servo Davi: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eu te tomei da malhada, de detrás das ovelhas, para que fosses o soberano sobre o meu povo, sobre Israel.
E fui contigo, por onde quer que foste, e destruí a teus inimigos diante de ti; e fiz grande o teu nome, como o nome dos grandes que há na terra.
E prepararei lugar para o meu povo, para Israel, e o plantarei, para que habite no seu lugar, e não mais seja removido, e nunca mais os filhos da perversidade o aflijam, como dantes,
E desde o dia em que mandei que houvesse juízes sobre o meu povo Israel; a ti, porém, te dei descanso de todos os teus inimigos; também o SENHOR te faz saber que te fará casa.
Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, o qual sairá das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino. ( II Samuel 17:8-21)

sábado, 23 de maio de 2009

José Tipo Messiânico de Cristo - Tipologia de José e Jesus Cristo


I. Assunto

Vamos tratar do Tema José como tipo de Cristo, notando em cada cena da vida de José a representação, o tipo messiânico. O velho Testamento nos anuncia antecipadamente á imagem do Cristo através da história de José.
II. Introdução
A história de José era uma representação dos acontecimentos futuros que sucederiam com Jesus. Quem foi vítima de armação dos irmãos, por raiva, desprezo e repúdio?”.
Lembramo-nos primeiramente de Jesus, mas José tipo messiânico de Jesus suportou tudo isso.
“Quem foi vendido por moedas de prata e desterrado para o Egito? Quem foi condenado sendo inocente, réu aparente entre dois culpados, dos quais um é exaltado e o outro padece?” (Law, Henry)
Porventura não vemos a história do próprio Cristo, mas foi assim que também ocorreu com José.
Quem da humilhação é exaltado para um trono?”. José após revelar os segredos de Deus, revelar o que no íntimo homem nenhum conseguiria saber, e descortina o que haveria de ser com o Escolhido de Deus, Jesus Cristo.
Quem foi o Redentor dos egípcios, israelitas...? José os salvara da morte, dando-lhes o suprimento em abundância, como se fosse um rascunho do que haveria de ser, mostra como um rascunho do futuro projeto de Deus para a humanidade através, através de José mostra-se que Deus pode fazer do humilhado um exaltado sobre a terra, e assim colocar uma ponte entre o povo faminto e o rei cheio de poder.
O cenário já estava preparado , o rascunho da história já havia sido escrito, até que a plenitude dos tempos chegasse, o cenário perfeito com o homem ideal e certo, para cumprir exatamente o papel, já arquitetado por Deus antes da fundação do mundo.
Veremos como Deus através de José revelava o seu projeto para a salvação do mundo inteiro, veremos José como tipo de Cristo representando o papel , ou o esboço do retrato do Filho de Deus que viveria na totalidade e revelaria ao mundo o grande plano de salvação que havia na coração de Deus.

III. O conceito de Realeza na Vida de José

No livro “Revelação Messiânica no Velho Testamento, pg.139-141”, Gerard, Van Groningen diz: “O relato de Gênesis sobre José acentua particularmente o conceito real no registro do relacionamento de Deus com o primeiro filho de Raquel, e por meio dele, não tem recebido a atenção que o texto bíblico lhe dá. Deve ser acrescentado que este conceito real suporta o sofrimento e o serviço. O “personagem real”, suporta sofrimento e presta serviços á semente de Abrãao, bem como ás diversas nações no meio das quais ele vive e com ele interage. Que o conceito real é realmente um fator central e dominante no relato de Genêsis a respeito de José é indicado por dez aspectos.
1. Os sonhos de José eram a respeito da idéias de realeza. Quando José relatou seu primeiro sonho a respeito dos feixes a interpretação de seus irmãos foi correta: “Reinarás, com efeito sobre nós?, Governar-nos-ás, de estrelas obviamente referiam-se a sua prórpria família, e assim foi compreendido. A presença dos corpos celestes neste segundo sonho sugere sua posição real que haveria de ser de grande significação: a criação, sobre a qual Adão reinara, haveria de reconhecer sua posição e autoridades reais.
É importante notar que seus irmãos o odiavam não somente por ser o favorito de seu pai, mas principalmente por causa da sua realeza. De fato, os sonhos de realeza motivaram seus irmãos a conspirar para livrarem-se de seu irmão mais novo.

2. José foi vendido como escravo à um oficial da corte de Faraó. Como escravo de Potifar, capitão da guarda de Faraó, José servia na corte real. Assim ele, um jovem de uma tribo nômade, foi exposto a um ambiente real e a maneira de vida da corte. Como haveria Moisés de ser trazido a um palácio real para Recber preparação para o seu futuro trabalho, José, de modo parecido, teve acesso ao conhecimento, a sabedoria e ao treinamento empregado no governo de uma nação. Além disso, foi seu envolvimento com a realeza que o expôs à mulher de Potifar e á sua influência, que por sua vez, o levou á humilhação e ao sofrimento.

3. O caráter régio de José e sua influência tornaram-se evidentes quando ele estava na prisão. Tornou-se assistente do guardião da prisão real. Nessa elevada posição estava capacitado para interagir com os prisioneiros da corte real. Isso, por sua vez deu-lhe a oportunidade de interpretar os sonhos do copeiro e do padeiro. Essa notável capacidade de interpretar sonhos, que José reconhecia como prerrogativa divina, seria o fator chave para o seu retorno à corte real.

4. O Sonho de Faraó, de sete vacas gordas sendo devoradas por sete vacas magras, e de sete espigas cheias sendo devoradas por sete espigas mirradas, deu a José a oportunidade de expressar que ele estava a serviço do soberano Senhor dos céus, da terra e de toda a humanidade, e que era o único que poderia dar a interpretação dos sonhos de Faraó. José, a serviço desse soberano, serviu a Faraó com a interpretação dos dois sonhos. Além disso, José mostrou a sabedoria e agudeza reais no conselho que deu a Faraó, José lançou as bases para seu próprio progresso em direção ao trono do Egito. Em tudo isso a orientação soberana de Deus foi reconhecida, até mesmo por Faraó, que disse: “Visto que Deus te fez saber tudo isso, ninguém há tão ajuizado e sábio como tu. Administrarás a minha casa e à tua palavra obedecerá todo o meu povo.”

5. Elevando esse estrangeiro a uma posição real no Egito, Faraó reconheceu a notória capacidade real de hebreu. Ele promoveu o casamento de José com a filha de um sacerdote egípcio, confirmando assim seu “status” como governador do Egito. Os irmãos de José também fizeram assim: ajoelharam-se diante dele e o honraram como Senhor sobre os ricos armazéns de suprimentos do Egito.

6. José mostrou-se capaz de compreender um dever essencial do ofício real, aliviar o povo dos cuidados de um mundo áspero, provendo as indispensáveis necessidades básicas da vida. O “papel pastoras” do ofício real foi claro e evidente.

7. José desempenhou de maneira notável o papel de um governante atirado e de um juiz integro, quando seus irmãos vieram ao Egito. Ao reconhecê-los, relembrou seus antigos sonhos em relação a submissão de seus irmãos a ele; a seguir forçou-os a examinar seus atos passados em relação a ele, José, e a dar expressão concreta à sua preocupação com o pai idoso e com seu irmão mais novo.

8. Na designação da terra de Gósen com lugar para Jacó e sua família viverem , José exerceu sua prerrogativa, poder e sabedoria reais e demonstrou sua preocupação em fazer com que seu povo vivesse separadamente, num lugar onde pudesse prosperar como povo pastoril. Assim, usando seu ofício real, ele providenciou uma oportunidade para que eles se desenvolvessem como um povo separado, distinto e consagrado. Ele fez o possível para o povo escolhido viver no Egito, desfrutar dos benefícios todos da segurança e da prosperidade do Egito porém, sem participar da vida pagã do Egito.

9. José indica sua prontidão de ser escolhido e considerado i filho primogênito, e como tal receber a benção em dobro. Nisto esta de pleno acordo com Jacó, seu pai. Tal privilégio incluía o papel de cabeça e chefe do clã. Jacó esperava que José continuasse a exercer essa função, provendo a segurança, o bem-estar e a continuidade da semente do pacto e sua herança. Estas idéias foram expressadas abertamente por Jacó quando abençoou José. Falou de José como a “videira frutífera”, bem irrigada, estendendo seus ramos para longe como vitorioso na batalha, porque o Soberano Pastor o sustenta com braço forte; como objeto de inúmeras bênçãos dos altos, das profundezas, no passado e no futuro; e recebendo tudo isso, como o “príncipe” entre seus irmãos.

10. Como mencionado, José considerava-se agente do Soberano Senhor. Deus o havia “escolhido” para ir ao Egito. O Senhor dirigira a sua vida de modo que, como “pai” de Faraó , “senhor” de sua casa e “governador” do Egito, ele José , seria o instrumento de Deus para manter muita gente com vida. Ele era portanto um cooperador com Deus; era o libertador real e o agente Salvador”
Notamos que nestes dez aspectos da realeza de José, a prefiguração de Cristo é claramente reparada. A visão antecipada de José, através de sonhos, acerca do que haveria de ser, a posição elevada que iria alcançar, posição de governante. O ódio que lhe era destinado, pelos irmãos, que o desmereciam por notarem um grande potencial e amor especial dado pelo pai, que consumia-os a ponto de conspirarem contra José. A venda de José pelos próprios irmãos , toda a preparação antecipada para sua posição de salvador, pois José passou por todo um processo para ser digno de ocupar a mão direita de Faraó. Primeiro serviu o capitão da guarda, adquirindo uma boa “bagagem”, como conhecimento e sabedoria. Foi tentado e suportou a tentação, porém esta o levou á uma situação humilhante, de solidão, abandono e desconforto. Mas devido ao seu caráter, mesmo em situações de abatimento ele era honrado pelos que estavam ao seu redor (na prisão o tornaram assistente do guardião) e podiam reconhecer seu potencial, pois lhes era revelado em todas as situações do dia-a dia, pois este aplicava e proclamava tudo aquilo que por parte “Divina” havia recebido (interpretação dos sonhos) e foi este mesmo dom que o levou à presença do rei, quando revelou o sonho de faraó acerca da fome que viria sobre a terra, e ali após vencer o opróbrio foi achado capacitado para administrar e governar sobre todo o povo de Faraó , e mais tarde sobre o seu próprio povo. José foi elevado sobremaneira, todas as nações o reconheciam como governante do Egito, seus irmãos ajoelhados o reconheceram como senhor, José tornou-se o possuidor de toda a abundância de suprimentos, suficiente para saciar a todos, e este por sua vez não reteve a ninguém que a ele buscava, mas repartia toda opulência em distinção de raça, muitos vinham a ele e lhe entregavam tudo , bens , propriedades, vidas...este porém lhes retribuía dando-lhes o alimento necessário para manterem-se vivos , ágeis e sem preocupação de padecimento. Aos seus parentes deu uma terra separada do povo do Egito, para que vivessem conforme os ensinamentos e ordenanças que tinham sido criados, para que não se corrompessem ainda que pudessem usufruir da abastança do Egito.
José visava que seus irmãos guardassem os preceitos do Senhor e se separassem do povo do Egito que cultuava outros deuses, pois não tinham a lei de Deus em seus corações mas andavam segundo os seus próprios costumes.
José considerado o primogênito pelo pai, por ser o primeiro de Raquel, esposa que tanto amava, recebeu a benção e herança do primogênito.
José foi usado por Deus para manter sua descendência com vida, para que se concretizasse no futuro a promessa feita a Abrãao:
“Farei a tua descendência como o pó da terra...” (Gen. 13:16)
No livro “O Evangelho em Genêsis, pg.86”, Law, Henry diz: “A Escritura é preciosa, porquanto cada cena de José nos apresenta Jesus . Quem é o invejado, odiado e rejeitado por seus irmãos? Quem é o que foi vendido por moedas de prata; e foi desterrado para o Egito; Quem foi contado entre os transgressores; um réu aparente entre dois culpados, dentre os quais um é exaltado e o outro padece? Quem é elevado da prisão para a mão direita da majestade? Em todas esses esboços, não pode ser contemplado Jesus? Em seu ombro é que é posto o governo. Ele é o que salva a sua parentela de perecer. Ele é aquele cujo coração se enterneceu por causa deles, quando não o reconheceram. É para ele que devem fugir os que tem perecem. Ele é o que possui a chave de todos os suprimentos. O nome é José. A imagem verdadeira é Jesus.”

IV. TIPOLOGIA MESSIÂNICA

No Livro Revelação Messiânica no Velho Testamento- Gerard, Van Groningen diz: “O termo tipo vem do substativo grego typos, derivado do verbo typto, que significa “bater”, “golpear”. Em inguagem não bíblica o substantivo é usado para significar uma impressão ou marca feita por um molde ou forma.
Os escritores da Septuaginta, que usaram este termo grego para traduzir alguns termos hebraicos, traduziram tabekit desta maneira. Em Exodo 25:40 o tabernáculo, com sua mobília foi feito de acordo com o padrão que Deus dera a Moisés. O tabernáculo deveria ser uma representação terrestre de habitação celeste de Deus entre os seres humanos. Não era o próprio lugar da habitação de Deus, mais indicava a presença de Deus no meio do seu povo. De fato, o tabernáculo indicava uma realidade ainda não plenamente realizada na terra.”
Particularmente não satisfeita com esta explicação, procurei a expressão no Dicionário Aurélio Buarque e obtive a seguinte informação:

Tipo (grego týpos, cunho, molde, sinal) Aquilo que inspira fé como modelo. Esta especificação torna mais fácil a compreensão, pois analisando a vida de José não sentimos inspirar fé? José era um modelo, um símbolo , uma marca antecipada daquilo ou daquele que havia de vir. A representação antecipada e terrestre daquele que viria de Deus. José nos apresenta a idéia do Salvador.

V. SIGNIFICAÇÃO TIPOLÓGICA DE JOSÉ

A promessa estava sobre a vida de Abraão, então se estendeu à sua descendência, alcançando Jacó, logo tudo que aconteceu com José fazia parte do plano pré-estabelecido por Deus e visava cumprir a promessa sobre estes, a fim de não permitir que eles viessem a morrer e como centenas de nações antigas simplesmente serem apagadas do mapa. José foi escolhido por Deus e devido o seu amor fiel ao seu pai, foi considerado apto pois era capaz de servir ao seu pai e tornou-se capaz para servir seu povo, veremos, no Livro Revelação Messiânica no Velho Testamento o que Gerard, Van Groningen colocou sobre este fato:
“O foco da narrativa de José está sobre Jacó o tempo todo, porque ele é o pai de doze filhos que serão libertados da fome, terão um lugar onde ficarão protegidos e onde poderão se tornar um povo poderoso, de acordo com as promessas feitas a Abraão, Isaque e Jacó. Mas ainda, Jacó representava a linhagem da semente prometida, por meio da quela as bênçãos prometidas às diversas nações do mundo viriam. A fim de que Jacó e seus filhos pudessem servir como tal e preparar a futura cena para um genuíno papel de sobrevivência para todas essas nações, José foi designado e qualificado para servir ao seu pai, seus irmãos e seus descendentes, e, assim fazendo, servi-los enquanto permanecia ele próprio numa dessas nações estrangeiras. José, muito especificamente, era um tipo messiânico – não um ancestral. O papel tipicamente messiânico de José pode ser visto de quatro perspectivas:
1. José foi considerado o filho primogênito. Era o primogênito de Raquel, recebeu a túnica de primogênito real, a dupla benção em seus dois filhos e foi proclamado “príncipe” entre seus irmãos. Como primogênito, José apontava para Cirsto o “primogênito” entre muitos irmãos, (Rom. 8:29) sobre toda criação (Cl. 1:15) e entre os mortos (Cl. 1:18)

2. José, experimentou as profundezas da humilhação e os píncaros da exaltação. Ele foi vendido como escravo por seus irmãos, tentado pela mulher de Potífar, aprisionado, esquecido pelo copeiro-mor, abandonado por todos, tendo sido como que “cortado da terra dos viventes”. Mas foi trazido perante o trono de Faraó, recebeu o poder desse trono e exerceu domínio sobre o Egito, na época a mais poderosa nação do Oriente Médio. Semelhantemente, Cristo foi humilhado mas foi também exaltado.

“Ele se rebaixou, andando nos caminhos da obediência até a morte...por isso deus lhe deu a mais alta honra” (Bíblia na Linguagem de Hoje – Fil.2:8-9)

3. Em seus ator José prefigurou o ministério de Cristo de diversos modos. Ele interpretou sonhos e assim, revelou a vontade e o plano de Deus, pelo qual ele salvaria o Egito e as diversas nações, especialmente Jacó e sua família. José, em sua qualificação real, governou efetivamente sobre o Egito e livrou Israel da fome, das privações e da morte. Ele guiou Jacó e sua família ára um lugar seguro (Gósen), onde protegidos das tendências sociais, tentações imorais, idolatrias materializantes do Egito, eles poderiam prosperar e tornar-se um povo numeroso e, ainda exercer uma importante e decisiva influência no mundo.

4. José foi um verdadeiro tipo messiânico. Ele foi considerado real, recebeu uma posição real e cumpriu uma tarefa real.Como uma pessoa régia, ele livrou, protegeu e enriqueceu a herança de Abraão e Isaque. Ele funcionou, portanto, como um redentor, protetor e provedor físico, social, moral e espiritual. Jacó seu ancestral e pai, não fez isso. Ele próprio necessitava de alguém para livrá-lo, protegê-lo e sustentá-lo. Deus preparou José e por meio dele o Senhor realizou atos salvívicos dentro do contexto da história do mundo. E ao preparar José e realizar atos de salvação por meio dele, o Senhor falou profeticamente enquanto preparava o cenário para a salvação mais ampla e mais completa que Jesus traria. Essa salvação trazida pelo Cristo real foi também o que em última instância validou a obra redentiva de José, cumprida por uma pessoa real, tomada da semente para agir em favor da semente”

Vemos que Deus estava concretizando sua promesa e mostrando seu plano para aquela época e para o futuro. Analisando as quatro perspectivas do papel tipicamente messiânico de José, confirmamos a sua primogenitura em Gen. 30:23-24 “Raquel concebeu e deu á luz a um filho...e lhe chamou José...”
José começa a mostrar Jesus o primogênito de Deus, que experimentou o abandono, tudo sofreu e suportou mas alcançou a exaltação, a glorificação resultante da sua fidelidade.
José também prefigurou á Cristo, no fato de antecipadamente revelar o fim que viria sobre aquela terra e qual seria o meio de escapar de tão grande assolação e ruína. José não somente revelou os acontecimentos futuros mas também mostrou-se como único apto para resolver aquela situação, devido sua sabedoria, conhecimento de Deus e obediência possibilitando assim que através dele viesse a salvação à todos.
José após suprir as necessidades de seu povo, conduziu-os a um lugar separado do povo egípcio, para que não fossem contagiados e assim comrrompidos pelo costume daquele povo, pelos deuses deles ou inclinações incomuns. Embora José os sustentasse no Egito , e do Egito eles desfrutassem tudo que era necessário para sobreviverem, eles não viveram como os egípcios, mas separados destes, num lugar que poderiam prosperar e manter suas normas de vida e pensamentos.
José realmente era um tipo messiânico, prefigurou o próprio Cristo, providenciando a salvação às nações da época, aos seus irmãos, foi usado por Deus para chegar à concretização de todos os fatos, foi fiel a Deus em todas as ocasiões e mostrou que a sua grande dependência era Deus, pois dele vinha a capacitação sabedoria e entendimento.
José tipo de Cristo era um símbolo do que haveria de vir; a salvação plena que Cristo ofereceria para as nações e seu povo escolhido, saciando-lhes a fome espiritual principalmente e conduzindo-os à uma vida separada dos costumes deste mundo, embora vivamos no mundo, não vivemos como os do mundo no sentido dos ideais, atitudes e pensamentos. Usufruimos do que tem no mundo daquilo que sustenta a nossa vida, mas procuramos viver debaixo da direção e visão de Deus.
Assim como Israel negou ao Salvador Jesus, desprezou-o e vendeu-o, e os gentios que são as outras nações o receberam e começaram a usufruir primeiro do que ele tem, da Sua glória, graça e suprimento e o povo de Israel precisaria hoje ser alimentado fora do seu contexto social e ideal, assim ocorreu naquela época os egípcios fartavam-se do trigo de José, e os próprios israelitas passavam fome, e tiveram que abandonar seu lugar de habitação e costumes para no Egito no meio do povo contaminado como julgavam ,receber o trigo, e hoje não é diferente os gentios se saciam no Pão da vida e que os judeus venham a nós para alimentarem-se deste pão que vem das mãos do libertador que eles rejeitaram , mas nós abraçamos com muito amor – Jesus de Nazaré.

VI – TIPOLOGIA CONFIRMADA NA BÍBLIA:
Refletindo sobre a vida de José, notamos acontecimentos representativos e iguais ao que Cristo passou, vejamos:
Em Genês 37:4 relata que José era odiado pelos seus irmãos e em João notamos Jesus vivendo a mesma situação em cenário diferente:
(João 7:7) - O mundo não vos pode odiar, mas ele me odeia a mim, porquanto dele testifico que as suas obras são más.
Em Genêsis 37:18 narra que os irmãos de José conspiravam para matá-lo e vemos Jesus sendo submetido à mesma circunstância:
(Marcos 3:6)- E, tendo saído os fariseus, tomaram logo conselho com os herodianos contra ele, procurando ver como o matariam.
Embora intentavam matá-lo em primeira instância não o conseguiram e a mesma situação ocorreu com José, que acabaram optando por vendê-lo por 30 moedas de prata, como demonstra que fizeram com Cristo :
(Gênesis 37:28)- Passando, pois, os mercadores midianitas, tiraram e alçaram a José da cova, e venderam José por vinte moedas de prata, aos ismaelitas, os quais levaram José ao Egito.
(Mateus 26:14-15) - Então um dos doze, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os príncipes dos sacerdotes, e disse: Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E eles lhe pesaram trinta moedas de prata,
José foi tentado e resistiu a tentação para não pecar contra Deus (Gen.39:7-8) e Cristo em toda a sua tentação também permanece íntegro:
(Filipenses 2:8) - E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
No livro de Gênesis 40:2-3,20 observamos José como prisioneiro de um crime que não cometeu, um inocente colocado entre dois culpados, (copeiro-chefe e padeiro-chefe) ambos ofenderam o seu senhor (Gen. 40:1), José mais uma vez prefigura à Jesus o qual sem pecado foi feito pecador por nós , e foi colocado depois de condenado no meio de dois ladrões, na cruz.
(Isaías 53:12) - Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.
Não obstante ao fato das situações serem igualadas em tempos diferentes, o fim destes acontecimentos foi uma antecipação do que haveria de ser pois os prisioneiros que estavam com José dirigiram palavras a ele, e um foi elevado daquele posição e o outro padeceu condenado, sem expectativa, e com os dois ladrões que estavam ao lado de Cristo na cruz não foi diferente, um foi exaltado tendo acesso no mesmo dia ao Paraíso e o outro morreu sem perspectiva.
Prosseguindo, notamos que em Genêsis 41:55-56 o povo clamava por pão e José lhes abria os celeiros e dava-lhes de comer, quando clamaram para Cristo dar-lhes pão, ele apresenta-se como o pão da vida, suficiente para saciar a fome de todos os povos.
(João 6:34-35) - Disseram-lhe, pois: SENHOR, dá-nos sempre desse pão. E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.
Vemos por fim, em Genêsis 41:40 José sendo elevado da situação de humilhado para exaltado, de sentenciado para contentor de todos os direitos, como governador de um poderoso império, erguido da cela, do calabouço para a mão direita do rei, da mesma forma ocorreu com Cristo, de humilhado e desprezado é exaltado como Rei dos reis, Todo Poderoso, vitorioso, Salvador, da vergonhosa masmorra do palácio, da desonrada cruz para o conhecido trono da Divindade, á destra do grande Rei e Senhor.
(Marcos 16:19) - Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus.
VII – Conclusão
José claramente é um tipo de Cristo, toda a história a que fora submetido, apontava para alguém maior e superior, tudo que passou era uma vírgula do que haveria de ser, e acontecer na história da humanidade, mas ele apontou para este grande evento do salvador Jesus.
Tudo que uma pessoa que teme a Deus passa contribui para o bem e nada é comparado ao grande que Deus faz por trás.
José para chegar ao governo do reino foi humilhado, desprezado, vendido, caluniado, tentado...Mas em tudo foi fiel e Deus o elevou a salvador, redentor, governador de um grande reino, no qual livrou de perecer o povo da promessa e nações inteiras.
Notemos um versículo que ocorreu com Cristo que confirma toda a tipologia existente em José:
“Embora Jesus fosse o filho de Deus, teve de aprender por experiência própria o que era obedecer, quando a obediência significa sofrimento. Foi depois desta experiência, que ele provou que era perfeito, tornando-se o doador da salvação eterna a todos os que lhe obedecem.” (Bíblia Viva – 8ª edição . Ed. Mundo Cristão – Hb;5:8-9)

VIII – Bibliografia

• GERARD, Van Groningen . Revelação Messiânica no Velho Testamento. Luz para o Caminho. Campinas. SP – 1995.

• O Evangelho em Gênesis. Law, Henry. Editora Leitor Cristão


• A Bíblia Viva. 8ª Edição. Editora Mundo Cristão. SP. 1995.


• A Bíblia na Linguagem de Hoje. Sociedade Bíblica do Brasil. 1982


• A Bíblia Hábil na Internet

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Seja uma pessoa desprendida...


Então, um homem rico disse:

"Fala-nos da dádiva."


E ele respondeu:

"Vós poucos dais quando dais de vossas posses.

É quando dais de vós próprios que realmente dais.

Pois, o que são vossas posses senão coisas que guardais por medo de precisardes delas amanhã?

E amanhã, que trará o amanhã ao cão ultraprudente que enterra ossos na areia movediça enquanto segue os peregrinos para a cidade santa?

E o que é o medo da necessidade senão a própria necessidade?

Não é vosso medo da sede, quando vosso poço está cheio, a sede insaciável?


Há os que dão pouco do muito que possuem, e fazem-no para serem elogiados, e seu desejo secreto desvaloriza suas dádivas.

E há os que pouco têm e dâo-no inteiramente.

Esses confiam na vida e na generosidade da vida, e seus cofres nunca se esvaziam.

E há os que dão com alegria, e essa alegria é sua recompensa.

E há os que dão pena, e essa pena e seu batismo.

E há os que sem sentir pena nem buscar alegria e sem pensar na virtude:

Dão como, no vale, o mirto espalha sua fragrância no espaço.

Pelas mãos de tais pessoas, Deus fala. e através de seus olhos, ele sorri para o mundo.


É belo dar quando solicitado, é mais belo, porém, dar sem ser solicitado, por haver apenas compreendido;

E para os generosos, procurar quem recebe é uma alegria maior ainda que a de dar.

E existe alguma coisa que possais guardar?

Tudo que possuís será um dia dado.

Dai agora, portanto, para que a época da dádiva seja vossa e não de vossos herdeiros.

Dizeis muitas vezes: "Eu daria, mas somente a quem merece."

As árvores de vossos pomares não falam assim, nem os rebanhos de vossos pastos.

Dão para continuar a viver, pois reter é perecer.

Certamente, quem é digno de receber seus dias e suas noites é digno de receber de vós tudo o mais.

E quem mereceu beber do oceano da vida, merece encher sua taça em vosso pequeno córrego.

E que mérito maior haverá do que aquele que reside na coragem e na confiança, mais ainda, na caridade de receber?

E quem sois vós para que os homens devam expor seu íntimo e desnudar seu orgulho a fim de que possais ver seu mérito despido e seu amor p´roprio rebaixado?

Procurai ver , primeiro, se mereceis ser doadores e instrumentos do dom.

Pois, na verdade, é a vida que dá a vida, enquanto vós , que vos julgais doadores, sois simples testemunhas.


E vós que recebeis - e vós todos recebeis - não assumais nenhum encargo de gratidão a fim de não pordes um jugo sobre vós e vossos benfeitores.

Antes , erguei-vos junto com eles, sobre as asas feitas de suas dádivas.

Pois se ficardes demasiadamente preocupados com vossas dívidas, estareis duvidando da generosidade daquele que tem a terra liberal e Deus por pai."


Extraído do Livro o Profeta

Autor: Gibran Khalil Gibran

sábado, 28 de março de 2009

Tudo suportar...pelo Teu Amor


"Quando o Amor vos chamar segui-0,

Embora seus caminhos sejam agrestes e escarpados;

E quando Ele vos envolver com suas asas cedei-lhe,

Embora a espada oculta na sua plumagem possa ferir-vos;

E quando Ele vos falar, acreditai n'Ele,

Embora sua voz possa despedaçar vossos sonhos como o vento devasta o jardim.

Pois, da mesma forma que o amos vos coroa, asssim ele vos crucifica.

E da mesma forma qeu contribui para vosso crescimento, trabalha para vossa poda.

E da mesma forma que alcança vossa altura e acaricia vossos ramos mais tenros que se embalam ao sol,

Assim também desce até as vossas raízes e as sacode no seu apego à terra.

Como feixes de trigo, ele vos aperta junto ao seu coração.

Ele vos debulha para expor vossa nudez.

Ele vos peneira para libertar-vos das palhas.

Ele vos mói até a extrema brancura.

Ele vos amassa até que vos tornei maleáveis.

Então, ele vos leva ao fogo sagrado e vos tranforma no pão místico do banquete divino.

Todas essas coisas, o amor operará em vós para que não conheçais os segredos de vossos corações e, com esse conhecimento no pão místico do banquete divino."



Extraíd do Livro > O Profeta

Autor: Gibran Khalill Gibran



Não tenho nada a acrescentar so as palavras de Jesus> "Quem lê, entenda!"

sábado, 7 de março de 2009

Mulheres não aceitem ter mais perdas...




Dias de ameaça e choro tem rondado a terra, dias de alvoroço como previsto nas sagradas escrituras e hoje entendo muito bem, a viúva havia perdido seu esposo recentemente e agora à sua porta batia o credor, querendo escravizar seu filho, a dor e o julgo faziam já parte desta família, o tormento e a agonia perseguia esta vida, neste instante a mulher aflita recorre a Deus, pois entende que só Deus poderia cobri-la e impedir um mal maior.
E uma mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem escravos....
Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos, e deita o teu azeite em todas aquelas vasilhas, e pöe à parte a que estiver cheia. (II Reis 4:1,4)
Quantos lares já tem presenciado a morte, quantas mulheres tem visto a morte em seu casamento, em sua casa, e não me refiro somente a morte física, mas a morte dos sentimentos, do relacionamento, da família e não obstante ao vazio e silêncio desolador da frieza ainda se levanta uma voz que ameaça, amedronta, traz um pânico dizendo ainda que o pouco que resta vai naufragar, vai acabar.
Mulheres que não tiveram a alegria de viverem com seu esposo, ainda tem sido vítimas de inimigos que querem fazer de seus filhos escravos de vícios, de práticas ilícitas, de depressão, de desânimo, desemprego e choro.

Mulheres, mãe que além de não terem vida ainda sentem-se confrontadas dioturnamente em seus ânimos, pois há alguém que lhe cobra, que sem misericórdia que persegue e atormenta.
Esta era a situação desta viúva e assim ela chegou diante do profeta que lhe dá a seguinte ordem:
- “Entra, Entra em sua casa e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos, e toma do teu azeite e derrama...” que direção maravilhosa, que Deus sublime.
Humanamente falando qualquer conselheiro diria, pega o teu filho larga tudo, e foge , foge para bem longe deste ameaçador, corra e salve ainda o que você tem, livra teu filho.
Mas Deus ali direciona pelo profeta, que ela se tranque em sua casa, feche a porta diante deste acusador, deste assolador, deste amedrontador, feche a porta diante de ti disse ele, e sobre teus filhos também , proteja a todos destas investidas contínuas, livra-o deste acesso tão devastador, não ouça sequer o som desta voz que soa e te atordoa, fecha a porta pra este mal que tanto te atemoriza. Entre no recôndito de Deus, entra debaixo das asas do Altíssimo, “entra na Fortaleza ó cativo”, e “se humilhe diante do teu Deus pois Ele te honrará”, não ficarás mais nas mais desta assolação e vergonha.
Quantas vezes tomados pela pressão que nos cerca pensamos em sumir, fujir julgando que assim possamos resolver nossos problemas ou desaparecer com os atormentadores e perseguidores das nossas vidas, porém Deus Ele nos direciona a fecharmos as portas, sim impedirmos o acesso destes que só vem para nos contaminar, abater, desencorajar e ameaçar, feche a porta, não permita o acesso, quantas mulheres permanecem com as portas abertas , o coração aberto sendo vítimas de toda afronta, humilhação e angústia, aceitam e recebem todo tipo de golpe, com as portas abertas não só são afetadas por palavras e situações adversas mas também ainda permitem que os seus sejam afligidos por estas mesmas vozes e abatidos cambaleiam para a destruição.
Além de ouvir a voz, ainda permitem que ecoe em seu lar a afronta, humilhação, amargura, sentimento de morte e destruição.
Feche a porta, bloqueie o assolador, a assolação, a perseguição, feche o seu coração, não seja
vítima frágil do destruidor e siga este conselho do Profeta feche a porta e derrama o “teu óleo” isso é maravilhoso, pois além de não ficar a mercê da acusação e afronta, além de não deixar os seus, expostos ao assolador, o Senhor ainda lhe diz, sem estar fragilizada pelas afrontas, sem aceitar o golpe do destruidor derrama, derrama o azeite que você tem, você tem azeite, você mesmo, você que estava sendo ameaçado, subjugado, atormentado....ao invés de tristeza , desespero, fél e morte derrama azeite, o teu azeite...derrama o óleo da unção, derrama como Cristo no Getsemâni, a azeitona que fora espremida pela dor, feche a porta para o assolador, e se derrame diante de Deus, pois tens azeite, Espírito Santo, fé, que pode suprir toda a sua casa, tens azeite que pode trazer-te recurso, tens azeite que pode gerar provisão, restituir o júbilo o teu azeite precisa ser derramado, o azeite da unção pois és escolhida de Deus.
Compreensível o que Cristo falou “Eis que estou a porta e bato, se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta eu entrarei com ele cearei e ele comigo” (Apoc)
Abra a porta da sua casa, da sua vida para o poder de Cristo, entra no teu quarto e fecha a porta, o Senhor fala de novo e “fala ao teu Pai em segredo “ derrama teu azeite pois “Ele em segredo te ouvirá”.
Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. (Mt.6:6)
Não aceite atordoada a ameaça do confrontador, vire as costas para a afronta e recolhe-te ao teu Senhor, que te auxiliará, fechará a boca do destruidor e te honrará juntamente com sua família.
Eu, eu sou aquele que vos consola; quem, pois, és tu para que temas o homem que é mortal, ou o filho do homem, que se tornará em erva?
E te esqueces do SENHOR que te criou, que estendeu os céus, e fundou a terra, e temes continuamente todo o dia o furor do angustiador, quando se prepara para destruir; pois onde está o furor do que te atribulava?
O exilado cativo depressa será solto, e não morrerá na caverna, e o seu pão não lhe faltará.
Porque eu sou o SENHOR teu Deus, que agito o mar, de modo que bramem as suas ondas. O SENHOR dos Exércitos é o seu nome. (Isaias 51:12-15)