quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Não choque ovos de serpentes pois dele sairá veneno mortal para ti e para os que te cercam


Isaias 59:1


Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir.2 Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.

Deus está com as mãos estendidas, porém o pecado afasta a humanidade de Deus e muitos pensam mas eu não roubo, não mato, não estou fazendo nada grave que poderia afastar-me de Deus, porém o pecado daquele povo era espiritual e interior.


3 Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos, de iniqüidade; os vossos lábios falam mentiras, e a vossa língua profere maldade.

(matavam os profetas e homens que pregavam a verdade de Deus usando de cálúnias e difamações) - não com armas mas com perseguições, com manipulações, criavam mentiras e a língua deles proferia maldades.

4 Ninguém há que clame pela justiça, ninguém que compareça em juízo pela verdade; confiam no que é nulo e andam falando mentiras; concebem o mal e dão à luz a iniqüidade.

Não havia ninguém interessado em fazer o que é realmente certo, não havia ninguém que fosse justo, ninguém que lutasse pela verdade, ou que ousasse dar a cara para enfrentar o mal, mas todos se envolviam igualmente e tornavam-se nulos, como se fossem nada, não abalavam os própósitos do inferno, mas falavam sempre mentiras e aceitavam calmamente e passivamente o mal e cada vez mais se multiplicava neles a iniquidade.

5 Chocam ovos de áspide e tecem teias de aranha; o que comer os ovos dela morrerá; se um dos ovos é pisado, sai-lhe uma víbora.

O pecado deles era chocar ovos de serpentes, sim o diabo lançava a semente do mal e eles a acobertavam ao invés de repeli-la, eles suavizam , amenizavam as coisas erradas a fim de não tratá-las com o devido rigor, a semente do maligno estava sendo chocada nas mentes e corações das pessoas e esse era o pecado que as afastava de Deus, e todos que se alimentavam do fruto desta semente morriam espiritualmente, a pessoa choca da lugar e abriga o mal pensamento ou intenção e então depois começa a alimentar mais pessoas com este mesmo pensamento e intenções e estas pessoas vão morrendo consequentemente, pois nestes ovos de serpentes há viboras, veneno para a alma e para o corpo.

Realmente aquele povo não matava, nem roubava...mas eles chocavam ovos de serpente que os afastava de Deus.


6 As suas teias não se prestam para vestes, os homens não poderão cobrir-se com o que eles fazem, as obras deles são obras de iniqüidade, obra de violência há nas suas mãos.

O trabalho deles é um emaranhado que não lhes traz galardão, pois até o trabaslho que fazem é cheio de iniquidade e agressividade.


7 Os seus pés correm para o mal, são velozes para derramar o sangue inocente; os seus pensamentos são pensamentos de iniqüidade; nos seus caminhos há desolação e abatimento.

Eles tem pressa em fazer o que é mal, são rápidos para matar espiritualmente os limpos e inocentes, pois eles só pensam em pecado, malícia e malignidade, e por isso pensam isso de todos e no caminho deles vão destruindo todos que corretamente seguem à sua frente.


8 Desconhecem o caminho da paz, nem há justiça nos seus passos; fizeram para si veredas tortuosas; quem anda por elas não conhece a paz.

Eles não sabem o que é ter paz, nem são justos na caminhada, mas fazem dos seus próprios caminhos caminhos difíceis, tortuosos e quem os segue não conhecerão a paz , pois ficarão debaixo do mesmo tormento.


9 ¶ Por isso, está longe de nós o juízo, e a justiça não nos alcança; esperamos pela luz, e eis que há só trevas; pelo resplendor, mas andamos na escuridão.

Por estas coisas eles sempre viviam a injustiça , esperavam coisas boas porém lhes vinha trevas, aguardavam bençãos e lhes sobrevinha maldição.


10 Apalpamos as paredes como cegos, sim, como os que não têm olhos, andamos apalpando; tropeçamos ao meio-dia como nas trevas e entre os robustos somos como mortos.

Eles andavam sem direção, sem rumo em plena escuridão.


11 Todos nós bramamos como ursos e gememos como pombas; esperamos o juízo, e não o há; a salvação, e ela está longe de nós.

Tinham desequílibrios emocionais e sentimentais pois o domínio próprio é um fruto do Espírito Santo que há muito se afastara deles,em um momento era ferozes e bravios como ursos e outro momento eram vítimas, encolhidas nos cantos gemem e choram sentindo-se amargurados, incapazes, perseguidos e mal amados.


12 Porque as nossas transgressões se multiplicam perante ti, e os nossos pecados testificam contra nós; porque as nossas transgressões estão conosco, e conhecemos as nossas iniqüidades,

O pecado daquele povo só crescia e testificava contra eles diante de Deus, pois eles carregavam sobre si ainda estas práticas e em nada mudavam, embora o tempo passasse.


13 como o prevaricar, o mentir contra o SENHOR, o retirarmo-nos do nosso Deus, o pregar opressão e rebeldia, o conceber e proferir do coração palavras de falsidade.


Pois o pecar, o mentir contra a vontade do Senhor, o afastar-se de Deus ,o oprimir pessoas pelo falar, o ser rebelde, e ser falso fazia parte deles e dos seus corações.

14 Pelo que o direito se retirou, e a justiça se pôs de longe; porque a verdade anda tropeçando pelas praças, e a retidão não pode entrar.

Por isso a justiça, a verdade e a retidão nãopodia fazer parte da vida deles.


15 Sim, a verdade sumiu, e quem se desvia do mal é tratado como presa. O SENHOR viu isso e desaprovou o não haver justiça.

A verdade desapareceu, e todo aquele que era reto era perseguido.Deus não aprovava isso.


16 ¶ Viu que não havia ajudador algum e maravilhou-se de que não houvesse um intercessor; pelo que o seu próprio braço lhe trouxe a salvação, e a sua própria justiça o susteve.

Deus não via ninguém que quizesse ajudar, interceder e por isso teve que agir pela sua própria mão.


17 Vestiu-se de justiça, como de uma couraça, e pôs o capacete da salvação na cabeça; pôs sobre si a vestidura da vingança e se cobriu de zelo, como de um manto.

Deus fará a justiça pela sua mão, salvará os seus fiéis e verdadeiros que viveram sendo perseguidos e vingará o mal que eles sofrerão, pois é Zeloso com sua obra e filhos.


18 Segundo as obras deles, assim retribuirá; furor aos seus adversários e o devido aos seus inimigos; às terras do mar, dar-lhes-á a paga.

Deus recompensará os seus segundo os seus frutos e com furor tratará os adversários e os inimigos da sua obra e vontade.


19 Temerão, pois, o nome do SENHOR desde o poente e a sua glória, desde o nascente do sol; pois virá como torrente impetuosa, impelida pelo Espírito do SENHOR.

Então estes passivos com seus ovos de serpentes, habituados com seus pecados e julgamentos precipitados temerão ao Senhor pelo que Ele fará.


20 Virá o Redentor a Sião e aos de Jacó que se converterem, diz o SENHOR.

Deus não deixará a situação permanente mas Ele agira.Ele virá para salvação dos verdadeiros convertidos.


21 Quanto a mim, esta é a minha aliança com eles, diz o SENHOR: o meu Espírito, que está sobre ti, e as minhas palavras, que pus na tua boca, não se apartarão dela, nem da de teus filhos, nem da dos filhos de teus filhos, não se apartarão desde agora e para todo o sempre, diz o SENHOR.

Quanto a Deus Ele permanece fiel à aliança que tem com os seus, com aqueles que tem o seu Espírito e tem compromisso com a Palavra dEle e destes a aliança não se apartará jamais, pois não chocam ovos nem sementes do maligno.

Nenhum comentário: