quinta-feira, 27 de junho de 2013

A felicidade e a desgraça

A felicidade e a desgraça
Ricardo Gondim
Bem aventurados os pobres de espírito, pois deles é o reino dos céus. Desgraçados os prepotentes, pois eles criam o império do ódio. Os que precisam da força para sustentar o poder não têm parte na lógica do amor.
Bem aventurados os que choram, pois serão consolados. Desgraçados os indiferentes, pois neles nasce o cinismo. Os secos descartam o próximo. Desdenhosos não sofrem com o abandono dos esquecidos, com a angústia dos escravos, com o desespero dos oprimidos.
Bem aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança. Desgraçados os altivos, pois eles se consideram livres para agrilhoar; sabem agredir sem contenção; esses receberão uma masmorra por legado.
Bem aventurados os que tem fome e sede de justiça, pois serão fartos. Desgraçados os que buscam argumentos para justificar tiranias. Os que se fiam em coerências para vexar os indefesos padecerão, sedentos; eles experimentarão o inferno, famintos de bondade.
Bem aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia. Desgraçados os implacáveis, pois serão medidos com a mesma inflexibilidade com que trataram os demais; cedo ou tarde receberão castigo proporcional à sua falsa irrepreensibilidade.
Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus. Desgraçados os astuciosos, pois morrerão sós. O falso não se alinha ao coração divino, o aleivoso perde o compasso do universo. O impostor, por não arrancar a venda dos próprios olhos, condena-se a nunca perceber o sublime.
Bem aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus. Desgraçados os que conspiram a guerra. Os violentos dão de ombros para o bombardeio assimétrico, para a agressão desmedida, para a morte de crianças e velhos. Eles descerão ao mais profundo abismo, já que arrasam vilas, dizimam etnias e chacinam em nome do Estado.
Bem aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus.Desgraçados os tiranos, que afligem para defender ideologia, religião, cultura ou economia. Deus prefere aliar-se ao afrontado, oferece a sua destra ao desabrigado e faz companhia ao esmagado.
Bem aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, os perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Desgraçados serão vocês se pairam como abutres na espreita de derrotar o vulnerável. O que se excitam com más novas e só deduzem o pior nas intenções alheias se condenarão ao descaso gélido do universo.
Homens e mulheres de bem, alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a sua recompensa nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês. Homens e mulheres da indiferença, lamentem e agonizem, porque grande será o castigo no calabouço eterno, vocês terão o mesmo destino que os facínoras que viveram antes de vocês.
Soli Deo Gloria

Nenhum comentário: