quinta-feira, 15 de abril de 2010

Avance... alheio aos hipócritas

GUARDANDO O BEM E LIVRANDO-SE DO MAL de Paulo Roberto Barbosa

"Aparta-te do mal, e faze o bem: busca a paz, e segue-a." (Salmos34:14).

Um viajante encontrou, certo dia, um homem idoso que carregava doissacos. Um estava pendurado em seu pescoço, na frente e o outro estavaamarrado com correias às suas costas.
"O que você está levando nestessacos?" perguntou o viajante. "Deixe-me ver".
"Eu tenho aqui umagrande variedade de coisas e ficarei feliz em mostrar-lhe", respondeuo velho. "O saco que eu levo na frente está cheio dos bonstestemunhos e das boas ações dos outros. Sempre que eu ouço ou vejoas boas coisas que os outros fazem, eu os ponho neste saco e levocomigo para que eu possa sempre relembrá-las".
"O saco parece estarmuito cheio. Deve ser um fardo pesado carregá-lo", disse o viajante.
"Você está muito enganado", replicou o velho.
"Embora o saco esteja cheio, não é pesado. Longe de parecer um fardo, me ajuda a seguir emfrente como as velas de um navio".
"E o que você coloca no saco queleva nas costas?" perguntou o viajante.
"Todo o mal que eu constato nos outros eu ponho nele", disse o homem velho, "para que fiquem forade minha visão".
"Parece estar vazio", disse o viajante. "Não é paramenos", continuou o viajante, "há um buraco na parte inferior".
"Eu fiz isto de propósito", respondeu o homem velho, "de forma que todo omal que eu ouça ou veja, caia por ele e se perca. Não me pesará e nem me impedirá de prosseguir.
"O maior embaraço para o êxito de nossos objetivos é a preocupação com a vida de nosso próximo. Enquanto nos distraímos com os erros cometidos por aqueles que nos cercam, deixamos de cuidar de nosso próprio caminho, de lutar pelos nossos ideais, de perseverar na buscade nossos sonhos.

Nenhum comentário: