quinta-feira, 18 de outubro de 2007

O choro - o que é o choro - melhor chorar ou rir?


O choro é a manifestação profunda da alma em seu extâse de felicidade ou amargura e tristeza profunda.


O choro expõe as perdas e o valor das pessoas na nossa vida, sem barreiras ou timidez:
Gn 45:2 E levantou a voz em choro, de maneira que os egípcios o ouviam e também a casa de Faraó.

O choro pode ser de alegria ou de tristeza:
Ed 3:13 De maneira que não se podiam discernir as vozes de alegria das vozes do choro do povo; pois o povo jubilava com tão grandes gritos, que as vozes se ouviam de mui longe.

Gritos devido ao fracasso, a violência e a angústia da destruição e violência:
Jr 48:5 Pela subida de Luíte, eles seguem com choro contínuo; na descida de Horonaim, se ouvem gritos angustiosos de ruína.

O choro jorra do coração quebrantado e humilhado diante de Deus:
Ed 10:1 Enquanto Esdras orava e fazia confissão, chorando prostrado diante da Casa de Deus, ajuntou-se a ele de Israel mui grande congregação de homens, de mulheres e de crianças; pois o povo chorava com grande choro.

O choro pode ser proveniente da fúria das ameaças ou injustiças dominantes:
Et 4:3 Em todas as províncias aonde chegava a palavra do rei e a sua lei, havia entre os judeus grande luto, com jejum, e choro, e lamentação; e muitos se deitavam em pano de saco e em cinza.

O choro cessa, quando a aurora sobrepõe as trevas predominante:
Sl 30:5 Porque não passa de um momento a sua ira; o seu favor dura a vida inteira. Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã.

Deus quer enxugar dos olhos dos seus filhos as lágrimas e restaurar o riso e o júbilo:
Is 65:19 E exultarei por causa de Jerusalém e me alegrarei no meu povo, e nunca mais se ouvirá nela nem voz de choro nem de clamor.

Deus sempre está disposto a acolher-nos e direcionar-nos por um caminho de paz nos momentos da dor e enquanto as lágrimas transbordam do nosso ser:
Jr 31:9 Virão com choro, e com súplicas os levarei; guiá-los-ei aos ribeiros de águas, por caminho reto em que não tropeçarão; porque sou pai para Israel, e Efraim é o meu primogênito.

Deus quer trazer conforto e também calar a voz do pranto e lamento das nossas almas, ensinando-nos a confiar no Seu grande Poder e Amor:
Jr 31:16 Assim diz o SENHOR: Reprime a tua voz de choro e as lágrimas de teus olhos; porque há recompensa para as tuas obras, diz o SENHOR, pois os teus filhos voltarão da terra do inimigo.

A maior perda de um ser humano é na dor estar distante de Deus, a ausência e distância de Deus traz um maior tormento:
Lm 1:16 Por estas coisas, choro eu; os meus olhos, os meus olhos se desfazem em águas; porque se afastou de mim o consolador que devia restaurar as minhas forças; os meus filhos estão desolados, porque prevaleceu o inimigo.

O arrependimento gera o choro que traz resultados e transformações:
Jl 2:12 Ainda assim, agora mesmo, diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto.

Porém não devemos deixar para chorar tarde demais, não devemos deixar todo o mal nos alcançar para só então acordar:
Ml 2:13 Ainda fazeis isto: cobris o altar do SENHOR de lágrimas, de choro e de gemidos, de sorte que ele já não olha para a oferta, nem a aceita com prazer da vossa mão.

Tarde demais para chorar, pois se preferiste ficar em risos quando era tempo de clamar, e preferiste ficar em festas quando era tempo de buscar:
Mt 2:18 Ouviu-se um clamor em Ramá, pranto, choro e grande lamento; era Raquel chorando por seus filhos e inconsolável porque não mais existem.

Clame, arrependa-se enquanto há tempo, ore e chore agora para rires depois:
Mt 8:12 Ao passo que os filhos do reino serão lançados para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes.
Jo 16:22 Assim também agora vós tendes tristeza; mas outra vez vos verei; o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar.

Nenhum comentário: