segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Vencer os influenciados por Ogum


“Mas, como ele ainda não tinha voltado, disse-lhe: Volta a Gedalias, filho de Aicão, filho de Safã, a quem o rei de Babilônia pôs sobre as cidades de Judá, e habita com ele no meio do povo; ou se para qualquer outra parte te aprouver ir, vai. E deu-lhe o capitão da guarda sustento para o caminho, e um presente, e o deixou ir.
Assim veio Jeremias a Gedalias, filho de Aicão, a Mizpá; e habitou com ele no meio do povo que havia ficado na terra.
Ouvindo, pois, todos os capitães dos exércitos, que estavam no campo, eles e os seus homens, que o rei de Babilônia tinha nomeado a Gedalias, filho de Aicão, governador da terra, e que lhe havia confiado os homens, e as mulheres, e os meninos, e os mais pobres da terra, que não foram levados cativos a Babilônia,
Vieram ter com Gedalias, a Mizpá; a saber: Ismael, filho de Netanias, e Joanã e Jônatas, filhos de Careá, e Seraías, filho de Tanumete, e os filhos de Efai, o netofatita, e Jezanias, filho de um maacatita, eles e os seus homens.
E jurou Gedalias, filho de Aicão, filho de Safã, a eles e aos seus homens, dizendo: Não temais servir aos caldeus; ficai na terra, e servi o rei de Babilônia, e bem vos irá.” (Jeremias 40)

Gedalias  era um governante enviado pelo rei, até mesmo o profeta Jeremias optou por colocar-se debaixo da liderança dele, pois embora ainda houvesse domínio caldeu todavia Gedalias que significa Jeová é Grande desejava promover um tempo de libertação, alegria, e unção sobre o povo, ele era um homem que estava vivendo o envio de Deus e buscava fazer isso da melhor maneira possível:

“Quanto a mim, eis que habito em Mizpá, para estar às ordens dos caldeus que vierem a nós; e vós recolhei o vinho, e as frutas de verão, e o azeite, e colocai-os nos vossos vasos, e habitai nas vossas cidades, que tomastes.”

Gedalias como enviado  estava atraindo os judeus dispersos e estes estavam vindo e colocando-se debaixo da autoridade e enxergavam um tempo de restauração, colheita e mudança de sorte, assim não só o povo, mas os capitães dos exércitos vinham de longe aliar-se e colocar-se debaixo desta cobertura pois lhes possibilitava o usufruto da terra, bem como a condição de gozarem das delícias da terra, promovendo assim o esquecimento das dores, aflições e escravidões enfrentadas pelo cativeiro.

“Do mesmo modo todos os judeus que estavam em Moabe, e entre os filhos de Amom, e em Edom, e os que havia em todas aquelas terras, ouviram que o rei de Babilônia havia deixado alguns em Judá, e que havia posto sobre eles a Gedalias, filho de Aicão, filho de Safã,
Então voltaram todos os judeus de todos os lugares, para onde foram lançados, e vieram à terra de Judá, a Gedalias, a Mizpá; e recolheram vinho e frutas do verão com muita abundância.
Joanã, filho de Careá, e todos os capitães dos exércitos, que estavam no campo, vieram a Gedalias, a Mizpá.”

Diante dessa restauração e renovo o inimigo que havia se estabelecido sobre a terra ergue-se cheio de artimanhas para derribar este que é enviado do Senhor e está trabalhando pela ressurreição do povo de Deus, Baalis envia Ismael para matar o Enviado do Senhor:

“E disseram-lhe: Bem sabes que Baalis, rei dos filhos de Amom, enviou a Ismael, filho de Netanias, para tirar-te a vida. Mas, Gedalias, filho de Aicão, não lhes deu crédito.”

Baal significa dono , senhor tipificando o domínio do maligno que por legalidade sentia-se dono, senhor dos povos, e este vendo o descanso, resgate e retorno dos judeus move-se com tramas requerendo possessão sobre os judeus , já que estes haviam pecado no passado mas por misericórdia divina Deus os havia libertado no exílio.

Gedalias sentindo-se seguro pela sua condição, não se alertou diante dos avisos que recebeu de subversão e traição.

E por sua pureza e até ingenuidade, optou por não confrontar, nem ameaçar e menos ainda aniquilar seu possível inimigo, mas preferiu acreditar e confiar nas seriedade e caráter das pessoas o que fez dele um cordeiro em meio de lobos doentios:

Todavia Joanã, filho de Careá, falou a Gedalias em segredo, em Mizpá, dizendo: Irei agora, e ferirei a Ismael, filho de Netanias, sem que ninguém o saiba; por que razão te tiraria ele a vida, de modo que todos os judeus, que se têm congregado a ti, fossem dispersos, e perecesse o restante de Judá?
Mas disse Gedalias, filho de Aicão, a Joanã, filho de Careá: Não faças tal coisa; porque falas falsamente contra Ismael."
Jeremias 40:1-16

Como age o inimigo:

"SUCEDEU, porém, no mês sétimo, que veio Ismael, filho de Netanias, filho de Elisama, de sangue real, e com ele dez homens, príncipes do rei, a Gedalias, filho de Aicão, a Mizpá; e comeram pão juntos ali em Mizpá.

- dissimulados: simulam comunhão mas o coração está cheio de projetos malignos.

Ogum Já ( Ogum com fundamento com Oxalá).

Os influenciados por Ogum Já têm, invariavelmente , um péssimo defeito: usam de falsidade, porém a exercem como tática de guerra. Atacam sempre pela retaguarda do adversário, não dando chances de defesa e tirando todo proveito do elemento surpresa. São rápidos no pensamento e gostam de ver o inimigo morrer lentamente, o que dá um sentimento impiedoso ao seu caráter.

E levantou-se Ismael, filho de Netanias, com os dez homens que estavam com ele, e feriram à espada a Gedalias, filho de Aicão, filho de Safã, matando assim aquele que o rei de Babilônia havia posto por governador sobre a terra.

- Com alianças malignas se levantam para matar o enviado do Rei.

“Também matou Ismael a todos os judeus que com ele, com Gedalias, estavam em Mizpá, como também aos caldeus, homens de guerra, que se achavam ali.”

- Se levantam para matar os sinceros e fiéis, os guerreiros aliançados que combatem pelos interesses do rei.

Ogum Xoroquê ( na Umbanda chamado de Ogum Mejê, Sete Estradas, Sete Espadas)

Vorazes, gananciosos e abusados, não têm pena de cortar o pescoço dos seus inimigos. Não perdoam falhas, São sábios para enredar e criar polêmicas; confusos, muitas vezes, mas agem às claras. Atacam sempre pela frente, numa avançada única.E são castigados quando falham. São rudes e extremamente exigentes e seu ponto preferido para o ataque é o coração. Impiedosos e malvados, não se curvam diante de ninguêm. Ostentam um grande valor de poder e grandeza, mesmo que na verdade não os tenha.

“ Sucedeu, pois, no dia seguinte, depois que ele matara a Gedalias, sem ninguém o saber,

Que vieram homens de Siquém, de Siló, e de Samaria; oitenta homens, com a barba rapada, e as vestes rasgadas, e retalhando-se; e trazendo nas suas mãos ofertas e incenso, para levarem à casa do SENHOR.”


- Se levantam para matar os verdadeiros adoradores  contritos, mas retalhados por situações  ou seja aqueles que sem uma cobertura espiritual , mesmo afastados da igreja intimamente ainda almeja prestar um culto e entrega sincera a Deus.

“E, saindo-lhes ao encontro Ismael, filho de Netanias, desde Mizpá, ia chorando; e sucedeu que, encontrando-os lhes disse: Vinde a Gedalias, filho de Aicão.
Sucedeu, porém, que, entrando eles até ao meio da cidade, matou-os Ismael, filho de Netanias, e os lançou num poço, ele e os homens que estavam com ele.”

- Fingem sentimentos e emoções sinceras e envolventes com o intuito de enganar, envolver e  matar o alvo.

Ogum Oares ( fundamento com Oxum/Logum-Edé/Oxalá)

Os influenciados por Ogum Oares usam táticas interessantes para chegar aos seus objetivos. Choram de forma mentirosa para enganar o inimigo. Usam de falsidade e intrigas e são mestres na arte de ludibriar. Atacam pelos flancos e são do tipo sádicos e temperamentais.

“E o poço em que Ismael lançou todos os cadáveres dos homens que matou por causa de Gedalias é o mesmo que fez o rei Asa, por causa de Baasa, rei de Israel; foi esse mesmo que Ismael, filho de Netanias, encheu de mortos.”

Vingativo lança os judeus mortos no mesmo poço que o Rei Asa servo de Deus usou para resistir a Baasa.

Ogum Aiaká ( ligado a Oxalá e Yemanjá.)

Altamente perigosos, quando estão irados. São extremamente sanguinários e impiedosos. Atacam por todos os lados e exterminan o inimigo. Não são falsos, mas semeiam a discórdia, a intriga; saem de perto e quando voltam, o fazem para exterminar e reinar. São egoistas e nervosos; querem tudo rápido e bem feito.

O intuito era levar cativo os judeus, a fim de que eles permanecessem infelizes, presos , abatidos e o inimigo matou o enviado e seus aliados fiéis que velavam pelo povo,  e queriam que usufruíssem do melhor da terra.

“E Ismael levou cativo a todo o restante do povo que estava em Mizpá, isto é, as filhas do rei, e todo o povo que ficara em Mizpá, que Nebuzaradã, capitão da guarda, havia confiado a Gedalias, filho de Aicão; e levou-os cativos Ismael, filho de Netanias, e se foi para passar aos filhos de Amom.”

Como Vencer essa entidade
“Mas houve entre eles dez homens que disseram a Ismael: Não nos mates, porque temos, no campo, tesouros, trigo, cevada, azeite e mel. E ele por isso os deixou, e não os matou entre seus irmãos.”
Só Dez homens foram preservados e não foram mortos por aquela maldade e manipulação aqueles que tinham preservado seus valores, seus tesouros nos campos, muitas pessoas julgam que os valores deste mundo são poderosos, porém diante dessas entidades não é ouro nem prata que tem significado, ser rico ou pobre não tem valia, mas o que traz autonomia e liberdade no mundo espiritual é a valorização do que é sagrado, eterno e Santo.

Preserve seus Tesouros Espirituais:

Seja trigo : Seja verdadeiro diante de Deus – não aceite a hipocrisia, religiosidade em sua vida - "Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará." Mateus 3:12

Cevada: Palavra profética: Alimento espiritual que traz provisão, leve sempre consigo a palavra que te dará direção e força sobre o inimigo - "Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isto para tantos?" João 6:9

Azeite: Unção do Espírito Santo - "Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas." Mateus 25:4

Mel: Palavra de Deus -"Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar, mais doces do que o mel à minha boca." Salmos 119:103

Confiança no Libertador :
“Ouvindo, pois, Joanã, filho de Careá, e todos os capitães dos exércitos que estavam com ele, todo o mal que havia feito Ismael, filho de Netanias,
Tomaram todos os seus homens, e foram pelejar contra Ismael, filho de Netanias; e acharam-no ao pé das grandes águas que há em Gibeom.
E aconteceu que, vendo todo o povo, que estava com Ismael, a Joanã, filho de Careá, e a todos os capitães dos exércitos, que vinham com ele, se alegrou.
E todo o povo que Ismael levara cativo de Mizpá virou as costas, e voltou, e foi para Joanã, filho de Careá.”
Jeremias 41:1-18

Autora: Raquel Camargo Fragoso

Nenhum comentário: