terça-feira, 27 de maio de 2008

Não há outro Deus...


Isaias 45:20


Congregai-vos e vinde;

chegai-vos todos juntos,

vós que escapastes das nações;

nada sabem os que carregam

o lenho das suas imagens de escultura

e fazem súplicas a um deus que não pode salvar.


Isaias 44:6-22


Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, seu Redentor,

o SENHOR dos Exércitos:

Eu sou o primeiro e eu sou o último, e além de mim não há Deus.


Quem há, como eu, feito predições desde que estabeleci o mais antigo povo?

Que o declare e o exponha perante mim!

Que esse anuncie as coisas futuras, as coisas que hão de vir!


Não vos assombreis, nem temais;

acaso, desde aquele tempo não vo-lo fiz ouvir, não vo-lo anunciei?

Vós sois as minhas testemunhas.

Há outro Deus além de mim?

Não, não há outra Rocha que eu conheça.


Todos os artífices de imagens de escultura são nada,

e as suas coisas preferidas são de nenhum préstimo;

eles mesmos são testemunhas de que elas nada vêem,

nem entendem, para que eles sejam confundidos.


Quem formaria um deus ou fundiria uma imagem de escultura, que é de nenhum préstimo?


Eis que todos os seus seguidores ficariam confundidos,

pois os mesmos artífices não passam de homens;

ajuntem-se todos e se apresentem,

espantem-se e sejam, à uma, envergonhados.


O ferreiro faz o machado,

trabalha nas brasas,

forma um ídolo a martelo e forja-o com a força do seu braço;

ele tem fome, e a sua força falta, não bebe água e desfalece.


O artífice em madeira estende o cordel e,

com o lápis, esboça uma imagem;

alisa-a com plaina, marca com o compasso

e faz à semelhança e beleza de um homem,

que possa morar em uma casa.


Um homem corta para si cedros,

toma um cipreste ou um carvalho,

fazendo escolha entre as árvores do bosque;

planta um pinheiro, e a chuva o faz crescer.


Tais árvores servem ao homem para queimar;

com parte de sua madeira se aquenta e coze o pão;

e também faz um deus e se prostra diante dele,

esculpe uma imagem e se ajoelha diante dela.


Metade queima no fogo e com ela coze a carne para comer;

assa-a e farta-se; também se aquenta e diz:

Ah! Já me aquento, contemplo a luz.


Então, do resto faz um deus,

uma imagem de escultura;

ajoelha-se diante dela,

prostra-se e lhe dirige a sua oração, dizendo:

Livra-me, porque tu és o meu deus.


Nada sabem, nem entendem;

porque se lhes grudaram os olhos,

para que não vejam,

e o seu coração já não pode entender.


Nenhum deles cai em si,

já não há conhecimento nem compreensão para dizer:

Metade queimei e cozi pão sobre as suas brasas,

assei sobre elas carne e a comi; e faria eu do resto uma abominação?

Ajoelhar-me-ia eu diante de um pedaço de árvore?


Tal homem se apascenta de cinza;

o seu coração enganado o iludiu,

de maneira que não pode livrar a sua alma, nem dizer:

Não é mentira aquilo em que confio?


Lembra-te destas coisas...

porquanto és meu servo!

Eu te formei, tu és meu servo...não me esquecerei de ti.


Desfaço as tuas transgressões como a névoa e os teus pecados,

como a nuvem; torna-te para mim, porque eu te remi.

Nenhum comentário: