quinta-feira, 12 de junho de 2008

Prostituição e Pedofilia na TV


Igreja Católica acusa mídia de incentivar prostituição e pedofilia
Durante um pronunciamento feito na Tailândia, o papa Bento XVI acusou os meios de comunicação e a indústria do entretenimento de prejudicarem a sociedade ao retratarem a sexualidade de forma trivial, o que, segundo o pontífice, estaria entre as causas de males sociais como a prostituição e a pedofilia.
De acordo com a Agência de Notícias Reuters, Bento XVI declarou que a forma como os meios de comunicação apresenta a sexualidade também alimenta a degradação das mulheres, a fragilização da fidelidade no casamento e até mesmo o abuso sexual de crianças. “Sem dúvida, a pobreza é um fator subjacente a esses fenômenos. Mas há um outro aspecto que precisamos reconhecer. Estou me referindo à trivialização da sexualidade nos meios de comunicação e na indústria do entretenimento, o que alimenta o declínio dos valores morais”, disse o Papa.
Não é para menos. Recentemente no Brasil, o Ministério Público Federal em Minas Gerais ajuizou ação pedindo indenização a TV Globo por dano moral coletivo motivado pela novela Duas Caras, recém exibida pela emissora. Conforme publicado no site da CPAD, os motivos alegados foram o conteúdo alusivo a consumo de drogas ilícitas, atos criminosos, homicídio e, especialmente, insinuação sexual, erotismo, sensualismo e promiscuidade.
Segundo o autor da ação, o procurador da República Fernando de Almeida Martins, o valor da indenização seria revertido ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos. Em julho do ano passado, o próprio Ministério da Justiça, reclassificou a novela, elevando a faixa etária indicativa de 12 para 14 anos e tornando irregular sua transmissão em horário anterior às 20h.
Notícia: CPAD

Nenhum comentário: