quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Perseguição x resistencia:
Porém eu disse: Um homem como eu fugiria?...De maneira nenhuma...

Mentira e corrupção:
E percebi que não era Deus quem o enviara; mas esta profecia falou contra mim, porquanto Tobias e Sambalate o subornaram.

Ameaças e armação:
Para isto o subornaram, para me atemorizar, e para que assim fizesse, e pecasse, para que tivessem alguma causa para me infamarem, e assim me humilhassem.

Clamor contra a opressão:
Lembra-te, meu Deus, de Tobias e de Sambalate, conforme a estas suas obras, e também da profetisa Noadia, e dos mais profetas que procuraram atemorizar-me.

Concretização do projeto :
Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco do mês de Elul; em cinqüenta e dois dias.

Auxílio de Deus:
E sucedeu que, ouvindo-o todos os nossos inimigos, todos os povos que havia em redor de nós temeram, e abateram-se muito a seus próprios olhos; porque reconheceram que o nosso Deus fizera esta obra.

Manipulação e esquemas:
Também naqueles dias alguns nobres de Judá escreveram muitas cartas que iam para Tobias; e as cartas de Tobias vinham para eles.
Porque muitos em Judá lhe eram ajuramentados, porque era genro de Secanias filho de Ará; e seu filho Joanã se casara com a filha de Mesulão, filho de Berequias.
Também as suas boas ações contavam perante mim, e as minhas palavras transmitiam a ele; portanto Tobias escrevia cartas para me atemorizar.

Neemias 6:11-19

Mesmo com toda oposição Deus honrou Neemias, 
Mesmo com toda perseguição Deus auxiliou Neemias
Mesmo com todo odio Deus cuidou de Neemias
Mesmo com toda fraqueza Deus animou de Neemias
 
 

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Resposta a pergunta se o mundo vai realmente acabar e se haverá uma nova terra...

Perceba o planeta terra esta debaixo de uma sentença de Deus, ela perde a sua força dia a dia, trando-se insustentável, pois está contaminada pelos pecados cometidos obre ela e pelo sangue que nela foi derramado, por isso ela tornou-se impura e desagradável aos olhos de Deus:
Isaias 24
3 De todo se esvaziará a terra, e de todo será saqueada, porque o Senhor pronunciou esta palavra.
4 A terra pranteia e se murcha; o mundo enfraquece e se murcha; enfraquecem os mais altos do povo da terra.
5 Na verdade a terra está contaminada debaixo dos seus habitantes; porquanto transgridem as leis, mudam os estatutos, e quebram o pacto eterno.
6 Por isso a maldição devora a terra, e os que habitam nela sofrem por serem culpados; por isso são queimados os seus habitantes, e poucos homens restam.

Esta passagem refere-se ao fim dos tempos, o momento do juízo inevitável que virá sobre os habitantes da terra , conforme diz VS. 20 a terra cambaleia, não suportando tanta transgressão que pesa sobre ela, e por isso ela vai cair e esta terra maculada, manchada pelos pecados da humanidade , por todo sangue assassino q foi derramado nela não existirá para sempre:

17 O pavor, e a cova, e o laço vêm sobre ti, ó morador da terra.
18 Aquele que fugir da voz do pavor cairá na cova, e o que subir da cova o laço o prenderá; porque as janelas do alto se abriram, e os fundamentos da terra tremem.
19 A terra está de todo quebrantada, a terra está de todo fendida, a terra está de todo abalada.
20 A terra cambaleia como o ébrio, e balanceia como a rede de dormir; e a sua transgressão se torna pesada sobre ela, e ela cai, e nunca mais se levantará.

Esta parte refere-se ao juízo aos anjos caídos , e descreve o apocalipse o momento que o sol vai escurecer, a luz vai cair como Cristo também confirmou:

21 Naquele dia o Senhor castigará os exércitos do alto nas alturas, e os reis da terra sobre a terra.
22 E serão ajuntados como presos numa cova, e serão encerrados num cárcere; e serão punidos depois de muitos dias.
23 Então a lua se confundirá, e o sol se envergonhará, pois o Senhor dos exércitos reinará no monte Sião e em Jerusalém; e perante os seus anciãos manifestará a sua glória.

Is.24


O dia do juízo vira sobre a terra, será um dia onde toda a indignação d Deus será manifestada, será um dia de trevas, onde o fogo do Senhor consumirá tudo:

SOFONIAS 1

14 O grande dia do Senhor está perto; sim, está perto, e se apressa muito; ei-la, amarga é a voz do dia do Senhor; clama ali o homem poderoso.
15 Aquele dia é dia de indignação, dia de tribulação e de angústia, dia de alvoroço e de assolação, dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de densas trevas,
16 dia de trombeta e de alarido contra as cidades fortificadas e contra as torres altas.
17 E angustiarei os homens, e eles andarão como cegos, porque pecaram contra o Senhor; e o seu sangue se derramará como pó, e a sua carne como esterco.
18 Nem a sua prata nem o seu ouro os poderá livrar no dia da indignação do Senhor; mas pelo fogo do seu zelo será devorada toda a terra; porque certamente fará de todos os moradores da terra uma destruição total e apressada.

Pr. Da primeira vez o mudo foi consumido por águas, para limpeza da maldade e violência que estava sobre a terra, porém agora o mundo será consumido pelo fogo, ele está reservado para ser consumido pelo fogo. Veja o versículo 10 onde tudo se dissolverá, inclusive os astros dos céus, por isso o próprio apóstolo Paulo fala, nós esperamos NOVO CÉUS E NOVA TERRA, que na verdade se refere a terrra que Cristo no livro de João prometeu nos preparar :

II PEDRO 3

5 Pois eles de propósito ignoram isto, que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste;
6 pelas quais coisas pereceu o mundo de então, afogado em água;
7 mas os céus e a terra de agora, pela mesma palavra, têm sido guardados para o fogo, sendo reservados para o dia do juízo e da perdição dos homens ímpios.
8 Mas vós, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.
9 O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se.
10 Virá, pois, como ladrão o dia do Senhor, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se dissolverão, e a terra, e as obras que nela há, serão descobertas.
11 Ora, uma vez que todas estas coisas hão de ser assim dissolvidas, que pessoas não deveis ser em santidade e piedade,
12 aguardando, e desejando ardentemente a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se dissolverão, e os elementos, ardendo, se fundirão?
13 Nós, porém, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e uma nova terra, nos quais habita a justiça.


ATOS 2

19 E mostrarei prodígios em cima no céu; e sinais embaixo na terra, sangue, fogo e vapor de fumaça.
20 O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e glorioso dia do Senhor.
21 E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

Pr isso não ocorrerá prontamente após o arrebatamento porém somente no fim dos tempos, após a grande tribulação, após o milênio, no milênio Cristo vai reinar aqui nesta terra mesmo, esta que nós vivemos, neste peródo Satanás estará preso:

Apocalipse 20:

2 Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e o amarrou por mil anos.
3 Lançou-o no abismo, o qual fechou e selou sobre ele, para que não enganasse mais as nações até que os mil anos se completassem. Depois disto é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo.


Perceba Pr. que por mil anos Jesus reinará em Jerusalém, e nós os que fomos arrebatados e fizemos parte da primeira ressurreição, somos os que reinaremos com Cristo em jerusalém, nós passaremos os 7 anos nas Bodas do Cordeiro que é nos céus, mas depois dos 7 os voltamos com Cristo para reinar, lembre-se que que estará agindo neste momento aqui na terra será o anticristo a quem Jesus destronará e lançará no abismo, e nós os arrebatados glorificados no arrebatamento juntamente com os israelitas que sobreviveram aos ataques do Anticristo reinaremos, nós estaremos com corpo glorificados neste momento, estaremos com um corpo imortal , incorruptível conforme I coríntios 15 (leia a parte).

Apc.20:6 Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos.

Depois dos 1000 anos que Jesus reinará aqui na terra, mesmo lá e Jerusalém, Satanás será solto de ovo na terra, e ele sairá pela terra seduzindo a muitos, aqueles que não estão concordando com o reino de Jesus, certamente muitos coruptos não estarão nada feliz com o Reno justo de Cristo na terra, e se unirão a satanás para irem contra Jesus e uma multidão enorme se rebelará contra o seu reino de amor, paz, verdade e justiça e junto com sataas se levantam em marcha para irem até jesusalem para destronar Cristo, o Ungido e é neste momento que o Pai do próprio céu , após tantas tentativas de salvar a raça humana e lutar envia do céu fogo , foo este que deverará toda a terra e todos os habitantes, nós como fizemos parte do arrebatamento que seremos milhares e milhares e milhares teremos corpo glorificado neste momento não passaremos assim não morremos, porem todos os seres habitantes da terra que se reproduziram durante estes mil anos serão consumidos:

Apoc.20:7 Ora, quando se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão,
8 e sairá a enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, a fim de ajuntá-las para a batalha.
9 E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade querida; mas desceu fogo do céu, e os devorou;

Este momento realmente é definitivo, onde o céu se enrola como um livro a terra é consumida pelo fogo do Senhor, é o dia do juízo, pois na verddade todos tiveram portuidade de conhecer a bondade o amor e conhecer fisicamente o próprio Jesus que habitará em Jerusalém por mil anos, mas mesmo assim optarão por perderem-se e traírem ao filho de Deus que é verdade, unindo-se a Satanás e assim serão definitivamente lançados nas chamas de fogo ardente para sempre junto com os demônios, por escolha própria de seguirem ao Enganador:

Isaias 34

2 Porque a indignação do Senhor está sobre todas as nações, e o seu furor sobre todo o exército delas; ele determinou a sua destruição, entregou-as à matança.
3 E os seus mortos serão arrojados, e dos seus cadáveres subirá o mau cheiro; e com o seu sangue os montes se derreterão.
4 E todo o exército dos céus se dissolverá, e o céu se enrolará como um livro; e todo o seu exército desvanecerá, como desvanece a folha da vide e da figueira.
5 Pois a minha espada se embriagou no céu; eis que sobre Edom descerá, e sobre o povo do meu anátema, para exercer juízo.
6 A espada do Senhor está cheia de sangue, está cheia de gordura, de sangue de cordeiros e de bodes, da gordura dos rins de carneiros; porque o Senhor tem sacrifício em Bozra, e grande matança na terra de Edom.
7 E os bois selvagens cairão com eles, e os novilhos com os touros; e a sua terra embriagar-se-á de sangue, e o seu pó se engrossará de gordura.
8 Pois o Senhor tem um dia de vingança, um ano de retribuições pela causa de Sião.
9 E os ribeiros de Edom transformar-se-ão em pez, e o seu solo em enxofre, e a sua terra tornar-se-á em pez ardente.
10 Nem de noite nem de dia se apagará; para sempre a sua fumaça subirá; de geração em geração será assolada; pelos séculos dos séculos ninguém passará por ela.


Pr. Neste momento perceba que imediatamente após a terra ser consumida e as potencias dos céus serem abaladas, o sol, as estrelas se desfarão cairão, fugindo diante da ira de Deus:

MARCOS 13

24 Mas naqueles dias, depois daquela tribulação, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz;
25 as estrelas cairão do céu, e os poderes que estão nos céus, serão abalados.

Se ergue então o grande trono branco, assim imediatamente ocorre o grande julgamento:

Primeiro Satanás definitivamete é lançado no lago de fogo:


APOCALIPSE 20

10 e o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos.

Neste momento ocorro o grande julgamento de todos os não salvos desde a vinda de Jesus á terra, lembrao que os da época de Noé (I Pd. 3:18-20) até a morte de Cristo todos os que estavam no inferno já foram salvos qdo Cristo foi ao inferno enqto estava morto, e pregou aos cativos, levou cativo o cativeiro (EF.4:7-10) assim neste jugamento estão todos os habitantes da terra desde a época de \jesus, lembre-se que até os habitantes de ninive la estarão como salvos para ajudar a julga e condenar, ( Lc.11:31-32,MT 12/;41) , do resto é todos eu não aceitaram a jesus, todos os mortos na grnde tribulação que são os desviados que não foram arrebatados e todos os habitantes do milênio:

11 E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiram a terra e o céu; e não foi achado lugar para eles.
12 E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; e abriram-se uns livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.
13 O mar entregou os mortos que nele havia; e a morte e o além entregaram os mortos que neles havia; e foram julgados, cada um segundo as suas obras.
14 E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.
15 E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo.

Assim que ocorre este julgamento definitivamente é feita a diferenciação prometida entre aqueles que o amaram ou não, o serviram ou não, lembre-se que nós os arrebaados não somos julgados, pois só subirá o arrebatamento quem realmente tiver santificado, preparado, perdoado e limpo assim os salvos pela graça, que como a noiva que mantinha a lamparina cheia de azeite ou seja não se perderam nem se deixaram contamiar pelo mundo:

Neste dia Deus fará a real diferença:

Malaquias 3

16 Então aqueles que temiam ao Senhor falaram uns aos outros; e o Senhor atentou e ouviu, e um memorial foi escrito diante dele, para os que temiam ao Senhor, e para os que se lembravam do seu nome.
17 E eles serão meus, diz o Senhor dos exércitos, minha possessão particular naquele dia que prepararei; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve.
18 Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que o não serve.

Separará os bodes das ovelhas:

Mateus 25:

31 Quando, pois vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;
32 e diante dele serão reunidas todas as nações; e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos;
33 e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda.

Os homens que não conheceram Jesus, neste momento serão julgados pelas obras, independente se creram ou não, mas a obra de cada um, lembre-se os salvos pela graça já subiram no arrebatamento:, agora é todos os que ao conheceram Jesus e os crentes que ficaram tmbm, mesmo que perderam a vida na grande tribulação:

Apoc.20: 12 E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; e abriram-se uns livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.
13 O mar entregou os mortos que nele havia; e a morte e o além entregaram os mortos que neles havia; e foram julgados, cada um segundo as suas obras.

Assim que acaba o juízo , então desce DianTe dos SALVOS aquele que é o lugar que Jesus nos prometeu preparar:

JOAO 14:

Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar.
3 E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
4 E para onde eu vou vós conheceis o caminho.

O NOVO CEÚ E A NOVA TERRA:

APOCALIPSE 21

E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já se foram o primeiro céu e a primeira terra, e o mar já não existe.
2 E vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus, adereçada como uma noiva ataviada para o seu noivo.
3 E ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia: Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles.
4 Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.
5 E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve; porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.


È nesta nova terra que se cumprirá a palavra que a gLória da segunda casa émaior do que a primeira, (Ag 2:9)

Ali é maravilhoso, ali não haverá morte, dor, nem escuridão, ai não haverá choro, nem noite, nem templo, pois Cristo habitará com os homens:

APOCALIPS 21

7 Aquele que vencer herdará estas coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.
8 Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte.
9 E veio um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das sete últimas pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro.
10 E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a santa cidade de Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus,
11 tendo a glória de Deus; e o seu brilho era semelhante a uma pedra preciosíssima, como se fosse jaspe cristalino;
12 e tinha um grande e alto muro com doze portas, e nas portas doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel.
13 Ao oriente havia três portas, ao norte três portas, ao sul três portas, e ao ocidente três portas.
14 O muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles estavam os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.
15 E aquele que falava comigo tinha por medida uma cana de ouro, para medir a cidade, as suas portas e o seu muro.
16 A cidade era quadrangular; e o seu comprimento era igual à sua largura. E mediu a cidade com a cana e tinha ela doze mil estádios; e o seu cumprimento, largura e altura eram iguais.
17 Também mediu o seu muro, e era de cento e quarenta e quatro côvados, segundo a medida de homem, isto é, de anjo.
18 O muro era construído de jaspe, e a cidade era de ouro puro, semelhante a vidro límpido.
19 Os fundamentos do muro da cidade estavam adornados de toda espécie de pedras preciosas. O primeiro fundamento era de jaspe; o segundo, de safira; o terceiro, de calcedônia; o quarto, de esmeralda;
20 o quinto, de sardônica; o sexto, de sárdio; o sétimo, de crisólito; o oitavo, de berilo; o nono, de topázio; o décimo, de crisópraso; o undécimo, de jacinto; o duodécimo, de ametista.
21 As doze portas eram doze pérolas: cada uma das portas era de uma só pérola; e a praça da cidade era de ouro puro, transparente como vidro.
22 Nela não vi santuário, porque o seu santuário é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro.
23 A cidade não necessita nem do sol, nem da lua, para que nela resplandeçam, porém a glória de Deus a tem alumiado, e o Cordeiro é a sua lâmpada.
24 As nações andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória.
25 As suas portas não se fecharão de dia, e noite ali não haverá;
26 e a ela trarão a glória e a honra das nações.
27 E não entrará nela coisa alguma impura, nem o que pratica abominação ou mentira; mas somente os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.

ESTE SIM SERÁ ETERNO, POIS ALI NÃO ENTRARÁ O IMPURO, E TODO QUE ENTRU POR OBRAS É PRQUE SE TRATAVA DE PESSOAS REALMENTE BOAS A ESSENCIA QUE TINHAM O NOME INSCRITO NO LIVRO DA VIDA,PERCEBA QUE DALI TERÁ ACESSO PARA VER O SOFRIMENTO ETERNO DE SATANAS E SEUS SEGUIDORES QUE OPTARAM POR REBELAR-SE E ODIAR A DEUS:

ISAIAS 66

21 E também deles tomarei alguns para sacerdotes e para levitas, diz o Senhor.
22 Pois, como os novos céus e a nova terra, que hei de fazer, durarão diante de mim, diz o Senhor, assim durará a vossa posteridade e o vosso nome.
23 E acontecerá que desde uma lua nova até a outra, e desde um sábado até o outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor.
24 E sairão, e verão os cadáveres dos homens que transgrediram contra mim; porque o seu verme nunca morrerá, nem o seu fogo se apagará; e eles serão um horror para toda a carne.

QTO AS DEMAIS COISAS NEM NOS LEMBRAREMOS DESTA TERRA, TUDO QUE FICOU NO PASSADO, MAS HAVERÁ VIDA, GOZO, SAUDE, ALEGRIA, ALI NÃO HAVERÁ INJUSTIÇA, CALAMIDADE, NEM MISÉRIA, MAS VIDA ABENÇOADA E JUSTA:

ISAIAS 65

17 Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão:
18 Mas alegrai-vos e regozijai-vos perpetuamente no que eu crio; porque crio para Jerusalém motivo de exultação e para o seu povo motivo de gozo.
19 E exultarei em Jerusalém, e folgarei no meu povo; e nunca mais se ouvirá nela voz de choro nem voz de clamor.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Aprendi o silêncio com os faladores,
a tolerância com os intolerantes,
a bondade com os maldosos;
e, por estranho que pareça,
sou grato a esses professores.

É Fácil...

Fácil e difícil

Falar é completamente fácil, quando se tem palavras em mente que se expresse sua opinião...
Difícil é expressar por gestos e atitudes, o que realmente queremos dizer.

Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias...
Difícil é encontrar e refletir sobre os seus próprios erros.

Fácil é fazer companhia a alguém, dizer o que ela deseja ouvir...
Difícil é ser amigo para todas as horas e dizer a verdade quando for preciso.

Fácil é analisar a situação alheia e poder aconselhar sobre a mesma...
Difícil é vivenciar esta situação e saber o que fazer.

Fácil é demonstrar raiva e impaciência quando algo o deixa irritado...
Difícil é expressar o seu amor a alguém que realmente te conhece.

Fácil é viver sem ter que se preocupar com o amanhã...
Difícil é questionar e tentar melhorar suas atitudes impulsivas e as vezes impetuosas, a cada dia que passa.

Fácil é mentir aos quatro ventos o que tentamos camuflar...
Difícil é mentir para o nosso coração.

Fácil é ver o que queremos enxergar...
Difícil é saber que nos iludimos com o que achávamos ter visto.

Fácil é ditar regras e, Difícil é segui-las...

(*) Título original: Reverência ao destino
(Carlos Drummond de Andrade)

Tudo chega a seu tempo.

"Não é preciso ter pressa.
A impaciência acelera o envelhecimento,
eleva a pressão arterial e apressa a morte.
Tudo chega a seu tempo.
Não se pode colher nada antes que amadureça.
A fruta colhida verde é azeda ou amarga e não faz bem à saúde.
Quando alguém tenta realizar algo antes do momento propício,
com certeza provoca uma situação incômoda
e acaba prejudicando a si próprio ou a outras pessoas."
(Masaharu Taniguchi)