quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Não seja soberbo ou arrogante que se esquece de Deus


Dt 8:17 Não digas, pois, no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas.
Dt 8:18 Antes, te lembrarás do SENHOR, teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas; para confirmar a sua aliança, que, sob juramento, prometeu a teus pais, como hoje se vê.

Há pessoas que se ensoberbecem após conquistarem o tão desejado sonho, após alcançarem a posição almejada ou riqueza almejada e fascinados pela conquista endurecem o coração para todos ao redor e fecham os olhos e o coração para aqueles que fizeram parte da sua vida e os ajudaram.
Deus que conhece o coração humano, avisara aos seus seguidores que tirou da escravidão e da lama que quando fossem honrados e vivessem a honra, não pensassem em seus corações: - Por nosso mérito chegamos até aqui ! Mas deveriam se lembrar nos momentos superados pela única e exclusiva força e apoio de Deus, deveriam lembrar-se quantas vezes desejaram parar, não continuar mas Deus lhes levantou.
Vemos na Bíblia um exemplo de alguém que Deus tratou, moldou e levantou e assim que sentiu-se segura, tomada pela presunção e arrogância de Deus se afastou e se enlameou toda , após ter sido cuidada, amparada, ajudada pelo Senhor.
Ez 16:6 Passando eu por junto de ti, vi-te a revolver-te no teu sangue e te disse: Ainda que estás no teu sangue, vive; sim, ainda que estás no teu sangue, vive.
8 Passando eu por junto de ti, vi-te, e eis que o teu tempo era tempo de amores; estendi sobre ti as abas do meu manto e cobri a tua nudez; dei-te juramento e entrei em aliança contigo, diz o SENHOR Deus; e passaste a ser minha.
Ez 16:9 Então, te lavei com água, e te enxuguei do teu sangue, e te ungi com óleo.
11 Também te adornei com enfeites e te pus braceletes nas mãos e colar à roda do teu pescoço.
12 Coloquei-te um pendente no nariz, arrecadas nas orelhas e linda coroa na cabeça.
13 Assim, foste ornada de ouro e prata; o teu vestido era de linho fino, de seda e de bordados; nutriste-te de flor de farinha, de mel e azeite; eras formosa em extremo e chegaste a ser rainha.
14 Correu a tua fama entre as nações, por causa da tua formosura, pois era perfeita, por causa da minha glória que eu pusera em ti, diz o SENHOR Deus.
15 ¶ Mas confiaste na tua formosura e te entregaste à lascívia, graças à tua fama; e te ofereceste a todo o que passava, para seres dele.
16 Tomaste dos teus vestidos e fizeste lugares altos adornados de diversas cores, nos quais te prostituíste; tais coisas nunca se deram e jamais se darão.
17 Tomaste as tuas jóias de enfeite, que eu te dei do meu ouro e da minha prata, fizeste estátuas de homens e te prostituíste com elas.
Ez 16:22 Em todas as tuas abominações e nas tuas prostituições, não te lembraste dos dias da tua mocidade, quando estavas nua e descoberta, a revolver-te no teu sangue.
23 Depois de toda a tua maldade (Ai, ai de ti! —diz o SENHOR Deus),
24 edificaste prostíbulo de culto e fizeste elevados altares por todas as praças.
25 A cada canto do caminho, edificaste o teu altar, e profanaste a tua formosura, e abriste as pernas a todo que passava, e multiplicaste as tuas prostituições.
30 Quão fraco é o teu coração, diz o SENHOR Deus, fazendo tu todas estas coisas, só próprias de meretriz descarada.
Sim uma criança que Deus formara e cuidara com amor, por confiar em si mesma e se apegar à sua formosura tornou-se uma prostituta depravada após a adolescência , uma mulher imoral que se entregava a qualquer homem sem nenhum censo de decência ou amor próprio, nem lembrando-se da aliança que tinha com Deus.
Muitos hoje egoistamente e soberbamente tem se afastado de Deus, do Deus que lhes amparou enquanto seguiam pelo deserto, do Deus que lhes manteve vivo quando desgostosos desejaram a morte, do Deus que lhes tomou pela mão quando caiam vítimas de emboscadas e fúrias contínuas do inimigo, afastam-se e esquecem-se do Deus que lhes amou quando eram rejeitados e repudiados , o Deus que lhes alimentou quando o suprimento não lhes era suficiente, porém agora na abundância esqueceram-se do Deus que os ajudou.

Nenhum comentário: